Postado originalmente por
DragonRib
2 situações que ocorreram (uma comigo outra com um amigo) na semana passada, pra vocês falarem o que acham/fariam :
1) Você está no caixa do supermercado comprando entre outras coisas 8 caixas de cerveja. A cerveja a atendente pede pra que voce pegue 1 caixa para passar o código de barra e conta as outras no carrinho mesmo. Na hora de pagar, voce percebe que ela contou somente 7 caixas de cerveja, ao invés de 8. O carrinho já passou e a chance de alguem perceber que foi passado 1 a menos é ZERO. E mesmo que isso acontecesse voce pode falar que não percebeu que pagou 7, afinal quem contou foi a atendente. O prejuízo seria 100% do mercado, a atendente não seria prejudicada. O que voce faz ?
Eu deixaria passar com certeza. Inclusive porque eu sei que os mercados possuem uma coisa chamada MARGEM DE QUEBRA. Todos os produtos possuem uma porcentagem do preço que é referente à esta margem, que é o valor de prejuizo que o mercado teve com furtos/consumo na loja/itens quebrados ou que passaram da validade. Ou seja, em todas nossas compras, cerca de 3% do que pagamos são referentes à estes produtos, o mercado não perde NADA! (eu trabalhei 3 anos com sistemas de precificação no Carrefour). Ou seja, o peso na minha consciência em levar 1 caixa, ou tomar um lá dentro é ZERO, sendo que eu e minha familia já devemos ter pago uma centena de caixas para eles,
2) Voce tem um jornalzinho marcando oferta de R$1,00 na cerveja X de 269ml e vai ao supermercado fazer a compra. Chegando lá, voce se depara com um cartaz na prateleira dizendo "Cerveja X 350ml R$1,00". Você passa a lata de 350ml na maquina de código de barras que mostra R$1,50. Voce conversa com um atendente que percebe que houve um erro no cartaz, onde deveria constar 269ml, colocaram 350ml. Ele vai atrás de alguém para substituir o cartaz. Voce exige que te vendam a cerveja de 350ml por R$1,00 ? Alguém que faça essa exigência, independente de estar ou não no seu direito, está sendo imoral, anti-ético ?
Neste caso é Lei do Consumidor. O estabelecimento é obrigado a vender pelo preço que veicular, seja qual for a mídia. Se houver preços conflitantes, é obrigatório vender pelo menor. Isso é lei, não compete à ética ou moral. Basta pensar assim: Eu li o jornalzinho e sei que o preço deveria ser para 269ml e não 350. Ok. Mas e a pessoa que não leu jornalzinho nenhum, e simplesmente viu na hora o cartaz dizendo "Cerveja X 350ml - 1,00"? Ela vai levar por este preço, e eu que li o jornal vou levar por mais? Não há ética aí, é um erro operacional, previsto em lei.