Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 4028

Lista de Usuários Marcados

Página 4028 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 302835283928397840184026402740284029403040384078412845285028 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 40.271 a 40.280 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #40271
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @RRetired

    não tenho nenhuma solução pra isso. Cultura de um povo não se muda de uma hora pra outra, nem por meio de uma medida só.

    No campo político tem uma série de pequenas medidas que podem ajudar, como reduzir custos de campanhas políticas ou reduzir os privilégios de agentes públicos (não só os políticos, qualquer pessoa no exercício de uma função pública). E não só privilégios econômicos, como o Eduts citou, mas de todos os tipos (reduzir a estabilidade de servidores, diminuir prerrogativas de autoridades em geral).

    No campo social, é ser mais intolerante com pequenos desvios de condutas cometidos no dia a dia, dos outros e de si próprio. Muitas vezes, a reprovação social pode ser um fator de prevenção mais importante do que a lei.
    @SketchDraft

    não sei se entendi direito seu post, mas se for o que eu tô pensando, eu discordo totalmente. Eu não vejo diferença moral nenhuma de político pro brasileiro médio. É um povo que sai na rua e se comporta sem a menor preocupação se está incomodando ou prejudicando alguém. É um povo que não hesita em pedir ou tentar tomar vantagem indevida sempre que pode.

    E não tem nada de transferir responsabilidades, a responsabilidade é proporcional ao poder que cada um tem. O Zé das Couves que pára na fila dupla, que corta pelo acostamento, ou que faz um gato de TV a cabo é responsável por essas condutas, não pela corrupção da Odebrecht. Mas eu não tenho a menor dúvida que ele aceitaria cargo em comissão pra fazer campanha de vereador pro vizinho, que aceitaria pagar uma bola pro guarda de trânsito, e aceitaria verba de propina se fosse ele o eleito.

    E acho que é muito cômodo achar que político é alienígena, e que a sociedade se divide moralmente em duas classes: políticos e cidadão comum.
    Acho que essa análise acaba sendo um pouco superficial e de certa forma acaba sendo conivente com certos comportamentos. Eu não acho que esse elemento cultural é por si só a causa desses males e nem que todos indivíduos da sociedade que cometem "pequenos delitos" teriam o mesmo comportamento dos atuais políticos (que são praticamente os mesmos em décadas). Já foi dito em algum post anterior que boa parte da sociedade reage a incentivos e vejo aí talvez um elemento que sirva de propulsor para esse tipo de comportamento. Não estou me limitando aqui a falar de impunidade mas de toda forma burocrática organizacional da nossa sociedade.

    Como sei que você gosta desse tipo de assunto, quando tiver um tempo leia Why Nations Fail do Acemoglu que aborda um pouco as características de sociedades que conseguiram se desenvolver.
    caioct, Picinin, rafaelmb and 3 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #40272
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    @Cezar Teixeira

    é muito superficial. Mas era apenas uma resposta ao post em que o RRetired fala em intervenção militar, o que eu entendi como uma sugestão de que os militares seriam uma reserva moral. Eu só quis dizer que não existe reserva moral.

    E quando eu falo em cultura, é muito mais amplo do que esses pequenos hábitos. Tem a ver com a cultura de apropriação do público pelo privado, com a tendência latina a achar que é moralmente justificável tratar os próximos de forma diferente do que um anônimo, dentre outras coisas.

    BTW, a recomendação é muito boa, mas também é bem mais ampla do que essa discussão sobre corrupção.
    santiago, Taleb and rafaelmb like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #40273
    Expert
    Data de Ingresso
    26/03/10
    Posts
    3.148
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @RRetired

    não tenho nenhuma solução pra isso. Cultura de um povo não se muda de uma hora pra outra, nem por meio de uma medida só.

    No campo político tem uma série de pequenas medidas que podem ajudar, como reduzir custos de campanhas políticas ou reduzir os privilégios de agentes públicos (não só os políticos, qualquer pessoa no exercício de uma função pública). E não só privilégios econômicos, como o Eduts citou, mas de todos os tipos (reduzir a estabilidade de servidores, diminuir prerrogativas de autoridades em geral).

    No campo social, é ser mais intolerante com pequenos desvios de condutas cometidos no dia a dia, dos outros e de si próprio. Muitas vezes, a reprovação social pode ser um fator de prevenção mais importante do que a lei.
    @SketchDraft

    não sei se entendi direito seu post, mas se for o que eu tô pensando, eu discordo totalmente. Eu não vejo diferença moral nenhuma de político pro brasileiro médio. É um povo que sai na rua e se comporta sem a menor preocupação se está incomodando ou prejudicando alguém. É um povo que não hesita em pedir ou tentar tomar vantagem indevida sempre que pode.

    E não tem nada de transferir responsabilidades, a responsabilidade é proporcional ao poder que cada um tem. O Zé das Couves que pára na fila dupla, que corta pelo acostamento, ou que faz um gato de TV a cabo é responsável por essas condutas, não pela corrupção da Odebrecht. Mas eu não tenho a menor dúvida que ele aceitaria cargo em comissão pra fazer campanha de vereador pro vizinho, que aceitaria pagar uma bola pro guarda de trânsito, e aceitaria verba de propina se fosse ele o eleito.

    E acho que é muito cômodo achar que político é alienígena, e que a sociedade se divide moralmente em duas classes: políticos e cidadão comum.
    Acho que essa análise acaba sendo um pouco superficial e de certa forma acaba sendo conivente com certos comportamentos. Eu não acho que esse elemento cultural é por si só a causa desses males e nem que todos indivíduos da sociedade que cometem "pequenos delitos" teriam o mesmo comportamento dos atuais políticos (que são praticamente os mesmos em décadas). Já foi dito em algum post anterior que boa parte da sociedade reage a incentivos e vejo aí talvez um elemento que sirva de propulsor para esse tipo de comportamento. Não estou me limitando aqui a falar de impunidade mas de toda forma burocrática organizacional da nossa sociedade.

    Como sei que você gosta desse tipo de assunto, quando tiver um tempo leia Why Nations Fail do Acemoglu que aborda um pouco as características de sociedades que conseguiram se desenvolver.
    Coitado do Robinson, ninguém lembra dele
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #40274
    Banido
    Data de Ingresso
    26/07/12
    Posts
    2.361
    Olha aí seus esquerdistas sem vergonha. Por causa de vocês, perdemos um presidente decente e comprometido. Atrasamos 15 anos e vai levar mais de 15 só pra voltarmos a estaca zero. Claro que vao falar que a delação é parcial, mesmo o promotor querendo colocar palavras na boca do declarante.

    Delator da Odebrecht diz sobre Serra:
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #40275
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Eu não sei muito bem a origem dessa teoria de que os procuradores tentam induzir os delatores, mas eu tenho a impressão que está ocorrendo uma má interpretação.

    Pelo que entendi, os delatores entregam algo por escrito onde eles citam os pontos da delação, ai os procuradores ficam instigando para eles repetirem o que os delatores já contaram por escrito.

    Sobre o tio Rei, eu nem mais leio o blog dele, ele virou o advogado do PSDB, mas isso não serio problema, o pior é que ele é desonesto, ai não tem como ficar acompanhando e gastar mais tempo conferindo fontes.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #40276
    Banido
    Data de Ingresso
    26/07/12
    Posts
    2.361
    Eu nunca li, sempre achei esse cara um doente. A matéria estava na lista de mais visitadas e cliquei pra ver o que era.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #40277
    World Class Avatar de brunoarbo
    Data de Ingresso
    23/02/09
    Posts
    5.866
    tluiz and cabocla like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #40278
    Expert Avatar de smiiters
    Data de Ingresso
    25/02/12
    Posts
    3.886
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #40279
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    Passageiros reclamam de aumento da tarifa de integração em SP | São Paulo | G1

    Confira os novos valores:

    Ônibus municipal e trilhos: de R$ R$ 5,92 para R$ 6,80;

    Bilhete 24 horas (comum): vai aumentar de R$ 10 para R$ 15

    Bilhete 24 horas (integração): vai aumentar de R$ 16 para R$ 20

    Bilhete mensal (comum): vai aumentar de R$ 140 para R$ 190

    Bilhete mensal (integração): vai aumentar de R$ 260 para R$ 300

    As tarifas unitárias de Metrô, de trem e de ônibus, porém, serão mantidas em R$ 3,80.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #40280
    Table Captain
    Data de Ingresso
    24/02/15
    Posts
    708
    Citação Postado originalmente por Ace One Ver Post
    Olha aí seus esquerdistas sem vergonha. Por causa de vocês, perdemos um presidente decente e comprometido. Atrasamos 15 anos e vai levar mais de 15 só pra voltarmos a estaca zero. Claro que vao falar que a delação é parcial, mesmo o promotor querendo colocar palavras na boca do declarante.

    Delator da Odebrecht diz sobre Serra:

    Velho, faltou interpretação... O que ele fala é que o Serra sempre frustrou pq perdia as eleições que eles investiram, não que ele não fosse retribuir... Tá tudo no mesmo barco, tem que jogar uma bomba e explodir tudo...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados