Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 2501

Lista de Usuários Marcados

Página 2501 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 150120012401245124912499250025012502250325112551260130013501 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25.001 a 25.010 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #25001
    Chip Leader Avatar de phelps
    Data de Ingresso
    26/04/10
    Posts
    1.224
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por phelps Ver Post
    Então aqui é questão de concorrência, não tem mais essa da OPEP querer segurar os preços lá em cima. Se subir muito entram vários players em várias áreas.
    O problema é que OPEP não está querendo segurar os preços lá em cima, ela quer segurar os preços lá em baixo pra tentar matar essas novas indústrias de petróleo, que têm um custo de produção mais alto que o da OPEP (de xisto, de alta profundidade).

    O que o Caio acha que a OPEP vai segurar os preços baixos por muito tempo, eu acho que não porque, caso mantenham esse preço, os países da OPEP vão quebrar.
    Complementando, não só os países da OPEP vão quebrar como também a Rússia vai ter enormes dificuldades com preço baixo de petróleo.

    Esse é o problema de países com 90% de sua economia baseada na exportação de um só produto.

    Lembra do ciclo da borracha no Brasil? O Brasil era a OPEP da borracha, aí levaram sementes pra Malásia entrou a concorrência e acabou o ciclo da borracha aqui. É isso que está acontecendo hoje com a energia, tem xisto, solar, eólica, etanol.

    Então o OPEP e Rússia com certeza querem e precisam de preço de óleo maior, mas não tem como subir ele porque a concorrência é alta e caso subam vai aumentar mais ainda, em todas áreas.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #25002
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Você tá ligado que é a OPEP (obviamente que por influência da Arábia) quem tá jogando os preços lá em baixo, né?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #25003
    Chip Leader Avatar de phelps
    Data de Ingresso
    26/04/10
    Posts
    1.224
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    É claro que ela quer ganhar o máximo de dinheiro possível com o petróleo. Mas não é esse o ponto da minha discussão com o Caio, que ficou meio perdida aí pra trás. Nossa discussão era sobre a política atual da OPEP. Enquanto eu entendo que esse preço artificialmente baixo da OPEP não vai se sustentar por muito tempo, o Caio acredita que é possível.
    Então, eu concordo com o Caio, porque penso que a OPEP não tem como subir esse preço. Se subir o preço vai diminuir quantidade exportada porque entram vários concorrentes em várias áreas.

    Logo eles vão achar o ponto de equilíbrio mais correto entre preço e quantidade exportada. Pode ser maior que 30 dólares ou menor que ele.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #25004
    Chip Leader Avatar de phelps
    Data de Ingresso
    26/04/10
    Posts
    1.224
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Você tá ligado que é a OPEP (obviamente que por influência da Arábia) quem tá jogando os preços lá em baixo, né?
    Claro!

    Só que você pensa que eles querem baixar pra quebrar os concorrentes e logo depois vai subir. Eu penso que foram os concorrentes que fizeram a OPEP baixar o preço e ela não vai conseguir subir nunca mais aos picos históricos de poucos anos atrás.

    E tem uma terceira vertente que é a teoria de conspiração dos EUA e Arábia pra quebrar os "comunistas" Rússia e Venezuela. Não é o que penso...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #25005
    Chip Leader Avatar de phelps
    Data de Ingresso
    26/04/10
    Posts
    1.224
    Lembrando o que já falei um tempo atrás. Acho que somente uma grande guerra pode fazer os preços do petróleo subirem bastante e retornarem para os picos históricos de poucos anos atrás.

    E tem muita gente querendo guerra por aí...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #25006
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por phelps Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Você tá ligado que é a OPEP (obviamente que por influência da Arábia) quem tá jogando os preços lá em baixo, né?
    Claro!

    Só que você pensa que eles querem baixar pra quebrar os concorrentes e logo depois vai subir. Eu penso que foram os concorrentes que fizeram a OPEP baixar o preço e ela não vai conseguir subir nunca mais aos picos históricos de poucos anos atrás.

    E tem uma terceira vertente que é a teoria de conspiração dos EUA e Arábia pra quebrar os "comunistas" Rússia e Venezuela. Não é o que penso...
    Subir não significa voltar ao pico histórico. Hoje nós estamos nos fundo histórico (quer dizer, subiu um pouco, mas bateu abaixo dos 30 há duas ou três semanas).. O ponto de equilíbrio provavelmente será num valor bem acima do de hoje, mas bem abaixo do pico histórico.
    santiago and DiegoSestito like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #25007
    Expert Avatar de Andre Castro
    Data de Ingresso
    15/06/09
    Posts
    4.627
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    Citação Postado originalmente por Andre Castro Ver Post

    E outra, mas aqui já admito que to sendo bem arrogante: grande parte do discurso da esquerda acadêmica é ridículo e descolado da realidade. Quando eu estudava na faculdade de ciências econômicas, os donos do DA tinham como grande causa o fim das catracas na porta do prédio, que segundo eles eram o grande fator de exclusão da população pobre da faculdade, o que é absurdo.
    Embora eu pense que existam pautas mais importantes, é evidente que a catraca afasta qualquer um que não seja frequentador do prédio... Presumindo que as catracas são livres, sem precisar usar carteirinha para entrar, qual a necessidade de ter algo "proibitivo" na entrada? Imagina aquele tiozinho pobre que morre de vontade de entrar ali para ler uns livros ou até pra usar o banheiro... o cara provavelmente já se sente deslocado por estar em uma universidade, uma universidade pública (que paradoxalmente é sinônimo de elite), tem que estar muito motivado mesmo para não se deixar intimidar ainda mais e "tentar" entrar em algo que possui catraca. Sem a catraca e sem porteiro/segurança na entrada, o tiozinho vai entrando, entrando e quando vê já tá lá na biblioteca ou no bebedouro

    No campus que eu estudava tinha catraca na entrada, sem precisar de nada para entrar, só passar por ela... Acho que nunca vi uma pessoa da comunidade lá dentro que não tenha sido convidada por alguém. Até que um belo dia o diretor retirou e foi na rádio comunitária dizer que qualquer um pode entrar na universidade federal, utilizar a zona comum, biblioteca e etc etc etc, que sempre foi assim, as catracas tinham sido um "erro" de planejamento - era pra controlar o estacionamento... Depois disso o campus sempre tinha gente da comunidade e pelo que acompanho no fb, os eventos de extensão tem cada vez mais adesão da comunidade

    Se a catraca funciona com carteirinha, aí o caso é pior mesmo... universidade vai além do ensino e pesquisa, ela também existe pra impactar o local que está inserida, ser uma propulsora para o desenvolvimento regional

    Os outros pontos que você contou eu meio que não vou responder, pq é o que você, Andre, viu/ouviu e viu/ouviu em uma determinada faculdade... e se posicionar igual é muito mais ligado a organização do que "lavagem cerebral", já vi pro outro lado isso acontecer inúmeras vezes, por exemplo, quando a turma de medicina e engenharia que não se bicavam se organizaram para que o estacionamento coberto fosse gratuito, mesmo o descoberto já sendo free, o valor ser R$1,50 pelo dia todo, o dinheiro ser revertido para a própria manutenção do espaço e etc etc etc
    Nesse prédio que eu to falando a catraca era igual no seu campus, não precisava de nada também. Bem interessante o seu exemplo, que é bem parecido ao prédio da FACE, e a retirada da catraca foi efetiva, me faz rever minha opinião. Legal mesmo, não sabia que tinha um caso de sucesso de implementação dessa ideia.

    A impressão que eu tenho é que é bobeira atribuir à catraca o simbolismo da exclusão da população, porque na verdade a população não participa da vida universitária por falta de interesse e principalmente de oportunidade, o cara trabalha o dia inteiro, o prédio da faculdade é muito longe da casa dele, não tem nada voltado pra ele naquele espaço etc... então independente de ter catraca ou não, as pessoas humildes não iam passar a frequentar a faculdade do nada, acho mil vezes mais importante, se o interesse é integrar a população ao ambiente universitário, fazer formas de integrar efetivamente, seja por esses eventos de extensão, seja oferecendo aulas de inglês grátis, projetos que envolvam a população, cursos abertos sobre determinados assuntos etc.
    Na faculdade de Direito, que fica no centro e é muito mais acessível pro povo que o campus principal, o prédio é aberto nessa ideia de ser uma universidade sem barreiras, e no caso da faculdade de Direito o que acontece é que praticamente não tem integração e participação popular em nada relevante da vida universitária e o prédio ser aberto serve basicamente pros pivetes poderem comprar drogas e usar num lugar que ninguém vai encher o saco. Nada contra quem quer usar drogas, só não acho que seja a função institucional da faculdade.
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #25008
    Chip Leader Avatar de phelps
    Data de Ingresso
    26/04/10
    Posts
    1.224
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por phelps Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Você tá ligado que é a OPEP (obviamente que por influência da Arábia) quem tá jogando os preços lá em baixo, né?
    Claro!

    Só que você pensa que eles querem baixar pra quebrar os concorrentes e logo depois vai subir. Eu penso que foram os concorrentes que fizeram a OPEP baixar o preço e ela não vai conseguir subir nunca mais aos picos históricos de poucos anos atrás.

    E tem uma terceira vertente que é a teoria de conspiração dos EUA e Arábia pra quebrar os "comunistas" Rússia e Venezuela. Não é o que penso...
    Subir não significa voltar ao pico histórico. Hoje nós estamos nos fundo histórico (quer dizer, subiu um pouco, mas bateu abaixo dos 30 há duas ou três semanas).. O ponto de equilíbrio provavelmente será num valor bem acima do de hoje, mas bem abaixo do pico histórico.
    Então aqui eu vou dar um chute. Acho que a média não passa de uns 36 a 42 por barril.

    E sobre o dumping, tem gente falando em barril a 10 dólares. Aí sim seria dumping real, só quem teria condições de fazer isso seria a Arábia e países menores ricos como Emirados, Dubai, Qatar e Kuwait.

    Mesmo assim por no máximo 2 ou 3 anos. Aí o problema é que mesmo eles tendo condições de fazer isso, eles não tem produção pra suprir toda demanda mundial, é só ver a produção dos EUA e Rússia. E Venezuela, Irã e Iraque não querem de forma nenhuma baixar tanto os preços, nem podem.

    Então seria uma parte do petróleo vendido por 10 dólares mas como não suprem toda demanda mundial, outra parte teria preço mais alto.

    Hoje com a OPEP tendo um percentual bem menor da produção mundial de energia do que tinha 30 anos atrás eles não tem muita escolha. E ainda tem os "rachas" internos entre Arábia, Irã e Venezuela.

    Edit: 36 a 52 dólares o barril.
    Última edição por phelps; 04-02-2016 às 15:00.
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #25009
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Eu chutaria um pouco mais alto que isso @phelps, algo entre $45 e $65. Salvo engano, a Venezuela tava brigando com a OPEP por um preço de equilíbrio a $80.

    E essa questão da capacidade de produção é que me faz crer que a OPEP vai deixar os preços subirem ainda esse ano. A Arábia, apesar de ter as maiores reservas (e as mais simples de explorar), já não tem a maior produção há anos. E não só porque segurou produção para influenciar preço, mas porque aumento de produção demanda um investimento fodido. Com o preço muito baixo, os investimentos ficam comprometidos e a Arábia teria sua capacidade de aumento de produção limitada.
    santiago likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #25010
    Professional
    Data de Ingresso
    24/09/07
    Posts
    464
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @caioct

    não é dumping realmente. Eu falei estilo dumping porque a premissa é a mesma, vender por um preço insustentavelmente baixo pra sufocar a concorrência.

    Eu entendi seu ponto sim, mas acho que ele não se aplica por uma razão: a OPEP não é uma empresa, é um bloco comercial de países cujas economias dependem quase que exclusivamente do petróleo. Essa diferença é importante porque uma empresa pode sobreviver com lucros minúsculos pra espantar a concorrência, mas os países da OPEP dependem da grana do petróleo para pagar as contas. A Arábia Saudita teve um déficit monstruoso em 2015 por causa do preço do petróleo. Eu não acho que o país aguenta sustentar esses preços por 3 ou 4 anos sem prejudicar severamente sua própria economia. E olha que eu tô falando do principal defensor da política de preços. Os efeitos deletérios dessa política são maiores em países da OPEP em situação econômica pior, como Venezuela e Iraque. Por isso eu acho que essa política não é sustentável a médio prazo.
    Encerrou a discussão aqui "A Arábia Saudita teve um déficit monstruoso em 2015 por causa do preço do petróleo..."

    Eu acreditava que seria mais lucrativo para a OPEP, mesmo no curto prazo, expandir a produção e manter o petróleo abaixo do preço que viabilizaria o xisto e pré-sal, pelo fato de não perder parte do mercado.

    Tomando sua premissa como verdadeira (não vou nem me dar ao trabalho de checar por motivos óbvios) se encerra a discussão. Obrigado pela explicação e paciência.

    Mas de todo modo, agora que concordo que a OPEP deve retomar os preços, isto vai ser extremamente custoso no curto prazo, já que será necessário reduzir a oferta correto? Vai ser foda eles fazerem isso não?

    Um abraço!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados