Postado originalmente por
RRetired
A Haddad se fodeu por que mexeu MUITO no brinquedinho favorito do paulistano sem consultar a opinião pública, sem dialogar e sem ter a sensibilidade de voltar atrás ou pelo menos segurar um pouco a onda depois que deu ruim. Primeiro trocando faixas de carros por de ônibus, depois ciclovias e no final diminuindo as velocidades nas principais vias da cidade, pra piorar instalou radar pra caralho que geraram um número recorde de multas. Quando viu que a galera ficou puta decidiu peitar ao invés de voltar atrás ou pelo menos abrir um diálogo com a população.
SP deve ser uma das cidades do mundo onde o carro é mais valorizado pela população, primeiro devido a falta de opções decentes em transporte público, distâncias enormes, relevo com grandes variações de altitude, depois tem a questão cultural, todo mundo que cresceu em SP sabe que o sonho de qualquer moleque é fazer 18 anos pra poder ter um carro e ainda tem a questão de status que pode ser discutida. Essas medidas você não pode simplesmente impor da noite pro dia, ainda mais em um país de terceiro mundo como o Brasil, em uma das maiores cidades do mundo que possui um sistema de transporte altamente deficitário, é totalmente estúpido, irresponsável e impopular.
Um projeto desses para tirar os automóveis das ruas de uma cidade como SP tem que ser de muito longo prazo, precisa de uma certa harmonia entre apresentar novas opções antes de cortas as antigas. É muita burrice achar que tirando os fanboys, alguém ia achar legal isso tudo enfiado goela abaixo do paulistano.
E isso sou eu que estou falando, um cara que é totalmente a favor de bicicleta como meio de transporte, tendo andado desde os 10 anos de idade de bike pelas ruas de SP, um cara que tem plena consciência que os carros são péssimos para a qualidade de vida dos habitantes da cidade, péssimos para a sustentabilidade do planeta, me preocupo com isso. Na minha opinião os carros tem mais é que ser desincetivados e concordo que a velocidade máxima das vias da cidade devem ser menores.
Agora, imaginem a opinião de um paulistano típico de 40-50 anos, que trabalhou a vida inteira pra ter seu carro. Aí um cara desses depois de ter engolido todas essas mudanças ainda tem que ficar ouvindo/lendo um bando de hipster-leite-com-pêra-de-20-anos-de-idade que você é um coxinha retrógrado, e Haddad é amor. Bela estratégia de reeleição hein!!