Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 513

Lista de Usuários Marcados

Página 513 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 1341346350351151251351451552356361310131513 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 5.121 a 5.130 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #5121
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    a) A meritocracia propõe construir uma ordem social baseada nas diferenças de predicados pessoais (habilidade, conhecimento, competência, etc.) e não em valores sociais universais (direito à vida, justiça, liberdade, solidariedade, etc.). Então, uma sociedade meritocrática pode atentar contra estes valores, ou pode obstruir o acesso de muitos a direitos fundamentais.


    b) A meritocracia exacerba o individualismo e a intolerância social, supervalorizando o sucesso e estigmatizando o fracasso, bem como atribuindo exclusivamente ao indivíduo e às suas valências as responsabilidades por seus sucessos e fracassos.


    c) A meritocracia esvazia o espaço público, o espaço de construção social das ordens coletivas, e tende a desprezar a atividade política, transformando-a em uma espécie de excrescência disfuncional da sociedade, uma atividade sem legitimidade para a criação destas ordens coletivas. Supondo uma sociedade isenta de jogos de interesse e de ambiguidades de valor, prevê uma ordem social que siga apenas a racionalidade técnica do merecimento e do desempenho, e não a racionalidade política das disputas, das conversações, das negociações, dos acordos, das coalisões e/ou das concertações, algo improvável em uma sociedade democrática e pluralista.

    d) A meritocracia esconde, por trás de uma aparente e aceitável “ética do merecimento”, uma perversa “ética do desempenho”.
    Eu sou a favor da premiação do mérito, mas concordo com as críticas dos pontos "b", "c" e "d" (a crítica "a" eu discordo). Dito isto, não me agrada a meritocracia como imposição geral, justamente porque ela institui um sistema de gestão que cria essas distorções.

    Quase todo sistema cujo vocábulo leva o sufixo "cracia" gera distorções justamente porque a imputação do poder não deveria se dar de forma impositiva e generalista, ignorando tantas peculiaridades.
    Última edição por PebaVermelho; 11-11-2013 às 14:13.
    ColinsFil likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #5122
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Como você vai medir o mérito entre um pesquisador e um lixeiro? Ou entre um médico e um jogador de futebol?
    mercado?

    Ou nao pode usar essa palavra?
    Pode. Mas ai você vai estar medindo quanto o sujeito gera de lucro. É nisso que você acha que deve se basear os valores da sociedade? Medir o mérito individual pelo quanto a pessoa faz de dinheiro?

    Team Fernandinho Beira-mar ftw.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #5123
    Expert Avatar de Major Kong
    Data de Ingresso
    23/08/10
    Posts
    2.727
    Mérito é uma palavra que tá no dicionário invertido da esquerdopatia. Semelhante a elite, que eles invertem o sentido.
    Cão likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #5124
    Expert Avatar de Floyd
    Data de Ingresso
    10/05/09
    Posts
    2.752
    Citação Postado originalmente por Dellbono Ver Post
    @DiegoSestito,Vamos pegar um exemplo prático dos professores, cujos sindicatos, via de regra, são contrários a premiação e melhoria dos salários baseados na avaliação de desempenho.Toda passeata dos sindicatos tem mimimi contra o método meritocrático.Você acha que eles estão certos?Se a meritocracia não for utilizada para incentivar as pessoas a obterem melhores resultados, qual será o estímulo para melhorar e evoluir?
    @DiegoSestito

    Em vez de querer categorizar todas as profissões diferentes com base no mérito porque a gente não foca a discussão nessa pergunta que eu e o Dellbono fizemos, só sobre a uma mesma profissão, os professores?
    Cão and Dellbono like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5125
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Como você vai medir o mérito entre um pesquisador e um lixeiro? Ou entre um médico e um jogador de futebol?
    mercado?

    Ou nao pode usar essa palavra?
    Pode. Mas ai você vai estar medindo quanto o sujeito gera de lucro. É nisso que você acha que deve se basear os valores da sociedade? Medir o mérito individual pelo quanto a pessoa faz de dinheiro?

    Team Fernandinho Beira-mar ftw.
    Eh um bom parametro pra medir, mas nao eh o unico. Tb eh preciso tomar cuidado na analise, mas de forma geral eh o melhor parametro IMO.

    Mas eu acho que ha uma confusao Uma vez eu li aqui no forum que um gari agrega mais valor pra sociedade que o dono do Itau. Isso eh uma besteira monumental. E tipo, isso nao quer dizer que o gari eh um ser humano inferior ou pior. Vai ver o cara eh um otimo pai, otimo marido, otimo filho. Talvez mto melhor que o tal dono do Itau. So que a gente ta falando de profissoes especificamente. E na escala de profissoes, eh mto mais dificil ser banqueiro do que ser gari. Eh so isso.


    O Fernandinho Beira-Mar nao pode entrar nessa regra, pq ele so faz tanto dinheiro pq pratica uma atividade ilegal. De qualquer forma, nao da pra negar que ele eh mto bom no que faz.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #5126
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    [QUOTE=Floyd;1839536]
    Citação Postado originalmente por Dellbono Ver Post
    @DiegoSestito,Vamos pegar um exemplo prático dos professores, cujos sindicatos, via de regra, são contrários a premiação e melhoria dos salários baseados na avaliação de desempenho.Toda passeata dos sindicatos tem mimimi contra o método meritocrático.Você acha que eles estão certos?Se a meritocracia não for utilizada para incentivar as pessoas a obterem melhores resultados, qual será o estímulo para melhorar e evoluir?[/QUOTE @DiegoSestitoEm vez de querer categorizar todas as profissões diferentes com base no mérito porque a gente não foca a discussão nessa pergunta que eu e o Dellbono fizemos, só sobre a uma mesma profissão, os professores?
    Oras, achei que tinha ficado claro. Eu concordo com isso. O problema é que o mérito isolado não é um indicativo perfeito.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #5127
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    nossa, que merda de texto.

    destaque pra essa parte
    O Quintana, pelo imenso valor literário que tem, não merecia ter morrido pobre nem ter tido que morar de favor em um hotel em Porto Alegre, mas quem amealhou fortuna com a literatura foi o Coelho. Um tem inegável valor literário, outro tem desempenho de mercado.
    Cão likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #5128
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Citação Postado originalmente por Major Kong Ver Post
    Mérito é uma palavra que tá no dicionário invertido da esquerdopatia. Semelhante a elite, que eles invertem o sentido.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #5129
    World Class Avatar de Dellbono
    Data de Ingresso
    14/11/11
    Posts
    6.686
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Dellbono Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    @Dellbono e @ekalil a gente não está falando da mesma coisa.
    Eu acho que se deve premiar o mérito. O que eu estou dizendo é:
    Não existe uma meritocracia verdadeira no capitalismo vigente, porque devido as diferenças sociais e de oportunidade é impossível fazer uma medição isolada do mérito. Eu acho que idealmente (não de forma utópica) todos teriam direito a uma vida digna e condições iguais de partida. Dessa forma, poderia ser identificado o mérito verdadeiro e mesmo aqueles que fossem incompetentes não morreriam de fome e poderiam viver e não só sobreviver. Eu gosto da meritocracia, só não consigo identificar ela no mundo real.

    Mas a meritocracia na sociedade não significa excluir os que não conseguem bom desempenho em suas funções.
    Até porque aí a coisa descambaria para o nazismo e as crianças especiais, idosos e doentes teriam que ser eliminados.

    Não é isso.
    A meritocracia apenas premia melhor os mais talentosos, osque se dedicam mais e conseguem com o seu trabalho contribuir para a melhoria da sociedade, o que, no final das contas irá beneficiar a todos.

    O mais curioso é alguém ser adepto da teoria da evolução e ser contra a meritocracia.
    Pela tese evolucionista nós só existimos porque a natureza evoluiu conforme e meritocracia onde apenas os mais fortes sobreviveram.
    E eu "acreditando" na teoria da evolução quer dizer que eu ache justo ou alguma coisa do tipo?
    Novamente, eu acho a meritocracia uma coisa boa. O problema é: Ela não existe no mundo real.
    Você tem N "profissões" de forma que você pode comparar o exito entre indivíduos que realizam a mesma tarefa, mas como você vai fazer o mesmo entre pessoas com qualidades e conhecimentos diferentes? Como você vai medir o mérito entre um pesquisador e um lixeiro? Ou entre um médico e um jogador de futebol?
    Uma forma de medir este mérito é comparando com pessoas que desenvolvem atividades semelhantes.
    Pode não ser a fórmula mais perfeita, tampouco a mais desejável, mas parece-me ser a única possível pra garantir o desenvolvimento.

    Fugir da meritocracia, significa nivelar por baixo.

    Qual seria a outra opção para garantir a evolução da sociedade, sem utilizar a meritocracia?
    Por qual motivo alguém ficaria 20 anos num laboratório, pesquisando um medicamento enquanto a gente curte uma praia?
    Última edição por Dellbono; 11-11-2013 às 14:21.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #5130
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Como você vai medir o mérito entre um pesquisador e um lixeiro? Ou entre um médico e um jogador de futebol?
    mercado?

    Ou nao pode usar essa palavra?
    Pode. Mas ai você vai estar medindo quanto o sujeito gera de lucro. É nisso que você acha que deve se basear os valores da sociedade? Medir o mérito individual pelo quanto a pessoa faz de dinheiro?

    Team Fernandinho Beira-mar ftw.
    Eh um bom parametro pra medir, mas nao eh o unico. Tb eh preciso tomar cuidado na analise, mas de forma geral eh o melhor parametro IMO.

    Mas eu acho que ha uma confusao Uma vez eu li aqui no forum que um gari agrega mais valor pra sociedade que o dono do Itau. Isso eh uma besteira monumental. E tipo, isso nao quer dizer que o gari eh um ser humano inferior ou pior. Vai ver o cara eh um otimo pai, otimo marido, otimo filho. Talvez mto melhor que o tal dono do Itau. So que a gente ta falando de profissoes especificamente. E na escala de profissoes, eh mto mais dificil ser banqueiro do que ser gari. Eh so isso.


    O Fernandinho Beira-Mar nao pode entrar nessa regra, pq ele so faz tanto dinheiro pq pratica uma atividade ilegal. De qualquer forma, nao da pra negar que ele eh mto bom no que faz.
    Não acho que o gari agregue mais valor para a sociedade do que o dono do Itau. Mas acho que Einsten agregou muito mais valor do que 1 milhão de donos de banco JUNTOS. E mesmo assim, pela visão fria da geração do lucro como forma de medição meritocrática, só um deles vale mais do que toda a categoria cientifica junta (salvo pequenas exceções).
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados