Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 3242

Lista de Usuários Marcados

Página 3242 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 224227423142319232323240324132423243324432523292334237424242 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 32.411 a 32.420 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #32411
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    'Desfazer o que Lula fez em política externa não é bom para o Brasil

    As medidas que "desfazem" ações dos governos do PT - como parte da guinada na política externa brasileira proposta pelo novo ministro das Relações Exteriores, José Serra - não são boas para o país, na visão do editor de uma das principais revistas dedicadas a relações internacionais do mundo, a Foreign Policy.

    "Se Serra acha que reformar a política externa é desfazer o que o Lula fez, ele não está agindo em nome dos interesses do Brasil", disse à BBC Brasil David Rothkopf, em referência à possibilidade de fechamento de embaixadas abertas em gestões anteriores.

    Após assumir o posto de chanceler do governo interino de Michel Temer, Serra criticou o que chamou de "partidarismo" da política externa dos governos do PT e indicou que, além de buscar uma gestão focada em comércio internacional, possivelmente fecharia embaixadas abertas por Lula em países da África e do Caribe.

    Para Rothkopf, Lula "fez mais para aumentar o peso do Brasil no cenário mundial do que qualquer presidente do Brasil". Ele também dá crédito ao ex-chanceler Celso Amorim - que chegou a chamar de "provavelmente o melhor chanceler do mundo" em um artigo em 2009 - pelo papel em transformar o país em um ator de peso no cenário internacional.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #32412
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Citação Postado originalmente por bueno09 Ver Post
    As pessoas em países desiguais como o Brasil tem uma necessidade bizarra de se sentirem superiores em algo (cultura, modos, intelecto, dinheiro) que as diferencie do "povão" e pelo que andei refletindo esse é um conceito importantíssimo pra entender algumas coisas, como por exemplo pq a classe média que ascendeu por causa de políticas do PT não vai apoiá-los nunca e a elite que não é intelectual não vai apoiá-los nunca, e a elite "intelectual" vai apoiá-los quase sempre.
    Você poderia elaborar melhor o post de maneira geral e em particular por que enxerga essa diferenciação entre o posicionamento político dessas duas elites?
    Última edição por PebaVermelho; 20-05-2016 às 14:57.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #32413
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #32414
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Todo mundo sabe que Temer é indicação de Cunha.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #32415
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por bueno09 Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    Eu já escrevi várias vezes isso no tópico, mas repetirei de modo mais direto: na minha opinião não ocorreu golpe branco/paraguaio nesse afastamento prévio da presidenta Dilma, pois o modo como a nossa CF e Lei de Crime de Responsabilidade foram escritas permitem que o Senado, e somente os senadores, afirmem o que realmente é ou não crime de responsabilidade. Se eles disserem que pedalada fiscal (que, independente de tudo, é uma prática vedada e nociva a nossa economia nacional) é crime de responsabilidade acabou a discussão. O Senado é o órgão legítimo e competente para fazer esse julgamento.

    Em outras palavras, não há critério rígidos e fixos para afirmar, sem margem de dúvidas, o que é e o que não é crime de responsabilidade. Será, vamos dizer assim, o momento político nacional que impelirá os senadores a escolherem esta ou aquela posição.

    Nós, como bons papagaios que somos (como o Marlon Brando dizia: nós somos repetidores e não pensadores), dizemos que o processo de impeachment é jurídico-político. Mas nesses tempos eu venho tentado refletir sobre essa questão e cheguei à conclusão que, na verdade, o processo de impeachment é um processo, sobretudo, político, mas que, claro, tem um fundo, uma forma, jurídica. É, enfim, um processo muito mais político do que jurídico. Muito mais.

    Eu acho que a intenção dos legisladores e constituintes que escreveram essas normas era de deixar a possibilidade de impeachment meio aberta mesmo. O poder jurídico não consegue impor sua vontade sobre o poder de fato/político sempre e em todas as ocasiões. Então, para termos um mínimo de manutenção da ordem, os legisladores/constituintes fixaram condições mínimas de governabilidade. Assim, se o Presidente não tem 1/3 do Parlamento, ele simplesmente não tem condições de governo - principalmente numa era em que o presidente governa por meio de leis (as pautas no CN ficam trancadas para votarem matérias do governo, o que é algo bizarro, mas que em outros tempos ajudou muito o presidente Lula).

    Diante disso, temos que discutir mais sobre esse instituto para tentarmos aperfeiçoá-lo. Mas nesse caso concreto, o processo de impeachment está correndo de acordo com as normas jurídicas vigentes.

    PS - aguardo as críticas.
    Concordo com tudo. E eu sinceramente gostaria de entender pq a elite odeia o PT. Tipo, a elite povo (termo que deve dar um no na cabeca dos esquerdistas) pode realmente odiar. Aquela historia de nao gostar que pobre ande de aviao tem um fundo de verdade, embora seja algo que um pequeno % da populacao sente (ja que a minoria eh rico e so uma parte desses ricos tem esse pensamento tosco).

    Agora, a elite que manda (banqueiros, empreiteiros e afins) sempre adorou o PT enquanto tudo ia bem. A coisa esquisitou mesmo quando o pais desandou e ficou ruim pra esses caras.
    Eu acho que um setor da elite (se for vermos BEM, quem vive sozinho e ganha mais do que R$6.000 pertence aos 5% da população mais abastada e quem ganha mais do que R$ 12.000,00 já pertence ao 1% mais rico da população brasileira) realmente não gosta de pobre.

    Mas a repulsa às demandas dos pobres e dos trabalhadores, enfim, a repulsa ao princípio da igualdade (e todos os demais decorrentes) vem mais da classe média do que dos ricos, IMHO.

    Isso é evidente, inclusive acho que você concorda com isso, não?
    Depende da definição de classe média. Quem vc tá considerando?
    *quem ganha R$ 12.000,00 já pertence ao 1% mais rico da população.

    A classe média "normal", aquela que ganha aproximadamente 3.000,00 por cabeça. Acho que esse é setor mais preconceituoso da população. Posso estar errado e estar elevando um termo absoluto a níveis proporcionais.
    Então, eu sempre fico perdido nessas análises. Meu cunhado pinta carros na Toyota e nem terminou o colegial. Ganha uns 3k por mês no interior. Esse cara é classe média e odeia pobre?

    Eu entendo o que vc tá falando, mas sempre que penso em um exemplo do meu cotidiano que não curte pobre o cara ganha pelo menos uns 10k, o que já o coloca entre os 1% da população como vc falou e longe da classe média.

    Aí vão dizer que classe média não é por renda, mas sim a classe média tradicional e tal. Ok, mas aí caímos de novo no fato de ser uma minoria bem minoria.

    Enfim, eu não nego que tem gente que não gosta de pobre ganhando melhor. Só acho que a quantidade de pessoas que sente isso é bem menor do que achamos.

    As pessoas em países desiguais como o Brasil tem uma necessidade bizarra de se sentirem superiores em algo (cultura, modos, intelecto, dinheiro) que as diferencie do "povão" e pelo que andei refletindo esse é um conceito importantíssimo pra entender algumas coisas, como por exemplo pq a classe média que ascendeu por causa de políticas do PT não vai apoiá-los nunca e a elite que não é intelectual não vai apoiá-los nunca, e a elite "intelectual" vai apoiá-los quase sempre.
    Eu concordo com essa a análise.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #32416
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Todo mundo sabe que Temer é indicação de Cunha.
    Eu era inocente. Só fiquei sabendo depois da composição do governo.
    Alvinho likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #32417
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Concordo com tudo. E eu sinceramente gostaria de entender pq a elite odeia o PT. Tipo, a elite povo (termo que deve dar um no na cabeca dos esquerdistas) pode realmente odiar. Aquela historia de nao gostar que pobre ande de aviao tem um fundo de verdade, embora seja algo que um pequeno % da populacao sente (ja que a minoria eh rico e so uma parte desses ricos tem esse pensamento tosco).

    Agora, a elite que manda (banqueiros, empreiteiros e afins) sempre adorou o PT enquanto tudo ia bem. A coisa esquisitou mesmo quando o pais desandou e ficou ruim pra esses caras.
    Você mesmo respondeu a sua dúvida, é só ler com cuidado. Trabalhar junto pra lucrar não significa adorar, significa maximizar os lucros, e isso sempre vem em primeiro lugar pros banqueiros e empreiteiros. Você realmente acha que os banqueiros iam se recusar a participar de um governo do PT porque eles odeiam o PT?
    JoseIrineu, lagostinha and Ace One like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #32418
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #32419
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post

    Então, eu sempre fico perdido nessas análises. Meu cunhado pinta carros na Toyota e nem terminou o colegial. Ganha uns 3k por mês no interior. Esse cara é classe média e odeia pobre?

    Eu entendo o que vc tá falando, mas sempre que penso em um exemplo do meu cotidiano que não curte pobre o cara ganha pelo menos uns 10k, o que já o coloca entre os 1% da população como vc falou e longe da classe média.

    Aí vão dizer que classe média não é por renda, mas sim a classe média tradicional e tal. Ok, mas aí caímos de novo no fato de ser uma minoria bem minoria.

    Enfim, eu não nego que tem gente que não gosta de pobre ganhando melhor. Só acho que a quantidade de pessoas que sente isso é bem menor do que achamos.
    Nem sei pra que vou entrar nessa discussão onde você vai relativizar tudo, mas...

    O problema não é o número de pessoas, ninguém nunca falou isso. O problema é que essa classe alta que você citou, mesmo tendo pouca gente, tem MUITO poder, muito mais que a parcela inteira da população que é pobre.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #32420
    otário Avatar de bueno09
    Data de Ingresso
    20/09/07
    Posts
    5.286
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por bueno09 Ver Post
    As pessoas em países desiguais como o Brasil tem uma necessidade bizarra de se sentirem superiores em algo (cultura, modos, intelecto, dinheiro) que as diferencie do "povão" e pelo que andei refletindo esse é um conceito importantíssimo pra entender algumas coisas, como por exemplo pq a classe média que ascendeu por causa de políticas do PT não vai apoiá-los nunca e a elite que não é intelectual não vai apoiá-los nunca, e a elite "intelectual" vai apoiá-los quase sempre.
    Você poderia elaborar melhor o post de maneira geral e em particular por que enxerga essa diferenciação entre o posicionamento político dessas duas elites?

    Tipo, em países com muita desigualdade (e falo isso por experiência pessoal) como Brasil, México, Peru, etc, as pessoas almejam estar no topo de alguma coisa, primeiro pq é uma merda estar por baixo e pq como o topo sempre vai ser mais valorizado é natural almejar o topo.
    Então vc pega no Brasil por exemplo os valores com os quais nós (e me incluo na classe média - alta ) fomos criados. Valorizar dinheiro, valorizar status social, desvalorizar simplicidade, desvalorizar as raízes brasileiras e valorizar as culturas de fora.
    Tudo isso vem de um negócio psicológico que é simples , eu aponto pra algo que é ruim por motivos ligados a isso e renego para me sentir superior.
    Quanto menos desenvolvido culturalmente um lugar é maior esse fenômeno vai ser pq mais auto-afirmação as pessoas precisam.
    Então vc pega o Interior de SP por exemplo. Nego lá não vota no PT nem a machadada pq associa PT a povo e precisa se achar superior ao povo, então naturalmente a alternativa ao povo vai se dar mto bem. Por isso que o PSDB paulista se dá tão bem no interior e vai ganhar o governo do Estado ad eternum, pq eles colocam lá o político com cara de honesto, que fala bem português, com jeito de empresário então consegue encaixar com a necessidade de uma parcela gigante da população e ganha eleição nisso. É um ponto muito mais importante que propostas políticas

    E isso é o que o PT falhou em entender ao meu ver, que não adiantava só promover ascenção social pra se perpetuar no poder, pq esse cara quando ascende socialmente não vai ser sempre grato ao PT, ele muitas vezes vai começar a almejar os valores da elite, pq ele quer se distanciar do povo o máximo que puder.
    Eu tenho um amigo que pelo ProUni se transformou no primeiro cara da família a fazer uma faculdade, ele fez direito no mackenzie e hoje é advogado e ganha 10k mês em uma empresa grande. Você imaginaria que esse cara iria idolatrar o PT pra sempre pela diferença prática que fez na vida dele, mas não, ele odeia. Pq junto com a ascensão social vem a ascensão de valores e os valores da elite em um país desigual são de negação ao povo, de superioridade moral , etc. Então ele compra isso pq ele sente q pra pertencer a elite (q ele começa a conviver no dia a dia, no trabalho, na balada de playboy que ele agora pode ir) ele precisa comprar esses valores, não é só ter o dinheiro na conta e morar num lugar legal.
    Daí vem o cara não conseguir explicar pq odeia o PT, mas odiar mesmo assim.

    A diferença imo é o cara muito muito pobre, esse vai ser fiel ao PT, pq ele não chega a poder almejar os valores da elite, nemt em contato com ela direito, esse só de não passar mais fome, ter energia e algum consumo vai ser fiel a quem deu isso pra ele.


    Sobre as elites, a elite intelectual por se sentir superior intelectualmente dificilmente nega o governo do PT pq se veria rebaixada intelectualmente por "concordar" com pessoas de um nível que ela julga intelectualmente inferior. Da mesma maneira que a elite socio-econômica se recusa a aceitar o PT porque isso pra ela significa se "rebaixar" e estar no mesmo nível político da empregada.

    Óbvio que aqui to falando de médias né.

    Enfim, essa foi a conclusão que eu cheguei pra entender pq essa porra virou um flaxflu desse tamanho, onde o tucano histórico não questiona pq o Partido dele tem um coronel da Rota de deputado e o Petista histórico (embora questione mais) se negou por tanto tempo a criticar um monte de coisa que o PT faz errado e aceitar que existem nomes decentes em outras esferas políticas. É o caso da Katia Abreu por exemplo, agronegócio tá aí sustentando nossa balança tem uma cara e nego passou anos malhando ela e a Dilma por a nomearem, e ela só parou de ser malhada quando foi leal à Dilma nesse golpe aí. Aí a esquerda passou a respeitar ela. Ou seja, o valor que a esquerda tá procurando não é "ela ajudou a bombar o agronegócio, que dá dinheiro pro Brasil e ajuda a pagar as contas", mas sim "ela apoiou a Dilma vs os golpistas"ou "ela tacou vinho na cara do Serra"

    Enfim, em geral o que falta é senso critico, lógica e pragmatismo, e a origem disso é a necessidade bizarra de se sentir superior aos outros que é inerente a um país desigual.


    Bom, gg pra mim por aqui tbm, realmente passei só pra dar os parabéns pro Picinin, mta determinação mesmo e resolvi dar esse pitaco.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados