Postado originalmente por
sopro
Postado originalmente por
Cezar Teixeira
@
sopro
Pra discutir pirataria você parte do pressuposto do que a legislação defende?
Eu particularmente acho que a pirataria (embora diferente) esteja muito mais perto de não rebobinar uma fita do que mais perto de um roubo propriamente dito e isso por um motivo muito simples. O roubo pressupõe escassez, ou seja, ao roubar uma camiseta sua, ou uma bicicleta, você deixou de tê-la.
Na pirataria do exemplo citado, é necessário que um usuário primeiramente compre o produto, e a partir daquele produto ele permita que copias sejam feitas e distribuídas. Do ponto de vista moral na lógica libertária, aquele bem digital a partir daquele momento passa a ser seu e você tem o direito de copiá-lo distribui-lo e até vendê-lo se for do seu interesse.
Você pode até não concordar com essa lógica, mas é claríssima a diferença entre uma cópia de um produto e um roubo onde a propriedade é retirada do seu dono original.
Se eu disser que sei os termos exatos que a legislação defende, estaria mentindo.
Pra mim tem dois agentes na "pirataria", o saqueador, coloquemos assim... que é o sujeito que disponibiliza o filme ilegalmente na rede ou nas banquinhas da feira. O outro agente seria o receptador, que adquire o consumo desse filme de maneira ilegal.
A escassez também pode ser do dinheiro, não? Veja bem:
O filme Interestelar foi baixado 46,7 milhões de vezes.
O filme teve bilheteria bruta de 675kk.
O orçamento do filme foi de 165kk.
A média de bilhete de cinema no EUA é de 8 usd, o aluguel digital tá em média 5 usd.
Vamos colocar então que esses 46,7 milhões de downloads nem iriam ao cinema, iriam fazer o aluguel digital. A Paramount deixou de arrecadar nesse caso pelo menos (salvo engano) 233,5kk.
Sendo pela lógica libertária ou não, 46,7kk de pessoas consumiram um produto por zero e que em média custa $5+. Se você acha que não rebobinar a fita prejudica a videolocadora e o mercado de videolocadoras e está quase no mesmo patamar de importância/proporção que prejudicaria a Paramount ou a indústria de cinema ao não pagar $5+ por um filme que vc adquiriu e que esses $5+ fazem parte de um universo perdido de $233,5kk+, temos claramente um abismo de distância entre certo e errado na discussão.