Clique Aqui O estado é Laico? - Página 2

Lista de Usuários Marcados

Página 2 de 12 PrimeiroPrimeiro 1234 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 120
Like Tree81Likes

Tópico: O estado é Laico?

  1. #11
    Expert
    Data de Ingresso
    04/09/11
    Posts
    2.777
    Images
    1
    Citação Postado originalmente por drakee Ver Post
    "O Estado é laico?? é! sempre foi?? não! Mas no momento é?? sim... ou não" Cleber Machado
    oi?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #12
    Expert Avatar de rafaelmb
    Data de Ingresso
    07/11/09
    Posts
    4.992
    O estado é laico mas não é ateu.
    gordinho90 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #13
    Expert Avatar de Planets
    Data de Ingresso
    27/09/08
    Posts
    2.642
    Citação Postado originalmente por Coragem Ver Post
    Citação Postado originalmente por drakee Ver Post
    "O Estado é laico?? é! sempre foi?? não! Mas no momento é?? sim... ou não" Cleber Machado
    oi?


    Outra diferente
    bruccm, nedludd, ricvoss and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #14
    Expert
    Data de Ingresso
    04/09/11
    Posts
    2.777
    Images
    1
    Citação Postado originalmente por Planets Ver Post
    Pô, eu conheço. Só quis responder o cara com a assinatura dele, fui donkey no meu troll
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #15
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
    Data de Ingresso
    29/04/10
    Posts
    4.444
    porra, Sargento... agora traduz esse latim ai, uai
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #16
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Citação Postado originalmente por $argento.com Ver Post
    Não tem a prática diferente, Luigi. A Lei diz e o estado é Laico. Não há religião oficial no Brasil.
    A Laicidade é teórica, não prática. O país tem trocentos feriados religiosos, mas respeitando apenas os feriados cristãos. Tem escrito "Deus é Fiel" nas notas de dinheiro, há crucifixos em todas as repartições públicas. Isso não é laicidade.

    Laicidade indicaria tratamento igual a todas as religiões. Ou favorece a todas (impossível) ou a nenhuma (possível). Ou colocam-se símbolos de todas as religiões nas repartições públicas e escreve "Deus, Javé, Alah, Monstro do Espaguete Voador, Unicórnio Cor-de-Rosa Invisível, etc, são todos fiéis" e proclama feriado todo dia santo de todas as religiões, ou simplesmente não faz com o de nenhuma. Toda cidade tem um santo católico padroeiro, toda cidade tem uma Praça da Bíblia. Temos leis que foram feitas especificamente em cima de conceitos cristãos. Do aborto ao casamento gay, passando pelo divórcio e pelo uso de motéis, tudo passa pela moral e bom costumes cristãos antes de ser aprovado como lei. O "kit gay" nas escolas foi reprovado principalmente pela influência da bancada evangélica no Congresso.

    Eu sou pagão, e aí? Da mesma forma que tem capelão católico e evangélico, posso concorrer ao cargo de capelão pagão pro exército? E quem é judeu? Um amigo meu foi punido no quartel onde servia porque se recusou a fazer parte da missa por ser pagão.

    Desculpe-me, mas o Estado só pode ser considerado laico quando garante igualdade PLENA entre todas as religiões, inclusive quando a escolha religiosa é por não ter religião nenhuma, e isso, meu caro, não acontece no Brasil.
    Preacher, zombie, Planets and 14 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #17
    Chip Leader Avatar de neliobsb
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Brasília - DF
    Posts
    1.281
    Wise_Mar_Mar, Picinin and Fion like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #18
    Expert Avatar de $argento.com
    Data de Ingresso
    18/02/08
    Posts
    3.860
    Perfeito quando você relaciona Etsado Laico e igualdade. Ocorre, meu amigo, que não tem como você promover a igualdade de uma crença cuja a maioria da sociedade segue quando você as equipara com outras bem menos representativas. O Estado faz bem em reconhecer que há uma sociedade maijoritariamente cristã sem embaraçar-se com aquela crença. Se o Estado, por acaso, passasse a promover os "outros Deuses" apenas para fazer frente ao que é seguido por mais de 90% da nação, deixaria de ser Laico.

    A laicidade, portanto, fica garantida ao se reconhecer que o cristianismo é um elemento da identidade cultural brasileira sem promovê-lo ou privilegiá-lo diante de damais opçoes religiosas ou filosóficas. Todo ou qualquer embaraço da política com a religião cristã hoje em dia é mais distorção pessoal do que política de Estado. E sim, há feriados baseados na religião africana e nos sincretismos decorrentes, assim como há promoção de outras atividades culturais ligadas a outras religiões no Brasil.

    Sobre aborto, casamento Gay, etc... isso ai é elmento de política em que o religioso tem legitimidade para intervir porque o assunto lhe diz respeito. Que se faça frente a essas práticas durante as disputas politicas, pois o estado é Laico, mas nem a nação e nem os governantes o são.
    Última edição por $argento.com; 23-07-2012 às 09:14.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #19
    Expert Avatar de $argento.com
    Data de Ingresso
    18/02/08
    Posts
    3.860
    Eu sou pagão, e aí? Da mesma forma que tem capelão católico e evangélico, posso concorrer ao cargo de capelão pagão pro exército? E quem é judeu? Um amigo meu foi punido no quartel onde servia porque se recusou a fazer parte da missa por ser pagão.
    Seu amigo não foi punido porque se recusou. ele foi punido porque um idiota entendeu que ele deveria participar mesmo tendo todo o direito de não o fazer. Se ele aceitou a imposição de um imbecil, ele perdeu a oportunidade de fazer valer seu Direito. Eu sou cristão e me recuso a participar de atos religiosos na unidade. Uma única vez me ameaçaram de punição e eu comprei a briga. Não fui punido!

    Conheço Sargentos evangélicos que são da banda de música da PM que se recusam a participar do Círio de Nazaré em Belém quando a PM faz a homenagem. Corretamente eles se recusam todos os anos e sempre participam de uma outra escala de serviço que nada tem a ver com a festa religiosa. Perfeito!

    Detalhe importante. Tanto aqui (PA) como no RJ e BA há festas de comemoração aos orixás das religiões Africanas. Em todos esses eventos a Polícia participa inclusive com suas bandas de música. Se a sua vertente pagã tem representatividade, há sim possibilidade de ter a assistência religiosa própria. Mas pq você não vê isso? Porque vertentes religiosas outras não tem representatividade nenhuma. Só que se eventualmente ocorrer a morte de uma pessoa em serviço e a família optar, por exemplo, por um culto judeu, o estado cobre as despesas do segurado.


    Há sim. Há trocentos feriados religiosos no país porque antes desse país existir enquanto tal já havia feriados e comemorações por aqui. Isso é cultura, meu amigo. Isso independe da vontade de governante. se passarem a caneta e extinguirem feriados oficiais, eles deixarão de exisitir em Lei e continuarão a exisitir de fato. Isso é simples.
    Última edição por $argento.com; 23-07-2012 às 09:30.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #20
    Expert Avatar de $argento.com
    Data de Ingresso
    18/02/08
    Posts
    3.860
    Citação Postado originalmente por Ljc Ver Post
    porra, Sargento... agora traduz esse latim ai, uai
    Mas o que pô?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 2 de 12 PrimeiroPrimeiro 1234 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados