Clique Aqui Economia for Dummies

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 31
Like Tree13Likes

Tópico: Economia for Dummies

  1. #1
    Chip Leader Avatar de ColinsFil
    Data de Ingresso
    12/09/11
    Posts
    1.595

    Economia for Dummies

    Galera, vi que um grupo aqui entende de economia e outro grupo é curioso. Então acho que vale um tentativa de falarmos sobre o assunto...

    Abrindo o tópico, achei sensacional este vídeo que explica a Crise dos Subprimes de 2008 - o início da crise de proporções globais.

    Segue...

    <a href="https://www.youtube.com/watch?v=wgn0izK-Svc">
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    thebombmaker likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de ColinsFil
    Data de Ingresso
    12/09/11
    Posts
    1.595
    Aqui vai um compilado de artigos sobre a economia brasileira, postado em outro tópico pelo @Andre Castro

    Taí os artigos que falei, tem bastante coisa mas tem muitos que são pequenos. Olhem a data de publicação, tem coisa antiga aí no meio e é bom saber a data que foi escrito.

    Artigos antigos sobre resposta do Brasil à crise:
    Blog Leituras Favre
    A Mão Visível: Vastas expansões e medidas imperfeitas

    Brasil:
    A década inclusiva pode se repetir? « Blog do Mansueto Almeida
    Avanço social não é sustentável (Editorial) - Ricardo Noblat: O Globo
    Esse próximo artigo o valor bloqueia pra não assinantes, dae eu peguei nesse outro site e o link da imagem embaixo é o link do grafico citado no artigo.Jornal da Ciência
    http://www.valor.com.br/sites/defaul...ol_op2-a17.jpg

    Crise:
    Martin Wolf: Líderes do G20 fracassarão em lidar com o grande desafio - 01/04/2009 - UOL Economia
    Os três próximos são muito bons, sobre o a crise na zona do euro.
    A Mão Visível: Vale a pena salvar o euro?

    A Mão Visível: Um outro punhado de euros
    Vinho e azeite não dão vaga na elite global | Valor Econômico
    A Mão Visível: Crepúsculo de partida
    Os próximos dois são em inglês e um pouco maior que os outros, sobre estímulo fiscal(nos EUA)e talvez não tão interessantes, quem não quiser perder tanto tempo não lê os dois, ou só corre o olho no começo do primeiro pra ver se interessa.
    http://media.hoover.org/sites/defaul...ary-1-2011.pdf
    Economist Debates: Fiscal stimulus: Statements (Printer Version)

    Esse próximo é muito bom.
    Aonde nos levará a redução do IPI dos automóveis? | Brasil, economia e governo
    Esse aqui é meio viagem, mas interessante:
    O que é produtividade e como conseguir seu incremento? | Brasil, economia e governo
    https://conteudoclippingmp.planejame...za-meta-fiscal
    Análises macroeconômicas além da mesmice | Valor Econômico
    Esse aqui é legal e bem pequeno:
    A Mão Visível: Crepúsculo de partida
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    O video eh legal, mas ta bem resumido. IMO tem alguns pontos que ficam dificeis de entender sem um conhecimento maior sobre a crise.

    Outra coisa eh que ele faz parecer que o negocio era obviamente idiota e que todo mundo sabia que ia dar merda. Na verdade eh bem diferente disso. O tal do CDO, que era o ativo formado por varias hipotecas juntas, ganhou ate premio de melhor instrumento financeiro do ano.

    A cagada eh explicada por algumas razoes pontuais, mas o CDO em si eh uma ideia genial.
    ColinsFil likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Chip Leader Avatar de ColinsFil
    Data de Ingresso
    12/09/11
    Posts
    1.595
    Entendi. Agora que vc falou isso, lembro que quando eu vi este vídeo pela primeira vez, realmente fiquei com essa sensação de que a coisa toda era idiota e que sabiam que daria merda, cedo ou tarde.

    Depois de um tempo, eu revisitei o vídeo e enxerguei a coisa toda com outros olhos, pois se o negócio todo fosse um bomba relógio tão óbvia, o Federal Reserve ou outro órgão teria enxergado e teria controlado tudo antes que estourasse.

    Mas o que achei interessante é que ele é didático e resumido.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por ColinsFil Ver Post
    Entendi. Agora que vc falou isso, lembro que quando eu vi este vídeo pela primeira vez, realmente fiquei com essa sensação de que a coisa toda era idiota e que sabiam que daria merda, cedo ou tarde.

    Depois de um tempo, eu revisitei o vídeo e enxerguei a coisa toda com outros olhos, pois se o negócio todo fosse um bomba relógio tão óbvia, o Federal Reserve ou outro órgão teria enxergado e teria controlado tudo antes que estourasse.

    Mas o que achei interessante é que ele é didático e resumido.
    Talvez tenha havido um momento em que tenha ficado mais óbvio que ia dar merda. Mas tinha que ter alguém acompanhando todas as etapas do processo detalhadamente.

    Como cada um Tava olhando só a sua parte (e fazendo mta grana), ninguém se tocou e quando viram a merda já Tava feita.
    tiagaosouza likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Expert Avatar de drakee
    Data de Ingresso
    31/10/08
    Posts
    2.723
    po, ter ganho premio não significa absolutamente NADA, toda inovação financeira é criada com intuito de dinamizar o sistema e de fugir dos órgãos reguladores... óbvio que securities e derivativos tem um ponto positivo no sentido de introduzir mais liquidez e capacidade de financiamento pro sistema, mas o grau de alavancagem que isso ganhou não pode ser explicado por questões "pontuais" como o @ekalil fala... eu acho extremamente complicado por a culpa da crise nas costas dos egoístas, como se a culpa fosse de alguns gestores incompetentes e de famílias que não pagam...

    o buraco da crise é muito mais em baixo, muito antes de 2008 autores já apontavam que essa crise ia acontecer...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por drakee Ver Post
    po, ter ganho premio não significa absolutamente NADA, toda inovação financeira é criada com intuito de dinamizar o sistema e de fugir dos órgãos reguladores... óbvio que securities e derivativos tem um ponto positivo no sentido de introduzir mais liquidez e capacidade de financiamento pro sistema, mas o grau de alavancagem que isso ganhou não pode ser explicado por questões "pontuais" como o @ekalil fala... eu acho extremamente complicado por a culpa da crise nas costas dos egoístas, como se a culpa fosse de alguns gestores incompetentes e de famílias que não pagam...

    o buraco da crise é muito mais em baixo, muito antes de 2008 autores já apontavam que essa crise ia acontecer...
    O grau de alavancagem é o problema, mas isso não é culpa dos CDOs, e sim de como utilizaram os CDOs.

    A gente tá simplificando aqui, pq a história é longa e mais complexa que isso. Cada um tem uma parcela de culpa nisso tudo, mas é difícil apontar um grande culpado.

    E tinha gente que previa, mas isso não quer dizer mta coisa. Tem gente prevendo tudo o tempo inteiro.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Chip Leader Avatar de ColinsFil
    Data de Ingresso
    12/09/11
    Posts
    1.595
    Fazendo uma analogia bem estúpida, todas essas grandes crises podem ser comparadas com aquela velha história da 'Pirâmide da Fortuna', certo? Todo mundo prosperando até o dia que a bolha estourar.

    Pensando nisso, vejam se concordam com uma análise bem simplória:

    O crescimento descomunal da China é a mola mestra de vários setores econômicos pelo mundo afora. Mas não é um absurdo se esperar que este crescimento alcance níveis menores no futuro, seja amanhã ou daqui a 100 anos. Logo, quando isto acontecer, este setores que hoje são impulsionados pela economia chinesa serão gravemente afetados e, novamente, teremos uma crise de proporções globais.

    É errado pensar assim?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert Avatar de drakee
    Data de Ingresso
    31/10/08
    Posts
    2.723
    o ponto é que simplificar essa questão não é bom, acaba dando uma aparencia extremamente distorcida do que foi crise de 2008 e do que é a crise economica européia hoje... como a questão tem muito de ideologia economica simplificar é ruim, deixa espaço pra que vários absurdos se concretizem como verdades absolutas (como é o caso da austeriadade e do darwinismo social pregados por UE[ganhadora do nobel da paz lololol], FMI, Romney e etc.)

    deixar claro que eu não sou contra leigos tentando entender economia, só é preciso ter muito cuidado com esse tipo de informação de 5minutos e ter noção de que esse video explica o movimento geral do que ocasionou o estouro da bolha,
    ColinsFil likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por ColinsFil Ver Post
    Fazendo uma analogia bem estúpida, todas essas grandes crises podem ser comparadas com aquela velha história da 'Pirâmide da Fortuna', certo? Todo mundo prosperando até o dia que a bolha estourar.

    Pensando nisso, vejam se concordam com uma análise bem simplória:

    O crescimento descomunal da China é a mola mestra de vários setores econômicos pelo mundo afora. Mas não é um absurdo se esperar que este crescimento alcance níveis menores no futuro, seja amanhã ou daqui a 100 anos. Logo, quando isto acontecer, este setores que hoje são impulsionados pela economia chinesa serão gravemente afetados e, novamente, teremos uma crise de proporções globais.

    É errado pensar assim?
    Eu acho que eh errado pensar que isso eh uma bolha, pq da uma impressão de que o crescimento não eh sustentável ou mesmo real.

    No caso da china, ela tá crescendo mesmo, isso não é bolha. Provavelmente uma hora vai desacelerar e outros setores serão atingidos. Mas isso tb não significa que haverá uma grande crise. Depende das circunstancias do desaquecimento.
    ColinsFil likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados