Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 3027

Lista de Usuários Marcados

Página 3027 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 202725272927297730173025302630273028302930373077312735274027 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 30.261 a 30.270 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #30261
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post


    Não vou comentar o resto do post, porque eu ainda não consegui formar uma opinião sobre o assunto, mas a parte em negrito é uma afirmação que no minimo é discutível, pra não dizer que é falsa e puxar o ônus da prova pro meu lado.

    É uma daquelas coisas que de tanto se repetir acaba virando verdade sem ninguém verdadeiramente provar a afirmação.
    Todas as minhas afirmações são discutíveis, porque tanto direito como economia não são ciências exatas.

    Mas é inegável que as constantes previsões infladas e manobras contábeis que começaram em 2012 geraram uma puta desconfiança em cima da equipe econômica da Dilma. E de 2013 pra cá, o investimento começou a cair. O governo, ao invés de se preocupar em gerar condições para o aumento do investimento, continuou a maquiar dados e a apostar no consumo interno para manter o crescimento do PIB. Mas é óbvio que isso tem limite. Com a produção industrial caindo, o setor agrícola patinando, e o investimento seguindo a tendência de queda, não tem consumo que aguente.

    IMO, é bem claro que o clima de insegurança e desconfiança - gerados pelas maquiagens contábeis e as contantes previsões otimistas que nunca se realizavam - foi fundamental para a queda no investimento e na produção agrícola e industrial
    ekalil, tluiz, lcfreitag and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #30262
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    Mas a crise so foi pesada justamente pelo baixo consumo interno. Se fosse o Lula deria upado o consumo interno e resolvido o problema. Como aconteceu em 2008. Hj as pessoas estao com medo de consumir e isso so realimenta a crise. Sem contar que o grande capital nao pensa em anos e sim em decadas e ate mesmo em seculos. Entao uma manobrinha fiscal em um ano ou outro nao afeta quem pensa no pais para daqui 400 anos por exemplo.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #30263
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por gekinganger Ver Post
    Mas a crise so foi pesada justamente pelo baixo consumo interno. Se fosse o Lula deria upado o consumo interno e resolvido o problema. Como aconteceu em 2008. Hj as pessoas estao com medo de consumir e isso so realimenta a crise. Sem contar que o grande capital nao pensa em anos e sim em decadas e ate mesmo em seculos. Entao uma manobrinha fiscal em um ano ou outro nao afeta quem pensa no pais para daqui 400 anos por exemplo.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Porque manter economia com estímulo ao consumo doméstico é uma medida limitada. Até 2008, o consumo das famílias crescia porque a economia como um todo crescia. Depois de 2009, o governo usou o consumo como medida anticíclica. Mas, quando a produção de bens e o investimento caem, a renda das famílias e o crédito para consumo vão cair junto mais cedo ou mais tarde. Até porque, com menos bens disponíveis e mais gente consumindo o resultado só pode ser inflação.

    E LOL @ uma manobrinha fiscal um ano ou outro. Isso acontecia até 2008, 2009. Depois disso, foi aumentando bizarramente até chegar na situação atual, em que os ninguém mais acredita nos dados sobre as contas públicas divulgados pelo governo.
    lagostinha, ekalil, Floyd and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #30264
    Table Captain
    Data de Ingresso
    24/02/15
    Posts
    708
    Citação Postado originalmente por gekinganger Ver Post
    Mas a crise so foi pesada justamente pelo baixo consumo interno. Se fosse o Lula deria upado o consumo interno e resolvido o problema. Como aconteceu em 2008. Hj as pessoas estao com medo de consumir e isso so realimenta a crise. Sem contar que o grande capital nao pensa em anos e sim em decadas e ate mesmo em seculos. Entao uma manobrinha fiscal em um ano ou outro nao afeta quem pensa no pais para daqui 400 anos por exemplo.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    É fácil fazer isso quando tem renda disponível... Depois q todo mundo gastou os tubos e tem mais de metade do salário comprometido com prestações e 60 milhões de nomes negativados, não há crédito q impulsione o consumo interno...
    A nível de exemplo só ver o mercado automobilístico, baixaram o IPI e todo mundo antecipou a compra, depois não tem mais jeito, pq não terá demanda...
    lagostinha, Cão, Picinin and 6 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #30265
    Expert Avatar de Tupac
    Data de Ingresso
    23/12/14
    Posts
    3.157
    Citação Postado originalmente por gekinganger Ver Post
    Mas a crise so foi pesada justamente pelo baixo consumo interno. Se fosse o Lula deria upado o consumo interno e resolvido o problema. Como aconteceu em 2008. Hj as pessoas estao com medo de consumir e isso so realimenta a crise. Sem contar que o grande capital nao pensa em anos e sim em decadas e ate mesmo em seculos. Entao uma manobrinha fiscal em um ano ou outro nao afeta quem pensa no pais para daqui 400 anos por exemplo.
    Afeta sim, e muito. A magnitude do descaminho, contrabando, sonegação, trabalho informal e "frouxidão fiscal", afetam diretamente na economia e por consequência até o mercado de trabalho. Manobras fiscais é um dos males razoáveis de se apontar sim.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #30266
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post


    Não vou comentar o resto do post, porque eu ainda não consegui formar uma opinião sobre o assunto, mas a parte em negrito é uma afirmação que no minimo é discutível, pra não dizer que é falsa e puxar o ônus da prova pro meu lado.

    É uma daquelas coisas que de tanto se repetir acaba virando verdade sem ninguém verdadeiramente provar a afirmação.
    Todas as minhas afirmações são discutíveis, porque tanto direito como economia não são ciências exatas.

    Mas é inegável que as constantes previsões infladas e manobras contábeis que começaram em 2012 geraram uma puta desconfiança em cima da equipe econômica da Dilma. E de 2013 pra cá, o investimento começou a cair. O governo, ao invés de se preocupar em gerar condições para o aumento do investimento, continuou a maquiar dados e a apostar no consumo interno para manter o crescimento do PIB. Mas é óbvio que isso tem limite. Com a produção industrial caindo, o setor agrícola patinando, e o investimento seguindo a tendência de queda, não tem consumo que aguente.

    IMO, é bem claro que o clima de insegurança e desconfiança - gerados pelas maquiagens contábeis e as contantes previsões otimistas que nunca se realizavam - foi fundamental para a queda no investimento e na produção agrícola e industrial
    Ai chega um keynesiano e diz que a causa inicial foi a queda dos commodities e a falta de recuperação por parte dos parceiros comerciais após a crise de 2008, e a consequente queda do consumo interno. E que a situação piorou quando a taxa de juros aumentou (também creem em um erro, mas um erro diferente), o crédito foi cortado. Pode dizer que a situação entrou em situação crítica quando as medidas de austeridade foram tomadas, desestimulando ainda mais a economia.

    Ou seja, ninguém prova nada.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #30267
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    Estamos em um pais que grande parte esta fora do mercado de consumo. Como vcs me falam que o consumo interno ta limitado. O que mais tem no Brasil é gente pra consumir. Entao ainda existe muita margem pra aumentar o mercado interno. Sem contar que aumento do mercado interno resulta em aumento de qualidade de vida pra populacao.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #30268
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post


    Não vou comentar o resto do post, porque eu ainda não consegui formar uma opinião sobre o assunto, mas a parte em negrito é uma afirmação que no minimo é discutível, pra não dizer que é falsa e puxar o ônus da prova pro meu lado.

    É uma daquelas coisas que de tanto se repetir acaba virando verdade sem ninguém verdadeiramente provar a afirmação.
    Todas as minhas afirmações são discutíveis, porque tanto direito como economia não são ciências exatas.

    Mas é inegável que as constantes previsões infladas e manobras contábeis que começaram em 2012 geraram uma puta desconfiança em cima da equipe econômica da Dilma. E de 2013 pra cá, o investimento começou a cair. O governo, ao invés de se preocupar em gerar condições para o aumento do investimento, continuou a maquiar dados e a apostar no consumo interno para manter o crescimento do PIB. Mas é óbvio que isso tem limite. Com a produção industrial caindo, o setor agrícola patinando, e o investimento seguindo a tendência de queda, não tem consumo que aguente.

    IMO, é bem claro que o clima de insegurança e desconfiança - gerados pelas maquiagens contábeis e as contantes previsões otimistas que nunca se realizavam - foi fundamental para a queda no investimento e na produção agrícola e industrial
    Ai chega um keynesiano e diz que a causa inicial foi a queda dos commodities e a falta de recuperação por parte dos parceiros comerciais após a crise de 2008, e a consequente queda do consumo interno. E que a situação piorou quando a taxa de juros aumentou (também creem em um erro, mas um erro diferente), o crédito foi cortado. Pode dizer que a situação entrou em situação crítica quando as medidas de austeridade foram tomadas, desestimulando ainda mais a economia.

    Ou seja, ninguém prova nada.
    Ele pode dizer isso,difcíciol vai ser sustentar com os números. A queda do consumo começa é de 2015, quando o país já estava em recessão. E os parceiros comerciais cresceram a níveis muito superiores aos do Brasil de 2011 pra cá.

    Além disso, se avaliar os gráficos de investimento, produção e consumo das famílias, fica claro que os dois primeiros já vinham caindo há muito tempo, e que o consumo das famílias é que sustentava o PIB.

    Um keynesiano vai falar que o Mantega é um mentecapto que usou uma medida que deveria ser anticíclica como política econômica definitiva.
    brunoarbo and Floyd like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #30269
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por gekinganger Ver Post
    Estamos em um pais que grande parte esta fora do mercado de consumo. Como vcs me falam que o consumo interno ta limitado. O que mais tem no Brasil é gente pra consumir. Entao ainda existe muita margem pra aumentar o mercado interno. Sem contar que aumento do mercado interno resulta em aumento de qualidade de vida pra populacao.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Dinheiro não dá em árvore. O que precisa pra consumir não é gente, é renda. Se essa galera que está fora do mercado de consumo conseguir produzir renda, eles vão consumir. Mas se a renda deles não aumentar, não tem como aumentar o consumo. Quer dizer, até tem, você vai dando crédito. Mas, como dinheiro não dá em árvore, esse crédito uma hora acaba. E, pra um país que tem um problema crônico de poupança baixa, dar crédito a torto e a direito não parece ser uma boa ideia.

    Seu raciocínio é: dá dinheiro pro povo consumir. Só que, pra ter bens de consumo, tem que ter produção. Se não tiver, o resultado é escassez e inflação. Não tem muito mistério.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #30270
    Table Captain
    Data de Ingresso
    05/06/14
    Localização
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    515
    Citação Postado originalmente por gekinganger Ver Post
    Estamos em um pais que grande parte esta fora do mercado de consumo. Como vcs me falam que o consumo interno ta limitado. O que mais tem no Brasil é gente pra consumir. Entao ainda existe muita margem pra aumentar o mercado interno. Sem contar que aumento do mercado interno resulta em aumento de qualidade de vida pra populacao.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Teoria econômica top em. Manda a Casa da Moeda printar money e distribuir pra população.

    Consumo aumenta e a roda da economia volta a girar normalmente.
    Picinin, ekalil, tluiz and 5 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados