Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 5188

Lista de Usuários Marcados

Página 5188 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 41884688508851385178518651875188518951905198 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 51.871 a 51.880 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #51871
    Professional
    Data de Ingresso
    31/10/17
    Posts
    397
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Um espectro ronda a internet. É o espectro do centrismo radical. Não sabe o que é isso? Explico:


    • Centristas radicais são liberais e sociais-democratas em geral que estão cansados de extremismos.
    • Centristas radicais entendem que a economia de mercado é a melhor forma de alocar recursos. Eles se curvam diante da evidência esmagadora que mostra que a abertura ao livre comércio e a liberalização da economia é a melhor e mais perene forma de retirar um país da pobreza.
    • Centristas radicais entendem a importância de movimentos como o feminismo, o movimento negro e o movimento LGBT, que lutaram e lutam arduamente contra milênios de opressão e hábitos comportamentais calcificados na sociedade que impediam e ainda impedem que certos grupos+
    sociais atinjam o seu potencial e sejam felizes. Não obstante isso, os centristas radicais apontam e criticam o comportamento tribalista e o exagero em algumas vertentes desses movimentos.
    • Centristas radicais são favoráveis a políticas que protejam o meio ambiente. Acreditam que as mudanças climáticas e a devastação dos biomas são dois dos principais problemas que a sociedade precisa enfrentar nesse século XXI.
    • Centristas radicais defendem um Estado fiscalmente responsável. Acreditam que a responsabilidade fiscal é condição necessária para a política social inteligente.
    • Centristas radicais são a favor de políticas sociais inteligentes, focalizadas nos mais pobres, que ajudem no combate à desigualdade e à pobreza.
    • Centristas radicais prezam pela política pública baseada em evidências. Toda política pública deve se basear em estudos minuciosos que meçam os custos e benefícios da mesma.
    • Centristas radicais desconfiam de políticos. Eles sabem que políticos não são entes altruístas, que só pensam no bem da sociedade, mas sim pessoas auto-interessadas e corruptíveis.
    • Centristas radicais acreditam na ciência como melhor forma de tentar entender o mundo. Dão grande valor ao trabalho árduo de filósofos, cientistas sociais e da natureza, matemáticos, engenheiros, e demais profissionais que se dedicam a entender e melhorar o mundo.
    • Centristas radicais defendem organizações supranacionais como ONU, FMI, Banco Mundial, OMC, OMS, União Europeia, etc.
    • Centristas radicais são radicalmente a favor do Estado Democrático de Direito.
    • Centristas radicais consideram os Direitos Humanos um dos pilares mais importantes da sociedade.
    • Centristas radicais são, acima de tudo, pragmáticos: em assuntos que eles não dominam, eles acreditam apenas nos consensos dos especialistas. Se a evidência muda e favorece um novo ponto de vista, eles não hesitam em mudar de opinião. Não há dogmas nem cegueira ideológica.
    Somos radicais. Somos centristas.

    https://twitter.com/centrismos/with_replies
    O primeiro mandamento da seita é curvar-se diante do mercado. Tão querendo criar um novo tipo de gado: o boi manso, que já vem devidamente castrado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #51872
    World Class
    Data de Ingresso
    08/04/08
    Posts
    12.784
    Economistas bons no campo "a esquerda" (minha opiniao aqui sobre esses termos é igual a do Picinin)

    Ricardo Barboza https://mobile.twitter.com/menezes_b...44207160217602, parece que vai participar da campanha do Bandeira de Mello pra prefeitura do Rio,

    Thales Nogueira https://mobile.twitter.com/_thalesnogueira, um dos melhores na parte tributaria...

    Daniel Duque https://mobile.twitter.com/dannielduque essa aborda bem a questão da renda minima e mercado de trabalho...

    Btw a Monica de bolle é "consultora" ou algo assim da IFI que é a instituição do Felipe Salto...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #51873
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por kako Ver Post
    Economistas bons no campo "a esquerda" (minha opiniao aqui sobre esses termos é igual a do Picinin)

    Ricardo Barboza https://mobile.twitter.com/menezes_b...44207160217602, parece que vai participar da campanha do Bandeira de Mello pra prefeitura do Rio,

    Thales Nogueira https://mobile.twitter.com/_thalesnogueira, um dos melhores na parte tributaria...

    Daniel Duque https://mobile.twitter.com/dannielduque essa aborda bem a questão da renda minima e mercado de trabalho...

    Btw a Monica de bolle é "consultora" ou algo assim da IFI que é a instituição do Felipe Salto...
    Tambem acompanho o Thales Nogueira e o Daniel Duque.
    Daniel Duque estava ontem agradecendo o Luciano Huck pela atenção que ele iria dar ao seu estudo sobre Renda Básica Universal.
    Daniel Duque também estava ontem denunciando o partido Rede (a qual ele é filiado), chamando de Fake News o que eles eles estavam fazendo em relação ao projeto de Saneamento Básico.

    No Twitter eu comecei seguindo esses perfis que citei atrás, aí através desses você vai conhecendo mais e mais pessoas que meio que formam algum grau de coesão, interesse e capacidade.

    A Monica é inteligente.
    O problema é ela está preocupada demais em fazer parte de um grupo ligado a progressistas, fazendo lives, forçando a barra.
    Acho que faz duas semanas ela esquerdou, no sentido lacração, contra o Fernando Dantas. Foi vergonha alheia.
    Nao duvido nada que daqui a algumas semanas ela vai estar junta do picareta do Eduardo Moreira.

    A caracteristica que me fascina nesses economistas como Pedro Menezes ou Daniel Duque, é, alem da grande capacidade, a forma como se comportam.
    Nao existe concessao inescrupulosa, tampouco falta de respeito ou lacracao.
    Eu acho que os antagonistas deles percebem que tem uma capacidade menor, dai partem pra baixaria.
    Um desses que passam vergonha demais é o Pedro Rossi da Unicamp.
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #51874
    otário Avatar de bueno09
    Data de Ingresso
    20/09/07
    Posts
    5.286
    Vou me meter aqui.

    Eu vejo como o Picinin, acho que rótulos e a ideia de pertencer a alguma corrente são limitadores porque entre outros motivos te impede de matar suas piores ideias e refinar as melhores e só não faz sentido mesmo pq te impede de ter opiniões no espectro inteiro.

    Nos últimos anos comecei a ler mais os liberais daqui pq faço um esforço maior em ler e consumir conteúdo de todos campos e gosto muito do Marcos Lisboa e do Joel e do cara do Spotniks por exemplo e reconheço o valor da defesa dos liberais num aspecto mais amplo, de defesa dos bons valores do capitalismo e da sociedade liberal que prosperou no século passado.

    Só que me incomoda o dogma da ideologia e a recusa de aceitar outros modelos de desenvolvimento como válidos dada a grande quantidade de exemplos que tem por aí, esse dogma se transforma numa visão simplista onde se você não é alinhado com a visão dos liberais na economia eles do alto da sua arrogância vão te tratar como terraplanista. E aí se furtam de explicar ou tirar lição de coisas como o Desenvolvimento da China, Coreia do Sul e pra ficar aqui mesmo, Brasil de 1930 a 1980.

    Então o que me parece é que o liberal brasileiro na economia é muito mais alguém que consegue apontar o dedo "olha só, é ruim por causa disso, tá vendo? se mexer nisso confia em mim que melhora?" do que é capaz de propor um caminho que seja factível dentro da realidade única do Brasil. Exceção importante disso é a turma do Plano Real.

    Tipo, todo mundo sabe que mais competição é bom, que subsídios geram distorções que viram privilégios, que protecionismo pode deixar sua cadeia produtiva menos eficiente, etc e tal e o capitalismo tem que funcionar direitinho blablabla, mas todo lugar que se desenvolveu de verdade no século 20 teve uma coordenação racional entre Estado e Empresariado e se você ignora cada uma dessas histórias porque não encaixa no seu manual você acaba sendo raso, pra dizer o mínimo.

    Sobre o caso do Silvio Almeida, a turma liberal se mostrou bem baixa e tentou resumir o que ele quis dizer, parte de um pensamento muito complexo em "oh lá, ele é contra austeridade e se eu falar que sou pró-austeridade tá me chamando de racista" O Pedro Menezes foi especialmente canalha, a Elena Landau também (como ela quase sempre é) e o bonde liberal foi quase todo junto nisso.
    Picinin, kako and Gonira like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #51875
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Sobre essa questão do cara do Roda Viva (que eu não conheço), achei a discussão bem nonsense.

    Não vi o programa então não sei o contexto, mas vou deixar meus 5 cents sobre as frases que caíram no twitter:

    "Ser antirracista é, portanto, ser incompatível com a defesa de políticas de austeridade nesse momento. Ser antirracista é incompatível com outra coisa que não seja a defesa do SUS, ele tem que ser fortalecido"

    1) Mesmo fora de contexto, tá claro que ele tá falando de um aspecto muito específico da austeridade (relativa ao SUS e nesse momento).

    2) Não tem nenhuma novidade nisso, até o Friedman defendia que não tem que ter austeridade em momentos extremos como o atual.

    3) É bobagem associar austeridade a abandono de políticas sociais. Austeridade é "neutra". O problema tá na má alocação dos recursos que existem. É o caso do Brasil. Aqui quem mais chia são os sindicatos de servidores, e os sindicatos que têm mais poder político são os das carreiras que ganham mais. Os sindifiscos, as associações de MP e magistrados não tão preocupados com teto porque vai prejudicar os mais pobres, tão preocupados é em como isso vai afetar seus supersalários.

    4) Me parece bem claro que antirracista é a posição no extremo oposto ao racismo. Mas você pode não ser antirracista e nem racista (aliás, é minha posição). Então, ao falar que ser antirracista é ser contra austeridade nesse momento não significa, de jeito nenhum, que ele chamou que defende austeridade de uma forma ampla de racista.

    5) Essa interpretação não partiu só de liberais, teve muita gente de esquerda defendendo essa ideia de que quem defende austeridade é racista.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #51876
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    @bueno09

    Especialmente o Marcos Lisboa não é um liberal preocupado com valores ou dogmas. Pelo contrário: ele condena esse bla bla bla e está sempre mirando questões objetivas, de forma cientifica, econometrica, muito rigorosa.
    IMO quem aponta o dedo (que é mais fácil inclusive) sao os heterodoxos.
    Enfatizo: apontar o dedo é facil, já construir um estudo, ou modelo, que é dificil.

    A analise desses exemplos (como a Coreia do Sul ou China) como possibilidade para o Brasil já foram superados.
    É simples: o Brasil precisa de capital externo, nao tem educacao, mao de obra, poupanca ...
    Querer industrializar o Brasil na marra, especialmente nas nossas condicoes, é insano.

    Nao lembro se foi o Pedro Menezes ou outro que sigo, apagou imediatamente uma postagem e refez.
    Todo mundo tava tentando entrar no debate da forma mais respeitosa e generosa possivel.
    IMO criou-se um culto ao Silvio Almeida em que se tornou tabu questiona-lo.

    Eu nao estou nem ai pra dogma liberal.
    Só quero saber como aumentar a renda media per capita, diminuindo desigualdades, de forma sustentavel.
    IMO a maioria dessa galera que eu citei pensa assim.
    Os ideologicos estao mais pra galera do Mises que sao motivo de chacota inclusive pra essa turma cientificista.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #51877
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    3) É bobagem associar austeridade a abandono de políticas sociais. Austeridade é "neutra". O problema tá na má alocação dos recursos que existem. É o caso do Brasil. Aqui quem mais chia são os sindicatos de servidores, e os sindicatos que têm mais poder político são os das carreiras que ganham mais. Os sindifiscos, as associações de MP e magistrados não tão preocupados com teto porque vai prejudicar os mais pobres, tão preocupados é em como isso vai afetar seus supersalários.
    Depois dessa parte começou a discussao sobre as formas de austeridade (receita ou despesa).

    Mano, o que enche o saco é que o pano de fundo da critica tem como base o capitalismo como marionete dos poderosos.
    Haja paciencia pra ser didatico e respeitoso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #51878
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    3) É bobagem associar austeridade a abandono de políticas sociais. Austeridade é "neutra". O problema tá na má alocação dos recursos que existem. É o caso do Brasil. Aqui quem mais chia são os sindicatos de servidores, e os sindicatos que têm mais poder político são os das carreiras que ganham mais. Os sindifiscos, as associações de MP e magistrados não tão preocupados com teto porque vai prejudicar os mais pobres, tão preocupados é em como isso vai afetar seus supersalários.
    Depois dessa parte começou a discussao sobre as formas de austeridade (receita ou despesa).

    Mano, o que enche o saco é que o pano de fundo da critica tem como base o capitalismo como marionete dos poderosos.
    Haja paciencia pra ser didatico e respeitoso.
    Exato, nem acompanhei muito por motivos de "sem tempo, irmão", mas o Góes falou exatamente isso. Criar IGF, a rigor, é medida de austeridade.
    Taleb and Sam Farha - Spinoza like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #51879
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    @Picinin @Taleb

    Nassim Taleb postou isso agorinha:

    When people define themselves as "centrists", it is often because they are afraid for their reputation.

    People with integrity define themselves as "it depends on the issue".
    https://twitter.com/nntaleb/status/1276648260866842626
    Picinin and Taleb like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #51880
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados