Postado originalmente por
JoseIrineu
Porra olhando os últimos posts do Fonteles me da até saudade da época que eu conseguia escrever com calma e racionalidade.
Que bom, escrever com calma e racionalidade sempre colabora para o enriquecer o debate.
Atualmente quem não consegue entender a lógica por trás desse post me desanima demais a continuar conversando e ai eu já parto logo pra trollagem.
A questão aí é que existem muitos tons de cinza entre o preto e o branco e você parte do princípio que que a interpretação lógica do post do Fonteles é a expressão pura de uma verdade absoluta, logo quem ousa discordar, ainda que em parte, merece ser trollado. Isto com certeza dificulta o fluxo de ideias.
Existe uma realidade, a distância que os pobres estão da classe média. Quem critica a classe média, o faz baseado nas pessoas que simplesmente fecham as suas portas e acreditam que são melhores que a população pobre, não nos números do IBGE.
Até concordo, mas ao generalizar achando que estas pessoas elitistas representam a classe média você comete o mesmo erro de quem generaliza achando que todo bandido é um facínora.
Acaba sendo a outra face da moeda do radicalismo.
A Marilena Chauí fez essa crítica a essas pessoas, que geralmente são conservadoras, não querem dar direitos, não querem abrir mão de nada, que acredita que nordestino/negro nasceu pra servi-los, que ficam berrando que a solução é pena de morte e baixar a maioridade penal e que não param um segundo pra pensar no que pode fazer pra melhorar a situação do TODO e não do quarteirão dele.
A Marilena Chauí, em que pese ser uma intelectual de respeito, tem posições políticas bastante controversas.
Recentemente ela disse que o paulo Maluf não era de direita (tenho o vídeo), nem conservador.
E aí? Você concorda com ela? Ou dá pra admitir que no debate político ela exagera porque neste caso tem uma posição política assumida?
Este é um direito dela como cidadão, só não dá é para colocar estas opiniões no mesmo patamar das teses dela sobre Spinoza.
São os filha das putas que votavam no maluf,
O Maluf foi aliado do PT nas últimas eleições. Sarney, Jader , Renan e Collor também.
Por este seu raciocínio devo concluir quue o Lula é um filho da puta?
passaram a votar no Serra
Plínio de Arruda Sampaio e Hélio Bicudo, dois históricos fundadores do PT apoiaram o Serra em eleições recentes.
Eles também são filhos da puta?
e tem coragem de dizer que o PT é o partido mais corrupto do Brasil,
Não se pode afirmar que o PT seja o partido mais corrupto do Brasil, acontece que ele foi eleito por brasileiros esperançosos de que o partido implantaria mudanças profundas neste status quo da política nacional.
O PT não foi eleito para ajudar a manter o poder dos coronéis da política. Daí a grande decepção e a cobrança ser maior em cima do partido.
são os Datenistas odiadores de ateus,
Acho o Datena ridículo. É um oportunista que inclusive apoiou Lula durante muito tempo.
Quanto a odiar ateus, penso que os seus posts citando evangélicos não são muito diferentes do ódio nutrido pelo apresentador.
são os bonzinhos que trabalham e pagam impostos e que são sempre enganados,
Não existem bonzinhos, mas você acha que um "magnata" que ganha a fortuna de 2 pila por mês e paga imposto de renda sem receber nenhum serviço decente em troca não está sendo enganado?
defensores da família,
Eu defendo a família. Qualquer pessoa de bom senso a defende. Aliás boa parte dos criminosos são oriundos de famílias desestruturadas. Portanto defender a família é algo bom.
Defendo inclusive a família considerada não convencional formada por um par de homens ou mulheres.
tradição e propriedade
Tradição é babaquice, e tirando alguns coroas ninguém mais defende isso com força.
E propriedade é um princípio básico de qualquer democracia.
Você estaria disposto a abrir mão dos seus bens?
Agora, se você está falando daquelas propriedades que foram conquistadas desonestamente como, por exemplo, terras espoliadas do Estado, aí eu concordo integralmente contigo.
, segregadores, classistas, que são incapazes de demonstrar empatia com alguém que não seja diretamente ligado a ele.
Olha esse negócio de empatia é curioso.
Não vejo na esquerda a mesma revolta com a tortura de presos comuns da dispensada a de presos políticos.
Não vejo na esquerda a mesma revolta pelos inocentes assassinados por guerrilheiros em contraponto aos que foram assassinados pelo Estado.
A integridade física e a vida dessas pessoas vale menos.
Será que não é esse um exemplo cabal do defeito que você apontou na frase acima?
Enfim, acho que deu pra traçar um perfil do que é a classe média
Mais uma generalização eivada do preconceito que você tanto critica.
e eu não tenho paciência com esse tipo de pessoa,
Olha a falta de empatia com o diferente que você criticou no texto.
atualmente prefiro discutir com pessoas que tem um viés mais humanista,
Aí é que está a questão. Você parte do princípio que a sua visão do problema é humanistas e que todos que discrodam , ainda que em parte, de algumas solução não são humanistas e portanto não merecem participar do debate com você.
Tem ideia de quanto soa presunçoso e anti democrático este seu posicionamento?
pq a discussão já parte de outro patamar, não vou ficar discutindo se preso merece direitos humanos, isso não tem discussão, prefiro discutir o que o Fonteles está dizendo ai nos posts dele.
Olha, não vi ninguém neste tópico dizendo que preso não merece direitos humanos.
Neste ponto você está utilizando a tática de colocar na boca do adversário o que ele não disse.
Aponte um único post neste sentido nesta discussão.
A crítica gira inclusive sobre o fato da secretaria de direitos humanos do governo estar caladinha porque as atrocidades estão sendo cometidas num estado governado por aliados do PT.
A lógica da classe média meritocrática é tão non sense que nego não consegue ser coerente. Ele acha que todo mundo tem oportunidade e que só vagabundo é criminoso,
Mais uma vez, para a clareza do debate mostre um post onde alguém sério do fórum tenha dito que todo mundo tem oportunidade e que só vagabundo é criminoso.
Está tática de atribuir aos adversários ideias não expressadas não contribui para o debate e serve apenas para facilitar a sua retórica.
então a julgar pela população carcerária o negro é um ser humano pior mesmo que o branco né?
Lógico que não. Nosso sistema judicial é totalmente torto e nisso concordamos plenamente.
Pobre já devia nascer preso então e ir sendo solto conforme mostrasse sinais de que pode conviver com a classe média.
Também não, mas pessoas que invadem ônibus e tocam fogo em crianças de 6 anos mostram que não estão aptas a conviver em sociedade.
Ainda que sejam frutos de erros da própria sociedade , qual seria a solução?
Deixá-los soltas para se vingar desta sociedade cruel?
O ideal é lutar para que sejam presos em condições dignas mas que sejam soltos apenas quando demonstrarem recuperação.
Até porque a classe média não é usuária de ônibus no Maranhão.
O ataque foi realizado contra pobres. O que não qer dizer que seria justificado se fosse contra uma criança rica.
Apenas mostra a falácia deste argumento.
Se eu visse alguém defender isso, eu até respeitava, apesar de discordar veementemente, mas respeito coerência pelo menos.
Ninguém é mais oprimido pelo crime que o próprio pobre.
Ou não é nas favelas que os garotos são aliciados para o tráfico de drogas?
Daí a considerar que todos os que estão presos só o foram por oferecerem risco a classe média é de um reducionismo brutal.
Se você me disser que muitos não tiveram oportunidades e sairão ainda pior daquele inferno eu concordo contigo.
Discordo apenas desse joguinho de pobres x ricos.
Enfim, acho que deu pra passar meu ponto de vista, sem esse povo conservador, que não sabe ou não quer olhar pro próximo, que acha que acabar com a fome de quem está morrendo é ser populista, gostador de reinaldo azevedo e afins, o país estaria bem melhor (e se vc pensou aqui que sem a classe média "trabalhadora" o país estaria na merda, meus lamentos).
Aqui são vários chavões desnecessários e mais uma vez a aposta no conflito bem x mal. Como se tudo que fosse liberal seja ruim e tudo o que fosse progressista positivo.
Neste caso como não são ideias e apenas preconceitos não vale a pena debater pois andaremos em círculos.
O mais correto mesmo é evitar diálogo com quem tem esse tipo de pensamento, pq nada de produtivo pode sair disso.
A democracia consiste tolerar e debater com quem pensa diferente.
Fora isso é a ditadura do pensamento único que gera a interdição do debate já que determinadas premissas são inquestionáveis por verdades absolutas estabelecidas por uma ideologia.
Eu ainda acredito que você é democrata e possa conviver com pessoas que pensam de forma diferente da sua.