Postado originalmente por
Dellbono
@
Fonteles,
Respondendo a sua pergunta sobre o motivo do @
ekalil e outros (eu me incluo) reconhecerem grandes méritos num governo como o do FHC.
O que você acha de um sistema que taxava os pobres em 15, 20 e até 40% ao mês?
Era assim na época da inflação.
Quem possuía capital enfiava em aplicações como overnigth que rendiam diariamente, enquanto isso o pobre pegava o seu salário mensal e tinha que correr para comprar comida para que ele não perdesse ainda mais o valor de compra.
As filas para comprar alimentos as vezes eram imensas pois os empresários seguravam o estoque de alguns produtos para especular e ganhar com o aumento de preços.
Sabe aquela bicicleta, sonho de toda criança pobre daquela época? Era impossível ser adquirida a prazo.
Sabe aquele puxadinho no casebre da favela? Era inviável ser feito pois insumos como cimento só eram vendidos a vista e tinham aumentos semanais.
Sabe aquele dinheiro da indenização que hoje é investido numa pequena empresa ou numa franquia, gerando empregos?
Naquele tempo era jogado na roda vida do mercado financeiro. Por qual motivo trabalhar e produzir, se a inflação remunerava o meu capital?
Veja um trecho de um resposta do petista Aloizio Mercadante no programa Roda Viva em dez/1989 quando perguntado sobre a inflação:
...."a inflação é um imposto. É um imposto onde o trabalhador perde 40% ao mês. Ninguém pode deixar o dinheiro fora da ciranda financeira. O problema é que alguns não podem deixar dentro. O trabalhador que recebe contracheque já tem que pagar o que vem devendo. Esse é o que mais perde com a inflação e aqueles que têm muito são os que mais ganham..."
Fonte: Livro O Melhor do Programa Roda Viva,ed Conex, pág 166.
O governo FHC teve outros grandes acertos e cometeu erros graves também, principalmente com a emenda da reeleição e o 2º mandato, mas o fim da inflação já seria suficiente para alçá-lo ao patamar como um dos principais governantes da história do Brasil.