Clique Aqui The Scale of the Universe - Página 3

Lista de Usuários Marcados

Página 3 de 11 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 104
Like Tree107Likes

Tópico: The Scale of the Universe

  1. #21
    Expert Avatar de Deecken
    Data de Ingresso
    28/02/10
    Posts
    3.010
    Citação Postado originalmente por leo1405 Ver Post
    Citação Postado originalmente por Bombado Ver Post
    Citação Postado originalmente por leo1405 Ver Post
    tá passando no history channel agora um programa dessas paradas sobre o universo e tamanho das estrelas
    Eu tava vendo, muito top. O monster truck passando no carro lá foi massa, lol.
    esse programa falou sobre uma parada q eu nem fazia idéia: da incrível distância entre cada estrela.
    pqp, a gente olha e acha q tá tudo 'mais ou menos próximo', mas falou q numa "colisão entre duas galáxias", poucas (ou pouquíssimas) estrelas se chocariam umas contra as outras.
    Se a galera se interessar, posso elaborar alguns exemplos de distância usando uma escala cotidiana para facilitar a compreensão.
    aerolitos likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #22
    World Class Avatar de samuca
    Data de Ingresso
    26/03/08
    Posts
    5.273
    Tem vários programas massa sobre o universo passando na tv! Eu to vendo direto, acho muito legal!
    O mais foda disso tudo é que o que nós enxergamos dessas galáxias e estrelas distantes aqui na Terra não é o presente, mas sim o passado, já que a depender da distância, a luz demora milhões de anos para chegar até aqui!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #23
    Expert Avatar de Victormm
    Data de Ingresso
    14/09/07
    Posts
    4.023
    Sick como é gente acha que é tudo e não é nada, lol.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #24
    World Class Avatar de aerolitos
    Data de Ingresso
    15/09/09
    Posts
    5.934
    Citação Postado originalmente por Deecken Ver Post
    Citação Postado originalmente por leo1405 Ver Post
    Citação Postado originalmente por Bombado Ver Post
    Citação Postado originalmente por leo1405 Ver Post
    tá passando no history channel agora um programa dessas paradas sobre o universo e tamanho das estrelas
    Eu tava vendo, muito top. O monster truck passando no carro lá foi massa, lol.
    esse programa falou sobre uma parada q eu nem fazia idéia: da incrível distância entre cada estrela.
    pqp, a gente olha e acha q tá tudo 'mais ou menos próximo', mas falou q numa "colisão entre duas galáxias", poucas (ou pouquíssimas) estrelas se chocariam umas contra as outras.
    Se a galera se interessar, posso elaborar alguns exemplos de distância usando uma escala cotidiana para facilitar a compreensão.
    estou no aguardo
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #25
    Expert Avatar de Deecken
    Data de Ingresso
    28/02/10
    Posts
    3.010
    Primeiramente, mesmo achando desnecessário tal esclarecimento, não custa lembrar que todas as estrelas que vemos no céu são Sóis, algumas menores e outras absurdamente maiores do que a nossa estrela, o Sol. O primeiro exemplo em escala que cito é em relação à distância entre o Sol e sua estrela mais próxima. Ela se chama Proxima Centauri e se distancia do Sol em 4,2 anos-luz, ou aproximadamente 39.735.360.000.000 km.

    Como compreender esse número tão grande? Vamos lá! A distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150.000.000 de km. Se dividirmos a distância entre o Sol e sua estrela mais próxima pela distância entre a Terra e o Sol, teremos o seguinte:

    39.735.360.000.000 km / 150.000.000 de km = 264902,4.

    Para facilitar, vamos arredondar esse resultado para 260.000. Agora, usando uma determinada escala, fica mais fácil de entender. Se imaginarmos a Terra em um determinado local e o Sol há cerca de 1 metro dela, a estrela mais próxima do Sol estaria 260.000 vezes mais distante, ou seja, 260.000 metros, ou 260 km. Não parece muito? Se aumentarmos mais 9 metros a distância entre a Terra e o Sol, teremos 10 metros de distância, e então a distância entre o Sol e sua estrela mais próxima passará para 2.600 km.

    Imagine algo como uma ervilha (Terra) ao seu lado e uma bola de basquete (Sol) um tanto próxima (10 metros). Agora imagine a estrela mais próxima do Sol como sendo outra bola de basquete, há 2.600 km de distância. Para chegarmos até ela, mesmo viajando na velocidade do som, levaríamos aproximadamente 3.780.000 anos.

    PS: Se alguém perceber algum erro nas minhas contas, favor avisar, mas acho que acertei.
    ekalil, samuca, Gonira and 4 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #26
    Expert Avatar de maiconsc
    Data de Ingresso
    05/02/10
    Posts
    3.844
    (aproveitando o tópico) astronomia é de longe o assunto que eu mais curto, e por isso tava pensando em shipar um telescópio pra começar a observar, alguém tem alguma ideia de um equipamento bom e barato para iniciantes?
    RRetired likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #27
    Expert Avatar de Deecken
    Data de Ingresso
    28/02/10
    Posts
    3.010
    Outro vídeo interessante:

    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #28
    Expert Avatar de Deecken
    Data de Ingresso
    28/02/10
    Posts
    3.010
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #29
    Expert Avatar de Marckar
    Data de Ingresso
    05/09/08
    Posts
    2.723
    Images
    3
    Citação Postado originalmente por Deecken Ver Post
    Primeiramente, mesmo achando desnecessário tal esclarecimento, não custa lembrar que todas as estrelas que vemos no céu são Sóis, algumas menores e outras absurdamente maiores do que a nossa estrela, o Sol. O primeiro exemplo em escala que cito é em relação à distância entre o Sol e sua estrela mais próxima. Ela se chama Proxima Centauri e se distancia do Sol em 4,2 anos-luz, ou aproximadamente 39.735.360.000.000 km.

    Como compreender esse número tão grande? Vamos lá! A distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150.000.000 de km. Se dividirmos a distância entre o Sol e sua estrela mais próxima pela distância entre a Terra e o Sol, teremos o seguinte:

    39.735.360.000.000 km / 150.000.000 de km = 264902,4.

    Para facilitar, vamos arredondar esse resultado para 260.000. Agora, usando uma determinada escala, fica mais fácil de entender. Se imaginarmos a Terra em um determinado local e o Sol há cerca de 1 metro dela, a estrela mais próxima do Sol estaria 260.000 vezes mais distante, ou seja, 260.000 metros, ou 260 km. Não parece muito? Se aumentarmos mais 9 metros a distância entre a Terra e o Sol, teremos 10 metros de distância, e então a distância entre o Sol e sua estrela mais próxima passará para 2.600 km.

    Imagine algo como uma ervilha (Terra) ao seu lado e uma bola de basquete (Sol) um tanto próxima (10 metros). Agora imagine a estrela mais próxima do Sol como sendo outra bola de basquete, há 2.600 km de distância. Para chegarmos até ela, mesmo viajando na velocidade do som, levaríamos aproximadamente 3.780.000 anos.

    PS: Se alguém perceber algum erro nas minhas contas, favor avisar, mas acho que acertei.
    Fiquei com dúvida, não tem estrela que seriam explosões de planetas? E aí o q vemos são as luzes destas explosões indo na velocidade da luz, e não chegou pela grande distância?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #30
    World Class Avatar de RRetired
    Data de Ingresso
    28/09/07
    Posts
    6.174
    Citação Postado originalmente por maiconsc Ver Post
    (aproveitando o tópico) astronomia é de longe o assunto que eu mais curto, e por isso tava pensando em shipar um telescópio pra começar a observar, alguém tem alguma ideia de um equipamento bom e barato para iniciantes?
    Isso é uma coisa que eu tenho vontade também, comprar um equipa legal pra começar a observar.
    aerolitos and maiconsc like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 3 de 11 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados