Postado originalmente por
bueno09
Então Kalil, o modelo de transporte de qualquer cidade evoluída é bem amarrado entre os modais. Não se pensa ônibus, bicicleta, carro, metrô isoladamente. Pensam neles se complementando.
Quando qualquer um desses modais está isolado ele não funciona 100%.
É o que está acontecendo com as ciclovias, ele é isolado porque ainda não funciona em conjunto com metrô, ônibus e as próprias ciclovias não estão 100% conectadas. Além de ser algo muito recente, então pouca gente se dispôs a usar no dia-a-dia e falta estrutura da sociedade em geral (bicicletários, chuveiros no trabalho, esse tipo de coisa)
Por isso qualquer análise de como tão as ciclovias agora sempre vai ser tosca.
Óbvio que SP é uma cidade mto complexa (mas não se esqueça que Londres, Paris, Tokyo também são cidades gigantescas que usam mto bicicleta).
SP tem um relevo que não é dos mais favoráveis (o que não impede a pessoa de subir num ônibus numa ladeira mto grande e usar bicicleta no resto do percurso)
Sobre construir ciclofaixa e tirar espaço de carro/ônibus , essa é parte da idéia. É meio bizarro o conceito, mas na Europa se faz mto isso, vc dificulta meio que propositadamente a vida de quem tem carro (que é um meio de transporte caro demais pra cidade em espaço, poluição, manutenção de vias) e isso automaticamente faz que comece a ficar +
ev as outras formas de transporte. A merda é que ainda vai um tempo pra termos linhas de ônibus inteligentes, ônibus de mais qualidade, bons, mais metrô.
Só que foder os carros não faz o transporte como um todo piorar, faz melhorar pra maior parte da população (que é quem usa transporte coletivo) e piora num primeiro momento pra quem tem carro.
O que acontece mais pra frente depois de processo é que os investimentos em transporte coletivo se aceleram quando mais gente está os usando, já que tem mais pressão pra isso, então são mais linhas de metrô, melhores ônibus, e ai com transporte coletivo melhor ainda, as vias começam a ficar mais vazias e acaba ficando um pouco melhor pra quem usa carro.
Eu acho que SP tem um futuro bem promissor no transporte público , o Metrô tá expandindo (teve umas cagadas aí na Linha Amarela e as burocracias de licenças ambientais e justiça lenta que atrapalham demais) mas a coisa tá andando, tem muita linha pra sair nos próximos 10 anos e era 100% necessário essa mudança na chave que o Haddad fez, mudança pela qual ele arriscou mto capital político, fugindo dos padrões dos politicos daqui que não tomam medidas impopulares ainda que sejam necessárias. Pra cada cara que nem eu que sou fã dele tem uns 4 putos pq veem uma ciclofaixa vazia enquanto está preso no trânsito (embora os dados sejam o que o Haddad passou na entrevista, trânsito cresceu menos nos últimos 2 anos)
Sobre estimativa de % da população nunca li, mas se mais gente tiver usando um negócio que melhora a saúde, ocupa menos espaço, não polui, consome menos recursos já é um sonho. E acredito de verdade que com o tempo mais estrutura vai ser criada e mais gente vai usar bicicleta sim.
Pra não falar que eu só elogiei, acho que ele tá atrasado em coisas que ajudariam demais essa situação toda, como um sistema mais inteligente de gerir as linhas de ônibus por exemplo.