Postado originalmente por
Taleb

ppappabear

JoseIrineu

Taleb
Pelo amor de deus gente, não há como defender a atuação da GCM nesse caso aí.
Vivemos o dia em que a direita é contra a polícia hahahaha
Zoeira a parte, do ponto de vista libertário, está errado o contato físico forçado, pensei nisso quando escrevi meu posta.
Pensei também no tipo de abordagem, que seria completamente diferente se fosse homem e negro, mas enfim. Houve a advertência verbal, houve um diálogo primeiro, a partir do momento da recusa da mulher, o combate físico se tornou obrigatório.
Como você vai prender alguém sem encostar?
Tem gente que vive numa bolha e não conhece o mundo real. Chega a ser patético. Não me admira que tenham sido "enganados" pelo bolsomerda.
Talvez você viva em uma bolha e não entenda os efeitos de segunda ordem que esse tipo de abordagem desencadeia. Tanto práticos, quanto políticos.
O objetivo da retirada dessa senhora é por conta do risco potencial de contaminação por coronavirus que a presença dela na praça representa.
Retirar ela a força dali já está gerando risco de contaminação entre os agentes da GCM, levar ela para a delegacia, estará aumentando potencialmente esse risco, prendê-la estará aumentando potencialmente esse risco na prisão. Depois algum juiz irá soltá-la pois como o crime é leve e o risco de manter alguém preso espalhando o virús entre os detentos é alto. Então além de todo risco que ela já estava causando por estar na praça, todo o processo que ela enfrentou, só aumentou esse risco. E nos dias seguintes quando for solta, irá voltar à praça.
Esses mesmo guardas irão até uma próxima praça, e se já pegaram o virus, vão passar adiante, para o próximo cidadão ignorante que deveria estar em casa ao invés de estar fazendo merda na rua.
Essa é a primeira parte do efeito naja, ou iatrogenia desse tipo de política.
Aí vem a segunda parte, esse tipo de agressão a um cidadão gera revolta na população, vai revoltar aqueles malucos que já acham que a velha estava certa, mas vai revoltar aqueles que sabem que ela estava errada mas acham desproporcional o uso da força.
Muitas dessas pessoas irão as ruas, protestar sobre o fato. Essas pessoas irão gerar um tumulto/aglomeração muito maior do que qualquer perigo pontencial da velha.
E isso eu não falo por puro achismo, meu melhor amigo mora em Araraquara, me informou que só se fala nesse assunto lá, tem grupos de malucos planejando encontrou nessa mesma praça. E aí provavelmente vai baixar a polícia lá, e gerar mais tumulto mais prisão e consequentemente, maior potencial de contaminação.
Quando você determina uma política e ela tem o efeito oposto, MESMO que os principios sejam corretos, essa política falhou.
Indo pro campo político, esse evento ainda ajuda a dar palanque pra toda turma bolsonarista. Ajuda a inflamar o discurso de que estão soltando bandidos e prendendo inocentes, ajuda a inflamar pessoas do Brasil inteiro a ir pra rua, ajuda inclusive ele politicamente contra os governadores e/ou prefeitos.