Postado originalmente por
JoseIrineu

Taleb

guioday
Quem viu o último editorial do Estadão?
Pqp!!!
Até parece que foi o @
Taleb quem escreveu.
Falsa simetria é linha auxiliar do fascismo.
Continua assim que você vai ajudar a reeleger o Bolsonaro novamente.
Essa história de ajudar a eleger o Bolsonaro eu acho uma balela. É uma transferência de responsabilidade sem tamanho. Quem vota nele vota por que quer, não porque alguém opina de forma equivocada sobre algum assunto.
Eu posso dar o argumento mais técnico possível do porque da legalização da maconha, que tem gente que vai votar no Bolsonaro porque é contra a legalização e enxerga nele o bastião da moralidade e a maconha, é imoral do ponto de vista dele.
nao concordo e vou tentar explicar o motivo
qdo vc fala que estamos nos isentando da culpa pois a escolha foi nossa eu vou te responder com 2 pontos
o 1o, que eh o caso da duvida x o fato. A gente vinha tendo um governo pessimo, os piores numeros da historia, recessao forte, desemprego absurdo, corrupcao a niveis jamais vistos, dolar em record historico desde o plano real, investimentos fugindo, agencias de classificacao de investimentos rebaixando o brasil etc (to falando do governo dilma que era a sucessao do proprio pt). Repare que o cenario da dilma era catastrofico e sem sinal de melhoria.
um edit aqui, ou seja, qq coisa seria melhor que a dilma, da msm maneira que o lula elegeria(e elegeu) um poste qdo as coisas estavam indo bem no final do gov dele, geral preferiu ir de dilma pq achavam que tinha mais credito msm com alguns sinais claros de que a conta tava chegando. da mesma forma agora, com a conta ja aqui pra pagar nego ia tentar qq outro pra mudar isso
se voltarmos na reeleicao dela, vcs usaram o mesmo criterio que nos usamos agora, vcs viram um governo ruim mas nao quiseram arriscar um aecio por lembrancas que tinham do fhc como se fosse o mesmo governo, e viam dilma como sucessora do trabalho do lula e preferiram arriscar a continuacao com ela achando que ia passar, nao passou obv
nessa eleicao nos tinhamos a ctz da incompetencia petista a frente do pais por mais de 1 decada (sendo os ultimos anos os piores da historia do pais) contra a duvida de uma oposicao que pela 1a vez era uma oposicao real ate de ideologia (nao como era o psdb por exemplo) onde apesar de termos uma besta que bravejava bosta nos discursos, ao menos afirmava o tempo todo que colocaria nomes tecnicos para os cargos, coisa que as bestas de lula e dilma jamais fizeram (um ps aqui, que porra lula e dilma entendem de economia por exemplo? nada, um era um vagabundo de 4o ano primario que nao sabe nem ler e escrever direito e a outra coitada nao consegue formular uma frase, mas segue o jogo)
se tivemos bestas no comando do pais nos ultimos anos, ao menos dessa vez o candidato prometia e trazia a publico seus ministros (em teoria nomes tecnicos, alguns adiantados como paulo guedes e outros escolhidos depois como marcos pontes, moro e whatever), enquanto que o gov petista punha umas bestas completas como mantega e outros imbecis que de tecnicos nao tinham nada
entao como resumo do 1o ponto tinhamos a ctz da continuacao do fracasso petista contra a duvida de uma politica diferente pois era a anunciada na epoca e qq pessoa em sa consciencia iria arriscar a duvida depois de anos de fracasso do outro governo
sobre o lance da maconha por exemplo, praticamente todos meus amigos fumam um e apenas uns 2 ou 3 nao conseguiam votar no bolsonaro por essas pautas, mas todos os outros ligavam o foda se pra isso em prol da melhoria do pais, pois essas questoes de costumes acaba sendo secundario ja que nao adianta mto pensar em legalizacao das drogas, aborto, pautas lgbt etc se todo o pais esta na merda, venezuela que o diga. Veja se venezuela, argentina, grecia ,coreia, paises africanos e mtos asiaticos todos que estao mto mal nem conseguem ficar debatendo com seriedade e honestidade essas pautas qdo os kras nao tem nem o que comer, nao tem empregos, renda, etc
o oposto acontece seja na europa, australia, eua... estados dos eua legalizaram o uso da maconha, australia liberou o casamento do mesmo sexo, a europa constantemente vem quebradno tabus em relacao a drogas, aborto, identidade de genero etc. Acho que notoriamente somente paises que estao saudaveis financeiramente conseguem pautar e discutir com a populacao essas coisas, inclusive com o basico "garantido" fica mto mais facil os opositores as ideias ficarem mais flexiveis (existe um nerdologia sobre esse assunto relacionando inclusive os terroristas)
o pq eu fui viajar longe sobre isso ai eh exatamente pra linkar o assunto do pq a escolha de algo duvidoso x um fato consumado de que se voltasse o pt estariamos na merda de novo (so do temer entrar veja como as coisas mudaram na economia)
o 2o ponto tem mais a ver com a personalidade das pessoas em relacao ao tempo. Veja o guioday hj anda mto raivoso, voce ja foi um kra raivoso (hj te acho bem mais ponderado de vdd) e voces acusam que hj o gado dele eh raivoso (o que concordo) mas esquecem que tb ja foram. quando o pt estava no poder nao era permitido falar um A que toda a militancia petista vinha em peso seja em redes socias seja na vida real. A veja era massacrada todo dia, o reinaldo azevedo tb, o psdb, os militantes cuspiam nos outros nos restaurantes(o caso do ator) e tudo aquilo que a militancia esquerda fazia.
Isso com ctz gerou um repudio e uma raiva tao grande na direita que hj eles botaram pra fora e agem da msm forma. Eh a msm coisa que acontece qdo o pobre eh todo dia reprimido pela pm por exemplo, o fraco x o forte, pobre x rico etc, uma hora explode e gera uma revolucao
eu nao nego em nenhum momento que o gado bolsonarista sao raivosos, escrotos, cegos etc, mas negar que o gado petista era da mesma forma eh ser cego igual aos direitistas e provavelmente toda essa raiva descarregada nos outros agora vai gerar uma nova onda esquerdista raivosa que vai dar o troco la na frente e assim sucessivamente
meu post ta bem misturado pq fui lembrando de coisas durante a escrita e fui adicionando antes que esquecesse, nao eh um ataque a voce ou ngm daqui (mesmo eu tendo citado alguns exemplos de pessoas)
ps, curioso sobre a maconha que o proprio fhc fez um doc quebrando o tabu que fala exatamente sobre a legalizacao da maconha
um resumo geral eh que acho que cada presidente vai sendo importante em algum aspecto, fhc deixou mta gente desempregada eh vdd, mas ele estabilizou a economia, controlou a hiperinflacao e deixou a casa em ordem pra continuacao do pt. O lulla continuou os programas de bolsas criados pelo fhc e os melhorou absurdamente, conseguiu impor algumas medidas durante a crise de 2009 que fez com que praticamente nao afetasse o brasil, mas tb pecou em nao investir em infra estrutura que era e ainda eh o gargalo do pais. Infra precaria, custos altissimos, encargos absurdos, nos deixam fora da competicao com outros paises e estamos sempre fadados ao fracasso e a um crescimento pifio e artificial aqui dentro
passou o gov lula e a dilma tb nao fez nada, ficou no gov igual ao meme do john travolta olhando pros lados sem entender nada, desandou o pais (mesmo eu nao considerando ela a maior culpada pois isso ja vinha do gov anterior mas ela nao tentou puxar as redeas, e qdo comecou a fazer foi bem mal feito e mto tarde). O pais foi ladeira abaixo e
gg.
Temer entra e rapidamente "arruma" um pouco a bagunca, e o bolsonaro que vinha com uma ideologia totalmente oposta a tudo que tinhamos tido ate hj tinha tudo pra decolar com apoio do mercado, congresso e da populacao. Ficou batendo kbca, brigando, twittando, fritando, trocando ministros o tempo todo e nada de coisa pratica. O gado raivoso de hj (como o gado raivoso do lula na epoca dele) apoia tudo e ve inimigo em baixo da cama da msm forma que os petistas viam os imperialistas capitalistas safados querendo tomar o poder
enfim, sempre a msm ladainha nao importa o lado do gov, todos acusam os outros de serem inimigos querendo tomar o poder pra eles e o povo la brigando se eh isso ou aquilo
eu fico imaginando a globo que apanhava dos esquerdas e agora apanha dos direitas lol, eles devem pensar em que porra de time estao hahah
shippa tl;dr