Como eu votei no Bolsonaro, vou dar meu feedback de tudo que estou achando do governo.
Ministros:
Bolsonaro conseguiu a proeza de escolher alguns dos ministros mais bizarros da história, e olha que a Dilma havia feito um grande esforço ao colocar Mantega, Tombini, Maria do Rosário, etc. É inacreditável que tenhamos ministros como o Weintraub ou Ernesto Araújo, por exemplo. Existem alguns bons ministros que falarei à frente, mas eles são poucos.
Bolsonaro:
Eu sei que pra quem já odiava ele como no caso do @sopro e de outros aqui do fórum, qualquer atitude dele, por mais bizarra e inédita na sua trajetória é encarada como "eu já sabia". De fato o Bolsonaro tinha um histórico complicado e muitas das atitudes são reflexos de um passado já conhecido, mas pra mim também é inegável a capacidade de superar as espectativas negativas. Um bom indício desse fato é a quantidade de apoiadores abandonando o barco. Sendo que vários deles com um histórico bem radical.
A questão da corrupção no caso do Flávio e também de outros casos já é algo que não surpreende. Aliás, se tem algo que não podemos nos surpreender na política no Brasil, são os casos de corrupção.
Acima de tudo isso, Bolsonaro não está se monstrando alguém apenas despreparado (algo já esperado), ou com falta de bom senso, está escrachando na nossa cara sua burrice, estupidez e irresponsabilidade. Esse último caso do coronavirus, além de ser uma atitude populista das que eu mais desprezo, é de uma inconsequência sem tamanho.
Por isso eu me arrependo de não ter anulado meu voto, e jamais votaria nele novamente.
Paulo Guedes:
Eu já conhecia o Paulo Guedes há muitos anos e gostava bastante do trabalho dele na iniciativa privada. No começo do governo, apesar do pouco conhecimento no setor público, ele aparentava estar tentando construir algumas pontes. Acho que é o único ponto que eu não concordo com o @Picinin. Acho que o Paulo Guedes fez um bom trabalho na política fiscal e também acho que ele fez um excelente trabalho na reforma da previdência. Foi um bom projeto e por mais que o Maia tenha levado adiante o próprio Paulo Guedes fez diversas pontes com o Maia durante o processo. Aparentemente a reforma administrativa já está pronta a meses e não foi apresentada até agora por conta do Bolsonaro.
Entretanto, chegou um momento em que o Paulo Guedes parece ter perdido o bom senso (ou talvez a paciência junto), além de dar declarações bem bizarras, começou a fechar portas importantes com o congresso.
Maiores decepções com o Paulo Guedes:
- Reforma tributária: Além de não entregar até hoje, parece que o único plano consistia no impostos sobre transações. Eu não acredito nesse tipo de tributação e mesmo que ele estivesse certo, não faz sentido o Brasil correr um risco sendo que existem outras formas de tributar ao redor do mundo que já se provaram no tempo.
- Política Monetária: Baixar as taxas de juros na canetada até os patamares atuais anconrando a decisão apenas nas metas de inflação e ignorando o efeito cambial é algo inaceitável pra mim. Isso foi decepcionante.
Curiosidades dos novos momentos:
- As pessoas que até poucos anos atrás que não comiam Pib/dolar, passaram a se importar mais com esses indicadores. Espero que continuem assim quando elegeram alguém. Curiosamente as pessoas que só falavam em Pib/dolar passaram a considerar indicadores irrelevantes.
- Ciro e seus eleitores criticando o afrouxamento cambial. A política monetária atual é exatamente a mesma que o Ciro defendeu durante anos. Baixar taxa de juros a força deixando o cambio subir pra privilegiar a indústria e suas exportações.
Vale citar o Tarcísio. Melhor ministro do governo atual e talvez das últimas décadas no Brasil.