Postado originalmente por
Picinin
ekalil
Picinin
ekalil
Picinin
Nenhum?
Ok, mas qual o motivo do video? Normalmente isso eh usado pra mostrar uma contradicao dele.
O motivo do @
RRetired ter postado? Aí só ele pode te responder.
Eu acho que não tem contradição nenhuma, é possível que ambos tenham respeito um pelo outro, concordem em diversos pontos, e discordem veementemente em outros.
Aliás, é a minha impressão em geral sobre a Lava jato. Teve um papel importante historicamente no combate a corrupção e em questionar o garantismo excessivo (IMO) que impera no Brasil desde 1988 e que ajuda a fomentar (ainda IMO) a impunidade. O que não significa que os integrantes da LJ sejam heróis ou estejam acima de críticas. Ou que todo político seja um vagabundo que merece ir em cana. Pelo contrário, todos fazem parte da elite, da casta de privilegiados sustentada pelo Estado brasileiro, e deveriam ser constantemente vigiados e criticados pela população que paga muito caro pelos seus serviços.
Mas, pelo visto nos últimos anos, brasileiro gosta mesmo de ser gado e de defender quem deveríamos cobrar.
Perfeita a colocacao.
Pela sua experiencia no direito, eh normal esse ego gigante que parece que tomou conta do Moro e MPF? Eu fico imaginando, tentando me colocar na pele do Moro...tipo, comecou com um caso pequeno nada a ver....foi tomando proporcoes maiores ate que ele tava prendendo um ex-presidente. Deve ser meio maluco pra ele tb.
Alias, juridicamente eu nunca entendi pq isso sempre ficou la em Curitiba. Nao faria sentido, a partir de certo momento, cada crime ir pra sua propria jurisdicao? Pq um caso que aconteceu em SP eh julgado em Curitiba? Ignorancia minha mesmo.
Sim, é normal. Eu costumo dizer que juiz não acha que é Deus, tem certeza. O mesmo vale pro MP.
Aliás, o excesso de prerrogativas concedidas aos juízes e ao MP, sob o pretexto de garantir-lhes a independência, criou castas com prerrogativas absolutamente incompatíveis com um regime republicano. É a turma dos 60 dias de férias, com direito a nomear trocentos assessores sem concurso, que não responde pelas cagadas que fazem no cargo, etc.
Se não me falha a memória, o processo começou em Curitiba porque tavam investigando crimes praticados lá (os alvos eram Youssef, que é de lá, André Vargas que era deputado pelo PR, etc.). Aí a competência foi sendo estendida porque havia conexão entre os processos, já que um grupo criminoso organizado estaria atuando em diversos estados da federação. Mas muita coisa que foi sendo descoberta foi sendo separada porque a conexão era mais
frágil, por isso existem "braços" da Lava Jato no Rio, Brasília, SP