Postado originalmente por
PebaVermelho

Postado originalmente por
JoseIrineu
Minha questão é que ele seria o Lula 2, o Lula foi esse cara em 2002, que entendeu o problema do Brasil e governou.
Eu gosto dessa visão. É muito difícil governar um país complexo como o Brasil, por isso acredito que eleger um grande problema e priorizá-lo acima de tudo é o que nos faz avançar.
O FHC elegeu a estabilidade e mesmo com alguns tropeços teve sucesso e deixou o legado. O Lula escolheu o combate à fome e à miséria e teve enorme sucesso. O lado negativo disso é que para priorizar suas metas ambos fizeram muita vista grossa pra todo o resto. A corrupção é um resultado disso.
Eu acredito que o maior problema do Brasil hoje é de eficiência e infraestrutura. O Brasil precisa ser modernizado. Se o próximo presidente conseguir aumentar nossos níveis de investimento no setor produtivo e aprovar uma reforma tributária decente eu entendo que terá dado um grande passo.
A grande dificuldade para isso é de natureza política. Embora muitos finjam saber, a verdade é que ninguém sabe ao certo como se governar o Brasil sem ser no FHC/Lula style (leia-se relação promíscua com partidos da base). A enorme fragmentação do Congresso torna quase impossível não colocar um monte de bandidos no governo pra ter o mínimo de governabilidade.
E só pra deixar claro, eu não estou defendendo a corrupção, apenas realçando o tamanho do desafio do próximo presidente.