Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 5196

Lista de Usuários Marcados

Página 5196 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 41964696509651465186519451955196519751985206 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 51.951 a 51.960 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #51951
    Expert Avatar de smiiters
    Data de Ingresso
    25/02/12
    Posts
    3.886
    o efeito colateral das cotas é o final do salário psicológico, conceito que o Silvio Almeida fala nesse vídeo.

    Última edição por smiiters; 23-07-2020 às 02:36.
    Preacher likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #51952
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    15/08/13
    Posts
    1.746
    https://g1.globo.com/politica/notici...pf-vazou.ghtml

    "O Braga fala com o Flavio, o Flavio designa então que o Braga, o Victor e a Val fossem ao encontro dessa pessoa para saber do que se tratava. E aí fizeram contato e marcaram um encontro na porta da Polícia Federal. Este suposto delegado disse aos três ou disse ao braga: 'Vocês, quando chegarem, me telefonem que eu vou sair de dentro da Superintendência, até para você ver que sou um policial que estou lá dentro, e lá fora a gente conversa'", afirmou Marinho.


    O empresário disse que Victor, então, conta que o delegado antecipou a Operação Furna da Onça. E vazou outra informação: que a operação não seria deflagrada no mês da eleição de 2018 para não atrapalhar.


    "E aí esse delegado disse a eles: 'Essa operação vai alcançar o Queiroz e a filha dele. Estão no seu gabinete e no gabinete do seu pai. Tem movimentação bancária e financeira suspeita. E nós estamos aqui... eu estou... eu sou simpatizante do seu pai, do Bolsonaro, e vamos tentar não fazer essa operação agora entre o primeiro e o segundo turno para não criar nenhum embaraço durante a campanha'", relatou Marinho.

    Mano do céu.. o que que é isso aí em negrito?
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #51953
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    A Lei de Cotas é de 2012... E eu acho que o objetivo da lei não é apenas dar mais diplomas, né? O diploma seria apenas o meio.
    Vou falar de orelhada e de experiência própria, mas acho que essa lei aí é de 2012 deve ser uma "uniformização" das cotas e obrigando todas as universidades públicas. Mas existiam cotas antes sim. Em 2007 eu prestei vestibular e tinha cota racial e para quem tinha feito o ensino médio em escola pública.

    Em 2009 prestei novamente, para outra universidade e também tinham cotas, inclusive para indígenas - que na minha turma não preencheu e a vaga "caiu" para a cota racial.

    E quando eu entrei na universidade já haviam bolsas/programas que visavam a manutenção dos alunos mais pobres como um auxílio em parcela única para instalação e outros mensais de acordo com as finanças familiares - que entram no pacote de "ações afirmativas".
    Tinham algumas universidade que adotavam (a primeira é de 205 +ou-),mas em 200 não tinha nenhuma. E "ações afirmativas" em lato sensu assim sempre houve.

    De todo jeito, meu ponto não é esse, é como avaliar se cota deu certo ou não. Que vai aumentar número de negros na universidade é óbvio. Mas o objetivo nunca foi essa, isso seria apenas o meio de reduzir as desigualdades econômicas. Nos EUA, os dados que eu já vio não suportam essa tese (depois de mais de 40 anos de cotas).

    Além disso, como medir os efeitos colaterais?
    É a mesma pergunta de como medir o efeito colateral da legalização da maconha.

    É uma pergunta ruim, porque não tem resposta.

    O que tem que medir é o efeito colateral atual. O efeito colateral de uma etnia consumidora fora do ensino acadêmico a gente já conhece.

    E entrar com cota é um passo, não se sai da universidade com cota, então pera lá.


    Meus pontos principais foram ignorados.

    Sobre efeito colateral do identitarismo, eu já vejo um atual, comum a Brasil e EUA
    Foram ignorados, por isso eu negritei. Foram ignorados porque não respondem a questão principal que eu como ser humano e negro estão levantando. Se a cota não serve, como se resolve o fato de que a sociedade brasileira enxerga o individuo negro como sub humano? Pode destruir qualquer teoria com dados, mas apresenta uma solução concreta. Já temos a certeza que uma etnia que foi escravizada e que na sociedade contemporânea se encontra encurralada, só tem a violência como recurso.

    Eu imagino que deva ser difícil entender, mas luta contra o racismo, não tem relação com o identitarismo. Identitarismo é um fenômeno contemporâneo, liderado pela classe média caucasiana.

    A luta contra o racismo é só um ser humano pedindo o direito de ser visto como tal.
    Não tem solução fácil, não se muda a percepção sem mudar a realidade. E a mudança da realidade definitivamente não passa por separar a sociedade por etnia.

    Essa ideia de que, se não há uma solução definitiva, qualquer solução vale, é exatamente o que os bolsonaristas fazem com a cloroquina. Se a cota não funciona, que se acabe com a cota. Especialmente porque ela viola o princípio da igualdade (não, negro não é substancialmente menos capaz que branco, asiático ou whatever, então não tem que ser tratado diferentemente).

    Eu lembro que discuti isso aqui com você em 2012 e você falou que era só temporário, que era um paliativo, etc. Hoje em dia não fizeram nada do que é realmente necessário para melhorar o problema (investir mais na educação básica), e ninguém cogita acabar com as cotas.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #51954
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Não, o efeito colateral é Trump e Bolsonaro e a aversão que a sociedade criou pela esquerda identitarista e sinalizadora de uma virtude que não tem
    Andre Castro and _CJ_550 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #51955
    Expert Avatar de Andre Castro
    Data de Ingresso
    15/06/09
    Posts
    4.627
    Quanto às cotas, não sou um ferrenho crítico nem defensor.

    Eu gosto muito de ver o aumento de diversidade na universidade pública, acho muito positivo e é uma mudança nítida. IMO, é mais legal que a turma tenha mais gente diferente do que ser aquela turma homogênea em que quase todo mundo estudou nos 3 ou 4 melhores colégios particulares da cidade.

    Dito isso, rebato naquele ponto que já foi levantado tanto aqui no maisev como em outros lugares n vezes: porque não utilizar apenas cotas sociais? Até hoje, não vi uma explicação coerente pra isso. Se a discriminação sobre a população negra faz com que seja, em média, prejudicada, mais pobre e estude em colégios piores, as cotas sociais não seriam um meio indireto que também aumentaria a inclusão de negros e pardos na universidade? Devia ser até proibido ter o checkbox pro cara se enquadrar como branco, preto, pardo ou asiático quando ele preenche um formulário pra um concurso vestibular. Quem tá corrigindo a prova, os gestores da universidade e qualquer outra pessoa envolvida no processo de seleção não deveria nem saber de que cor o cidadão é ou deixa de ser durante todo o processo, se é homem, mulher, negro, branco etc.

    Agora o pior, de longe, é a prática que infelizmente se tornou comum de estabelecer um juri administrativo nas universidades pra julgar e decidir quem é preto e pardo e quem não é.
    Picinin and otaviobit like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #51956
    Expert
    Data de Ingresso
    27/12/09
    Posts
    2.687
    .
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #51957
    Expert
    Data de Ingresso
    27/12/09
    Posts
    2.687
    Citação Postado originalmente por Andre Castro Ver Post
    Quanto às cotas, não sou um ferrenho crítico nem defensor.

    Eu gosto muito de ver o aumento de diversidade na universidade pública, acho muito positivo e é uma mudança nítida. IMO, é mais legal que a turma tenha mais gente diferente do que ser aquela turma homogênea em que quase todo mundo estudou nos 3 ou 4 melhores colégios particulares da cidade.

    Dito isso, rebato naquele ponto que já foi levantado tanto aqui no maisev como em outros lugares n vezes: porque não utilizar apenas cotas sociais? Até hoje, não vi uma explicação coerente pra isso. Se a discriminação sobre a população negra faz com que seja, em média, prejudicada, mais pobre e estude em colégios piores, as cotas sociais não seriam um meio indireto que também aumentaria a inclusão de negros e pardos na universidade? Devia ser até proibido ter o checkbox pro cara se enquadrar como branco, preto, pardo ou asiático quando ele preenche um formulário pra um concurso vestibular. Quem tá corrigindo a prova, os gestores da universidade e qualquer outra pessoa envolvida no processo de seleção não deveria nem saber de que cor o cidadão é ou deixa de ser durante todo o processo, se é homem, mulher, negro, branco etc.

    Agora o pior, de longe, é a prática que infelizmente se tornou comum de estabelecer um juri administrativo nas universidades pra julgar e decidir quem é preto e pardo e quem não é.
    Eu pensava de forma semelhante.

    Acredito que as cotas sociais é uma unanimidade quanto a sua justificativa.

    Quanto as cotas raciais, sempre foi um incomodo pra mim a necessidade de discriminação para determinar quem se enquadra ou não. Os juris administrativos não eram comuns, mas se tornaram pelo brasileiro que começou a se aproveitar da situação.
    O que me fez mudar de ideia quanto as vantagens das cotas raciais foi a compreensão (e alguma convivência) do aspecto social que essas cotas proporcionam com o tempo.
    É fato que a população que é alvo das cotas (negros, pardos, indígenas) se enquadrariam numa cota social também, mas a abrangência da ação aumenta sua eficácia no decorrer do tempo.
    Socialmente, é comum negros, pardos e etc nem terem como objetivo um ensino superior. É algo que nem cogitam, além da dificuldade que a classe social já gera, simplesmente não possuem uma referência próxima de alguém que tenha cursado ensino superior. E isso potencializa o ensino superior ser algo ainda mais distante para essas pessoas.
    E a probabilidade de filhos de quem tem ensino superior seguirem o exemplo dos pais é muito maior do que de pais que não cursaram.
    Pra mim o papel das cotas raciais é justamente esse, no decorrer do tempo, isso ir se tornando uma realidade para negros, pardos, indígenas, pois vão aparecer pais, tios, parentes próximos que tiveram acesso ao ensino superior, e isso vai começando a se tornar uma possibilidade no início do ensino básico.
    Pensando nesse aspecto social, penso que a discriminação no processo seletivo é aquele mal necessário para um bem maior.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #51958
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Eu tenho ressalvas inclusive contra cotas sociais. Acho que, mais um vez, é o Brasil atacando sintoma e não causa. Mas evidentemente elas têm uma justificação razoável (tá tratando desigualmente quem é desigual, ou seja, pobres e ricos).
    _CJ_550 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #51959
    Expert
    Data de Ingresso
    27/12/09
    Posts
    2.687
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Eu tenho ressalvas inclusive contra cotas sociais. Acho que, mais um vez, é o Brasil atacando sintoma e não causa. Mas evidentemente elas têm uma justificação razoável (tá tratando desigualmente quem é desigual, ou seja, pobres e ricos).
    Concordo quando ao ataque ao sintoma e não causa.
    É muita coisa que precisa ser feita, no âmbito social, familiar, econômico, educacional.
    Mas acredito que no Brasil coisas desse tipo sempre tem aquele objetivo eleitoral para ser executado. E as cotas geram números que são bons para trabalhar em campanhas eleitorais.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #51960
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    Nova CPMF? Por que imposto sobre pagamentos eletrônicos estudado pelo governo gera tanta polêmica

    Quando vi as primeiras notícias sobre isso fiquei meio boiando, no fim acabei esquecendo de ir atrás e hoje apareceu essa matéria na minha timeline. Achei interessante a explicação... e bom, nada surpreendente também vindo do Paulo Guedes.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados