Postado originalmente por
R.Proto

Sam Farha - Spinoza

R.Proto
Mas falando sério, eu nunca concordei com essa histeria em relação a imprensa e a tal da velha mídia, seja histeria de esquerda ou de direita. Tirando aqueles canais notoriamente tendenciosos (Brasil247, cartacapital), eu sempre dou bastante crédito para Estadão, O Globo, Folha, Gazeta, etc.
Mas o que a Folha de São Paulo/UOL fez nessa eleição foi MUITA canalhice, extremamente parcial e tendencioso. A matéria sobre o disparo de fake news patrocinado por empresário ligados ao Bolsonaro no Whatsapp foi um absurdo, um completo disparate de um jornal que deveria se manter isento. Acusações sérias, replicadas por milhões de pessoas, sem qualquer tipo de prova ou lógica (até que se prove o contrário...) . Uma mera suspeita irresponsável de uma jornalista lunática pra beneficiar um candidato específico.
Isso sim é a verdadeira fake news...
Me parece que a lógica da matéria da Folha sobre os disparos se baseia no critério da verossimilhança.
Os Bononaro se encontraram com Steve Bannon e já foi comprovado o uso de bots na campanha do Bolso ...
Isso acontece em toda a imprensa do mundo, seja aqui pela Folha, ou no exterior pelo NYT, CNN, BBC, El País ...
Impor esse critério que você mencionou praticamente imobiliza a Imprensa.
Imagina só como seria a cobertura da Lava Jato segundo o seu critério da necessidade rigorosa de provas?
lol @ verosemelhança. Verossemelhança seria fazer uma matéria super sensacionalista acusando o Haddad de chefe do Petrolão já que o conselheiro e dono da chapa foi preso na lava jato.
Bots existem e sempre existiram dos dois lados, isso não é novidade, já vem desde o tempo Dilma x Aécio.
Olha e lê toda a matéria (printei o início abaixo). Não tem qualquer disclame sobre ser uma mera suspeita. Não tem uma testemunha, uma delação, um email, um documento, um print, não tem NADA. Tem uma acusação irresponsável à um grupo de empresários e uma candidatura. Isso a 10 dias da eleição mais polêmica e polarizada da história.
Se você acha que os jornalistas tem "licença poética" para disseminar fake news, eu simplesmente não tenho como concordar.
Se ao menos houvesse um aviso de que era apenas uma suspeita (como sempre há, aliás), eu teria achado menos absurdo.