Clique Aqui Qual é o seu mensalão pessoal? - Página 8

Lista de Usuários Marcados

Página 8 de 19 PrimeiroPrimeiro ... 67891018 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 71 a 80 de 181
Like Tree142Likes

Tópico: Qual é o seu mensalão pessoal?

  1. #71
    Chip Leader Avatar de alekuana
    Data de Ingresso
    01/09/12
    Posts
    1.437
    Citação Postado originalmente por Kléber Ver Post
    @ekalil e @alekuana

    Para Kant, se n me falha a memoria, a moral varia de pessoa p pessoa enquanto a etica eh universal.

    O preceito etico seria o de universalizacao da conduta. Ou seja, se todos agissem da mesmo forma que eu, poderia haver sociedade?

    Nesse sentido, matar algm que tivesse outra religião nunca foi ético. Visto que se todos matassem quem fosse de religiao distinta, nao haveria sociedade.

    Se universalizarmos as condutas em tela:

    Se todo mundo visse o filme de graça, não haveria cinema.
    Se todos sonegassem os impostos, nao haveria dinheiro publico, ou seriam obrigado a pensar num novo sistema.
    Se ngn respeitasse as leis, nao haveria lei.
    etc...

    Nao sei se o conceito kantiano ainda eh adotado, mas era mais ou menos por ai.
    sim, universalização da conduta para tentarmos encontrar o melhor modo de conviver no coletivo.
    apenas essa definição por si so, ja mostra que a etica é dinamica e mutavel!

    e no exemplo citado da religião, na epoca a perseguição das bruxas, pode se dizer que foi etico pra os seguidores da religião x perseguir e detonar os ´´infieis´´
    e a moral são os atos que são baseados nas definiçoes eticas, e a moral varia de pessoa pra pessoa sim

    o mestre Mario Sergio explica de forma bem simples engraçada, preste atenção nos exemplos do cigarro e do cinto de segurança

    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #72
    Grinder
    Data de Ingresso
    07/12/09
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    192
    Citação Postado originalmente por DragonRib Ver Post
    2 situações que ocorreram (uma comigo outra com um amigo) na semana passada, pra vocês falarem o que acham/fariam :

    1) Você está no caixa do supermercado comprando entre outras coisas 8 caixas de cerveja. A cerveja a atendente pede pra que voce pegue 1 caixa para passar o código de barra e conta as outras no carrinho mesmo. Na hora de pagar, voce percebe que ela contou somente 7 caixas de cerveja, ao invés de 8. O carrinho já passou e a chance de alguem perceber que foi passado 1 a menos é ZERO. E mesmo que isso acontecesse voce pode falar que não percebeu que pagou 7, afinal quem contou foi a atendente. O prejuízo seria 100% do mercado, a atendente não seria prejudicada. O que voce faz ?

    Eu deixaria passar com certeza. Inclusive porque eu sei que os mercados possuem uma coisa chamada MARGEM DE QUEBRA. Todos os produtos possuem uma porcentagem do preço que é referente à esta margem, que é o valor de prejuizo que o mercado teve com furtos/consumo na loja/itens quebrados ou que passaram da validade. Ou seja, em todas nossas compras, cerca de 3% do que pagamos são referentes à estes produtos, o mercado não perde NADA! (eu trabalhei 3 anos com sistemas de precificação no Carrefour). Ou seja, o peso na minha consciência em levar 1 caixa, ou tomar um lá dentro é ZERO, sendo que eu e minha familia já devemos ter pago uma centena de caixas para eles,

    2) Voce tem um jornalzinho marcando oferta de R$1,00 na cerveja X de 269ml e vai ao supermercado fazer a compra. Chegando lá, voce se depara com um cartaz na prateleira dizendo "Cerveja X 350ml R$1,00". Você passa a lata de 350ml na maquina de código de barras que mostra R$1,50. Voce conversa com um atendente que percebe que houve um erro no cartaz, onde deveria constar 269ml, colocaram 350ml. Ele vai atrás de alguém para substituir o cartaz. Voce exige que te vendam a cerveja de 350ml por R$1,00 ? Alguém que faça essa exigência, independente de estar ou não no seu direito, está sendo imoral, anti-ético ?

    Neste caso é Lei do Consumidor. O estabelecimento é obrigado a vender pelo preço que veicular, seja qual for a mídia. Se houver preços conflitantes, é obrigatório vender pelo menor. Isso é lei, não compete à ética ou moral. Basta pensar assim: Eu li o jornalzinho e sei que o preço deveria ser para 269ml e não 350. Ok. Mas e a pessoa que não leu jornalzinho nenhum, e simplesmente viu na hora o cartaz dizendo "Cerveja X 350ml - 1,00"? Ela vai levar por este preço, e eu que li o jornal vou levar por mais? Não há ética aí, é um erro operacional, previsto em lei.
    Última edição por allanMS; 16-10-2012 às 14:47.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #73
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    Se aproveitar de uma brecha na lei pode ser anti-ético ueh. Se você sabe que o cartaz tá errado e mesmo assim exige o preço que tá marcado ali, você tá querendo levar vantagem, imho.

    e mega lol esse pensamento do item 1, pqp... o pior é nego fazer isso e ainda achar que tá certo
    Última edição por Alvinho; 16-10-2012 às 15:00.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #74
    Chip Leader Avatar de alekuana
    Data de Ingresso
    01/09/12
    Posts
    1.437
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Se aproveitar de uma brecha na lei pode ser anti-ético ueh. Se você sabe que o cartaz tá errado e mesmo assim exige o preço que tá marcado ali, você tá querendo levar vantagem, imho.
    hoje em dia ne.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #75
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    oi?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #76
    Chip Leader Avatar de alekuana
    Data de Ingresso
    01/09/12
    Posts
    1.437
    de um bizu no video do tio mario
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #77
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por allanMS Ver Post
    Citação Postado originalmente por DragonRib Ver Post
    2 situações que ocorreram (uma comigo outra com um amigo) na semana passada, pra vocês falarem o que acham/fariam :

    1) Você está no caixa do supermercado comprando entre outras coisas 8 caixas de cerveja. A cerveja a atendente pede pra que voce pegue 1 caixa para passar o código de barra e conta as outras no carrinho mesmo. Na hora de pagar, voce percebe que ela contou somente 7 caixas de cerveja, ao invés de 8. O carrinho já passou e a chance de alguem perceber que foi passado 1 a menos é ZERO. E mesmo que isso acontecesse voce pode falar que não percebeu que pagou 7, afinal quem contou foi a atendente. O prejuízo seria 100% do mercado, a atendente não seria prejudicada. O que voce faz ?

    Eu deixaria passar com certeza. Inclusive porque eu sei que os mercados possuem uma coisa chamada MARGEM DE QUEBRA. Todos os produtos possuem uma porcentagem do preço que é referente à esta margem, que é o valor de prejuizo que o mercado teve com furtos/consumo na loja/itens quebrados ou que passaram da validade. Ou seja, em todas nossas compras, cerca de 3% do que pagamos são referentes à estes produtos, o mercado não perde NADA! (eu trabalhei 3 anos com sistemas de precificação no Carrefour). Ou seja, o peso na minha consciência em levar 1 caixa, ou tomar um lá dentro é ZERO, sendo que eu e minha familia já devemos ter pago uma centena de caixas para eles,

    2) Voce tem um jornalzinho marcando oferta de R$1,00 na cerveja X de 269ml e vai ao supermercado fazer a compra. Chegando lá, voce se depara com um cartaz na prateleira dizendo "Cerveja X 350ml R$1,00". Você passa a lata de 350ml na maquina de código de barras que mostra R$1,50. Voce conversa com um atendente que percebe que houve um erro no cartaz, onde deveria constar 269ml, colocaram 350ml. Ele vai atrás de alguém para substituir o cartaz. Voce exige que te vendam a cerveja de 350ml por R$1,00 ? Alguém que faça essa exigência, independente de estar ou não no seu direito, está sendo imoral, anti-ético ?

    Neste caso é Lei do Consumidor. O estabelecimento é obrigado a vender pelo preço que veicular, seja qual for a mídia. Se houver preços conflitantes, é obrigatório vender pelo menor. Isso é lei, não compete à ética ou moral. Basta pensar assim: Eu li o jornalzinho e sei que o preço deveria ser para 269ml e não 350. Ok. Mas e a pessoa que não leu jornalzinho nenhum, e simplesmente viu na hora o cartaz dizendo "Cerveja X 350ml - 1,00"? Ela vai levar por este preço, e eu que li o jornal vou levar por mais? Não há ética aí, é um erro operacional, previsto em lei.
    Fala aí das margens do carrefour. São mto altas?
    lagostinha likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #78
    Table Captain Avatar de Gabriells
    Data de Ingresso
    28/02/10
    Posts
    668
    @ekalil

    É como meu pai gosta de falar: "funcionário só vê o dinheiro que entra, nunca o que sai".

    Eu nem tentaria tentar provar o porque a opinião de alguns aqui é absurda, porque na cabeça deles, deixar passar algo ali, pegar um joguinho aqui, tentar a fezinha comprando algo (beeeeem) barato ali, nao tem nada de mais. Afinal, empresas ganham muito, não será bem a parte dele que vai fazer esse mal.

    Assim como não vai ser o dinheiro do mensalão (o verdadeiro) que vai quebrar o Brasil. Não mesmo. É como já disseram, tem gente que tenta tirar graninha de todo jeito, vendendo leitos no hospital, desviando uns mil aqui e ali daquela obra bem cara. O que arrecadamos de imposto poderia sustentar todos os políticos e o que sobra ainda da pra gastar e melhorar muito bem esse país, mas político FDP temos apenas algumas centenas, mas cidadãos fdps...isso daí nós temos e é muito.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #79
    Chip Leader Avatar de felipeworm
    Data de Ingresso
    05/06/08
    Posts
    2.341
    Refleti um pouco sobre o assunto e não me soa com naturalidade "agrupar" as pessoas que importam coisas do ebay como gift com as mesmas do mensalão oficial...

    Mas também não tenho argumentos para não agrupar... sick spot here...
    @Dragon:

    1) falo tranquilo q tá sobrando, inclusive com troco;

    2) não obrigo a me vender por 1,00 e não sei se anti etico, mas acharia meio "mala" ficar obrigando a vender por 1,00 visto que fica evidente o engano.
    Última edição por felipeworm; 16-10-2012 às 19:39.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #80
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    essa da caixa rolou comigo domingo, mas eram 5 caixas.. e a caixa tinha passado só 4..
    insta falamos que ela esqueceu..

    do cartaz, eu não faria.. mas não condeno quem faça.. a lei do consumidor tá aí.. e o mercado tem uma série de funcionários.. esse tipo de erro, indiretamente ajuda a melhorar o processo interno da empresa..

    btw @ekalil, eu adotei uma postura mais correta antes de ter ido morar fora.. mas de vez em quando eu me questionava..
    quando tive a experiência no exterior e vi que TUDO funciona e que TODO MUNDO joga pelas regras, nunca mais me questionei.. só fico com desgosto de vez em quando haha
    lagostinha likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 8 de 19 PrimeiroPrimeiro ... 67891018 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados