Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 4508

Lista de Usuários Marcados

Página 4508 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 35084008440844584498450645074508450945104518455846085008 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 45.071 a 45.080 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #45071
    Table Captain Avatar de Mooita
    Data de Ingresso
    10/09/12
    Localização
    Floripa
    Posts
    937
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #45072
    World Class
    Data de Ingresso
    08/04/08
    Posts
    12.784
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por kako Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @kako

    quando ele fala em teto da dívida, a única coisa que eu consigo vislumbrar é só pagar até um limite - aka calote.

    A PEC dos gastos tem um efeito mais psicológico do que tudo. Pro investidor, dá uma segurança de que a situação fiscal não vai se degringolar, e ainda faz uma pressão para que a previdência seja reformada.
    Mas e o fato de os EUA ter teto da divida, é verdade? E acho que ninguem pensa que eles vão calotear alguem...

    Esse efeito psicologico é relativo visto que mesmo com a PEC a previdencia não foi aprovada esse ano, e o Brasil é hj um país menos seguro(de acordo com as agencias) do que anos atras quando não tinha a PEC, fora que acaba sendo uma medida impopular e de facil critica, e obvio que é importante ter mecanismos de controle pra que o governo não gaste mais do que arrecada, mas essa PEC de 20 anos não existe em nenhum outro lugar do mundo, e foi aprovada de uma maneira bem ruim, acho que é importante que ela seja primeiro explicada pra população pra depois aprova-la...
    O teto da dívida lá serve exatamente para limitar os gastos do governo.

    Pela forma que foi colocado no post, a impressão que me deu é que o cara é contra limitar os gastos, mas não quer que a dívida aumente. Aí só sobra uma opção.

    A previdência não foi reformada porque, depois do escândalo da JBS, o governo perdeu MUITA força e até hoje se arrasta. Mas hoje a reforma da previdência é vista como inevitável por todos os candidatos sérios. Até o Ciro, que tá com um discursozinho econômico digno do PT dos anos 90, não nega a necessidade da reforma da previdência. E certamente vai fazê-la se for eleito.

    Quais são suas criticas em relação ao discurso economico do Ciro? eu conheço muito pouco de economia, e nesses programas de entrevista nunca tem uma replica aquilo que ele porpoe, então fica dificil de entender quais os pontos mais frageis e etc...

    Em quem vc votaria hj?
    santiago, Preacher and Mooita like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #45073
    World Class
    Data de Ingresso
    08/04/08
    Posts
    12.784
    É por que eu estou dizendo que, nesse país, 26% da dívida pública está vencendo em quatro dias clandestinamente e isso não é nada austero, isso é corrupção. BBC News Brasil - O senhor se refere às operações compromissadas do BC? ... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica...mpid=copiaecola
    Isso que o Ciro fala é verdade ou mentira?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #45074
    Professional
    Data de Ingresso
    31/10/17
    Posts
    397
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por kako Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @kako

    quando ele fala em teto da dívida, a única coisa que eu consigo vislumbrar é só pagar até um limite - aka calote.

    A PEC dos gastos tem um efeito mais psicológico do que tudo. Pro investidor, dá uma segurança de que a situação fiscal não vai se degringolar, e ainda faz uma pressão para que a previdência seja reformada.
    Mas e o fato de os EUA ter teto da divida, é verdade? E acho que ninguem pensa que eles vão calotear alguem...

    Esse efeito psicologico é relativo visto que mesmo com a PEC a previdencia não foi aprovada esse ano, e o Brasil é hj um país menos seguro(de acordo com as agencias) do que anos atras quando não tinha a PEC, fora que acaba sendo uma medida impopular e de facil critica, e obvio que é importante ter mecanismos de controle pra que o governo não gaste mais do que arrecada, mas essa PEC de 20 anos não existe em nenhum outro lugar do mundo, e foi aprovada de uma maneira bem ruim, acho que é importante que ela seja primeiro explicada pra população pra depois aprova-la...
    O teto da dívida lá serve exatamente para limitar os gastos do governo.

    Pela forma que foi colocado no post, a impressão que me deu é que o cara é contra limitar os gastos, mas não quer que a dívida aumente. Aí só sobra uma opção.

    A previdência não foi reformada porque, depois do escândalo da JBS, o governo perdeu MUITA força e até hoje se arrasta. Mas hoje a reforma da previdência é vista como inevitável por todos os candidatos sérios. Até o Ciro, que tá com um discursozinho econômico digno do PT dos anos 90, não nega a necessidade da reforma da previdência. E certamente vai fazê-la se for eleito.
    Só sobra uma opção? Calote? rsrs Só numa mente muito limitada. E se o país começar a se desenvolver, o PIB aumentar, a arrecadação do governo aumentar? Ou se a arrecadação do governo for mais eficiente, cobrando de setores que escapavam de impostos, e talvez reduzindo a cargas sobre outros, incentivando a produção? E se os juros forem renegociados ou o prazo da dívida estendido? E se for feita uma auditoria da dívida e se verificar que existem irregularidades?

    E principalmente, ele fala em não limitar gastos com setores estratégicos, que vão comprometer a retomada do crescimento. Há um tempo atrás ele dava um exemplo do tipo: se vc tem uma estrada toda esburacada, e precisa dela pra fazer o transporte de carga, vc tem sim que arrumar recursos pra consertar a estrada, nem que tenha que aumentar a dívida, pq o que vc não pode é destruir a sua frota e comprometer todo a logística do país por causa de estradas esburacadas! É o tipo de economia burra (burríssima eu diria) que vc economiza uma micharia agora, mas que vai lhe custar muito mais caro logo a frente.

    Então, quando vejo medidas desse tipo "congelar gastos X por 20 anos", só consigo pensar: estupidez, estupidez, estupidez... e depois covardia, covardia, covardia. Ou então eles tem uma bola de cristal, pra saber quais serão as necessidades do país durante os próximos 20 anos e já tem tudo planejado rsrs. Só pode apoiar esse tipo de medida quem na verdade tem o pensamento do tipo: pra mim tá bom, e se garantirem que nada vai mudar muito nos próximos 20 anos, ótimo! Indivíduos querendo vestir o manto da austeridade e da responsabilidade, quando na verdade são uns reacionários, cuja principal preocupação é manter o status quo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #45075
    Professional
    Data de Ingresso
    31/10/17
    Posts
    397
    Citação Postado originalmente por gekinganger Ver Post
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Ciro diz... "Metade do orçamento brasileiro é para pagar dívida!"
    E ai me aparece o escrevedor dizendo:
    "O gasto primário (isto é, sem juros) do governo federal atingiu R$ 1,34 trilhão nos 12 meses até abril, enquanto o gasto com juros chegou a R$ 380 bilhões no mesmo período.

    O truque é somar aos gastos de verdade (1,34 + 0,38 = 1,72 trilhão) as amortizações, o que dá um total de R$ 2,6 trilhões. Aí consideram-se o pagamento de juros e as amortizações (R$ 1,3 trilhão) como “gasto
    financeiro” e temos uma cascata com aparência de verdade, embora seja, à luz do exemplo acima, tão falsa quanto somar o valor do apartamento devolvido como parte das despesas da família."

    Gasto é gasto, não importa se está "devolvendo" ou algo do tipo. É um dinheiro que sai do orçamento do mesmo jeito. É um gasto alto que precisa ser contido e isso é um fato. E se conseguir reduzir esse 1/5 ligado puramente aos juros já é um bom avanço.
    Como já defendi aqui várias vezes, ninguém pode culpar político algum por, num discurso rápido, adotar a interpretação mais favorável às suas propostas (pq ele tem que chamar a atenção da população). E nesse artigo vemos que, mesmo com a interpretação mais contrária/desfavorável possível, o autor ainda conclui que 1/5 de todo o gasto do governo é com juros. E 1/5 é dinheiro pra caralho!!! O que as pessoas esquecem é que o orçamento do governo é extremamente engessado, só pra manter a situação atual (funcionários sendo pagos, órgãos públicos/escolas/hospitais funcionando) o governo gasta 90-95% do seu orçamento. Sobra uns 5% de margem de manobra, pra tentar investir um pouquinho aqui ou ali... e se gasta 20% com juros? Se conseguir reduzir de 20% pra 15% já sobrariam mais 5% e a capacidade de investimento dobraria, o que seria claramente perceptível em alguns anos.
    gekinganger likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #45076
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Ciro não cansa de dizer que a iniciativa privada é a melhor forma de organização para alocação de recursos.
    Ele repete até hoje que as hidrelétricas são a melhor forma de geração de energia disponível no Brasil.
    Semana passada ele foi num encontro corporativista sobre biocombustíveis e disse, em alto e bom som, que o petróleo é a alternativa mais viável desde agora até os próximos 30 anos.



    Qual político brasileiro tem o conhecimento minimamente técnico/conceitual sobre economia, negócios, infraestrutura, logística ... abarcando campos sobre segurança, defesa militar, saúde, educação, tecnologia, agricultura, turismo, indústria, comércio ... citando números relacionados ao orçamento, questões burocráticas, de direito, estudos de casos do Oiapoque ao Chuí ... comparando com experiências na Ásia ou Europa ... falando contra a extrema direita (e seu sectarismo tradicionalista que compõe a maior parte da nossa população), contra a direita liberal (que venceu o debate sobre economia), contra os ambientalistas difusos que não conseguem ponderar nossas necessidades reais e urgentes, contra a esquerda hegemonista do PTismo, contra o sectarismo juvenil e irresponsável da extrema esquerda?

    Não sei se votarei no Ciro, mas torço bastante pra que ele consiga chegar num segundo turno contra alguém como o Alckmin ou o Henrique Meirelles.
    Seria nossa última possibilidade redentora!

    Por quê você acha o discurso do Ciro semelhante ao do PT dos anos 90 @Picinin ?
    santiago likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #45077
    Chip Leader Avatar de NECO_LOCO
    Data de Ingresso
    28/02/08
    Posts
    1.286
    Citação Postado originalmente por VitorT Ver Post
    Citação Postado originalmente por NECO_LOCO Ver Post
    Como eu já falei aqui antes, ele não é perfeito, mas até agora, na minha opinião é o que tem uma melhor leitura da realidade.
    Aqui vc tocou num ponto importante, acho que o Bolsonaro é o candidato que tem a melhor leitura da realidade PARALELA em que muitas pessoas atualmente vivem.

    Vc admite que o Bolsonaro é "burro pra caralho pra se expressar", não entende nada de economia, etc... O que o qualifica pra ser presidente (ainda estou esperando aquela listinha das realizações políticas dele em seus quase 30 anos de carreira)? Aparentemente apenas o fato dele ser conectado com a sua tal realidade PARALELA... aí não tem discussão, é caso clínico.
    Eu nem ia te responder, pois isso é uma questão básica, se você não consegue realizar uma pesquisa ridícula dessas, realmente não vou perder tempo debatendo. Então vai meu ultimo post direcionado a patetas como você.

    Amigo o que você entende de economia? Travou um embate ridículo com o Peba, a respeito do PIB do Temer, ele defendendo a aritmética básica e você uma conta bizarra do PIB, simplesmente por não conhecerem um conceito básico desse indicador que é a aceleração ou desaceleração do crescimento ou retração......

    Então eu me pergunto como você pode afirmar que alguém conhece ou não alguma coisa, se você não tem a mínima ideia sobre esse mesmo assunto?

    Voltando aos projetos do Bolsonaro, vai um resuminho:

    Foram 171 no total, dentre eles:

    Projetos de lei
    de Lei complementar
    Emendas a Constituição
    Decreto legislativo

    O principal na minha opinião foi a lei do voto impresso, que infelizmente o STF derrubou sem nenhum argumento jurídico concreto, por que será?

    Isso sem contar os votos contrários a inúmeros projetos bizarros da esquerda em geral, como exemplo o kit gay nas escolas.

    Já o mandato de Deputado do nosso grande político Ciro Gomes, terminou os quatro anos no congresso sem apresentar nenhuma proposta lei ou proposta a emenda constitucional e figurou entro os quatro deputados com mais faltas.

    No seu mundo o Bolsonaro não apresentou nada, algo que está bem longe dos fatos né? E sou eu que estou na realidade PARALELA.......
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #45078
    Chip Leader Avatar de NECO_LOCO
    Data de Ingresso
    28/02/08
    Posts
    1.286
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por NECO_LOCO Ver Post
    Cara, esse assunto já vem sendo debatido a vários anos, qual a conexão que você viu com a campanha do Ciro? Você está sugerido que esse tema está sendo abordado por alguém que não é de esquerda devido a campanha dele? É isso mesmo? O que nos devemos ao Ciro?
    Exagerei mesmo.
    Não se deve ao Ciro o fato do Samuel (e somente ele, como economista liberal) está agora discutindo isso na mídia.
    Talvez seria melhor dizer: graças ao Ciro, um político psdbista candidato a presidente, como o Alckmin, agora fala em taxar mais os mais ricos. Não me lembro de nenhum outro político de direita fazendo isso.
    Esse é o melhor debate que enfim está começando a acontecer em campanha eleitoral graças ao Ciro, pois somente ele conseguiu colocar essa questão em termos minimamente sólidos, sem aparente ônus para a sustentabilidade econômica do país.
    Era por isso que a extrema esquerda nunca foi levada a sério. Eles são tagarelas irresponsáveis.

    Agora sobre essa discussão em relação a taxação de heranças e dividendos com a participação construtiva por parte de economistas liberais na mídia, eu nunca vi.
    Talvez ela realmente tenha começado há alguns anos por economistas ortodoxos na Academia, mas na mídia eu nunca vi.
    No máximo eles falam em reformas microeconômicas para diminuir burocracia e aumentar competitividade.
    Não sei como você chegou a conclusão que o Samuel é um economista com ideias liberais, qualquer economista com viés liberal, vai ser avesso a estado maior, e consequentemente contrário a aumento de carga tributária, ainda mais em lucros e dividendos.

    Só para correção o Alckmin está muito longe de ser um político de direita, não vou me estender novamente nesse assunto, procure saber o significado de Social Democrata que já vai ser um bom começo.

    Voltando a economia e a proposta do Ciro:

    Taxar grandes fortunas é um erro grotesco, vide o que aconteceu na França.

    Taxar herança, até é discutível, porém tem um impacto muito baixo na arrecadação, uma vez que o imposto é recolhido em prazos muito longos, mas até seria uma medida justa, porém pouco efetiva.

    O Grande erro vem em taxar lucros e dividendos, essa medida acaba de jogar a pá de cal sobre nossas cabeças, segue a razão:

    A única coisa que faz uma economia prosperar de fato é a criação de novos empregos e geração de riqueza, não adianta o governo criar empregos em serviços por exemplo e não gerar riqueza que a conta não vai fechar.

    A maior fonte de geração de empregos em qualquer economia saudável, vem das micro e pequenas empresas. No Brasil, não me recordo exatamente, mas está por volta de 14 a 15 milhões o número de CNPJs inadimplentes. Algo assustador.

    A economia do Brasil nunca decola de fato, pois é quase impossível empreender aqui:

    Carga tributária extremamente elevada com tributação complexa, alta burocracia, legislação inadequada, falta total de infraestrutura, alto custo de energia, risco de altos passivos trabalhistas, mão de obra desqualificada, custo do capital, falta de segurança, sistema corrompível, oligopólios, etc......

    Hoje qualquer pessoa que pensa em empreender, se sentar para fazer um planejamento vai constatar que a conta não fecha, é praticamente inviável exercer tal atividade em nosso país.

    Você pode argumentar que a maioria dos países desenvolvidos faz a tributação sobre lucros e dividendos, eu te pergunto, como é ser um empreendedor nesses países? Obviamente bem diferente daqui, é uma outra realidade.

    Percebe que esse discurso tem muito mais um caráter eleitoral, no sentido de taxar os ricos, do que potencial para trazer resultados. O efeito seria o inverso.

    Para de fato evoluir no campo econômico, precisamos de sérias reformas estruturais e não só medidas econômicas como o banco central vem adotando. Precisamos criar condições atrativas para as pessoas empreenderem e não piorar ainda mais as coisas como nosso nobre candidato está propondo. O Brasil não aguenta mais aumento de carga tributária, o percentual de arrecadação do PIB já passou faz muito tempo do ponto ideal, temos que reduzir gastos, enxugando o tamanho do estado.

    Quando falo que o Bolsonaro apresenta uma melhor leitura do realidade é justamente nessa direção que ele aponta.

    Vocês falam em não fazer mais do mesmo, mas é justamente isso que o Ciro está propondo com mais carga tributária.
    Última edição por NECO_LOCO; 14-06-2018 às 10:53.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #45079
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por kako Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por kako Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @kako

    quando ele fala em teto da dívida, a única coisa que eu consigo vislumbrar é só pagar até um limite - aka calote.

    A PEC dos gastos tem um efeito mais psicológico do que tudo. Pro investidor, dá uma segurança de que a situação fiscal não vai se degringolar, e ainda faz uma pressão para que a previdência seja reformada.
    Mas e o fato de os EUA ter teto da divida, é verdade? E acho que ninguem pensa que eles vão calotear alguem...

    Esse efeito psicologico é relativo visto que mesmo com a PEC a previdencia não foi aprovada esse ano, e o Brasil é hj um país menos seguro(de acordo com as agencias) do que anos atras quando não tinha a PEC, fora que acaba sendo uma medida impopular e de facil critica, e obvio que é importante ter mecanismos de controle pra que o governo não gaste mais do que arrecada, mas essa PEC de 20 anos não existe em nenhum outro lugar do mundo, e foi aprovada de uma maneira bem ruim, acho que é importante que ela seja primeiro explicada pra população pra depois aprova-la...
    O teto da dívida lá serve exatamente para limitar os gastos do governo.

    Pela forma que foi colocado no post, a impressão que me deu é que o cara é contra limitar os gastos, mas não quer que a dívida aumente. Aí só sobra uma opção.

    A previdência não foi reformada porque, depois do escândalo da JBS, o governo perdeu MUITA força e até hoje se arrasta. Mas hoje a reforma da previdência é vista como inevitável por todos os candidatos sérios. Até o Ciro, que tá com um discursozinho econômico digno do PT dos anos 90, não nega a necessidade da reforma da previdência. E certamente vai fazê-la se for eleito.

    Quais são suas criticas em relação ao discurso economico do Ciro? eu conheço muito pouco de economia, e nesses programas de entrevista nunca tem uma replica aquilo que ele porpoe, então fica dificil de entender quais os pontos mais frageis e etc...

    Em quem vc votaria hj?
    Não tenho candidato ainda. Não descarto sequer votar no Ciro, porque, IMO, esse discurso é eleitoreiro, pra pescar os 30% de eleitores fieis do PT. Se eleito, a prática vai ser muito diferente da retórica. Ele, inclusive, já tá fazendo vários acenos ao "mercado.

    @Spinoza e kako

    Minha crítica principal é que o discurso dele é populista e anacrônico. Entra no site dele e vai ver que sua tática é bater no Temer e tudo que ele fez, mesmo as coisas certas. E com argumentos mentirosos que a esquerda adora, tipo que o teto vai sucatear educação e saúde (o que é obviamente falso, já que a própria Constituição determina percentuais mínimos do orçamento que deverão ser investidos nessas áreas).

    De resto, ele bate constantemente na tecla de que tem que reduzir o dinheiro gasto com juros da dívida, sem explicar como funciona a dívida pública e como ele faria pra reduzir esses juros, pra pegar incautos como o @VitorT, que não têm a menor ideia de como funciona a dívida pública.

    Pra quem acha que o governo vai ao banco e pede dinheiro, esse discurso é sedutor, porque parece que um bom negociador conseguiria reduzir os juros do empréstimo já tomado. Só que a dívida pública é composta quase que exclusivamente pelos títulos públicos. Ou seja, o governo fala: quem comprar um título agora vai receber daqui a X anos o dinheiro que me emprestou, mais os juros da taxa SELIC. Então, se quiser reduzir os juros que o Brasil paga, tem que diminuir a taxa SELIC. E o Temer conseguiu fazer com que ela caísse de uns 14% no final do governo Dilma pra 6,5% atualmente. E conseguiu como? Tomando medidas que mostrem pros compradores - que, como eu disse aqui, não são apenas banqueiros estrangeiros de cartola e charuto; os fundos de previdência como PETROS e PREVI são os maiores credores - que o governo é um bom pagador, que não vai quebrar. Só que a redução de juros hoje não vai fazer efeito imediato, porque hoje estamos pagando os títulos de 4, 5, 10, 20 anos atrás. Os que a gente tá emitindo hoje a 6,5% só vão ser pagos daqui a 4, 5 anos ou mais, então só aí é que vamos ver a redução do peso dos juros nas contas públicas

    Se o governo aceita as sugestões de mentes não limitadas, como a do @VitorT, e resolve que quem comprou Tesouro Direto com vencimento pra 2019 não vai receber os juros acordados, ninguém mais vai comprar TD. O mercado, desconfiado do Estado "caloteiro", vai exigir juros muito maiores para emprestar dinheiro ao Brasil, se emprestar, afinal, o risco de tomar um calote de quem já deu calote antes, é muito maior do que o risco de emprestar para um bom pagador.

    Outro exemplo de populismo, é falar que não há déficit da previdência porque o dinheiro das contribuições é desviado pelas DRU's. Se tira o dinheiro das DRU's do orçamento geral e leva pra seguridade social, cobre o rombo da previdência,mas abre um rombo gigantesco no orçamento geral. É o famoso dilema do cobertor curto, o Ciro tá sugerindo que pra, esquentar o pé, é só puxar o cobertor pra baixo. Sem considerar que aí vai descobrir o peito e que o problema só muda de lugar.
    Preacher, RRetired, Cão and 8 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #45080
    Table Captain Avatar de Mooita
    Data de Ingresso
    10/09/12
    Localização
    Floripa
    Posts
    937
    Chamou o cara de pateta e fez um resumo dos 171 projetos do bolsonaro citando kit gay? KIT GAY? HAHA
    Cara boa sorte ai, você merece teu candidato mesmo!
    santiago likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados