Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 4612

Lista de Usuários Marcados

Página 4612 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 36124112451245624602461046114612461346144622466247125112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 46.111 a 46.120 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #46111
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Bob&Wailers Ver Post
    Citação Postado originalmente por ROGERBEAC628 Ver Post
    Amoedo eu sei que ganho dinheiro numa transação ok, se disse que n da p confiar nele no sentido de ele ser simpatizante de banqueiros.
    Se for assim.. Bozonaro vai ter um ministro da economia fundador do Banco BTG Pactual. Isso significa que ele vai ser simpatizante de banqueiros?
    Ser um cara extremamente bem sucedido na iniciativa privada é pecado, legal é viver de política a vida toda, nunca ter produzido NADA de relevante, e ainda ter botado os três filho para mamarem na teta. Esse é que é competente e "contra o sistema", lol.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #46112
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Tem que tomar cuidado com as Fake News também. Esse plano está muito estranho, tem até essa "CPMF" aí.
    Notícia da Reuters. É óbvio que vai ser negada porque ninguém vai dizer que vai aumentar imposto em campanha. Mas o Bolsonaro diz que vai zerar o déficit em um ano e fazer a transição para um sistema previdenciário de capitalização. De onde que vai sair o dinheiro pra isso?
    Eu acho a CPMF um dos impostos mais injustos que existem e não me lembro de ter visto um liberal defendê-la. Em uma das matérias o Paulo Guedes diz estar conversando com o Marcos Cintra e hoje encontrei esse trabalho do Marcos Cintra sobre CPMF, -> https://bibliotecadigital.fgv.br/dsp...0da%20CPMF.pdf portanto me parece que a informação procede mesmo.

    Quando tiver um tempo, dê uma lida. Tenho várias críticas, mas o trabalho toca em pontos bem interessantes sobre o sistema tributário.
    Valeu pelo link! Eu tinha visto o Cintra dando entrevista e confirmando que ele tava conversando com o Paulo Guedes sobre a questão do tributo único sobre movimentação financeira, e procurei material sobre o assunto, mas as discussões que eu vi eram bem superficiais.

    Eu acho que ele até tem alguns pontos interessantes, principalmente com relação à simplificação enorme que um imposto nesses moldes traria. O trabalho que dá pra calcular e pagar imposto no Brasil é surreal. A questão do combate à sonegação também é positiva, mas sou mais cético que ele quanto às possibilidades de sonegação - que ainda teriam o efeito colateral de informalizar a economia).

    Minha preocupação maior é com a questão da cumulatividade e da capacidade contributiva. Sobre a cumulatividade ele fala até um pouco mais, e a tese de que imposto cumulativo com alíquota menor é melhor do que um não cumulativo com alíquota é razoável. Mas eu ainda acho que faltar explorar muita coisa aí (e.g. como isso iria impactar diferentes setores da economia, as distorções que isso pode gerar, eventuais mecanismos de compensação).

    Sobre a questão da capacidade contributiva, acho que ele fala muito superficialmente e não me convenceu.

    Depois vou procurar os argumentos de quem é contrário a esse tipo de tributação.
    Sobre a cumulatividade também me pareceu um argumento razoável, mas também acho que deve-se explorar melhor os impactos disso e também achei que ficou faltando aprofundar mais na questão da capacidade contributiva, outros três pontos que ele não tocou e me preocupam:

    - Incentivo a evitar o sistema bancário e nesse caso não seria nem sonegação, visto que não poderia ser proibido por lei trabalhar apenas com dinheiro (principalmente comércio);

    - Concentração total de impostos através dos bancos. Eu tenho muito receio de sistemas muito centralizados, um problema nesse sistema geraria um impacto gigantesco nas contas públicas;

    - Consolidação de sistemas de pagamento alternativos. Imagina um cenário onde o Bitcoin (por exemplo) se consolide, a migração pra um sistema de pagamentos como esse criaria um rombo monstruoso nas contas públicas. Até a utilização de tecnologias como o Paypal poderia gerar o mesmo efeito.

    ps: Não sei se você notou que esse artigo é um pouco antigo pela entrevista que ele deu no valor ele manteria o ICMS por exemplo:

    https://www.valor.com.br/brasil/5867...n=Compartilhar
    Última edição por Taleb; 24-09-2018 às 12:12.
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #46113
    World Class
    Data de Ingresso
    08/04/08
    Posts
    12.784
    https://istoe.com.br/eleito-vou-libe...so-da-maconha/

    Olha o Meirelles, merecia mais votos nessa eleição...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #46114
    Expert
    Data de Ingresso
    26/03/10
    Posts
    3.148
    [QUOTE=Picinin;2286243][QUOTE=LuanM;2286199]
    Citação Postado originalmente por Bob&Wailers Ver Post
    Mais uma do candidato honesto, o cara que vai "salvar o Brasel da corrupiçaum"



    Citação Postado originalmente por tiagaosouza Ver Post
    Nepotismo por nepotismo, acho isso aqui MUUUUUITO mais grave:

    https://noticias.uol.com.br/politica...e-do-ceara.htm

    Cargo vitalício equiparado a desembargador.

    Ps: Se for falar que foi o irmão mas não ele nem posta
    Eu acho que não dá nem pra comparar. Primeiro porque ela é deputada e foi escolhida pela Câmara, não pelo governador, então não dá nem pra falar em nepotismo. Segundo porque o cara era funcionário fantasma, e isso equivale a puro e simples roubo de dinheiro público. A mulher efetivamente exerce o cargo.
    Não dá pra enquadrar no nepotismo tanto o caso do bolso quanto o dela, mas achar que não tem influencia do bolsonaro e dos ferreira gomes em ambos os casos é de uma ingenuidade ímpar. Ambos estão ocupando cargos que não deveriam estar.
    Quanto a exercer o cargo, me parece que alguém que tem toda base em pedagogia não tem condições alguma de exercer o cargo. Acabei achando sem querer outro caso recente: https://www.opovo.com.br/jornal/poli...do-tce-ce.html
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #46115
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    15/08/13
    Posts
    1.746
    Citação Postado originalmente por kako Ver Post
    https://istoe.com.br/eleito-vou-libe...so-da-maconha/

    Olha o Meirelles, merecia mais votos nessa eleição...
    Foda é votar no cara que "injetou" 45 milhões na própria campanha..
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #46116
    Table Captain
    Data de Ingresso
    27/04/10
    Posts
    790
    @Picinin eu não vou debater com vc por dois motivos: 1º pq vc é irredutível quando tem um ponto de vista, e, 2º e mais importante, é que sou seu fã, e durante os 08 anos de maisEv aprendi muito com vc, me tornando uma pessoa mais esclarecida em vários assuntos.

    Quanto ao Bolsonaro eu tenho meus motivos pessoais para votar nele, o que faço desde 89. Gosto do jeito verdadeiro dele, cara que não escolhe palavras para posar de bom moço, e em vários assuntos tipo armas, aborto, bandidagem, redução da maioridade, preso trabalhar pra se sustentar, escola só para estudar, e etc, eu penso mais ou menos igual.

    No mais, boa sorte nas suas escolhas e que, independente de quem ganhar, tenhamos um país melhor.

    Um abraço.
    R.Proto likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #46117
    Table Captain
    Data de Ingresso
    24/02/15
    Posts
    708
    Citação Postado originalmente por Marcus Martins Ver Post
    @Picinin eu não vou debater com vc por dois motivos: 1º pq vc é irredutível quando tem um ponto de vista, e, 2º e mais importante, é que sou seu fã, e durante os 08 anos de maisEv aprendi muito com vc, me tornando uma pessoa mais esclarecida em vários assuntos.

    Quanto ao Bolsonaro eu tenho meus motivos pessoais para votar nele, o que faço desde 89. Gosto do jeito verdadeiro dele, cara que não escolhe palavras para posar de bom moço, e em vários assuntos tipo armas, aborto, bandidagem, redução da maioridade, preso trabalhar pra se sustentar, escola só para estudar, e etc, eu penso mais ou menos igual.

    No mais, boa sorte nas suas escolhas e que, independente de quem ganhar, tenhamos um país melhor.

    Um abraço.
    Cara, exato, simples assim... vc tem seus motivos pra votar nele, ok, democracia é isso...

    O que tanto discutimos é que ngm admite isso, ficam inventando milhões de motivos nobres pra votar no cara sendo que vota no cara pq ele é contra o aborto e a liberação das drogas... Eu nunca vou tentar rebater alguém que fala que vota nele por causa das morais e do bom costume...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #46118
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post


    Sobre a cumulatividade também me pareceu um argumento razoável, mas também acho que deve-se explorar melhor os impactos disso e também achei que ficou faltando aprofundar mais na questão da capacidade contributiva, outros três pontos que ele não tocou e me preocupam:

    - Incentivo a evitar o sistema bancário e nesse caso não seria nem sonegação, visto que não poderia ser proibido por lei trabalhar apenas com dinheiro (principalmente comércio);

    - Concentração total de impostos através dos bancos. Eu tenho muito receio de sistemas muito centralizados, um problema nesse sistema geraria um impacto gigantesco nas contas públicas;

    - Consolidação de sistemas de pagamento alternativos. Imagina um cenário onde o Bitcoin (por exemplo) se consolide, a migração pra um sistema de pagamentos como esse criaria um rombo monstruoso nas contas públicas. Até a utilização de tecnologias como o Paypal poderia gerar o mesmo efeito.

    ps: Não sei se você notou que esse artigo é um pouco antigo pela entrevista que ele deu no valor ele manteria o ICMS por exemplo:

    https://www.valor.com.br/brasil/5867...n=Compartilhar
    Eu vi que o artigo é da época em que a CPMF ainda existia.

    Essa questão da concentração no sistema bancário não tinha me ocorrido.

    Sobre a questão da consolidação de outros meios de pagamentos, é o que eu quis dizer quando falei em tornar a economia mais informal. Nós estamos na era da economia compartilhada, dos apps. Existem inúmeras possibilidades de se evitar o sistema bancário, e eu não vejo porque as pessoas não o fariam. Eu consigo imaginar diversas outras possibilidades além de paypal e criptomoeda para evitar o sistema bancário (e ótimas oportunidades pra ficar podre de rico, hahaha).

    Ele até fala [I]en passant[I] que a CPMF não gerou esse tipo de problema como esperavam, mas não me convenceu. Primeiro porque ele não corrobora a afirmativa com dados, segundo que o fato de isso não ter acontecido antes, não significa que não ocorrerá agora. Primeiro porque agora o impacto financeiro seria bem maior, segundo porque a tecnologia hoje facilita demais.
    Taleb likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #46119
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post


    Sobre a cumulatividade também me pareceu um argumento razoável, mas também acho que deve-se explorar melhor os impactos disso e também achei que ficou faltando aprofundar mais na questão da capacidade contributiva, outros três pontos que ele não tocou e me preocupam:

    - Incentivo a evitar o sistema bancário e nesse caso não seria nem sonegação, visto que não poderia ser proibido por lei trabalhar apenas com dinheiro (principalmente comércio);

    - Concentração total de impostos através dos bancos. Eu tenho muito receio de sistemas muito centralizados, um problema nesse sistema geraria um impacto gigantesco nas contas públicas;

    - Consolidação de sistemas de pagamento alternativos. Imagina um cenário onde o Bitcoin (por exemplo) se consolide, a migração pra um sistema de pagamentos como esse criaria um rombo monstruoso nas contas públicas. Até a utilização de tecnologias como o Paypal poderia gerar o mesmo efeito.

    ps: Não sei se você notou que esse artigo é um pouco antigo pela entrevista que ele deu no valor ele manteria o ICMS por exemplo:

    https://www.valor.com.br/brasil/5867...n=Compartilhar
    Eu vi que o artigo é da época em que a CPMF ainda existia.

    Essa questão da concentração no sistema bancário não tinha me ocorrido.

    Sobre a questão da consolidação de outros meios de pagamentos, é o que eu quis dizer quando falei em tornar a economia mais informal. Nós estamos na era da economia compartilhada, dos apps. Existem inúmeras possibilidades de se evitar o sistema bancário, e eu não vejo porque as pessoas não o fariam. Eu consigo imaginar diversas outras possibilidades além de paypal e criptomoeda para evitar o sistema bancário (e ótimas oportunidades pra ficar podre de rico, hahaha).
    Concordo 100%

    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Ele até fala [I]en passant[I] que a CPMF não gerou esse tipo de problema como esperavam, mas não me convenceu. Primeiro porque ele não corrobora a afirmativa com dados, segundo que o fato de isso não ter acontecido antes, não significa que não ocorrerá agora. Primeiro porque agora o impacto financeiro seria bem maior, segundo porque a tecnologia hoje facilita demais.
    Concordo e ainda tem o fato de que a alíquota da CPMF era de 0,38% e nesse novo modelo - a depender da fonte - será no mínimo o triplo.

    Também vejo um risco MUITO grande em se implementar um sistema tributário que nunca foi implementado em nenhum lugar do mundo. Nada contra ser pioneiro, mas se já temos modelos bem superiores ao nosso funcionando em outros lugares acho que - nesse momento - seria prudente segui-los.
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #46120
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    [QUOTE=tiagaosouza;2286247][QUOTE=Picinin;2286243]
    Citação Postado originalmente por LuanM Ver Post
    Citação Postado originalmente por Bob&Wailers Ver Post
    Mais uma do candidato honesto, o cara que vai "salvar o Brasel da corrupiçaum"



    Citação Postado originalmente por tiagaosouza Ver Post
    Nepotismo por nepotismo, acho isso aqui MUUUUUITO mais grave:

    https://noticias.uol.com.br/politica...e-do-ceara.htm

    Cargo vitalício equiparado a desembargador.

    Ps: Se for falar que foi o irmão mas não ele nem posta
    Eu acho que não dá nem pra comparar. Primeiro porque ela é deputada e foi escolhida pela Câmara, não pelo governador, então não dá nem pra falar em nepotismo. Segundo porque o cara era funcionário fantasma, e isso equivale a puro e simples roubo de dinheiro público. A mulher efetivamente exerce o cargo.
    Não dá pra enquadrar no nepotismo tanto o caso do bolso quanto o dela, mas achar que não tem influencia do bolsonaro e dos ferreira gomes em ambos os casos é de uma ingenuidade ímpar. Ambos estão ocupando cargos que não deveriam estar.
    Quanto a exercer o cargo, me parece que alguém que tem toda base em pedagogia não tem condições alguma de exercer o cargo. Acabei achando sem querer outro caso recente: https://www.opovo.com.br/jornal/poli...do-tce-ce.html
    Eu não tô falando apenas legalmente, tô falando conceitualmente. IMO, você tá ampliando absurdamente o conceito. Parente de autoridade não está impedido de assumir cargo público, o que não pode é ele entrar lá apenas porque é parente de autoridade. Por isso se aplica apenas a cargos ou funções em comissão (ou seja, que são nomeados por uma autoridade).

    Se o filho do presidente faz um concurso e é aprovado, não tem nada de errado. Se um parente de político é eleito, também não tem nada de errado. O problema é quando ele é indicado por uma autoridade da mesma pessoas jurídica, ainda de que forma cruzada.

    O caso do irmão do Bolsonaro tem toda a cara de nepotismo cruzado e é um caso óbvio de funcionário fantasma. É um caso de cargo de livre nomeação, de confiança, em que um parente de político é nomeado e não aparece pra trabalhar.

    O da ex-mulher do Ciro é completamente diferente. Ela era política, foi vereadora, deputada estadual, e senadora, e posteriormente foi indicada pela Assembleia - e não pelo Ciro ou o Cid - para um cargo que não é comissionado. É extremamente comum as assembleias colocarem políticos nas vagas dos TCEs. Não vejo de forma alguma como essa indicação se enquadre como nepotismo.

    Essa outra notícia aí eu nem entendi, esse cara é parente de quem? Na própria notícia, falam que ele é reconhecidamente um técnico.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados