Citação:
Postado originalmente por
PebaVermelho
Eu acho que a Amazon perdeu o timing. A ação foi concebida para entrar numa polêmica que já passou.
No auge da polêmica o Dória estava sendo bombardeado por progressistas e foi criticado até pela mídia tradicionalmente simpática ao PSDB. Era o momento certo de lançar a ação. A peça ganharia tração, seria muito mais repercutida por quem é alinhado ao pensamento traduzido por ela e, claro, seria criticada pelo pessoal conservador, o que faz parte da polêmica e já era esperado por quem a produziu.
O ponto do meu argumento é que é tolo imaginar que uma empresa como a Amazon desenvolve a sua marca tendo em mira necessariamente o que pensa a maioria. É muito comum que empresas de tecnologia tentem reforçar em seu marketing uma série de valores e até em certos casos criar uma cultura própria, como a Apple faz muito bem há muitos anos ("Think different").
Vender um Kindle ou um Echo não é o mesmo que vender carne. Pra vender carne você coloca o Toni Ramos ou a Fátima Bernardes que todo mundo gosta e gg.
Eu acho que o depto de marketing deles aqui no Brasil não conseguiu nem de longe passar essa imagem de progresso que você citou. Como você mesmo disse, eles erraram feio no timing, depois receberam a resposta do Dória (que embora tenha se esquivado do foco da crítica, foi bem esperto) e ao invés de responder prontamente, deixou o Kabum se aproveitar da situação e capitalizar pra si essa oportunidade. Momentos depois o Dória anuncia uma parceria com a Microsoft e só a pouco a Amazon da uma resposta sem dizer o que exatamente será doado e pra quais instituições.
Ps: Sou muito fã da Amazon.