Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 1795

Lista de Usuários Marcados

Página 1795 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 79512951695174517851793179417951796179718051845189522952795 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 17.941 a 17.950 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #17941
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    Você tá só desviando ueh, porque sabe que se tiver que falar um número vai passar vergonha.

    Quando você fala de classe média é mais importante você ter uma ideia de como vive essa classe do que quanto ela ganha
    Então conta ae como vive uma família de classe média em SP, um casal e 1 filho. Qual a renda deles? Eles tem empregada? Viajam pro exterior?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #17942
    Expert Avatar de Tupac
    Data de Ingresso
    23/12/14
    Posts
    3.157
    Um cara que mora sozinho, solteiro e sem filhos, ganha 13k líquido por mês, é considerado classe média alta no Brasil ? Quais são essas faixas salariais de média baixa até média alta ? Fiquei curioso pra saber
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #17943
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Você tá só desviando ueh, porque sabe que se tiver que falar um número vai passar vergonha.

    Quando você fala de classe média é mais importante você ter uma ideia de como vive essa classe do que quanto ela ganha
    Então conta ae como vive uma família de classe média em SP, um casal e 1 filho. Qual a renda deles? Eles tem empregada? Viajam pro exterior?
    A sociedade vai se transformando. Em São Paulo uma empregada doméstica não é um imperativo para uma família de classe média porque o custo desse tipo de emprego lá é maior, já que a oferta é menor. Então é possível imaginar uma família de classe média paulistana que tenha apenas diarista ou até se vire sozinha.

    Esse exemplo é até bom, porque mostra como a realidade pode variar de parte a parte. Na minha cidade a oferta desse tipo de emprego é muito maior então pagando salário mínimo ainda é possível, com alguma facilidade, ter empregado doméstico.

    Mesmo assim as coisas vão mudando. Hoje em dia, mesmo aqui, já é bem mais difícil contratar uma empregada se não assinar carteira e pagar os encargos. E por favor, ninguém venha dizer que eu estou defendendo não pagar os direitos à empregada, eu apenas estou dizendo que antes isso era MUITO comum. Em contrapartida, a classe média viaja muito mais hoje do que viajava há 20 anos atrás.

    Respondendo a sua pergunta. A renda de uma família de classe média em São Paulo é a suficiente para custear habitação, educação e saúde de boa qualidade, além de lazer e transporte. Quem mora em São Paulo vai saber melhor do que eu quanto isso custa.

    A classe alta, como diz o próprio verbete da Wikipédia, é aquela que exibe padrões de consumo vistos como exagerados por todas as demais.

    E por favor, ter casa de praia no Nordeste é visto como uma comodidade acessível às classes médias e altas. Ninguém é considerado rico por aqui apenas por ter casa de praia. Claro que isso pode mudar em 20 anos e somente os ricos terem condições de comprar uma casa na praia.
    Última edição por PebaVermelho; 02-04-2015 às 18:19.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #17944
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por bgiamatei Ver Post
    Peba - então você está utilizando o "way of life" para definir o que é classe média? Se for isso, ai sim a coisa fica subjetiva pra caralho - e eu paro de ler e vou cuidar dos meus problemas.
    Pode ir cuidar dos seus problemas então, porque a definição de classe média é sim subjetiva e tem a ver com "way of life".
    Não, não tem a ver com "way of life" segundo a própria Chaui, né Peba?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #17945
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por bgiamatei Ver Post
    Peba - então você está utilizando o "way of life" para definir o que é classe média? Se for isso, ai sim a coisa fica subjetiva pra caralho - e eu paro de ler e vou cuidar dos meus problemas.
    Pode ir cuidar dos seus problemas então, porque a definição de classe média é sim subjetiva e tem a ver com "way of life".
    Não, não tem a ver com "way of life" segundo a própria Chaui, né Peba?
    Se você acha que não tem a ver com o modo, condições e estilo de vida então assista novamente os vídeos dela que você posta aqui no fórum de vez em quando.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #17946
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Voltei so pra falar que tenho usado o Viber esses dias e o app eh UMA MERDA COMPLETA. PQP!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #17947
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por bgiamatei Ver Post
    Peba - então você está utilizando o "way of life" para definir o que é classe média? Se for isso, ai sim a coisa fica subjetiva pra caralho - e eu paro de ler e vou cuidar dos meus problemas.
    Pode ir cuidar dos seus problemas então, porque a definição de classe média é sim subjetiva e tem a ver com "way of life".
    Não, não tem a ver com "way of life" segundo a própria Chaui, né Peba?
    Se você acha que não tem a ver com o modo, condições e estilo de vida então assista novamente os vídeos dela que você posta aqui no fórum de vez em quando.
    Então, ela mesma diz isso diversas vezes.
    Se você conhece a teoria dela vai se lembrar do exemplo dos trabalhadores italianos, franceses ... enfim: a considerada classe média europeia da metade do século passado que ela considera como classe trabalhdora.
    Ela repete isso sempre, inclusive a trollada do Tche sobre proletariados ricos faz sentido, embora eu não concorde por pensar diferente.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #17948
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    OMG cara, eu nem vou discutir com você. Você tá falando merda. Repito: assista os vídeos que você mesmo usava pra floodar as discussões de política.

    Ela deixa muito claro o que é classe média e o erro gigantesco que é confundir essa parcela emergente da classe trabalhadora (que ela chama de nova classe trabalhadora) com a classe média. A Chaui inclusive observa com muita sapiência que essa confusão é prejudicial à própria classe trabalhadora, que no momento em que passa a acreditar ser o que não é acaba incorporando um arcabouço ideológico que não é afinado com seus interesses, prejudicando o processo de conquista de direitos sociais.

    Se você já assistiu aqueles vídeos tantas vezes e mesmo assim não conseguiu entender então fica difícil debater mesmo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #17949
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    OMG cara, eu nem vou discutir com você. Você tá falando merda. Repito: assista os vídeos que você mesmo usava pra floodar as discussões de política.

    Ela deixa muito claro o que é classe média e o erro gigantesco que é confundir essa parcela emergente da classe trabalhadora (que ela chama de nova classe trabalhadora) com a classe média. A Chaui inclusive observa com muita sapiência que essa confusão é prejudicial à própria classe trabalhadora, que no momento em que passa a acreditar ser o que não é acaba incorporando um arcabouço ideológico que não é afinado com seus interesses, prejudicando o processo de conquista de direitos sociais.

    Se você já assistiu aqueles vídeos tantas vezes e mesmo assim não conseguiu entender então fica difícil debater mesmo.
    Eu não estou discordando da Chaui, nem querendo aproveitar esse spot para te infernizar também.
    Acho que voce deveria se desarmar um pouco e entender a minha intenção.
    O meu cuidado é justamente esse: falar da Chaui com propriedade.
    Ao discordar de você sobre o "way of life", eu estou preocupado com a distorção que voce pode ta criando.
    Daí a trollada do Tche sobre proletários ricos irá fazer coro mais ainda.

    Definir como se dá a lógica do capitalismo contemporaneo, onde os meios de producao sao infinitamente mais complexos do que no capitalismo fordista, é uma tarefa dificil e nao pode ser simplificada.
    A maioria dos intelectuais marxistas de hoje em dia estudam exatamente isso.

    Repito: eu ainda nao discordo da Chaui, só intervi voce por zelo ao discurso dela.
    Relaxa e volte aqui depois.
    Discutir com a cabeça fervendo só faz mal e voce nao tem que provar nada a ninguem.
    PebaVermelho likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #17950
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    eu não entendi nada do que vc escreveu spinoza...

    edit: isso era sobre os posts anteriores, mas esse último aí ainda não me explicou que raios a marilena chauí entende por classe média.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados