Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 496

Lista de Usuários Marcados

Página 496 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 3964464864944954964974985065465969961496 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 4.951 a 4.960 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #4951
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Noruega, Suécia... Sempre eles... Pqp
    Quer que eu cite o que? EUA? É, pois é.

    E sim, o nosso serviço publico de saúde não é de qualidade ruim. Mas deve se fazer uma comparação levando em consideração a proporcionalidade né. Quanto a gente paga para quanto a gente recebe. Quanto eles pagam, pra quanto eles recebem.

    E btw, sobre a saúde no Canadá, é a mesma para todas as províncias?
    O problema é que a medida do quanto a gente paga é em valores absolutos, e não em porcentagem do PIB. Nossa carga tributária é equivalente à do Reino Unido e da Alemanha, mas nosso PIB per capita é 1/4 do desse países. Ou seja, um cidadão alemão ou britânico paga,em valores absolutos, quatro vezes mais do que nós pagamos.
    Não entendi. Nossa carga tributária é equivalente em proporção ou em valores absolutos?
    Em proporção.

    Nos três países, a carga tributária fica em torno de 37% do PIB. Só que o PIB per capita lá é de 40k dólares ano, enquanto aqui o PIB per capita é de 10k só. Logo, cada cidadão desses países paga mais de 14k de imposto por ano, enquanto aqui a gente não paga nem 4k. Mesmo considerando que a mão de obra aqui é mais barata, fica claro que com o dinheiro que arrecadamos aqui dá pra fazer muito menos do que com o dinheiro que arrecadam lá.
    Sim eu concordo. Mas vale lembrar que os impostos desses países é praticamente inteiro sobre a renda, enquanto aqui a maior parte deles incide de outras formas além dessa. O que de uma forma ou de outra contribui para encher um pouco mais os cofres públicos. Ou não? Não sei se esses 37% já leva em conta esse fator, se sim, desconsidere.
    Mas de qualquer forma, é um problema que tem mais de uma solução né? Impostos progressivos e alta taxação de grandes fortunas me parece o mais simples e "correto" a se fazer para pelo menos diminuir esse gap de arrecadação, mas é obvio que eu tenho um conhecimento minimo do assunto, e provavelmente por isso eu enxergo as coisas de uma maneira distorcida e muito mais simples do que são realmente.
    Já leva em conta isso sim.

    Uma reforma tributária séria poderia melhorar a distribuição de renda, mas não acho que faria nossos serviços públicos alcançarem o nível dos serviços públicos em países europeus.

    Se mantivéssemos a carga tributária nesse nível de 37%, mas tributássemos mais a renda e um pouco menos o consumo, os ricos pagariam uma parte maior do bolo, o que ajudaria a reduzir desigualdade. Mas o valor total arrecadado ficaria o mesmo.

    Pra arrecadar mais, e consequentemente ter mais dinheiro pra prestar os serviços, só tem duas opções. Ou aumenta a porcentagem que pagamos, o que traz uma série de problemas pra economia, ou aumenta a renda e mantém a porcentagem.

    O problema é que, por causa da conversa do "é preciso crescer o bolo pra depois dividir" lá da época da ditadura, criou-se na cabeça de muita gente essa falsa dicotomia entre crescimento e distribuição de renda. Nós precisamos crescer e distribuir ao mesmo tempo. Se só distribuir, seja da forma que for, nós vamos ser um país igualmente pobre. Se só crescer, nós vamos continuar sendo um país subdesenvolvido.
    Ótimo post cara, também acho que só a melhor distribuição não melhoraria nosso sistema de saúde a ponto de ser comparado ao dos países europeus citados, acho que em primeiro momento a melhora mais simples seria combater com mais enfase e rigor as falhas administrativas e os problemas que isso causa, como roubo de equipamentos e desvio de verbas.
    Mas obviamente isso não seria o suficiente para sozinho elevar a nossa saúde até aquele patamar, mas acho que qualquer melhora é bem vinda né?
    Última edição por DiegoSestito; 06-11-2013 às 11:25.
    Picinin and ColinsFil like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #4952
    Professional
    Data de Ingresso
    13/01/09
    Posts
    305
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por rzen Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por rzen Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Já eu ficaria feliz se esses impostos fossem progressivos.
    Ficaria?

    Já deveria estar feliz, pois são progressivos.
    LOL

    Pois então tem é que ser BEM MAIS progressivo!

    LOL

    Tem certeza que sabe o que é imposto progressivo?

    Muita gente, principalmente quem produz discurso também ficaria feliz como você.

    Mas quem trabalha e produz riqueza para esse pessoal não.
    A progressividade dos impostos no Brasil é uma piada, uma ilusão.
    Concordo, mas quanto ao IR poderia ser ainda pior se o FHC não tivesse elevado a alíquota de 25% para 27.5%.

    Agora o PT não fez nada. Lembro que ainda na campanha perguntaram para o Lula sobre o IGF (idéia do FHC
    se não me enagno) e o Lula, que provavelmente não sabia o que IGF significa disse: "Isso é um assunto que
    vou deixar para meu ministro e ele vai resolver". Não resolveu. Outra ilusão.

    Se estivesse tão preocupado com os pobres teria melhorado a vida deles, aumentado os impostos sobre propriedade/bens e renda e diminuindo sobre o consumo.
    DiegoSestito likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #4953
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Citação Postado originalmente por rzen Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por rzen Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por rzen Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Já eu ficaria feliz se esses impostos fossem progressivos.
    Ficaria?

    Já deveria estar feliz, pois são progressivos.
    LOL

    Pois então tem é que ser BEM MAIS progressivo!

    LOL

    Tem certeza que sabe o que é imposto progressivo?

    Muita gente, principalmente quem produz discurso também ficaria feliz como você.

    Mas quem trabalha e produz riqueza para esse pessoal não.
    A progressividade dos impostos no Brasil é uma piada, uma ilusão.
    Concordo, mas quanto ao IR poderia ser ainda pior se o FHC não tivesse elevado a alíquota de 25% para 27.5%.

    Agora o PT não fez nada. Lembro que ainda na campanha perguntaram para o Lula sobre o IGF (idéia do FHC
    se não me enagno) e o Lula, que provavelmente não sabia o que IGF significa disse: "Isso é um assunto que
    vou deixar para meu ministro e ele vai resolver". Não resolveu. Outra ilusão.

    Se estivesse tão preocupado com os pobres teria melhorado a vida deles, aumentado os impostos sobre propriedade/bens e renda e diminuindo sobre o consumo.
    Depois de ler o seu post chego à conclusão de que se você tivesse tentado fazer um pior não teria conseguido.

    1) Em primeiro lugar não é o aumento da alíquota que caracteriza a progressividade e sim a criação de novas alíquotas para diferentes bases de cálculo. Você trollou o outro cara lá e claramente quem não sabe o que é progressividade é você. Se isso significasse alguma coisa eu diria que o mesmo FHC reduziu para o exercício de 96 a alíquota máxima do imposto de renda que era de 35% e passou a ser de 25%.

    2) Quem melhorou MUITO o quadro da justiça fiscal no Brasil chama-se Lula (o bilionário do meu avatar) que criou mais duas alíquotas. Quando o FHC entregou o governo haviam apenas duas alíquotas: 15% e 27,5%. Lula criou mais duas: 7,5% e 22,5%. Ou seja, o cara mais fudido que pagava imposto na época do FHC deixou de recolher imposto de renda a uma alíquota de 15% e passou a fazê-lo a uma alíquota de 7,5% (a metade). De igual modo, muito cara de classe média que era obrigado a pagar imposto sobre a mesma alíquota do Silvio Santos teve a chance de fazê-lo com alíquota menor.

    3) Os impostos que incidem sobre a propriedade ou a sua transmissão (IPTU, ITBI, IPVA e ITCMD) são de competência dos municípios (IPTU e ITBI) ou do estados (IPVA e ITCMD). A mesma coisa ocorre com os impostos incidentes sobre o consumo (ISS é dos municípios e ICMS dos estados). Portanto, a União NÃO PODE aumentar esses impostos.
    Última edição por PebaVermelho; 06-11-2013 às 12:33.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4954
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Noruega, Suécia... Sempre eles... Pqp
    Quer que eu cite o que? EUA? É, pois é.

    E sim, o nosso serviço publico de saúde não é de qualidade ruim. Mas deve se fazer uma comparação levando em consideração a proporcionalidade né. Quanto a gente paga para quanto a gente recebe. Quanto eles pagam, pra quanto eles recebem.

    E btw, sobre a saúde no Canadá, é a mesma para todas as províncias?
    Eh que sempre os exemplos usados sao essa meia duzia de excecoes ai. Sao realidades completamente diferentes.

    Nao adianta nada ficar comparando o Brasil com a Noruega, ja falei isso aqui varias vezes.
    Outras exceções:
    Portugal, Espanha, França, Itália, Irlanda, Grécia (Mesmo quebrada), Inglaterra, Áustria (Que não é "free", mas tem um sistema muito bom de preços progressivos e proporcionais), Islândia, Bélgica..

    Deixei de fora ainda: Mônaco, Luxemburgo, Omã, Malta, San Marino e Andorra porque obviamente são países muito pequenos e com uma população ridícula.
    Colômbia, porque a pesar de ser melhor, não é tão melhor assim. E Cingapura que tem um sistema misto que parece funcionar, mas eu particularmente não sou fã.

    Ta bom de exemplo pra você? Tem quase 3x a meia duzia que você tinha chorado antes.
    Eu sinceramente nao conheco o servico publico de saude desses paises. Como eh que vc sabe, por exemplo, que o da Colombia eh melhor, mas nao tao melhor assim? Que fonte ta usando pra isso?

    Quanto ao SUS, a minha opiniao mudou depois que mudei para os EUA. Eu sempre falei que era uma vergonha, uma merda completa e tudo isso que a maioria das pessoas dizem. Ai, quando cheguei aqui e vi que um exame de vista custa 200 usd, que se vc quebrar um braco vai te cobrar uns 2k usd, que se vc precisar operar o apendice vai ser uns 20k usd, eu comecei a repensar um pouco. Saude aqui nos EUA eh MTO caro. Eu tomei meia duzia de vacinas pra ir pra India e ficou 600 usd (o plano pagou, mas eu vi a fatura). Essas mesmas vacinas eu teria de graca no Brasil.

    Fora isso, mesmo quando vc tem um plano de saude privado, nao quer dizer que vc nao vai gastar nada. Tem varias modalidades de plano e caso vc escolha um que nao tem uma mensalidade bem alta, vai ter que pagar algumas coisas do bolso.

    Depois de ver isso eu pensei: Ah, deve ser ruim assim so nos EUA, nos outros paises que a gente ouve falar deve ser bom pra cacete.

    Ai um dia, conversando com um canadense, ele tava me falando que a mulher dele teve um corte simples na mao e que ficou 8h no hospital pra conseguir dar ponto. Falou que se vc tem cancer, vc vai ser atendido de graca, mas tem que ficar meses pra conseguir uma consulta. No final, disse que qualquer um que tenha uma boa condicao financeira opta por um plano de saude privado, o que eh bem diferente da imagem que eu tinha do pais. Nao fui atras de dados e to me baseando apenas em um depoimento, mas enfim, acho que ja serve pra mostrar que nao eh perfeito.

    Por isso fico meio com um pe atras sempre que a gente fala de servicos de saude publicos em outros paises. A gente pode olhar dados, mas, sei la, acho que olhando por dados, da pra vender uma imagem top do SUS tb.

    Fora tudo isso, ainda tem o que o Picinin observou ai em cima, que a carga tributaria absoluta desses paises eh bem maior. Sao paises ricos, ne? A gente nao pode esquecer disso nunca quando faz a comparacao.

    Vale notar tb que quase todos os paises relevantes que vc citou estao em crise, exatamente por oferecerem mais beneficios do que arrecadam. Entao eh um modelo que esta apresentando problemas.

    Obvio que o SUS poderia ser bem melhor se a gente tivesse uma boa administracao e menos corrupcao no sistema, so acho que tem que tomar mais cuidado quando a gente fala dele, como se fosse a pior coisa do mundo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #4955
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Noruega, Suécia... Sempre eles... Pqp
    Quer que eu cite o que? EUA? É, pois é.

    E sim, o nosso serviço publico de saúde não é de qualidade ruim. Mas deve se fazer uma comparação levando em consideração a proporcionalidade né. Quanto a gente paga para quanto a gente recebe. Quanto eles pagam, pra quanto eles recebem.

    E btw, sobre a saúde no Canadá, é a mesma para todas as províncias?
    Eh que sempre os exemplos usados sao essa meia duzia de excecoes ai. Sao realidades completamente diferentes.

    Nao adianta nada ficar comparando o Brasil com a Noruega, ja falei isso aqui varias vezes.
    Outras exceções:
    Portugal, Espanha, França, Itália, Irlanda, Grécia (Mesmo quebrada), Inglaterra, Áustria (Que não é "free", mas tem um sistema muito bom de preços progressivos e proporcionais), Islândia, Bélgica..

    Deixei de fora ainda: Mônaco, Luxemburgo, Omã, Malta, San Marino e Andorra porque obviamente são países muito pequenos e com uma população ridícula.
    Colômbia, porque a pesar de ser melhor, não é tão melhor assim. E Cingapura que tem um sistema misto que parece funcionar, mas eu particularmente não sou fã.

    Ta bom de exemplo pra você? Tem quase 3x a meia duzia que você tinha chorado antes.
    Eu sinceramente nao conheco o servico publico de saude desses paises. Como eh que vc sabe, por exemplo, que o da Colombia eh melhor, mas nao tao melhor assim? Que fonte ta usando pra isso?

    Quanto ao SUS, a minha opiniao mudou depois que mudei para os EUA. Eu sempre falei que era uma vergonha, uma merda completa e tudo isso que a maioria das pessoas dizem. Ai, quando cheguei aqui e vi que um exame de vista custa 200 usd, que se vc quebrar um braco vai te cobrar uns 2k usd, que se vc precisar operar o apendice vai ser uns 20k usd, eu comecei a repensar um pouco. Saude aqui nos EUA eh MTO caro. Eu tomei meia duzia de vacinas pra ir pra India e ficou 600 usd (o plano pagou, mas eu vi a fatura). Essas mesmas vacinas eu teria de graca no Brasil.

    Fora isso, mesmo quando vc tem um plano de saude privado, nao quer dizer que vc nao vai gastar nada. Tem varias modalidades de plano e caso vc escolha um que nao tem uma mensalidade bem alta, vai ter que pagar algumas coisas do bolso.

    Depois de ver isso eu pensei: Ah, deve ser ruim assim so nos EUA, nos outros paises que a gente ouve falar deve ser bom pra cacete.

    Ai um dia, conversando com um canadense, ele tava me falando que a mulher dele teve um corte simples na mao e que ficou 8h no hospital pra conseguir dar ponto. Falou que se vc tem cancer, vc vai ser atendido de graca, mas tem que ficar meses pra conseguir uma consulta. No final, disse que qualquer um que tenha uma boa condicao financeira opta por um plano de saude privado, o que eh bem diferente da imagem que eu tinha do pais. Nao fui atras de dados e to me baseando apenas em um depoimento, mas enfim, acho que ja serve pra mostrar que nao eh perfeito.

    Por isso fico meio com um pe atras sempre que a gente fala de servicos de saude publicos em outros paises. A gente pode olhar dados, mas, sei la, acho que olhando por dados, da pra vender uma imagem top do SUS tb.

    Fora tudo isso, ainda tem o que o Picinin observou ai em cima, que a carga tributaria absoluta desses paises eh bem maior. Sao paises ricos, ne? A gente nao pode esquecer disso nunca quando faz a comparacao.

    Vale notar tb que quase todos os paises relevantes que vc citou estao em crise, exatamente por oferecerem mais beneficios do que arrecadam. Entao eh um modelo que esta apresentando problemas.

    Obvio que o SUS poderia ser bem melhor se a gente tivesse uma boa administracao e menos corrupcao no sistema, so acho que tem que tomar mais cuidado quando a gente fala dele, como se fosse a pior coisa do mundo.
    Eu concordo que não seja tão ruim quanto é pintado. Eu sei que são países ricos e a comparação é injusta. Mas eu não comparei em primeiro momento, você me pediu lugares onde o sistema de saúde era melhor, ai eu te dei. Mas sem o intuito de dizer que nós temos condições de ter algo do tipo em primeiro momento.
    Sobre a Colômbia, eu vi alguns indicadores, posso procurar se você quiser. Plus eu tenho um amigo colombiano e ele mora aqui faz uns 4 anos e meio que me confirmou algumas coisas.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #4956
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Meu primo passou um perrengue em Paris e tinha pago um desses seguros de saúde de viagem, mas acabou indo pra um hospital público onde ficou internado por uns dias e recebeu tratamento 5 estrelas segundo ele.

    Antes de se internar ele tinha ido em um privado onde não foi bem atendido e por isso foi parar no público por indicação de alguém.

    Mas assim como o seu, é só um relato também.

    Imo, existem uns sistemas de saúde bem melhores do que outros e cada sistema tem suas virtudes e deficiências. Mesmo no Brasil tem coisas no SUS que são melhores do que no sistema privado.

    E no nosso SUS tem coisas que são top a nível mundial. Um dos melhores exemplos é a distribuição de remédios pra certas doenças graves. Eu tenho uma prima que tem esclerose múltipla. Hoje ela é ok como eu ou você, mas pra isso tem de tomar umas injeções que ela recebe pelo SUS. Cada dose da parada custa mais de 3k se ela fosse precisar comprar e ela toma uma dose por semana. Uma pessoa simples com uma doença mais complicada nos EUA que precise de medicamentos caros tem que pegar um barquinho na Flórida e remar até chegar em Cuba pra se tratar. lol
    ColinsFil and DiegoSestito like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #4957
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Meu primo passou um perrengue em Paris e tinha pago um desses seguros de saúde de viagem, mas acabou indo pra um hospital público onde ficou internado por uns dias e recebeu tratamento 5 estrelas segundo ele.

    Antes de se internar ele tinha ido em um privado onde não foi bem atendido e por isso foi parar no público por indicação de alguém.

    Mas assim como o seu, é só um relato também.

    Imo, existem uns sistemas de saúde bem melhores do que outros e cada sistema tem suas virtudes e deficiências. Mesmo no Brasil tem coisas no SUS que são melhores do que no sistema privado.

    E no nosso SUS tem coisas que são top a nível mundial. Um dos melhores exemplos é a distribuição de remédios pra certas doenças graves. Eu tenho uma prima que tem esclerose múltipla. Hoje ela é ok como eu ou você, mas pra isso tem de tomar umas injeções que ela recebe pelo SUS. Cada dose da parada custa mais de 3k se ela fosse precisar comprar e ela toma uma dose por semana. Uma pessoa simples com uma doença mais complicada nos EUA que precise de medicamentos caros tem que pegar um barquinho na Flórida e remar até chegar em Cuba pra se tratar ou fabricar meth. lol
    FYP
    ColinsFil likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #4958
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post

    E no nosso SUS tem coisas que são top a nível mundial. Um dos melhores exemplos é a distribuição de remédios pra certas doenças graves. Eu tenho uma prima que tem esclerose múltipla. Hoje ela é ok como eu ou você, mas pra isso tem de tomar umas injeções que ela recebe pelo SUS. Cada dose da parada custa mais de 3k se ela fosse precisar comprar e ela toma uma dose por semana. Uma pessoa simples com uma doença mais complicada nos EUA que precise de medicamentos caros tem que pegar um barquinho na Flórida e remar até chegar em Cuba pra se tratar. lol
    Sim, isso eh verdade. O SUS tem a chamada lista de essenciais, remedios caros e pra doencas graves que sao ditribuidos de graca.

    Mesmo assim, ta mto longe de ser perfeito. No meio desse processo tem corrupcao, superfaturamento, etc. No final das contas o remedio chega, mas vai um bom dinheiro pro ralo tb.


    Outra diferenca na saude do Brasil vs EUA (que nao tem relacao com o servico publico), eh a queda de braco entra medicos, hospitais e planos de saude. Aparentemente os planos de saude aqui tem mta forca, pq o medico so pode pedir um exame se realmente necessitar (ja que custa caro e quem vai pagar eh o plano). No Brasil, parece que eh o contrario. O medico/hospital pedem uma lista imensa de exames, sem se preocupar com o custo. Como vc tem plano de saude e nao vai pagar nada, vc tb nao se preocupa, mas essa conta ta indo pra alguem.

    Um exemplo disso eh que durante a gravidez nos EUA, a mulher faz entre 2 e 3 ultrassoms, enquanto no Brasil eh prativamente 1 por mes, com direito a exame 4d e tudo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #4959
    Professional
    Data de Ingresso
    13/01/09
    Posts
    305
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por rzen Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post

    A progressividade dos impostos no Brasil é uma piada, uma ilusão.
    Concordo, mas quanto ao IR poderia ser ainda pior se o FHC não tivesse elevado a alíquota de 25% para 27.5%.

    Agora o PT não fez nada. Lembro que ainda na campanha perguntaram para o Lula sobre o IGF (idéia do FHC
    se não me enagno) e o Lula, que provavelmente não sabia o que IGF significa disse: "Isso é um assunto que
    vou deixar para meu ministro e ele vai resolver". Não resolveu. Outra ilusão.

    Se estivesse tão preocupado com os pobres teria melhorado a vida deles, aumentado os impostos sobre propriedade/bens e renda e diminuindo sobre o consumo.
    Depois de ler o seu post chego à conclusão de que se você tivesse tentado fazer um pior não teria conseguido.

    1) Em primeiro lugar não é o aumento da alíquota que caracteriza a progressividade e sim a criação de novas alíquotas para diferentes bases de cálculo. Você trollou o outro cara lá e claramente quem não sabe o que é progressividade é você. Se isso significasse alguma coisa eu diria que o mesmo FHC reduziu para o exercício de 96 a alíquota máxima do imposto de renda que era de 35% e passou a ser de 25%.

    2) Quem melhorou MUITO o quadro da justiça fiscal no Brasil chama-se Lula (o bilionário do meu avatar) que criou mais duas alíquotas. Quando o FHC entregou o governo haviam apenas duas alíquotas: 15% e 27,5%. Lula criou mais duas: 7,5% e 22,5%. Ou seja, o cara mais fudido que pagava imposto na época do FHC deixou de recolher imposto de renda a uma alíquota de 15% e passou a fazê-lo a uma alíquota de 7,5% (a metade). De igual modo, muito cara de classe média que era obrigado a pagar imposto sobre a mesma alíquota do Silvio Santos teve a chance de fazê-lo com alíquota menor.

    3) Os impostos que incidem sobre a propriedade ou a sua transmissão (IPTU, ITBI, IPVA e ITCMD) são de competência dos municípios (IPTU e ITBI) ou do estados (IPVA e ITCMD). A mesma coisa ocorre com os impostos incidentes sobre o consumo (ISS é dos municípios e ICMS dos estados). Portanto, a União NÃO PODE aumentar esses impostos.
    1) Onde que eu falei que aumento de alíquota caracteriza progressividade? Minha segunda palavra foi um "mas" e apenas mencionei que o fhc elevou para 27.5% a alíquota do IR, que é progressivo. Vc está vendo coisa que não existe aqui. O cara tinha falado que gostaria que fossem progressivo, falei que era.
    O resto vc inventou.

    2) Nesse devo concordar com vc. O Lula melhorou mesmo a justiça fiscal. Por sinal, o único setor do governo
    que funciona muito bem é a receita federal, tem até 1 super computador. Talvez pq deixaram técnicos e não políticos fazer acontecer. Mas o Lula tem mérito aí, concordo. Talvez ele estava obcecado em aumentar a fonte para poder aparelhar toda a máquina, o STF, manter o poder etc. Ainda acho injusto um trabalhador que ganha usd 1k/mês pagar IR. Mas tudo bem, concordo que o lula melhorou. Tem bastante rico pagando muito mais impostos que antes, graças a tecnologia de hj tb.

    3) Ok, mas o que impede o governo de criar um imposto único, tipo um IVA para o consumo?
    Apesar do ICMS ser estadual, o gov. federal tem influência sim, pressionou a unificação dele inclusive.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #4960
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post

    E no nosso SUS tem coisas que são top a nível mundial. Um dos melhores exemplos é a distribuição de remédios pra certas doenças graves. Eu tenho uma prima que tem esclerose múltipla. Hoje ela é ok como eu ou você, mas pra isso tem de tomar umas injeções que ela recebe pelo SUS. Cada dose da parada custa mais de 3k se ela fosse precisar comprar e ela toma uma dose por semana. Uma pessoa simples com uma doença mais complicada nos EUA que precise de medicamentos caros tem que pegar um barquinho na Flórida e remar até chegar em Cuba pra se tratar. lol
    Sim, isso eh verdade. O SUS tem a chamada lista de essenciais, remedios caros e pra doencas graves que sao ditribuidos de graca.

    Mesmo assim, ta mto longe de ser perfeito. No meio desse processo tem corrupcao, superfaturamento, etc. No final das contas o remedio chega, mas vai um bom dinheiro pro ralo tb.


    Outra diferenca na saude do Brasil vs EUA (que nao tem relacao com o servico publico), eh a queda de braco entra medicos, hospitais e planos de saude. Aparentemente os planos de saude aqui tem mta forca, pq o medico so pode pedir um exame se realmente necessitar (ja que custa caro e quem vai pagar eh o plano). No Brasil, parece que eh o contrario. O medico/hospital pedem uma lista imensa de exames, sem se preocupar com o custo. Como vc tem plano de saude e nao vai pagar nada, vc tb nao se preocupa, mas essa conta ta indo pra alguem.

    Um exemplo disso eh que durante a gravidez nos EUA, a mulher faz entre 2 e 3 ultrassoms, enquanto no Brasil eh prativamente 1 por mes, com direito a exame 4d e tudo.
    Que beleza ekalil!
    1 ultrassom por mês cara!

    Você está percebendo a diferença entre direitos e serviços agora?

    Essa analogia com os EUA é perfeita!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados