Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 4628

Lista de Usuários Marcados

Página 4628 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 36284128452845784618462646274628462946304638467847285128 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 46.271 a 46.280 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #46271
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Como a democracia pode se proteger contra candidatos autoritários

    Jair Bolsonaro representa uma séria ameaça à democracia. Caso eleito, ele poderia prejudicar as instituições democráticas do Brasil, da mesma forma que Hugo Chávez fez na Venezuela.


    Como a democracia pode se proteger contra candidatos autoritários? Os partidos políticos e os políticos desempenham papel vital para isso. Eles são os guardiões da democracia.


    O autoritarismo eleito raramente chega ao poder sozinho. Quase sempre, recebe ajuda da elite. Políticos moderados abrem as portas para ele. Esses políticos em muitos casos cometem um erro de cálculo trágico. Acreditam que uma aliança com o extremista será politicamente útil —que pode ajudá-los a conquistar ou reter o poder, ou talvez a derrotar um adversário ideológico odiado. E eles presumem que serão capazes de controlar o extremista, quando ele for eleito.


    Essa barganha muitas vezes dá errado. Na Itália, em 1921, o primeiro-ministro Giovanni Gioletti, liberal, quis aproveitar o apelo popular de Mussolini para derrotar a esquerda, e incluiu os fascistas de Mussolini em sua coalizão para as eleições legislativas. A aliança legitimou Mussolini, que em breve subiu ao poder, enquanto os liberais de Gioletti desapareciam.


    Na Alemanha, os líderes do Partido Conservador cooperaram com Hitler no final da década de 1920, buscando usar a força de Hitler junto às massas para reforçar sua base erodida. Em 1933, quando o líder conservador Franz von Papen tentou acalmar seus aliados quanto à indicação de Hitler como chanceler [primeiro-ministro], ele lhes disse: “Não se preocupem. Em dois meses, nós o teremos empurrado com tanta força para o canto que ele vai até apitar”.


    Na Venezuela, o ex-presidente Rafael Caldera expressou publicamente sua simpatia à tentativa de golpe de Estado de Hugo Chávez em 1992. Isso ajudou Caldera a reconquistar a Presidência e, em 1994, ele libertou Chávez da prisão. Caldera sabia que Chávez era um demagogo perigoso, mas acreditava que a influência dele desapareceria muito antes da eleição de 1998.


    Em todos os três casos, políticos convencionais abandonaram seu papel de guardiões. Movidos por uma combinação de medo, ignorância e ambições imediatistas, eles abriram as portas aos extremistas. Nos três casos, isso provou ser um erro de cálculo trágico.


    O cientista político espanhol Juan Linz dedicou sua carreira a estudar de que maneira as democracias morrem. Uma das grandes lições que ele aprendeu foi que a de que os políticos convencionais precisam se opor aos extremistas antidemocráticos em todas as circunstâncias.


    Eles não só precisam resistir à tentação de se alinhar aos extremistas, mas devem também se dispor a unir forças com rivais ideológicos a fim de garantir a derrota do extremista. Nas palavras de Linz, diante de uma ameaça autoritária, os democratas devem “se unir a oponentes, mesmo que distantes ideologicamente, mas que tenham compromisso com a sobrevivência da ordem política democrática”.


    Os liberais italianos, os conservadores alemães e Rafael Caldera não o fizeram —e a ordem política democrática entrou em colapso.


    Até agora, os políticos brasileiros têm seguido o conselho de Linz. Com a vergonhosa exceção de Paulo Guedes, poucas figuras da elite se alinharam a Bolsonaro. Mas esse é só o primeiro turno. É o segundo turno, em que Bolsonaro enfrentará Ciro ou Haddad, que me preocupa.


    Será então que os brasileiros terão de enfrentar escolhas difíceis, que podem salvar ou matar a democracia. O conselho de Linz nessa situação é claro: os políticos convencionais devem unir forças aos seus adversários ideológicos —mesmo que os desprezem— a fim de defender a democracia. Isso significa que, se Alckmin perder, os políticos de inclinação direitista devem se dispor a apoiar um candidato de esquerda contra Bolsonaro (mesmo que Bolsonaro e Guedes prometam políticas econômicas liberais).


    Alguns leitores responderão que o PT é “tão ruim quanto” Bolsonaro. Estão errados. Bolsonaro é abertamente autoritário. Ele é o Chávez brasileiro. Os governos recentes do PT podem ser acusados legitimamente tanto de corrupção quanto de gastos públicos irresponsáveis. Mas nenhum observador razoável pode negar que o PT governou democraticamente.


    Os tucanos e os petistas têm bons motivos para não gostarem uns dos outros e não confiarem uns nos outros. Mas é preciso ser claro: o PSDB não é golpista. E o PT não é chavista. O PSDB e o PT são pilares da democracia brasileira. Devem se dispor a unir forças para defendê-la, se necessário. Precisam concordar, agora, em se unir contra Bolsonaro nas urnas. Caso não o façam, poderiam seguir o caminho dos liberais italianos e dos conservadores alemães —e perder sua democracia.

    Steven Levitsky.

    https://www1.folha.uol.com.br/coluna...ritarios.shtml
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #46272
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Achei muito interessante essa pesquisa do Monitor do Debate Político no Meio Digital. As principais conclusões extraídas dessa pesquisa são as seguintes:

    "Também registrou-se a ausência de expressões que espelhassem valores nacionalistas no conjunto de postagens observados entre 16 de agosto e 25 de setembro —a pesquisa está delimitada neste período. Segundo ela, o que tem apelo entre militantes pró-Bolsonaro não são os conteúdos que discursam a favor da indústria ou da cultura nacional.


    Já o traço antissistêmico observado diz respeito a um tipo específico de publicação, que se opõe, por exemplo, à imprensa ou ao sistema partidário. Os pesquisadores esperavam que as páginas produzissem conteúdo tematizando segurança e corrupção. Porém, os temas que mais têm apelo entre os apoiadores de Bolsonaro, e o público que o compartilha, são conteúdos antipetistas, antifeministas e antimídia, especialmente contra a TV Globo.


    A pesquisa revela que são os temas morais que mais repercutem entre os grupos analisados. Os militantes pró-Bolsonaro “não estão preocupados com segurança e corrupção, mas, sim, preocupados em rejeitar as instituições, como a política e a imprensa”, diz um dos autores do estudo, o filósofo Pablo Ortellado, colunista da Folha. “Bolsonaro não ganhou um terço do eleitorado discutindo propostas, mas discutindo moral”, conclui.


    Há conflito também entre o que dizem as postagens e o pensamento econômico que Bolsonaro defende em sua própria campanha. Ele se aliou ao banqueiro Paulo Guedes, defensor do liberalismo econômico e nome forte para o ministério da Fazenda caso Bolsonaro vença. Pela pesquisa, as páginas de apoio ao candidato no Facebook têm se mostrado pouco interessadas no assunto.


    “Chama a atenção que os temas morais, como o papel das mulheres, o porte de armas, a punição a criminosos, a sexualização na infância e outras questões dessa natureza dominam a campanha; com exceção de menções pontuais à redução de impostos e da burocracia, praticamente não aparecem temas de política econômica ou de políticas sociais”.

    https://www1.folha.uol.com.br/poder/...ampaign=compfb
    Preacher, ColinsFil and VitorT like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #46273
    Expert Avatar de Tupac
    Data de Ingresso
    23/12/14
    Posts
    3.157
    Para Fonteles
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #46274
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Fuut Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fuut Ver Post
    Prove.
    Provar o que, jovem?

    De todo jeito, não adianta nada te mostrar as provas, que inclusive já estão no tópico. Você vai recusar a ver a realidade, como todo bom torcedor de candidato.
    Não há nenhuma prova aqui pois neste tópico só há notícias de tudo quanto é site difamando o mito mas prova mesmo, não há.
    Eu não disse? Desconversou, como bom torcedor de político.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #46275
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    09/01/09
    Posts
    1.786
    Maluco pegar um processo histórico onde nem sequer existiam telefone nas casas do povão e querer comparar. Depois pegar o comunismo de Chavez e querer comparar...

    Facebook/Internet foi um papel fundamental pra derrubar uma DITADURA e o cara quer utilizar conceitos ultrapassados para prover seu argumento falacioso.

    Não quero defender o bolsonaro, acho que existe um risco sim, mas falar que a democracia vai morrer se utilizando de argumentos rasos e falaciosos é mais que pobreza intelectual, é desonestidade com a informação.

    A mídia é esquerdista ao extremo, isso é muito dificil acontecer, ninguém vai silenciar a globo por exemplo. Pode até diminuir o repasse, mas silenciar é impossível.

    E a internet? Cara... É mto nonsense achar que vai rolar fechamento do congresso ahueehueha.

    É mais fácil Joeslão comprar o congresso, mandar e desmandar o país...
    schlatter likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #46276
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por guioday Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Sem paciência pra essas falsas simetrias: “ah, igual ao PT”, “ah, igual ao Jean Wyllys”. Bolsonaro é a coisa mais nefasta que já ocorreu à política brasileira e ainda tem quem faça esse tipo de comparação para “criticá-lo”.
    Alguns aqui são especialistas nisso
    LOL, pois saibam que eu me associo ao Picinin entre esses especialistas!
    As semelhanças, tanto entre os candidatos, como seus eleitores e/ou defensores de um mal maior, saltam aos olhos.
    O próprio Peba é exemplo disso aqui. Basta ver sua postura vexatória como "O Tutor" arguto da Esquerda do MaisEV.
    Já faz uns 4 ou 5 dias que não respondeu o Cezar Teixeira sobre sua indagação (direta a ele mesmo: Peba) em relação a real situacao da educacao do Ceara, através de numeros e/ou metodologia, referente aos indices que compoem esse campo, tal como o Enem ...
    Agora fica aqui tagarelando, de forma sintomatica, o drama brasileiro ... citando, com muita dor e ressentimento, "um CARA preso" ...
    Isso é o famoso "sentiu o golpe" da turma que ficava chorando sobre o PIG.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #46277
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por vierob Ver Post
    Um pênalti não marcado aos 20 do primeiro tempo poderia ter mudado o resultado. Um pênalti não marcado aos 46 do segundo tempo não poderia. Mudou o resultado.


    O momento é tão importante quanto o fato. E dependendo do momento deturpa-se a consequência como convém.


    Eu jamais me incomodaria com pessoas democraticamente se unindo para dizer #elenão pra um candidato que consideram um sujeito ruim. Mas os 20 do primeiro tempo passaram e não fizeram isso.


    Agora são 46 do segundo tempo, nós não temos mais 7 candidatos, mas sim 2. O segundo turno está definido e então quando vocês dizem #elenão, não é mais um ato de repudio ao Bolsonaro. É um ato de apoio ao PT.


    E aí cabe mil tipos de interpretações. Mas a mais simples de toda é que entre uma quadrilha que cometeu o maior caso de corrupção da história da humanidade e um cara machista vocês escolhem o machismo como principal problema a ser combatido?


    Desculpa, isso me soa pouco aceitável. É como poder escolher entre um câncer e uma gastrite e optar pelo câncer. Ou você é maluco ou é da industria farmacêutica que vende o remédio do câncer e está lucrando com ele.


    Porque não as claras? Porque não dizem “vamos votar no PT” ao invés de simular um repúdio moral a alguém infinitamente menos imoral do que o seu candidato?


    Com que tipo de argumento você vai me explicar que por medo de machismo e discursinho de ódio você trará de volta o estuprador pra casa?


    Fizessem o #elenão quando era possível dar outras sugestões. Agora não é mais. Vocês sabem que não. É um ato de engajamento midiático que no fundo vai apenas ajudar a dar a maior quadrilha de todos os tempos o direito de retomar o poder com medo de… machismo?!


    Ok, meus caros. #elenão. Mas então sejam corajosos de fato e digam pra nós: #elequem?


    A gente sabe. Mas fala. Nós queremos saber se o protesto de vocês é tão verdadeiro e claro quanto vocês dizem ser. Assumam pro povo que sabem que é PT ou Bolsonaro agora. E que ao dizer não pra um você está nos dizendo que a quadrilha do maior assalto da história é menos perigosa pra você do que um sujeito antigo de valores ultrapassados.


    Fala pra nós. A gente quer confirmar sua escolha. Mas seja corajoso. Tem uma barata e um ladrão entrando na sua casa. Você aponta a arma pra barata e quer que consideramos sua escolha inteligente? Ou você quer mesmo nos fazer acreditar que a barata pode fazer mais mal a nós do que o ladrão armado?


    #Elenão.


    Ok. Então quem? #eles?


    Abs,
    RicaPerrone
    Eu fui lendo o texto e falando WTF, que monte de merda sem sentido nenhum. Aí veio a assinatura e ficou tudo explicado...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #46278
    Expert Avatar de Planets
    Data de Ingresso
    27/09/08
    Posts
    2.642
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por Planets Ver Post
    Citação Postado originalmente por F3RNANDO Ver Post
    Pô , falaram aqui que o sepultamento da campanha do líder das pesquisas seria ontem e hoje só tô recebendo uma enxurrada de vídeos de atos nazistas pelo Brasil .
    Tem video de cidades pequenas tipo manaus interior de minas. Nordeste tb são vários videos, espírito santo, amazonas, tocantins, são paulo, etc...
    Seu candidato tem mais de 40% de rejeição em todas as pesquisas desde o seu início.
    Não vejo essa rejeição toda, mas posso tá enganado, falando nisso esse ano não tivemos enquete no maisev pra presidente, o que tá rolando? Pelos comentários nesse tópico se ocorrer uma enquete essa rejeição deve ficar destacada né?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #46279
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Cleber2b Ver Post
    Maluco pegar um processo histórico onde nem sequer existiam telefone nas casas do povão e querer comparar. Depois pegar o comunismo de Chavez e querer comparar...

    Facebook/Internet foi um papel fundamental pra derrubar uma DITADURA e o cara quer utilizar conceitos ultrapassados para prover seu argumento falacioso.

    Não quero defender o bolsonaro, acho que existe um risco sim, mas falar que a democracia vai morrer se utilizando de argumentos rasos e falaciosos é mais que pobreza intelectual, é desonestidade com a informação.

    A mídia é esquerdista ao extremo, isso é muito dificil acontecer, ninguém vai silenciar a globo por exemplo. Pode até diminuir o repasse, mas silenciar é impossível.

    E a internet? Cara... É mto nonsense achar que vai rolar fechamento do congresso ahueehueha.

    É mais fácil Joeslão comprar o congresso, mandar e desmandar o país...
    Sério que você, Cleber2b, tá querendo ironizar o texto e falar em "pobreza intelectual"? Com o profundo argumento de que "Facebook/Internet foi um papel fundamental pra derrubar uma DITADURA"? Eu fico impressionado com a ingenuidade dessa geração internet, que acha que hoje o mundo é completamente diferente por causa do facebook, que a história não se repete...

    Sobre o texto, só discordo sobre a análise do PT. Embora seja um risco para a democracia menor que o Bolsonaro, o fato de ter governado democraticamente anteriormente não é garantia nenhuma de que continuarão a fazê-lo. O clima de revanchismo que o próprio PT criou ao não aceitar o impeachment e vir com esse discurso ridículo de "golpe", a conversa de "constituinte exclusiva", a farsa da candidatura do Lula, os ataques ao Judiciário e ao MP pós-Lava Jato são, mínimo, preocupantes.
    ColinsFil and dankretli like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #46280
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Citação Postado originalmente por Planets Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por Planets Ver Post
    Citação Postado originalmente por F3RNANDO Ver Post
    Pô , falaram aqui que o sepultamento da campanha do líder das pesquisas seria ontem e hoje só tô recebendo uma enxurrada de vídeos de atos nazistas pelo Brasil .
    Tem video de cidades pequenas tipo manaus interior de minas. Nordeste tb são vários videos, espírito santo, amazonas, tocantins, são paulo, etc...
    Seu candidato tem mais de 40% de rejeição em todas as pesquisas desde o seu início.
    Não vejo essa rejeição toda, mas posso tá enganado, falando nisso esse ano não tivemos enquete no maisev pra presidente, o que tá rolando? Pelos comentários nesse tópico se ocorrer uma enquete essa rejeição deve ficar destacada né?
    Não. A rejeição colossal do Bolsonaro, que está crescendo e atualmente orbita a proibitiva casa dos 45%, não será ecoada nesse espaço. Ao contrário, suspeito que o Bolsonaro será um dos candidatos preferidos dos usuários desse fórum.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados