Postado originalmente por
gekinganger

Picinin

gekinganger

Picinin

Taleb

gekinganger
@
kako essa reforma tem que ser combatida sim. Ela enfia na goela um remédio amargo pra um povo desesperado como se isso fosse a solução e é quase certo que não vai ser. Vamos continuar em recessão, até chegar alguém e chutar o pau da barraca e cagar pra esse papo de deficit fiscal e etc...
A reforma mais importante é a tributária, a previdenciária tb é importante mas colocar só no cu do trabalhador pobre não da.
O nosso amigo Paulo Guedes, quer criar uma aposentadoria de 400 reais... Tem cabimento isso? Como que um idoso vai viver com 400 reais? se nem com 1000 vive imagine 400. O maior responsável pelo nosso deficit é a falta de crescimento, e se ficarmos nessa de austeridade, ai que não vamos crescer mesmo. Ou vamos ter que esperar uma nova China aparecer pra comprar nossas commodities a preço de ouro... Nosso foco tem que ser crescer e só vamos crescer se pararmos de ficar economizando e investir. Investir em estradas, em rodovias, em ferrovias, em portos... distribuir renda pra que se tenha um mercado consumidor... Mas nós preferimos boicotar nossas obras, até agora nem sei o que vão fazer com a Transnordestina... Talvez um dia apareça um herói capitalista que a conclua... mas sinceramente não tenho essa esperança.
Esse post é uma desinformação completa. O @
Picinin já esclareceu a primeira parte e basicamente a segunda parte do post foi o que nos trouxe a crise atual.
Quem diz que a reforma só coloca no cú do trabalhador, com certeza não leu uma linha do documento divulgado e não fez nenhuma conta. É óbvio que todos serão afetados, mas ela claramente ataca muito mais os privilégios.
Pois é, eu nem sou liberal e acho que o governo tem que investir, principalmente em infraestrutura. Mas não dá pra brigar com os números. Vai tirar dinheiro pra investir de onde? Imprimir dinheiro? Tomar empréstimo (quem vai emprestar pra alguém que fecha todo mês no vermelho)? Na situação atual, não tem discussão. Primeiro tem que fazer ajuste fiscal pra depois pensar em investir.
Imprimir dinheiro é uma opção bem valida.
Pq como vimos é um grande mito que existe correlação entre impressão de moeda x inflação.
Impressão de moeda no mundo
Esse é o problema @
Picinin se fizermos ajuste fiscal vamos continuar em recessão e nunca investir, pq nunca vamos ter o dinheiro...
Primeiro investe... mesmo pq como já sabemos os gastos precedem a arrecadação, portanto já imprimimos dinheiro mesmo.
Então investe sem se preocupar se vai ter deficit ou não, transforma o pais num canteiro de obras que com isso outros investimentos tb irão surgir. Pq so de o governo investir já começa a puxar os investimentos privados, que vem a reboque.
Seria bom saber a fonte desse gráfico, porque eu tenho a impressão que ele não mostra aquilo que você tá pensando.
é o grafico da emissão monetária desses paises...
é só olhar no sites dos bancos centrais...
https://www.federalreserve.gov/monet...centtrends.htm esse é do federal reserve.
A impressão de moeda não causa inflação (necessariamente) - Paulo Gala/ Economia & Finanças
Achei esse rapaz aqui, dei uma olhada pro cima mas acho que ele pode explicar bem melhor do que eu.