"@
ex-reidacacheta eu vi o vídeo, 18min de suposições, blablabla e só 2min de conteúdo, brabo hein, mas bora lá
bueno, pra já o cara parece não entender como funcionará a checagem de notícias, pq segundo ele, "meia dúzia de esquerdistas escolhendo quem pode e quem não pode falar, quem pode e quem não pode emitir opinião, publicar artigo, enfim"
todo mundo poderá continuar falando abobrinha, postando opinião, artigo, notícia, manda msg no messenger com link de notícia, textos... Porém, quando alguma notícia for denunciada como falsa o fb encaminhará pra as agências de checagem pra confirmar os fatos ali apontados, se forem ok, nada acontece, se for fake news, a postagem terá o feed orgânico reduzido e o patrocínio bloqueado
o que isso quer dizer? Quer dizer que ela cairá na sua lista de "prioridades" da timeline, se foi a página do bolinha que postou a notícia sobre o fhc ser um astronauta da nasa, a agência fará o
check e dirá que é fake news, mostrando como ela chegou lá através de outras notícias e dados... O que vai rolar é que pra vc ter acesso a essa notícia terá que ir na página do bolinha, ela deixará de aparecer na sua timeline organicamente - por exemplo, quando um amigo seu põe like numa foto, uma amiga sua comenta um post ou um primo inicia uma amizade com outra pessoa no fb e tudo isso aparece pra vc na sua timeline
o bolinha será notificado pelo fb que a postagem dele foi reconhecida como notícia falsa, mas não vai deletar nada, a decisão é toda do bolinha (inclusive de informar ou não o público dele sobre aquilo)
o bolinha continuará com o direito de mentir sobre o fhc ser astronauta, mas a relevância orgânica dessa postagem em si vai ficar capada
sobre patrocinado, é possível pagar para o facebook exibir pra mais pessoas o seu conteúdo - inclusive direcionando o tipo de pessoas que vc prefere, nesse caso a notícia do fhc astronauta não poderá receber esse tipo de impulso financeiro
pensando no ponto de vista prático, essa ação evitaria efeitos como o caso da escola base, quando a mentira já foi tão espalhada que a verdade chega tarde demais pra evitar ou remediar a situação causada pela mentira
imagina por exemplo que o partido azul cria uma notícia em que a maria josé é acusada de traficar crianças, aí ele vai lá e patrocina o post pra alcançar 2 milhões de pessoas, organicamente isso vai atingir pelo menos mais umas 200mil sem viralizar, se viralizar a tendência é no mínimo aumentar 10x o alcance, a maria josé não consegue combater a notícia falsa pq ela não tem o mesmo dinheiro disponível pra patrocinar uma notícia que desminta a fake, ela fica com o filme queimado, perde a eleição de lavada e só uns dias depois sai uma notícia mostrando que era fake news... A manchete na capa do portal vira uma ratificação na página 3 (quando muito né, vide o caso acima do mbl)
e o lance das notícias/textos é só uma ampliação do que o fb já faz com fotos e vídeos, se vc reparar quando abre o fb e ele carrega fotos tem uma descrição escondida tipo "homem, barba, montanhas, carro" - o fb tem um algoritmo pra detectar o que tá na foto e sempre que algo não apropriado para o site como nudez ou terrorismo tá num conteúdo desses detectado pelo algoritmo ou denunciado por usuários uma empresa terceirizada faz a checagem
ou seja, tirando a enrolação do começo do vídeo e a groselha no fim comparando com eletropaulo não sobra muita coisa pra conversar, mas agora que eu vi o vídeo e falei tudo isso, qual era o seu ponto ao postar ele? Só pra "responder" a pergunta do picinin sobre de que agência seria o sakamoto?"