Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 3515

Lista de Usuários Marcados

Página 3515 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 251530153415346535053513351435153516351735253565361540154515 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 35.141 a 35.150 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #35141
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    @ekalil

    Eu não falei que era contra mudar a CLT. Eu acho que inclusive poderiam ter regimes diferentes, dando mais garantia quando os salários fossem menores e mais flexibilidade para funcionários mais bem pagos.

    Mas o que eu postei ai discutindo é o pq de tirar o 13o. E vc fez um post grande e não deu nem um motivo. "Fica mais simples e com mais sentido" não é explicar nada. Explicar seria mostrar em que isso está atrapalhando e pq isso não faz sentido, dado nosso histórico de anos nesse sistema. Hj em dia já tá bem simples, trabalha 12 meses e ganha 13 salários. Isso não é nada complicado.

    Vc tem que mostrar o pq de fazer uma Emenda Constitucional (que n é fácil) só pra isso. Se não tiver um grande motivo, não se deve mudar a CRFB, e deixar como está faz mais sentido.
    O meu argumento é: não faz sentido, então precisa arrumar.

    O seu é: não faz sentido, mas já que tá aí ha tempos e todo mundo já acostumou, melhor deixar assim mesmo.

    Economicamente eu não tenho uma boa resposta pra vc de imediato. Acabar com o 13o seria só parte de uma reforma maior e, realmente, não me parece ser uma das coisas que teria mais impacto. Posso estar errado. Mas se for pra mexer, que se arrume tudo que tá errado.
    Eu acho que faz sentido se olhar o histórico, principalmente pra quem ganha salário mínimo. O dinheiro do cara mal da pro mês todo, ai nos meses que há mais despesa, ele recebe dobrado.

    Bem, vou quitar de qualquer forma, pq esse assunto n vai dar em nada. Nego n vai mexer na CRFB por causa disso ai.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #35142
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    26/08/14
    Posts
    1.073
    Mas se no longo prazo 13 salários serão iguais a 12 salários maiores, pq mudar e criar um problema no curto prazo se no fim vai voltar pro mesmo lugar? Isso q não faz sentido pra mim.
    Kleber and Stolf like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #35143
    Expert Avatar de ex-ReiDaCacheta
    Data de Ingresso
    02/08/08
    Localização
    Off Poker
    Posts
    4.233
    Relembrando como funciona o FGTS. A empresa "paga" 8% ao mês para o governo "guardar" o dinheiro do funcionário, remunerando este valor em taxas abaixo da poupança e inflação. O que por si só já seria motivo para ser contra a ideia. Se o funcionário é demitido recebe 40% sobre o total, se pede demissão não vê a cor do dinheiro tão cedo. Até aqui nenhuma novidade, todo mundo sabe disso. E também não preciso lembrar que esse dinheiro guardado sai do bolso do próprio funcionário (inclusive a multa de 40%), pois a empresa já contabiliza tudo como gastos. Já é absurdo ver alguém defendendo essa ideia baseado na lógica em si, só fode o funcionário.

    Mas não é só isso. Existe uma situação em que todo mundo que trabalha no meio corporativo já se deparou ou conhece alguém que tenha passado pela situação. Fulano trabalha na mesma empresa há 10, 15, 20 anos ou mais. Tem um bom dinheiro de "multa dos 40%" guardado para receber caso seja demitido. Às vezes a pessoa está insatisfeita e/ou desmotivada por algum motivo. Qual a chance desta pessoa pedir demissão? Baixíssima. Aí o cara recebe uma proposta de trabalho decente (às vezes até para ganhar menos), mas não quer sair e deixar para trás anos de dinheiro roubado pelo governo. Ou seja, além de prejudicar financeiramente o funcionário, essa merda de FGTS atrapalha a liberdade da pessoa procurar um novo emprego onde possa estar mais feliz e satisfeita.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #35144
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Citação Postado originalmente por Sier Ver Post
    Mas se no longo prazo 13 salários serão iguais a 12 salários maiores, pq mudar e criar um problema no curto prazo se no fim vai voltar pro mesmo lugar? Isso q não faz sentido pra mim.
    Muito mais simples pro empregador pagar 12 salários iguais de que ter que se organizar para pagar um extra no final do ano.

    Mas isso é uma besteira que não vale a pena a energia gasta, sendo que a resistência é enorme. Vale a pena só se for pra colocar no pacote. Por mim poderia revogar todo o Capítulo II da CF988
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #35145
    Table Captain Avatar de cabocla
    Data de Ingresso
    17/06/15
    Posts
    765
    ex-ReiDaCacheta likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #35146
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Sier Ver Post
    Mas se no longo prazo 13 salários serão iguais a 12 salários maiores, pq mudar e criar um problema no curto prazo se no fim vai voltar pro mesmo lugar? Isso q não faz sentido pra mim.
    De novo, não é pq todo mundo se acostumou com algo errado que tem que deixar assim. Pelo menos é a minha opinião.

    Como o tche falou, fica mais simples pra todo mundo. E seria só uma parte do pacote de mudanças.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #35147
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    @ekalil

    Eu não falei que era contra mudar a CLT. Eu acho que inclusive poderiam ter regimes diferentes, dando mais garantia quando os salários fossem menores e mais flexibilidade para funcionários mais bem pagos.

    Mas o que eu postei ai discutindo é o pq de tirar o 13o. E vc fez um post grande e não deu nem um motivo. "Fica mais simples e com mais sentido" não é explicar nada. Explicar seria mostrar em que isso está atrapalhando e pq isso não faz sentido, dado nosso histórico de anos nesse sistema. Hj em dia já tá bem simples, trabalha 12 meses e ganha 13 salários. Isso não é nada complicado.

    Vc tem que mostrar o pq de fazer uma Emenda Constitucional (que n é fácil) só pra isso. Se não tiver um grande motivo, não se deve mudar a CRFB, e deixar como está faz mais sentido.
    O meu argumento é: não faz sentido, então precisa arrumar.

    O seu é: não faz sentido, mas já que tá aí ha tempos e todo mundo já acostumou, melhor deixar assim mesmo.

    Economicamente eu não tenho uma boa resposta pra vc de imediato. Acabar com o 13o seria só parte de uma reforma maior e, realmente, não me parece ser uma das coisas que teria mais impacto. Posso estar errado. Mas se for pra mexer, que se arrume tudo que tá errado.
    Eu acho que faz sentido se olhar o histórico, principalmente pra quem ganha salário mínimo. O dinheiro do cara mal da pro mês todo, ai nos meses que há mais despesa, ele recebe dobrado.

    Bem, vou quitar de qualquer forma, pq esse assunto n vai dar em nada. Nego n vai mexer na CRFB por causa disso ai.
    Mas esse argumento é mto ruim. Obvio que, do jeito que tá, o 13o entra com um extra que acaba ajudando. Mas aí o empregador tá sendo responsável por uma coisa que não tem nada a ver com ele (natal, ipva, iptu, material escolar e todas as despesas que ocorrem no fim/começo do ano). Aliás, parte dessa idéia já se perdeu pq a maioria das empresas paga metade do 13o no meio do ano.

    Se for partir desse princípio, é só entubar no empregador tudo que vai melhorar a qualidade de vida do funcionário.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #35148
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    @ekalil Primeiro vc fala que as empresas já se adaptaram + ou - e dá no msm e agora diz que estão entubando isso ai no empregador. E sim, pode dividir o 13o em duas parcelas.

    E eu falei que faz sentido se olhar o histórico da medida e não que é certo. Se fosse tudo do 0 eu botaria salário semanal ou 12 parcelas msm, mas tem que fazer uma balança de custo/benefício pra mudar as coisas. Vc n trouxe nenhum benefício.

    /quit
    Andre Castro and Stolf like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #35149
    Expert Avatar de ex-ReiDaCacheta
    Data de Ingresso
    02/08/08
    Localização
    Off Poker
    Posts
    4.233
    O empregador gasta 7200 por mês com funcionário, apenas 3300 chegam ao empregado. O único direito do trabalhador é o direito de ficar calado. Para quem ganha menos, é óbvio que a situação piora.

    https://www.facebook.com/jornaldaban...2692391602185/
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #35150
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    @ekalil Primeiro vc fala que as empresas já se adaptaram + ou - e dá no msm e agora diz que estão entubando isso ai no empregador. E sim, pode dividir o 13o em duas parcelas.

    E eu falei que faz sentido se olhar o histórico da medida e não que é certo. Se fosse tudo do 0 eu botaria salário semanal ou 12 parcelas msm, mas tem que fazer uma balança de custo/benefício pra mudar as coisas. Vc n trouxe nenhum benefício.

    /quit
    Po mano, nao dificulta a discussao. O meu ponto eh simples. Ja falei varias vezes que o 13o eh so parte disso. Acabar com o 13o realmente nao vai mudar mta coisa, mas se for reformular a parada toda acho que tem que acertar isso tb.

    Sobre entubar, o governo cria regras pra beneficiar o trabalhador e quem paga a conta eh o empregador. Como o mercado de ajusta, em algum tempo o empregador arruma formas de diminuir essas perdas e, geralmente, isso impacta negativamente o proprio trabalhador. So que esse processo nao eh assim tao preto no branco e eh dificil medir exatamente as consequencias. Pode ser reducao de salario, pode ser que ele contrate 4 em vez de 5, pode ser que decida parar de pagar hora extra (indo contra a lei).

    No caso do 13o salario, eu nunca vi nenhum estudo sobre isso, mas eh de se esperar que, ao longo do tempo, o empregador foi ajustando o salario pra baixo ja contabilizando o 13o como parte do custo anual. Mesmo assim, isso nao quer dizer que da exatamente no mesmo que pagar 12 salarios. Cada empresa foi resolvendo isso de um jeito, imagino.

    O ponto principal eh que inventar regras pra beneficiar o empregado ou o consumidor mtas vezes sai pela culatra pq eh mto dificil prever todas as consequencias de uma mudanca.

    Um exemplo que gosto de dar eh o da lei do call center, quando o governo determinou, entre outras coisas, que o cliente teria o direito de falar com um humano em no maximo 60 segundos. Para se adaptar a lei, num primeiro momento as empresas dobraram a quantidade de atendentes no call center. Isso obviamente fez os custos subirem mto e eles comecaram a buscar maneiras criativas de cumprir a lei e gastar menos (tipo pagando menos, contratando funcionarios piores, reduzindo investimento em atendimento automatizado/integracao entre sistemas e por ai vai). Enfim, nao adianta fazer as coisas na marra.
    tzampa likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados