Postado originalmente por
Andre Castro

kako

Andre Castro
A coluna do Pondé nas últimas semanas tá muito boa, recomendo bastante. Normalmente ele engata numa sequência de semanas publicando colunas que eu não entendo porra nenhuma, citando um monte de gente que não conheço e, mas nesse período da pandemia de covid-19 ele tá fazendo textos bem simples e bem bons. Não tem como colar aqui, por causa das restrições da Folha.
https://flaviocomim.wordpress.com/20...-disneylandia/
Esse cara fez uma crítica muito interessante e embasada ao texto, e pelo visto deve ter conhecimento acadêmico/filosófico muito maior que o do Pondé (não tenho condição de avaliar), e manjar muito mais de humanismo e utilitarismo. Sem dúvidas o Flávio fez uma crítica que está muitos níveis acima do texto que o Pondé escreveu, mas, imho, acabou se perdendo exatamente nisso: se preocupou tanto em criticar os erros relacionados à doutrina acadêmica sobre humanismo, utilitarismo, Bernard Williams, Amartya Sen etc, que esqueceu que o ponto principal do texto do Pondé era muito mais básico: apontar a ingenuidade de quem acha que vidas e economia são coisas dissociadas e que é bonzinho por ser a favor da vida e cagar pra empregos e pra produção e circulação de bens e serviços. É claro que o Pondé não faz um estudo aprofundado de humanismo e utilitarismo, quando eu leio uma coluna de opinião não espero o rigor de um artigo científico, o cara reclamou de não ter chamado Kant pra conversa, lol.
Ou seja, o Flávio fez uma crítica contundente, mas não abordou o ponto central da coluna da Folha - que está no título. A não ser no ponto 6, em que o Flávio afirma que a afirmação de que "vida e economia estão intrinsicamente relacionados" é falsa e aponta a desigualdade de renda e riqueza como demonstração disso. Como assim? Pra achar que a vida depende das condições materiais e econômicas temos que achar que o mundo é igualitário? Não faz o menor sentido...
Ah, relendo o texto do Flávio, confesso que achei engraçado a chamada de atenção politicamente correta no item 7, colocar um "[e as mulheres?]", tipo "porra Pondé, não discrimina de gênero não! Usar a palavra homem pra se referir genericamente à humanidade ou a uma pessoa é discriminação!".