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Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #36361
    World Class Avatar de sopro
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    Moisés Lucarelli
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    "As grandes cidades da Europa que eu já fui apostam pouco em bicicleta, muito em metro."

    Apostar mais (e/ou muito) em metro é diferente de apostar pouco em bicicleta.. o metro acaba por ser a opção mais utilizada basicamente por causa da distância, hoje o metro seria pra "combater" os carros principalmente na longa distância e épocas frias, a bike se apresenta como alternativa para distâncias mais curtas ou clima mais quente

    Eu moro em frente uma estação de metro, pra chegar na estação seguinte são mais ou menos 2 minutos.. se eu for caminhando são uns 10min (não ando de bike, mas chuto que seriam menos de 5min). Se eu não pegar o metro no exato instante que eu entrar na estação, provavelmente eu leve o mesmo tempo do que ir caminhando e de bike chegaria antes. Em termos de custos, se opto por caminhar (ou bike), economizo o 1,40€ do bilhete.

    Óbvio que uma senhora de 70 anos vai preferir ir de metro, que um cara com o pé quebrado também, que uma pessoa que pague o passe mensal talvez.

    Isso estamos falando de uma ou duas estações, se for o fim da linha (algo como 10 estações), é claro que o metro vai ser a melhor opção.

    O lance é que, seja na curta distância ou nessa do final da linha, o carro nunca vai ser a melhor opção aqui, levará mais tempo e terá um custo maior... e aparentemente esse cenário se replica no resto do continente.

    A real é que as médias e grandes cidades europeias querem expurgar os carros do centro urbano, por isso investem em metro, bike, comboio e ônibus.. são moldais de transportes mais inteligentes e eficientes.

    Trazendo isso pra realidade de SP, em que o governo do estado é o responsável pelo metro, caberia a prefeitura fazer as melhorias envolvendo ônibus e bikes em detrimento aos carros quando houvesse "conflito de interesse".. e bueno, acho que foi o que ocorreu.
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  2. #36362
    Expert Avatar de Major Kong
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  3. #36363
    Administrador Avatar de Alvinho
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    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Poxa, bem legal. Eu fui em 2013 e passei por vários desses lugares ai e não me atentei para as ciclovias. Devem ter sido feitas depois.

    Btw, eu continuo achando que nego aposta muito mais em metro. E o metro no Brasil (pelo menos RJ) é muito deficiente.
    Mas ninguém acha que só ciclovia resolve neh? Ciclovia é pra distâncias curtas e pra fazer a chamada última milha, a ligação entre a estação de metrô/ônibus ao destino final. Pra distâncias longas tem que ser metrô ou ônibus mesmo, o problema é que em SP o metrô é de responsabilidade do governo estadual, então não tinha como o Haddad mexer nisso.
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  4. #36364
    World Class Avatar de ekalil
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    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Poxa, bem legal. Eu fui em 2013 e passei por vários desses lugares ai e não me atentei para as ciclovias. Devem ter sido feitas depois.

    Btw, eu continuo achando que nego aposta muito mais em metro. E o metro no Brasil (pelo menos RJ) é muito deficiente.
    Mas ninguém acha que só ciclovia resolve neh? Ciclovia é pra distâncias curtas e pra fazer a chamada última milha, a ligação entre a estação de metrô/ônibus ao destino final. Pra distâncias longas tem que ser metrô ou ônibus mesmo, o problema é que em SP o metrô é de responsabilidade do governo estadual, então não tinha como o Haddad mexer nisso.
    Exato alvinho. O que tô dizendo é que a cidade não estava pronta pra isso. Pode colocar toda a culpa no governo estadual do psdb se quiser, acho ate justo. Mas dado que é esse o cenário, sabendo que não vai integrar, perde muito o sentido.
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  5. #36365
    Expert Avatar de Major Kong
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    Aconteceu que os repetidores de 'é golpe' levaram fumo, sifu... Eis o resultado de ficar tagarelando asneira.
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  6. #36366
    Administrador Avatar de Alvinho
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    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Cara, já vai começar o malabarismo, então to fora. Você falou que era "bastante ineficiente em espaço", o que é uma grande mentira. É só olhar pra uma bicicleta e pra um carro e ver o tamanho dos dois.

    Tem uma falacia ai. Uma bicicleta parada ocupa um espaco minimo. Uma bicicleta em media/alta velocidade ocupa um espaco mto maior. Era disso que eu tava falando. Olha so esse trecho de um site pro-bikes: "The significantly increased space requirements in accordance with speed are evident from the example of a bicycle – from 1.2m2 while stationary up to 41 m2 at a speed of 30 km/h (factoring in braking distance and safe distance)."

    Efficiency Master - a Comparison of Different Modes of Transportation

    E carro não precisa frear? É só bicicleta que precisa de mais espaço em alta velocidade? E 41m2 é bizarramente exagerado, qualquer pessoa que já foi em Amsterdam pode te falar isso.

    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    E no seu post você acha que a sua opinião é a verdade absoluta (como sempre faz). É apenas a SUA opinião achar que bicicleta passa longe de ser a solução. Vários especialistas e várias cidades do mundo discordam de você

    Se tem uma coisa que é quase consenso nesse assunto é que carro não é a solução. Você mesmo disse que SP tem um problema grande de espaço, então se carro não é a solução e carro ocupa o maior espaço, fica claro que ele tem que ser combatido. Mas quando o Haddad fez isso, você e uma parte da população de SP criticou, falando que ele tá atrapalhando o sonho dos paulistanos, lol.

    Desculpa se soa como verdade absoluta. Eh so a minha forma de argumentar. Tanto eh que to aqui postando dados e tentando mostrar meu ponto de forma mais clara. Acabei de falar que carro nao eh a solucao. A parte que eu acho mto fail nessas comparacoes com cidades europeias eh que sao cenarios completamente diferentes. As cidades citadas sao, via de regra, mto menores em area, mais bem distribuidas (menor distancia entra casa e trabalho), com transporte publico mto eficiente, relevo mais adequado, clima melhor, mercado de trabalho mais flexivel (em termos de horarios, espaco para se trocar/tomar banho, etc). Nao adianta tentar seguir a tendencia dessas cidades pulando todas as outras etapas que eles ja concluiram.
    Todas elas tiveram que começar de algum lugar. Se ficar nesse pensamento que não dá pra seguir o que eles fizeram, tem que ter um planejamento perfeito, tem que ter alternativas excelentes ao carro, etc. nunca vai sair do papel, igual nunca saiu nesses últimos 20 anos.

    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Você mesmo citou as dificuldades de fazer um transporte público melhor, que tem muita coisa na mão do governo estadual (PSDB desde 1995, mais de 20 anos) mas ignora isso quando vai criticar. O Haddad fez o que dava pra fazer, é óbvio que não vai resolver tudo em 4 anos, mas tem que começar de algum lugar neh?

    Eu nao ignoro nao. Pra comeco de conversa eu acho que a verba e responsabilidade deveria estar nas maos da prefeitura. De qualquer forma, eh uma vergonha o tempo que o governo estadual perdeu nao investindo no metro. Recentemente os investimentos aconteceram e a malha cresceu, mas com isso vieram outros problemas. Como agora tem mais integracao com trens e as linhas vao ate lugares mais perifericos, o uso aumentou mto e o metro ta operando no limite da capacidade e de numero de trens. Nao vejo uma solucao mto simples pra isso. Eh mta gente indo na mesma direcao nos mesmos horarios. Isso eh mais um complicador quando falamos das bicicletas de novo, ja que uma pessoa levando uma bicicleta no metro toma mto mais espaco.

    O investimento tem que continuar acontecendo, cada vez mais linhas, mais estacoes, mais integracoes pra diluir o movimento em cada uma delas.

    A critica ao Haddad eh que ele fez coisas certas de maneira errada ou exagerada. As unicas pessoas que realmente se beneficiaram com as ciclofaixas sao os ricos que moram em bairros nobres e perto do trabalho. Se vc mora a 25 km do seu trabalho e constroem uma ciclofaixa na sua rua vai adiantar alguma coisa? Se vc tem um comercio e, do dia pra noite, sem aviso, colocam uma ciclofaixa na frente do seu predio e nao se pode mais estacionar, vc vai ficar feliz?

    Criticas similares valem para as faixas de onibus. Por tudo que li parece que sao mto uteis nas principais vias, mas desnecessarias em mtas outras.

    Outra coisa bastante criticada foi a reducao de velocidade nas marginais. Nesse caso eu ja acho ignorancia da populacao, ja que os numeros mostram que o transito melhorou e o numero de acidentes caiu. Mas ate o Irineu que eh fanboy dele disse que irrita andar a 50 quando ta tudo livre. Uma ideia relativamente simples seria limitar a velocidade em horarios de pico e aumentar em horarios de pouco movimento. Desde que fosse bem sinalizado, nao vejo problemas.

    Enfim, intencoes e ideias boas, mas que seja pela execucao ruim ou pela falta de dialogo/educacao da populacao foram bem impopulares e acabaram com as chances dele.


    Mas a ciclovia não é pro cara andar 25km pro trabalho ueh, esse papel é do metrô. Em vez de criticar o governo estadual por não fazer o essencial, se critica a prefeitura por fazer o supérfluo. E pau no cu do comerciante que fica de mimimi porque perdeu uma vaga de estacionamento na porta da loja dele, se ele quer ser tão egoísta assim, vai morar sozinho no fim do mundo, a cidade não tem que ser planejada em função dele.

    O meu sonho é ter um prefeito que tem intenções e ideais boas viu... Uma dúvida, como você rankearia os últimos prefeitos de SP? Haddad, Kassab, Serra (nem sei se conta, abandonou com 1 ano), Marta, Pitta e Maluf. É que fica parecendo que você tá comparando o Haddad com um super político imaginário, que tem boas intenções, boas ideias, consegue implementar tudo perfeitamente, etc.
    santiago and lagostinha like this.
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  7. #36367
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    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
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    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Poxa, bem legal. Eu fui em 2013 e passei por vários desses lugares ai e não me atentei para as ciclovias. Devem ter sido feitas depois.

    Btw, eu continuo achando que nego aposta muito mais em metro. E o metro no Brasil (pelo menos RJ) é muito deficiente.
    Mas ninguém acha que só ciclovia resolve neh? Ciclovia é pra distâncias curtas e pra fazer a chamada última milha, a ligação entre a estação de metrô/ônibus ao destino final. Pra distâncias longas tem que ser metrô ou ônibus mesmo, o problema é que em SP o metrô é de responsabilidade do governo estadual, então não tinha como o Haddad mexer nisso.
    Exato alvinho. O que tô dizendo é que a cidade não estava pronta pra isso. Pode colocar toda a culpa no governo estadual do psdb se quiser, acho ate justo. Mas dado que é esse o cenário, sabendo que não vai integrar, perde muito o sentido.
    Entendi, então você acha que seria melhor ele não ter feito. Discordo totalmente desse pensamento.
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  8. #36368
    World Class Avatar de brunoarbo
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  9. #36369
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    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
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    Poxa, bem legal. Eu fui em 2013 e passei por vários desses lugares ai e não me atentei para as ciclovias. Devem ter sido feitas depois.

    Btw, eu continuo achando que nego aposta muito mais em metro. E o metro no Brasil (pelo menos RJ) é muito deficiente.
    Mas ninguém acha que só ciclovia resolve neh? Ciclovia é pra distâncias curtas e pra fazer a chamada última milha, a ligação entre a estação de metrô/ônibus ao destino final. Pra distâncias longas tem que ser metrô ou ônibus mesmo, o problema é que em SP o metrô é de responsabilidade do governo estadual, então não tinha como o Haddad mexer nisso.
    Concordo. Não era uma crítica ao Haddad. Estava falando de transporte em geral.
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  10. #36370
    Ljc
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