Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 597

Lista de Usuários Marcados

Página 597 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 9749754758759559659759859960764769710971597 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 5.961 a 5.970 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #5961
    Expert Avatar de Major Kong
    Data de Ingresso
    23/08/10
    Posts
    2.727
    No total, segundo o relatório da CGU, o confisco soma R$ 719 milhões. O documento foi remetido à Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Fazenda e ao Banco Central e desde novembro auditores do BC se debruçam sobre a contabilidade da Caixa para apurar as responsabilidades. ISTOÉ também teve acesso a cinco pareceres do Banco Central que foram produzidos após as constatações feitas pela CGU. Em todos eles os técnicos concluem que a operação promovida em 2012 foi ilegal. No documento redigido em 4 de novembro do ano passado, o Departamento de Normas do BC (Denor) adverte que a operação examinada consiste em potencial risco de imagem para todo o Sistema Financeiro Nacional.




    ISTOÉ Independente - Economia & Negócios
    benito007 and Dellbono like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #5962
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    Tá, eu te dou uma resposta detalhada se vc me apresentar uma crítica de verdade. Acho a proposição justa.
    Eu mesmo tenho críticas a dicotomia proprietário dos meios de produção x aquele que vende sua força de trabalho para sobreviver, mas normalmente quem critica não faz ideia sobre a divisão de classes.
    Você mesmo já fez a crítica...

    Como é que se divide as classes sociais, então, se escolaridade, renda, profissão ou padrões de consumo são insuficientes? Qual seria o fator relevante. Eu posso me enquadrar em determinada classe por um critério, e na classe oposta por outro critério. A tentativa de separar a sociedade atual em classes é um reducionismo óbvio, além de uma inutilidade. A ideia de luta de classes sempre foi reducionista, o que sempre ocorreu foi conflito de interesses entre os indivíduos, e é pra isso que a sociedade se organizou politicamente no Estado. Atualmente, então, ela é completamente inútil, a não ser pra uma retórica ideológica.

    Mas infelizmente existe o antolho marxista... Aí se cria,por exemplo, a tal classe média, que tá longe de ser uma classe social, é só uma suposta ideologia oposta que não tem rosto, nem corpo. É só uma muleta pra sustentar a retórica.
    Vc acha que a sociedade não é separada em classes? E pq é um reducionismo separar a sociedade em classes? E a diferença existente entre o bilionário e o miserável? É abstrata demais, ou, melhor, não existe?

    A ideia da "luta de classes" é muito boa, na verdade. Se trouxermos essa noção do século XIX para as democracias de massas do século XXI, vc passa entender que a luta por expansão de direitos é a luta da democracia. Exige-se novos e cada vez mais novos direitos, justamente porque existe uma luta. Uma luta entre aqueles que pleiteiam direitos, e aqueles que concedem direitos. A lógica do poder explica o "pleitear" direitos e o "conceder" direitos.
    O bilionário e o miserável são indivíduos, não classes. E é óbvio que existem diferenças entre os dois, mas também existem diferenças dentro dos grupos.

    É óbvio que dá pra separar grupos de pessoas de acordo com determinadas características, mas isso obviamente não significa que os membros desse grupo tenham interesses convergentes. Tem servidor público com renda familiar de 1k e de 50k, e os dois vão acordar quanto a forma de tratar o funcionalismo. Assim como tem empresário com renda familiar de 1k e 50k que vão discordar dos dois servidores.

    O anacronismo do conceito marxista é óbvio. O Seu Zé que tem uma marcenaria lá no interior do Maranhão, e lucra 500 pratas por mês, é dono dos meios de produção, e o CEO de uma multinacional que ganha 100k por mês, não.

    Você mesmo afirmou que renda, escolaridade, padrão de consumo, etc., não são suficientes pra definir uma classe. Isso ocorre porque a sociedade hoje é muito mais fluida e cinzenta do que era há 100, 200 ou 500 anos. E mesmo no séc. XIX o mundo não se dividia entre capitalistas e proletários, tinha muita gente que não se enquadrava em nenhuma das duas classes.

    O segundo parágrafo, imo, é um samba do crioulo doido. Exige-se direitos porque as pessoas têm interesses, não porque existe uma luta. E esses interesses muitas vezes se contrapõem, se excluem. Por isso a sociedade se organizou politicamente no Estado, que media os conflitos de interesses. A democracia é apenas uma forma de organização política que pulveriza o poder e o distribui a uma parte maior da sociedade.
    Última edição por Picinin; 11-01-2014 às 22:11.
    Dellbono likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #5963
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Ficou meio bagunçado porque eu tô escrevendo do celular e acabei acrescentando algumas coisas depois. Se precisar, me avisa que eu reescrevo com mais cuidado depois.
    Fonteles likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #5964
    World Class Avatar de Dellbono
    Data de Ingresso
    14/11/11
    Posts
    6.686
    E este escândalo do confisco (roubo) da Caixa Econômica contra os correntistas.
    Não dá pra culpar a presidente pela lambança pois ela provavelmente nem é informada de uma operação como essa, tampouco acredito que o ministro da economia soubesse deste método de "contabilidade criativa".

    O que estarrece é perceber que ninguém será punido.
    Num país mais sério um escândalo como esse resultaria na queda do presidente e de toda a diretoria da instituição.
    Sem contar os processos com grandes chances de prisão.

    Aqui é apenas mais um escândalo, entre muitos.


    PS: Estranhei o fato desse furo ter sido dado pelo Isto É.
    A revista está no canhoto do cheque do PT.
    A matéria em questão cheira a "fogo amigo" de dentro do próprio partido ou então suspenderam o pagamento da "merenda" dos editores e eles resolveram mandar um "salve" para alertar o governo.
    Última edição por Dellbono; 12-01-2014 às 00:41.
    Cão likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5965
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Ficou meio bagunçado porque eu tô escrevendo do celular e acabei acrescentando algumas coisas depois. Se precisar, me avisa que eu reescrevo com mais cuidado depois.
    E vc acha que o maluco do maranhão detem mais meio de produção do que o CEO? O CEO tem que tomar decisões menos humanas do que o maluco do maranhão. O maluco do maranhão provavelmente olha na cara de cada um que ele demite, o CEO demite 30 nego numa assinatura. Querer insinuar que o mundo é cinza comparando um dono de venda maranhense com um CEO é bizarro demais mano pqp.

    Não adianta se ater puramente a lógica, logicamente tem sentido, mas na pratica vc ta donkando hard.
    Última edição por JoseIrineu; 12-01-2014 às 08:31.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #5966
    World Class Avatar de Cão
    Data de Ingresso
    01/10/07
    Localização
    Beira Rio
    Posts
    19.503
    como eh esse confisco da caixa? ela pegou apenas para contabilidade ou pegou a grana mesmo?

    como ela pode "roubar" assim o dinheiro de alguma conta?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #5967
    World Class Avatar de Cão
    Data de Ingresso
    01/10/07
    Localização
    Beira Rio
    Posts
    19.503
    O que sao esses "rolezinhos" que tao rolando ?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #5968
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Ficou meio bagunçado porque eu tô escrevendo do celular e acabei acrescentando algumas coisas depois. Se precisar, me avisa que eu reescrevo com mais cuidado depois.
    E vc acha que o maluco do maranhão detem mais meio de produção do que o CEO? O CEO tem que tomar decisões menos humanas do que o maluco do maranhão. O maluco do maranhão provavelmente olha na cara de cada um que ele demite, o CEO demite 30 nego numa assinatura. Querer insinuar que o mundo é cinza comparando um dono de venda maranhense com um CEO é bizarro demais mano pqp.

    Não adianta se ater puramente a lógica, logicamente tem sentido, mas na pratica vc ta donkando hard.
    Mas é exatamente essa a crítica dele. Pela definição de Marx o ceo é proletário e o seu zé é dono do meio de produção. Aí quando vc olha na prática, é óbvio que o ceo tem muito mais poder que o seu zé.

    Mas isso só é óbvio quando a gente pega casos extremos assim. Se pegar o dono de uma pequena empresa, que tira uns 10k por mês e comparar com um gerente de uma empresa, que ganha algo parecido, a definição de Marx fica mais confusa e não quer dizer muita coisa.
    Última edição por ekalil; 12-01-2014 às 11:22.
    Picinin, Stolf and Dellbono like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #5969
    Expert Avatar de Major Kong
    Data de Ingresso
    23/08/10
    Posts
    2.727
    As criaturas falam em luta de classes com orgulho, como se fosse algo original, uma coisa que todo mundo deveria conhecer... Só poderia ser no Lisarb mesmo.

    Criaturas vermelhas de todo mundo, uni-vos!
    Fion likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #5970
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Ficou meio bagunçado porque eu tô escrevendo do celular e acabei acrescentando algumas coisas depois. Se precisar, me avisa que eu reescrevo com mais cuidado depois.
    E vc acha que o maluco do maranhão detem mais meio de produção do que o CEO? O CEO tem que tomar decisões menos humanas do que o maluco do maranhão. O maluco do maranhão provavelmente olha na cara de cada um que ele demite, o CEO demite 30 nego numa assinatura. Querer insinuar que o mundo é cinza comparando um dono de venda maranhense com um CEO é bizarro demais mano pqp.

    Não adianta se ater puramente a lógica, logicamente tem sentido, mas na pratica vc ta donkando hard.
    Mas é exatamente essa a crítica dele. Pela definição de Marx o ceo é proletário e o seu zé é dono do meio de produção. Aí quando vc olha na prática, é óbvio que o ceo tem muito mais poder que o seu zé.

    Mas isso só é óbvio quando a gente pega casos extremos assim. Se pegar o dono de uma pequena empresa, que tira uns 10k por mês e comparar com um gerente de uma empresa, que ganha algo parecido, a definição de Marx fica mais confusa e não quer dizer muita coisa.
    Mas o Marxismo moderno não utiliza mais essa definição de "detentor dos meios de produção" para definir a burguesia, justamente pelos problemas que o picinin apontou:
    http://www.unicamp.br/cemarx/anais_v..._Gutierrez.pdf
    JoseIrineu and Fonteles like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados