Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 2510

Lista de Usuários Marcados

Página 2510 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 151020102410246025002508250925102511251225202560261030103510 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25.091 a 25.100 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #25091
    World Class Avatar de Caipira
    Data de Ingresso
    22/11/11
    Posts
    7.549
    Citação Postado originalmente por Mandracon Ver Post
    A CF é alterada toda hora, já temos mais de 90 Emendas Constitucionais. Mas há alguns pontos, como os direitos fundamentais, que não são passíveis de alteração; são "cláusulas pétreas". O princípio da presunção de inocência é um deles.
    É o que eu imaginava, mas não tinha certeza e preguiça pura de dar um Google. As Emendas dependem do legislativo e aí cai naquela burocracia e barganha entre os políticos...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #25092
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post
    Citação Postado originalmente por Mandracon Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Mandracon Ver Post
    Rasgar a CF, por uma boa causa, pode isso, Arnaldo?
    Eu sou contra esse ativismo judiciário, mas essa decisão rasga menos a Constituição do que, por exemplo, a que permitiu o casamento gay.

    Btw, eu sou favorável tanto ao casamento gay quanto à prisão antes do trânsito em julgado. Só não acho que os fins justificam os meios
    Eu também sou favorável. Mas como o cara pode ser preso e não ser considerado culpado? Qual foi o argumento dos ministros para dizer que a presunção de inocência não está sendo maltratada?

    O cara já foi julgado duas vezes sendo uma por um órgão colegiado!

    Tem que ser julgado quantas pra acabar com a presunção de inocência ao teu ver?
    A CF já diz, "transito em julgado".

    Tem gente confundindo uma regra constitucional com o princípio no qual ela se baseia. A "Presunção de não culpabilidade" é o nome doutrinário dado para o princípio. Então o argumento de que depois de duas vezes condenado (ou uma né, o 2o grau pode reformar) afastaria a presunção não se sustenta.

    1 - Se trata de uma regra constitucional que impõe um momento no qual o réu passa a ser culpado.
    2 - Não é uma presunção relativa que simplesmente se afasta por provas a qualquer momento, apenas o nome do princípio é presunção. Não estamos falando aqui de que se presume culpado o motorista que bateu por tras.

    Pra mim a conclusão seria:

    1 - Não é presunção de inocência, mas só um delimitador temporal de quando se considera culpado. ou
    2 - Presunção ABSOLUTA de inocência até o trânsito em julgado.

    Então acho msm que rasgaram a CF. E, por mais que eu seja a favor da prisão, sou contra rasgar a CF.
    @Picinin

    O caso do casamento homossexual acho que foi igual ou menor. N acho que rasgaram igual neste caso n.
    Tupac likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #25093
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Citação Postado originalmente por Tupac Ver Post
    A ideia é a constante modernização por emendas constitucionais né, mas poderia ser pior, por exemplo a CF (salvo engano é a do Japão), de 1947 até hoje não sofreu nenhuma emenda
    Cara, isso não é bem assim.

    Na verdade quanto mais "detalhada" for a CF mais ela precisa ser alterada. A CF dos EUA p.ex. é bem pequena e só trata dos assuntos gerais, então n precisa muito emendar.
    Tupac likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #25094
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    Mas como funciona esses recursos, por exemplo criei um topico aqui e angariei dinheiro da galera pra plantar tomate mas plantei só mandioca na bunda dos investidores. Onde eu seria julgado e quais seriam meus recursos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #25095
    Expert Avatar de Tupac
    Data de Ingresso
    23/12/14
    Posts
    3.157
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tupac Ver Post
    A ideia é a constante modernização por emendas constitucionais né, mas poderia ser pior, por exemplo a CF (salvo engano é a do Japão), de 1947 até hoje não sofreu nenhuma emenda
    Cara, isso não é bem assim.

    Na verdade quanto mais "detalhada" for a CF mais ela precisa ser alterada. A CF dos EUA p.ex. é bem pequena e só trata dos assuntos gerais, então n precisa muito emendar.
    To ligado, e era bem isso que estava escrito quando eu li sobre hauhuahau, ela é pequena também, 103 artigos. Mas digo que essa é a ideia geral no caso do Brasil, justamente pelo q vc citou, detalhamento e extensão
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #25096
    World Class Avatar de Caipira
    Data de Ingresso
    22/11/11
    Posts
    7.549
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #25097
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    Citação Postado originalmente por Caipira Ver Post
    qual a sua opinião?!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #25098
    World Class Avatar de brunoarbo
    Data de Ingresso
    23/02/09
    Posts
    5.866
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    Citação Postado originalmente por Caipira Ver Post
    qual a sua opinião?!
    Praticamente o resumo da minha vida e do que se vê na ciência hoje em dia.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #25099
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    pois, mas não apenas no Brasil... tem muito doutor desempregado na Europa, e chuto que proporcionalmente, o número é maior que no Brasil

    eu acho que não é tão extremo como o texto pinta, existe vida fora da academia para quem é mestre/doutor e ele "esquece" de enumerar várias coisas boas do percurso acadêmico que o tal engenheiro amigo do Carinha não pode alcançar
    gekinganger likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #25100
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    @phelps

    A Constituição diz que, "para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.

    O STF, indo diretamente contra o que diz a Constituição, entendeu que um casal do mesmo sexo pode ser considerado entidade familiar.
    @Mandracon e @Kleber

    como eu disse, eu não concordo com a interpretação do STF. Mas, IMO, é possível uma interpretação do art. 5º, LVII da CF que permita a prisão antes do trânsito em julgado.

    Eu não sei quais foram os argumentos do STF, mas acho razoável argumentar, por exemplo, que essa é uma modalidade de prisão baseada em tutela de evidência, assim como o flagrante. No caso do flagrante, a prisão ocorre antes mesmo de haver uma acusação formal. Ou até mesmo que é uma forma de prisão cautelar, para garantir ordem pública ou a efetividade da decisão.

    De toda forma meu ponto é que essa decisão não vai tão diretamente contra o que diz a Constituição como no caso do casamento gay. Ali, o STF falou que a União entre duas pessoas de mesmo sexo pode ser considerada entidade familiar, apesar de a CF falar que entidade familiar é união entre homem e mulher. Já no caso da prisão em segunda instância, a Constituição fala em não ser considerado culpado antes do trânsito, não em impossibilidade de prisão antes do trânsito, até porque se admite a prisão sem qualquer condenação em diversas hipóteses.
    kmksick, Cão, Nacht and 4 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados