
Postado originalmente por
ekalil
Pra dar um exemplo de como as coisas no mercado financeiro funcionam. De 1995 a 2003, aconteceram apenas 6 IPOs na Bovespa. Enquanto isso, so no ano de 2007 ocorreram 63 IPOs. Ou seja, se alguem em 2004 falasse que iriam ocorrer 100 IPOs nos proximos 4 anos, seria uma previsao meio maluca, certo? Mas isso de fato ocorreu. Se a crise tivesse vindo uns 2 anos antes, esse numero nao chegaria nem perto de se concretizar.
O que estou querendo dizer eh que olhando pra tras agora, eh facil criticar, dado que o numero nem chegou perto de 200k. Mas para aquele momento especifico, embora otimista, a previsao nao era bizarra.
Olha essa materia aqui, por ex:
Crise expõe previsão furada de analistas, que esperavam Bolsa em até 122 mil pontos - 10/08/2011 - UOL Economia - Da Redação
O JP Morgan previu, em seu cenario otimista, 122 mil pontos no final de 2011. Isso foi previsto em dez/10, ou seja, ja com a crise europeia bem mais avancada.
Olha so a explicacao do cara da GV, falando pq as previsoes foram erradas:
“Essas projeções são construídas com base em dados das empresas, mas há um elemento subjacente, que é o cenário econômico doméstico e global”, explica Rogério Mori, professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No final de 2010, segundo ele, havia uma perspectiva de que a economia seguiria se recuperando e os riscos de uma recessão eram moderados. “Agora, esses riscos voltaram de forma considerável e, por isso, o mercado está revendo para baixo suas expectativas de resultados.”
A variação entre o que foi projetado e o que acontece no mundo real, segundo Mori, é um reconhecimento de que a economia não vai crescer tanto, e isso deve se refletir nas empresas. “As projeções serão revistas porque o cenário mudou.”
Mas eh mais facil meter o pau no cara com argumentos profundos do tipo: "Nunca que ia triplicar o numero em 5 anos no meio de uma crise global. O cara eh um idiota."