
Postado originalmente por
flessak
Voltando um pouco na questão de se cogitar o retorno de uma ditadura.
Esse é um regime de governo que não admite meio termo. Não existe uma "ditadura branda" ou um "totalitarismo moderado", nem mesmo um regime desses apenas para cuidar da economia do país (já que se falou de possíveis benefícios econômicos que a ditadura militar teria trazido).
Um regime ditatorial pressupõe a supressão de garantias e liberdades individuais. Direitos que a nós parecem básicos e até naturais (direito de reunião, direito de expressão, liberdade de locomoção) são extintos (ou suspensos temporariamente, até que a segurança nacional seja restaurada - pode demorar uns 24 anos para isso acontecer). O totalitarismo necessita que se instaure um estado permanente de desconfiança do próximo, sem contestação, sem oposição, sem pensamento contrário.
Por mais que se encontre um herói infalível, com bom senso, extremamente equilibrado e parcimonioso, incorruptível, com todos os atributos para conduzir a nação, ainda assim ele necessita de uma estrutura burocrática funcional para administrar o dia a dia do Estado. E essa estrutura existe em todos eles, por mínimo que seja o Estado.
A partir do momento em que o nosso herói exerce o poder de forma totalitária, essa forma irá servir de modelo e espelho para todas os pequenos espaços de poder existentes na estrutura burocrática. Ou seja, a única limitação para o exercício desse poder será a própria hierarquia (e, claro, a natureza da atividade exercida).
Assim, se você recebe uma multa de trânsito, você não pode reclamar (o agente que aplicou a multa tem poder absoluto sobre isso). Se você reclama, você será preso por desacato (contestou a ordem dada por um agente estatal). Você sendo preso, dependerá da vontade do delegado para te liberar (como a ordem estatal é soberana, o ordenamento jurídico prescinde de um remédio como o habeas corpus para garantir a liberdade do cidadão). Ou então fazer um pedido ao herói ditador, que, com sua noção de justiça, decidirá se sua prisão é legal ou abusiva. E você não precisa ser comunista para isso acontecer.
Na boa, eu espero estar morto e enterrado antes de ver isso acontecer novamente no Brasil...