Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 4921

Lista de Usuários Marcados

Página 4921 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 3921442148214871491149194920492149224923493149715021 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 49.201 a 49.210 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #49201
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    .
    Última edição por PebaVermelho; 08-04-2019 às 01:56.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #49202
    Professional
    Data de Ingresso
    31/10/17
    Posts
    397
    Citação Postado originalmente por flessak Ver Post
    O "Brasil Nunca Mais" deveria ser leitura obrigatória, para evitar comentários do tipo "só vagabundo se fudeu nas mãos dos militares".

    Para quem não gosta de ler, dá ao menos uma olhada no site do projeto: BNM - Digit@l
    Qualquer tipo de leitura evitaria comentários do tipo "só vagabundo se fudeu nas mãos dos militares". Esse pessoal só assiste vídeos no youtube ou lê comentários no facebook/"zapzap".

    Os "gurus" deles podem até ter um intelecto "menos baixo", mas tão ali com a intenção de faturar em cima dessa legião de otários, sem qualquer compromisso com a verdade.
    Preacher, sopro, rbmrenato and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #49203
    Table Captain Avatar de Fuut
    Data de Ingresso
    02/12/15
    Localização
    Planeta Terra
    Posts
    893
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fuut Ver Post
    Concordo com o comentário acima mas do mesmo jeito também não devemos acreditar piamente no que a mídia esquerdista diz e por isso cada um que procure suas fontes e tire suas conclusões.

    A minha é de que ou os militares tomavam o poder ou estaríamos fadados a um futuro bem pior do que estamos vivendo hoje.
    Quais foram as suas fontes? E como vc chegou nessa conclusão?
    Não adianta nada eu informar todas as fontes e tudo mais que obtive em minha vida para ter esse entendimento do assunto pois de qualquer maneira você irá me desmerecer em prol de seus conceitos e no fim das contas nem eu vou mudar sua opinião e muito menos você irá mudar a minha.

    Vamos em frente e cada um que arque com seus ideais.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #49204
    World Class Avatar de RRetired
    Data de Ingresso
    28/09/07
    Posts
    6.174
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    Porra @RRetired, bela passada de pano

    Defendem sim o que eles chamam de regime militar (que nada mais é que malabarismo para não usar a palavra ditadura) e criam uma história que o golpe era necessário, digo, a tomada do poder pelas forças armadas atendendo ao chamado do povo brasileiro.

    Citar os jovens nascidos depois é um fator que reforça, primeiro porque a tendência é sempre a geração seguinte ser mais informada como um todo (mais acesso a informação), segundo porque, veja bem, os horrores cometidos na ditadura não eram publicados nos jornais (really?), não passavam na tv (really?), o rádio não informava nada que não fosse aprovado pelo Governo Militar ditatorial (really?) e quem sequer questionasse alguma coisa parecida com isso e um vizinho ouvisse e achasse ruim, o exército aparecia na sua casa e te levava para prestar "esclarecimentos" sobre o seu comportamento subversivo. Aliás, o depoimento do Paulo Coelho sobre a experiência pessoal dele com esses "esclarecimentos" dá só uma ideia da dimensão de coisas que aconteciam nesse processo. Ou seja, as pessoas que viveram na época ditadura estavam totalmente desconectas da realidade do país, você só conhecia a sua própria realidade e parte do que as pessoas mais próximaste contavam (afinal, quem vai arriscar falar demais e correr o risco de acordar com a boca cheia de formiga?), numa época que nem o telefone era popular. Pense na fragilidade de difundir informação naquela época e de como isso facilitava o controle (quase) total daquilo que era difundido.

    Aí a ditadura acaba, uma geração começa a ter acesso ao que acontecia, documentos, testemunhos... alguns que inclusive só foram abertos ao público anos atrás.

    Você tem razão quando diz que o que eles tentam fazer é adicionar alguns elementos a mais numa discussão, mas elementos mentirosos, distorcidos e/ou sem fontes/documentos. Que existe uma esquerda retardada e que também distorce vários fatos, claro que sim, agora, os corpos que nunca foram encontrados, pessoas forçadamente exiladas, documentos que comprovam a existência de torturas e homicídios de cunho político, a tentativa bem sucedida de destituir um presidente eleito democraticamente e por aí vai, isso não é discurso de A ou B, são fatos. Ocorreram, possuem nome, sobrenome, documento.

    Eu não acho que seja muito bom que surjam conteúdos que pagam de documentário, de informativo e possuem tanto cuidado com a realidade quanto as reportagens do Domingo Legal sobre o chupa-cabras.

    Aliás, usar a palavra documentário é de certa forma equivocada, essencialmente um documentário é um filme relato baseado em documentos (ou testemunhos de 1º grau) com a pretensão de mostrar uma faceta verdadeira (não necessariamente única) sobre determinado acontecimento ou pessoa. Quando é só um monte de gente dizendo que fulano disse que o primo disse que o vizinho viu, "documentos" sem fontes para verificação, montagem de imagem (a foto da Serra Pelada editada para parecer como guerrilheiros comunistas) e tudo mais, o termo mais correto talvez seja mockumentary, uma linguagem audiovisual que simula a linguagem documentarista, mas apresenta uma ficção.
    Cara, você assistiu o filme?
    Já que você não quer chamar de documentário, vamos chamar de filme. Só vamos ligar pro Netflix e avisar que 90% do conteúdo que eles classificam como documentário está na categoria errada.

    Como eu falei, fica claro que os autores do filme tem um lado definido. Os caras tentam forçar a barra em vários momentos como quando dizem que o golpe teve apoio de toda a sociedade civil ou quando mostram o avanço comunista no Brasil como uma coisa que iria de fato acontecer caso não fosse a intervenção militar. Mas apesar deles citarem o golpe como algo necessário em um primeiro momento, os caras não defendem nada do que foi feito pós AI-2, pelo contrário, o filme e os entrevistados fazem criticas ao que aconteceu depois da linha dura do exército assumir o poder. O filme se posiciona contra o fechamento do congresso, censura, perda de direitos, assassinatos e tortura e não a favor como tem gente querendo pintar. Por isso, a discussão em cima desse filme não deve ser em cima disso, e sim em cima de alguns outros pontos como:

    1 - O quão real era a possibilidade do avanço comunista no Brasil?
    O filme mostra uma visão na qual o avanço comunista era quase certo, coisa que eu não concordo mesmo depois de assistir. Mas de qualquer forma, essa não é e nunca será uma questão fechada, portanto, existe sim a possibilidade de discutir o assunto. Pra tentar provar o ponto de vista deles, os autores usam imagens de movimentos pró comunismo no Brasil, manchetes de jornais da época, entrevistas de pessoas que viveram o período e citam documentos da STB que um cara lá aparentemente encontrou e traduziu, eles chegam a mostrar partes dessa tradução, mas nada conclusivo.

    2 - Havendo ameaça comunista real, era necessário um golpe militar? E havendo golpe militar, era necessário ficar 21 anos do poder?
    Como eu falei, o filme claramente apoia o primeiro momento do golpe militar, tentando justificar com o povo nas ruas pedindo intervenção e com a ameaça comunista, mas eles não apoiam o fato dos militares terem continuado no poder por 21 anos fechando congresso, cassando direitos, matando e torturando. Na minha opinião, não era necessário o golpe e muito menos ficar 21 anos no poder.

    3 - Os grupos organizados pela esquerda brasileira estavam lutando por democracia? Foram eles os heróis que nos libertaram da ditadura?
    Eu não tenho dúvida de que tinha muita gente lutando pela democracia, mas na minha opinião esse pessoal da esquerda que tomou conta da política pós ditadura não se incluem nesse grupo, e o filme mostra isso caracterizando Dilma, Genuíno, Dirceu como guerrilheiros terroristas que queriam tomar o poder na marra, mostra também aqueles depoimentos já famosos do Eduardo Jorge, Vera Magalhães e Fernando Gabeira afirmando que eles lutavam pela ditadura do proletariado. Enfim, é mais um ponto discutível.

    4 - A ditadura foi dura? Com quem? Ela foi dura se compararmos com outras ditaduras vigentes da época?
    Como eu disse, em geral os mais jovens têm um pavor maior da ditadura do que quem viveu o período. Ditaduras mundo afora mataram e torturaram muito, mas muito mais do que a brasileira. O cidadão comum sofria nas mãos dos militares? Quando eu converso com pessoas que viveram o período, eles me dizem cresceram brincando na rua, na adolescência frequentavam festinhas com álcool, cigarro e drogas, exaltam a disciplina que recebiam nas escolas. Aí você vê a classe artística, a mídia e os professores de história dizendo que foi um período de terror e medo. No mínimo aí existe uma contradição que merece discussão. A minha opinião é de que ninguém deveria ter medo de criticar o próprio governo, é óbvio que os militares exageraram muito nesse ponto, mas não dá pra gente misturar tudo e dizer que foi um período onde todos viviam com medo o tempo inteiro.

    5 - O Gramcismo e a escola de Frankfurt realmente influenciaram a cultura brasileira nas últimas décadas?
    Aqui é um tema que não me interessa tanto, me parece mais uma teoria da conspiração, mas também é tema que dá pra discutir. Essa contra cultura que se fortaleceu no ocidente nas últimas décadas é um processo 100% natural ou teve influência de grupos que sabiam o que estavam fazendo e usaram jovens como massa de manobra?

    Enfim, eu não tô aqui pra defender o posicionamento do filme em si, mesmo pq eu não concordo com boa parte do que eles falam lá, mas que sim, existem lacunas abertas e que podem ser discutidas em relação ao que aconteceu nesse período. Incentivar a discussão com pontos de vistas diferentes eu acho muito bom, agora, sempre tem aqueles que tomam um filme desses como verdade absoluta e se posicionam com base nele, mas aí a culpa não é do filme.
    lagostinha and F3RNANDO like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #49205
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    Desnecessária essa falinha da Netflix porque a definição de documentário não é minha e sim dos estudos fílmicos, além de que não me lembro de ter um filme similar a esse classificado como documentário (pode até ser que tenha, mas nunca vi - e se tiver, tá errado, da mesma forma que Velozes e Furiosos não é um filme de animação, por mais que eventualmente a Netflix o classifique como tal).

    Não vou responder ponto por ponto porque seria chover no molhado, eu basicamente já passei por todos eles na resposta anterior que postei aqui, principalmente o "4".

    Sobre você ter conversado com pessoas que viveram na época, isso não quer dizer muito, mas aqui a gente ainda tá num fórum de internet - lá eles pagam de reveladores da verdade e nada mais fazem que o mesmo: "ah, conversei com pessoas que viveram na época e disseram isso e aquilo". Boa, conversaram com pessoas. Quantas? Quais? Com qual credibilidade? Teve bancário que ia da casa pro trabalho e do trabalho pra casa e nunca teve problema. Teve professor que só por ser professor nunca mais voltou para casa. Teve criança que cresceu brincando na rua de boa, teve criança que foi torturada.

    Isso deles não concordarem com isso ou aquilo sobre a ditadura é artifício narrativo para simular um balanço, se vc reparar quando eles falam das coisas negativas usam só alguns segundos, sem destaque e logo acompanhado de um "mas fizeram isso e aquilo" ou "mas evitaram esse e aquele". Seria como aquelas publicidades de cigarro quando começaram as advertências, eles usam 1s para dizer "fumar mata" e 29s para mostrar como cigarro é cool, bom, elegante ou o que seja. No caso do filme, ele tem quase 2h e acho que não gasta 10min somados citando as merdas da ditadura.

    E desculpa lá, vc pode dizer que não tá defendendo posicionamento X ou opinião Y, mas na prática parece que você releva todas as patacoadas que o filme e as ideias contidas nele cometem. Esse filme não incentiva a discussão, ele causa desinformação.

    Citação Postado originalmente por RRetired Ver Post
    A ditadura foi dura? Com quem?
    A ditadura foi dura com o Brasil. Esse é o ponto.
    Preacher and Mooita like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #49206
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    btw, não sou contra que se apresente a perspectiva dos militares, desde que seja feito de forma verdadeira, com comprovações de tal e inseridas no contexto
    Depoimentos fortes, valeu pela dica. Vou procurar o filme para assistir.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #49207
    World Class Avatar de RRetired
    Data de Ingresso
    28/09/07
    Posts
    6.174
    @sopro, tá aí então uma ótima oportunidade das pessoas que não concordam com o filme aproveitarem o momento e a popularidade dele para desconstruir todos os argumentos que são mentirosos. Isso é debate, isso é discussão, e graças a tecnologia dá pra fazer isso de diversas maneiras, vídeo respostas, entrevistando eles, chamando pra um debate ao vivo, artigos provando que eles mentem, etc. Garanto que tem muita gente afim de enterrar esses moleques, se os argumentos deles são todos mentirosos, não vai ser difícil destruir eles publicamente.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #49208
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    É lindo na teoria, mas na prática não é bem assim... depois que a mentira é difundida, é muito mais custoso ser desmentida, Escola Base que o diga.

    E graças a tecnologia, a difusão é muito mais massiva. Não à toa nazismo de esquerda e terra-plana ganharam força nos dias de hoje e não nos anos 70.

    Acho que são duas frentes que precisam ser defendidas concomitantemente: a liberdade de expressão e o combate a mentira.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #49209
    Table Captain Avatar de Mooita
    Data de Ingresso
    10/09/12
    Localização
    Floripa
    Posts
    937
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #49210
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    09/01/09
    Posts
    1.786
    Tem que ser muito retardado em apoiar ditadura porque ela defendeu contra o comunismo. Teve gente saqueando banco, querendo invadir quartel? Beleza, mas isto não justifica perseguir os injustiçados e ainda praticar tortura, qualquer desconfiança já era motivo de invadir a casa do sujeito, prender e até matar.

    Não é porque tinha grupos armados contra o Estado que é pra legitimar um evento negativo. Tão querendo relativizar a ditadura essa turma do bolsonaro e isto é altamente escroto.

    Discussão infeliz, nos EUA, um dos motivos pra coca não fazer sucesso na guerra fria era sua cor vermelha... Se lá era assim, imagina como era aqui no Brasil quando tinha um Estado pronto pra praticar atos desumanos...

    É como se tentasse legitimar os feitos do hitler que queria o bem do povo alemão, mas ÓBVIO em menores proporções com "mimimi estávamos protegendo contra o comunismo"
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados