Postado originalmente por
VitorT
Postado originalmente por
giraudo
A tabela atual do IR é uma piada, o topo ser 27.5% (efetivo é menor ainda considerando a restituição) é muito baixo, ainda mais considerando o grafico acima que mostra que + de 50% da renda está nessa faixa, apesar de representar apenas 10% da população. Para diminuir a desigualdade social do Brasil tem que começar por aí, colocar 50%+ de imposto para quem é rico e diminuir a carga de quem é mais pobre. Não to falando em aumentar o Estado ou impostos, pode até fazer um cálculo para se chegar no mesmo valor de impostos, mas que os ricos paguem mais. Tem muito menos impacto para alguém que ganha 50k/mes ficar com 25k liquido na conta (se a aliquota fosse 50%) do que alguém que ganha R$3.750 ter que pagar R$840 de imposto.
Um outro problema é que para compensar um IR baixo, a gente coloca um monte de imposto no consumo, e por isso nossos produtos são caros comparativamente com outros países. Só que o imposto no consumo é muito mais injusto do que o imposto na renda, pq todos pagam igual e de novo quem é pobre se fode mais proporcionalmente ao que ganha. Aumentando o IR de quem é rico daria para abaixar o imposto no consumo e contribuir um pouco mais para diminuir a desigualdade social.
Sim, essa é uma medida básica, e óbvia. Criar novas faixas de IR com valores maiores: acima de 20 mil, acima de 40 mil (vimos que só nessa ultima faixa temos 30% da renda), acima de 200 mil, e diminuir o IR nas faixas menores. Não é aumentar imposto, é aumentar imposto sobre os muito ricos e diminuir sobre a classe média pra baixo. Colocando mais dinheiro pra população nessa faixa de renda aumenta o consumo e a produção (pra suprir o consumo). Pq essa faixa consome quase tudo que ganha (não sobre muito pra economizar). Enquanto os ricos economizam. Colocam o dinheiro no banco, investem em ações. Só que esse dinheiro acaba parado, pq os bancos e as empresas não tem pq investir esse dinheiro pra gerar produção, já que não tem consumo.
A medida óbvia seguinte é o imposto sobre grande fortunas. Pq, principalmente com taxação baixa sobre a renda, elas inevitavelmente vão se formar. Mesmo nos EUA, que a taxa do IR chega a 46% e o imposto sobre grandes fortunas é de 29%, hoje o 0.1% mais rico da população americana detêm as mesma riqueza (capital, bens, propriedades) que os 90% mais pobres. E essa desigualdade e acúmulo de riqueza só vem aumentado nos últimos 50 anos. Imagine no Brasil como não deve ser. A distribuição de riqueza é ainda muito mais perversa que a de renda (pq pobre é obrigado a consumir tudo que ganha, enquanto rico pode poupar).
Mas essas questões não são discutidas. O Brasil precisa é de reforma da previdência, reforma trabalhista, acabar com o assistencialismo... pq tem 50% da população recebendo 13.9% de toda a renda, não fazendo jus ela, e levando o país pro buraco!