Clique Aqui Estejam em paz e mantenham a calma - Página 35

Lista de Usuários Marcados

Página 35 de 302 PrimeiroPrimeiro ... 2533343536374585135 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 341 a 350 de 3017
Like Tree2103Likes

Tópico: Estejam em paz e mantenham a calma

  1. #341
    Banido
    Data de Ingresso
    26/07/12
    Posts
    2.361
    Lololololololololololol !!!!!!!! Cara, vc tá fudido. Melhor vc nao sair dessa mesmo, pq se acontecer, vai te dar uma vergonha.
    Heartbreaker likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #342
    Chip Leader Avatar de gabrielrgvas
    Data de Ingresso
    23/09/08
    Localização
    Cristo Redentor
    Posts
    1.482
    MINHA MESTRIA: SRI AUROBINDO - 17-10-2010 - AUTRES DIMENSIONS

    "Apenas na aceitação e não na negação é que se encontra a solução para o medo.
    O que é importante gravar, em algum lugar de sua Consciência, mesmo limitada, é que o que vem é apenas Alegria, o que vem é apenas Revelação, o que vem é apenas manifestação da Luz Unitária."
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #343
    Chip Leader Avatar de gabrielrgvas
    Data de Ingresso
    23/09/08
    Localização
    Cristo Redentor
    Posts
    1.482
    *Uma Parábola*


    Imaginem um pequeno aquário (feito de vidro espelhado pordentro) encerrado dentro de um outro aquário, maior. Os peixes que estão no aquário maior podem ver o que acontece dentro do aquário menor, mas os peixes que estão no aquário menor não podem ver além dele. O aquário menor é a única realidade desses seres. Imagine que o aquário maior contém água salgada e anêmonas, caranguejos e todas as espécies de peixes extraordinários. O aquário menor contém água doce e peixinhos dourados. O vidro do aquário menor está ficando cada vez mais fino. Pequenas quantidades de água salgada estão se infiltrando por suas paredes e os peixinhos dourados são forçados a desenvolver-se muito rapidamente para poder adaptar-se a essa mudança ambiental. À medida que as paredes se tornam mais finas, os peixinhos dourados começam a perceber vagamente os seres do aquário maior. Alguns peixinhos dourados encaram os outros peixes como inimigos e procuram a todo o custo defender seu aquário de uma invasão iminente. Eles vêem nas anêmonas o Mal e acusam os outros peixinhos dourados de serem "influenciados pelas anêmonas". Esses peixinhos dourados escondem o medo que sentem, criando um clima de terror à sua volta. Alguns peixinhos dourados concluem que os peixes do aquário maior estiveram controlando o aquário deles o tempo todo. Eles consideram a si mesmos, e a todos os outros peixinhos dourados, pobres vítimas. Supõem que as criaturas que vivem do outro lado da parede de vidro os mantiveram no aquário menor com o propósito único de algum dia devorá-los. À medida que as paredes do aquário menor se desfazem, eles se sentem cada vez mais aterrorizados. Alguns dos peixinhos dourados vêem os peixes do outro lado das paredes de vidro como seres sagrados, superiores e todo-poderosos. Esses peixinhos abrem mão do seu poder interior e, confusos, oscilam entre o sentimento de terem sido especialmente eleitos e o sentimento de completa inutilidade. Procuram interpretar as mensagens ocultas de seus "mestres" e fundamentam suas ações e crenças nessas mensagens. Nadam de um lado para outro no pequeno aquário, criando com isso muita agitação sem nenhum efeito duradouro. Outros peixinhos dourados vêem os seres do aquário maior como irmãos e ficam maravilhados diante das variações milagrosas usadas pelo "Grande Peixe" para se expressar. Esses peixinhos dourados sabem que a evolução de sua espécie, a dissolução do aquário e até mesmo as reações de medo, o desespero e o sentimento de inutilidade dos outros peixinhos dourados fazem parte das barbatanas do "Grande Peixe". Eles seguem o Espírito do Grande Peixe em cada brânquia e em cada barbatana. Entram em êxtase enquanto se preparam para nadar em águas mais profundas.


    *


    A bolha holográfica está, portanto, dissolvendo-se, causando às vezes tantas fusões de paralelos que chegam à razão de dezenas de milhares por minuto. O tempo linear está acabando enquanto evolui para uma estrutura de tempo simultâneo (o AGORA Infinito). O espaço linear está se expandindo enquanto evolui para o espaço simultâneo (a Presença Infinita). As fusões de paralelos são com freqüência muito perturbadoras – muita vertigem, tremores, lampejos de visão e sensações de descontinuidade. Com base no conhecimento de que as fusões de paralelos ocorridas em meados de outubro de 1994 iriam alterar os níveis do Corpo de Luz das pessoas e que essas fusões poderiam ser tão fortes a ponto de rebentar a bolha, foi realizado um experimento. Estimulamos as complexas ondas das estruturas subatômicas para que recebessem as ondas de uma dimensão superior. Isso levou os movimentos das ondas subatômicas em paralelos separados a entrar em sintonia com padrões controláveis de interferência. O resultado foi um leve aumento na Luz manifesta e uma pequena supressão das descontinuidades abrasivas. A bolha holográfica não se desestabilizou, na verdade se fortaleceu. Isso quer dizer que o colapso final será muito mais brando. Sincronizaremos as ondas complexas desta realidade com as ondas do plano astral mais elevado e depois com as das dimensões superiores. As transições dimensionais terão menos impacto e serão consideradas, na maioria das vezes, como experiências oníricas. Não obstante, achamos que todos perceberão a mudança. Em meados de outubro, sem a dramaticidade usual, a maioria dos Obreiros da Luz passou para o Corpo de Luz de décimo nível e a totalidade da população passou para o oitavo nível. Muitos de vocês (inclusive Tachi-ren) reclamaram da ausência de fogos de artifício por ocasião dessa mudança. Nós também queremos que as pessoas percebam o que está ocorrendo. Apesar de termos como principal interesse não desestabilizar prematuramente a bolha, procuraremos tornar a experiência mais forte nas fusões futuras. Como o Espírito está lhes colocando numa nova posição com respeito à ascensão, muitos estão sentindo que concluíram sua missão neste plano. Deixem que os velhos modelos e fórmulas se desprendam livremente. Um novo padrão está em desenvolvimento. Vocês talvez sintam que têm mais facilidade para se expressar ou que precisam ser mais criativos. Existem duas canções viajando pelas ondas sonoras que resumem o que a maioria das pessoas está sentindo: "Tudo o que eu quero é me divertir um pouco, e acho que não sou o único" e "Comece agora – não espere até amanhã!" A que espécie de peixe vocês pertencem? À que se ocupa em combater o "inimigo"? Empunharam a espada de Luz e estão em nome da justiça combatendo os planos secretos do governo, as forças obscuras e ocultas? É essa realmente a visão que vocês têm do Paraíso na Terra? Estão preocupados com a possibilidade de os extraterrestres dominarem o planeta? Vocês concordam com as visões da realidade segundo as quais os seres humanos são vítimas incautas ou uma simples fonte colonizada de recursos alimentares? Como essa visão se coaduna com a idéia de que toda pessoa é um mestre, amplo e multidimensional? Terão vocês substituído a ligação com o próprio Espírito por uma ligação com algum guru, mestre ascencionado ou entidade canalizada? O universo inteiro se reorganizará para acomodar as visões que vocês têm da realidade. O que vocês querem – realmente? O Espírito de vocês está mudando de postura com respeito à ascensão. Deixem que a graça da transfiguração inunde a alma de vocês. Sigam seu próprio Espírito querido, a cada lufada de ar que inspiram e a cada passo que dão. Vivam o Paraíso.


    Retirado do livro "O que é o Corpo de Luz? - Arcanjo Uriel"

    Amo vocês meus amigos e irmãos de luz!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #344
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    tá, cansou
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #345
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por rdz8773 Ver Post


    Na teoria é isso
    É que nem o gabriel fala, quando você fala de eu me achar o "sabedor de uma verdade mirabolante.." você ta construindo minha imagem como se eu tivesse orgulho de falar que sei algo que vai dar dinheiro em breve, tentando me elevar, pressupondo que me acho superior por ter dito isto, ao mesmo tempo você joga a imagem que se rebaixa e vira inferior, você fala que eu estou me fazendo de humilde e você esta certo, meu ego é meu grande problema e estou sempre brigando com ele e as vezes perco e erro mas não agora pois estou com 0% de orgulho , meu grande objetivo eu acho é me fazer de humilde pra sempre.



    Porém você ta muito enganado meu irmão se acha que eu tenho orgulho em falar isso ou em mesmo responder esse tópico, eu não quero ter orgulho nenhum aqui, não quero ganhar like, só quero que alguém tire o minimo que seja de bom, pois existe gente de bem por aqui também, e ser soberbo e bobo pra vida toda não leva a nada.

    Sabe o que me da estimulo pra fazer isso aqui pela net? Eu não posso fazer na rua, senão me taxariam de soberbo pelo meu passado que ja me condenou perante a imagem das pessoas. Eu nunca vou voltar a ser o mesmo de antes, pois antes não conhecia a humildade, hoje ainda não conheço, mas ja evolui muito desde então e estou a procura do maximo disso, e você nem sabe o quanto eu errei essa semana..




    e na pratica isso

    Você quer saber qual o investimento que vai ter ascenção total em algum tempo?Ta na biblia..e ta na boca dos economistas tbm... é só me perguntar que eu lhe falo...mas acho que você não consegue

    Aliás, uma pergunta muito curiosa, pq você esta me julgando? eu estou integrando algumas idéias do gabriel e praticamente falando sozinho aqui nesse tópico, pensei melhor e não sei porque me redigiu a resposta, você se ofendeu por algo que falei Por acaso eu fui atras dos teus posts pra ver os teus erros e apontar o dedo pra tua cara?? por mim acabou o assunto contigo não vou entrar em discussão, a partir daqui viraria egopost
    Não quero saber de investimento, o He-Man já me ensinou que não existe almoço grátis.

    E isso aqui é um fórum, se você também não quer ser questionado ou respondido, cria um blog e não permita comentários. E pode ficar à vontade para apontar incongruências em meu discurso. Isso não me ofende, não me melindra. Pelo contrário, é uma ótima oportunidade para eu refletir sobre as minhas ideias.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #346
    Expert Avatar de rafaelmb
    Data de Ingresso
    07/11/09
    Posts
    4.992
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por rdz8773 Ver Post


    Na teoria é isso
    É que nem o gabriel fala, quando você fala de eu me achar o "sabedor de uma verdade mirabolante.." você ta construindo minha imagem como se eu tivesse orgulho de falar que sei algo que vai dar dinheiro em breve, tentando me elevar, pressupondo que me acho superior por ter dito isto, ao mesmo tempo você joga a imagem que se rebaixa e vira inferior, você fala que eu estou me fazendo de humilde e você esta certo, meu ego é meu grande problema e estou sempre brigando com ele e as vezes perco e erro mas não agora pois estou com 0% de orgulho , meu grande objetivo eu acho é me fazer de humilde pra sempre.



    Porém você ta muito enganado meu irmão se acha que eu tenho orgulho em falar isso ou em mesmo responder esse tópico, eu não quero ter orgulho nenhum aqui, não quero ganhar like, só quero que alguém tire o minimo que seja de bom, pois existe gente de bem por aqui também, e ser soberbo e bobo pra vida toda não leva a nada.

    Sabe o que me da estimulo pra fazer isso aqui pela net? Eu não posso fazer na rua, senão me taxariam de soberbo pelo meu passado que ja me condenou perante a imagem das pessoas. Eu nunca vou voltar a ser o mesmo de antes, pois antes não conhecia a humildade, hoje ainda não conheço, mas ja evolui muito desde então e estou a procura do maximo disso, e você nem sabe o quanto eu errei essa semana..




    e na pratica isso

    Você quer saber qual o investimento que vai ter ascenção total em algum tempo?Ta na biblia..e ta na boca dos economistas tbm... é só me perguntar que eu lhe falo...mas acho que você não consegue

    Aliás, uma pergunta muito curiosa, pq você esta me julgando? eu estou integrando algumas idéias do gabriel e praticamente falando sozinho aqui nesse tópico, pensei melhor e não sei porque me redigiu a resposta, você se ofendeu por algo que falei Por acaso eu fui atras dos teus posts pra ver os teus erros e apontar o dedo pra tua cara?? por mim acabou o assunto contigo não vou entrar em discussão, a partir daqui viraria egopost
    Não quero saber de investimento, o He-Man já me ensinou que não existe almoço grátis.

    E isso aqui é um fórum, se você também não quer ser questionado ou respondido, cria um blog e não permita comentários. E pode ficar à vontade para apontar incongruências em meu discurso. Isso não me ofende, não me melindra. Pelo contrário, é uma ótima oportunidade para eu refletir sobre as minhas ideias.
    O minha mestria não é dele?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #347
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Puta que pariuuuuuu, eh o louquinho mais chato do Brasil, Gabriel!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #348
    Expert
    Data de Ingresso
    15/02/08
    Posts
    3.464
    carai o Gabriel ta até hj noiado?! pqp q q c ta tomando?! n acaba o efeito o nao?!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #349
    Chip Leader Avatar de gabrielrgvas
    Data de Ingresso
    23/09/08
    Localização
    Cristo Redentor
    Posts
    1.482
    “A REUNIÃO DE ALMAS” - Mensagem do Arcanjo Miguel - através de Ronna Herman - em 29 de Julho de 2012. (para 01/08/12).

    Amados mestres, mais uma vez, acolho com prazer a oportunidade de fundir a sua consciência superior com o amor divino de nosso Deus Pai/Mãe, para preencher o seu Coração Sagrado e a sua Alma. É sempre nosso maior desejo inspirá-los, confortá-los e orientá-los no caminho da consciência superior, o que finalmente conduz à Automestria. Neste momento, desejamos levar ao seu conhecimento o que está ocorrendo durante este ano grandioso, que estamos chamando de ano da “REUNIÃO DE ALMAS”. Minha intenção é reforçar o conceito de comunicação telepática entre vocês, as SEMENTES ESTELARES, o Conselho Cósmico de Luz e nós, das Legiões de Luz, neste Subuniverso. É importante que vocês sintam, com os seus sentidos interiores, e validem a partir de sua Mente e Coração Sagrados que, através dessas mensagens, estou verdadeiramente com cada um de vocês. Com a sua permissão, vou conectar-me com a sua Superalma/Eu Superior, e vou fundir uma faceta da minha Essência com a de vocês, em qualquer nível que forem capazes de acomodar neste momento especial.
    Houve e haverá muitos encontros abençoados de ALMAS SEMENTES ESTELARES durante este ano momentoso. Minha amada mensageira participou recentemente de um importante evento de grande significação em Sedona, AZ, através das “ondas do ar” da internet em todo o mundo. Ela também realizou um evento pequeno, porém poderoso, para os membros do seu grupo interno de seguidores, na região de Sacramento, Califórnia, Estados Unidos. Para aqueles que vieram de lugares distantes do planeta para se juntar com as suas famílias de Alma, nesses eventos, e participar dos ensinamentos de sabedoria que foram oferecidos, foi uma ocasião de harmonia, alegria e fusão de energias.

    Para muitos, foi também um momento de transformação excepcional no nível mais profundo, nuclear, íntimo. Foi um momento em que muitas camadas de energia negativa foram desfeitas, energias essas que foram colocadas ao redor do seu coração em épocas passadas, para proteger e isolar os corpos emocional e físico da dor e do sofrimento da terceira dimensão e da quarta inferior. As comportas do corpo emocional se abriram à medida que essas energias foram desfeitas e se permitiram que as preciosas dádivas da Luz do Fogo do Criador assumissem, mais uma vez, a residência dentro da câmara do Coração Sagrado. É um raro momento de reconhecimento e de um sentimento de clímax, quando as facetas da sua família de Alma começam a reunir-se e a utilizar a força sinérgica do propósito comum, para o benefício maior de todos. Cada vez mais membros de sua família de Alma irão procurá-los à medida que vocês elevarem suas vibrações e enviarem um ECO DE ALMA que eles reconheçam. Quando encontrarem um membro do seu círculo interno da família de Alma, vocês saberão sem dúvida que há uma rara e bela conexão de coração/Alma entre vocês. Quando suas ações são para o benefício de todos, vocês adquirem o direito de ter um sistema de apoio de pessoas de mentes semelhantes e focadas na Alma.

    Havia representantes das SEMENTES ESTELARES de todo o mundo no comparecimento a esses eventos, e esses Seres abençoados carregaram consigo as SEMENTES de uma nova consciência quando voltaram para suas casas. Não se enganem: aqueles de vocês que estão entrando em contato com essa energia maravilhosa e refinada, proveniente do núcleo do coração de nosso Deus Pai/Mãe, em seu local, ou em outras reuniões, em todo o mundo são e serão presenteados com uma infusão de Fogo Branco das Partículas Adamantinas de Luz do Criador. À medida que estiverem sintonizados com essas frequências superiores da Luz Divina, não haverá restrições de tempo ou espaço, nem barreiras de qualquer espécie, porque todos os Portadores de Luz, que voltarem a um nível aceitável de frequências harmoniosas do Amor Sagrado, começarão a experimentar uma Unicidade de Espírito em muitos níveis. Nesses eventos grandiosos, todos irão se comunicar com os mestres e receberão uma bênção da Luz de Fogo do Criador Divino. Realmente, nas profundezas da sua própria essência, a Terra está sendo banhada por um raio glorioso da Substância da Luz Divina, e todas as criaturas sobre a Terra serão abençoadas e reconhecidas. Lembrem-se, em um nível ou outro, todos estão no caminho da evolução e transcendência; ninguém está sendo deixado para trás. Toda a humanidade está sendo afetada, quer positiva, quer negativamente. Depende de cada Alma individual decidir quanto do dom divino da transformação irá aceitar e utilizar.

    A iniciação agora é um evento de grupo, não apenas uma consecução para Almas especiais e avançadas. Vocês precisam estar dispostos a ajudar as pessoas no caminho, atrás de vocês, de alguma forma, de modo que à medida que vocês sejam elevados, assim seja toda a humanidade. A Alma possui uma inclinação natural para a consciência de grupo. É a Alma que busca a reunificação, não a personalidade. O avanço no caminho aumenta a consciência da Alma e a consciência de grupo. Durante esses períodos de avanço incrível na consciência da humanidade, há muitas dispensações especiais disponíveis para a sua ascensão e para a vindoura era de iluminação. Contudo, cada Alma deve fazer a sua parte, tomando as medidas necessárias para alcançar a Automestria, a fim de conectar-se com esses, até então, indisponíveis, dons da transformação.
    Uma grande multidão de ALMAS SEMENTES ESTELARES integraram uma frequência superior de consciência mental e emocional, enquanto acessam novos ensinamentos cósmicos de sabedoria. Muitos de vocês estão também começando a usufruir de uma sensação de harmonia dentro do seu Eu mais profundo, à medida que afinam e harmonizam o seu sistema de chacra, que é, em essência, os sete centros de memória individual no interior do corpo físico. Todavia, alguns de vocês ainda têm dúvidas e são reticentes em compartilhar os seus discernimentos com os demais, porque temem que farão um espetáculo de si mesmos, ou acham que vão ser ridicularizados, se tentarem passar adiante os novos conceitos e verdades superiores que lhes estão sendo revelados. Há uma lei universal que estabelece que vocês devem não só ser um exemplo de seu novo estado iluminado, mas devem passar adiante a sabedoria e a compreensão que acumularam, para que possam avançar para o nível imediato de frequência superior.

    Vocês não devem tentar mudar as mentes das pessoas que estão no caminho, atrás de vocês, mas ensinar pelo seu exemplo, falar a sua verdade em seu nível de compreensão e dizer-lhes que há muitos caminhos de volta à Unicidade do Criador. Sejam pacientes, mas fortes em suas convicções; compassivos, mas não se deixem apanhar no drama deles, suas pequenas histórias de tragédia; permaneçam alegres e empolgados, de modo que eles vão começar a se perguntar o que os torna tão diferentes. Certamente, eles irão notar e algum dia prestarão atenção, porque vocês lançaram as sementes da mudança dentro dos campos áuricos e dos corações deles. Essas sementes não serão negadas – elas irão florescer, um dia, e irromper e vicejar em um descontentamento divino, que irá impulsioná-los para o CAMINHO do discipulado.
    Vocês são estudantes no caminho da iniciação, vocês são praticantes da mestria espiritual e da cocriação, vocês são professores com uma mensagem a compartilhar. Vocês estão também se preparando para um alinhamento maior com as muitas facetas do seu Eu-Alma Superior.

    Amados, compreendemos que há aqueles que sentem que vocês não estão fazendo muito progresso, e que estão experimentando muito pouco ou nenhum dos sintomas de ascensão, que foram descritos em detalhes, tais como a elevação do Fogo da Kundalini, mudanças positivas de vida ou mais consciência espiritual. Por favor, não se desanimem. Aqueles que são os SINALIZADORES DO CAMINHO SEMENTES ESTELARES estão no CAMINHO DA ASCENSÃO durante muitas existências. Se assim não fosse, eles não seriam capazes de produzir os refinados ensinamentos de sabedoria, para orientar a humanidade em direção à Luz, nem poderiam ser os exemplos vivos dessas verdades superiores. Demos muitos níveis de ensinamentos espiritais ao longo dos anos, e muitos de vocês estão tentando evitar as etapas iniciais da iluminação, a fim de alcançar aqueles que são os líderes no Caminho. Vocês não estão sendo deixados para trás. A jornada de cada Alma é única. Não se julguem pelos padrões ou realizações de outra pessoa. Permaneçam centrados no coração e concentrados na Alma, e vocês vão progredir no tempo e da maneira que for melhor para vocês.

    Nós lhes damos uma ordem para se guiarem: concentrem-se no que flui em seu interior como a questão mais importante de sua vida. Busquem validação de dentro do seu Coração Sagrado e do seu Eu Superior. Dediquem-se a realizar o que vocês desejam com toda a sua energia – física/mental/emocional e espiritual – até que seja manifestado. Se tiverem dúvidas, comecem aos poucos até se tornarem competentes em utilizar as suas capacidades latentes de cocriação. Afastem suas dúvidas, e não escutem as críticas e advertências alheias. Sigam a sua própria orientação interna; vocês não serão desencaminhados, queridos.

    Solicitamos que a nossa mensageira compartilhe a sua última experiência com todos vocês. Ao assim fazer, ela está transmitindo-lhes uma forma-pensamento, até então secreta e muito antiga, da verdade superior, e ela, juntamente com outros dedicados mensageiros da verdade mais elevada, está ajudando a abrir o caminho para a próxima etapa do processo de ascensão. Os magníficos SERES ANGÉLICOS DO FOGO BRANCO estão aguardando pacientemente para restabelecer sua conexão com a humanidade. É de fato uma época maravilhosa para toda a humanidade, porque não importa onde vocês estejam no CAMINHO da ascensão, os purificados fluxos de Luz do Criador, que irradiam a partir desses grandes Seres, vão afetar todos os Seres humanos que abrirem seus corações para as frequências superiores da Luz Divina.
    Caríssimos, sejam muito corajosos e resolutos, porque vocês são as Luzes guias da humanidade. As purificadas frequências de Luz e os códigos de ascensão devem fluir através de vocês e em direção ao mundo. Vocês são honrados pela sua dedicação e firmeza, e vocês são amados de maneira muito profunda.

    EU SOU Arcanjo Miguel.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #350
    Chip Leader Avatar de gabrielrgvas
    Data de Ingresso
    23/09/08
    Localização
    Cristo Redentor
    Posts
    1.482
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados