Postado originalmente por
Alvinho
Cara, já vai começar o malabarismo, então to fora. Você falou que era "bastante ineficiente em espaço", o que é uma grande mentira. É só olhar pra uma bicicleta e pra um carro e ver o tamanho dos dois.
Tem uma falacia ai. Uma bicicleta parada ocupa um espaco minimo. Uma bicicleta em media/alta velocidade ocupa um espaco mto maior. Era disso que eu tava falando. Olha so esse trecho de um site pro-bikes: "The significantly increased space requirements in accordance with speed are evident from the example of a bicycle – from 1.2m2 while stationary up to 41 m2 at a speed of 30 km/h (factoring in braking distance and safe distance)."
Efficiency Master - a Comparison of Different Modes of Transportation
E no seu post você acha que a sua opinião é a verdade absoluta (como sempre faz). É apenas a SUA opinião achar que bicicleta passa longe de ser a solução. Vários especialistas e várias cidades do mundo discordam de você
Se tem uma coisa que é quase consenso nesse assunto é que carro não é a solução. Você mesmo disse que SP tem um problema grande de espaço, então se carro não é a solução e carro ocupa o maior espaço, fica claro que ele tem que ser combatido. Mas quando o Haddad fez isso, você e uma parte da população de SP criticou, falando que ele tá atrapalhando o sonho dos paulistanos, lol.
Desculpa se soa como verdade absoluta. Eh so a minha forma de argumentar. Tanto eh que to aqui postando dados e tentando mostrar meu ponto de forma mais clara. Acabei de falar que carro nao eh a solucao. A parte que eu acho mto fail nessas comparacoes com cidades europeias eh que sao cenarios completamente diferentes. As cidades citadas sao, via de regra, mto menores em area, mais bem distribuidas (menor distancia entra casa e trabalho), com transporte publico mto eficiente, relevo mais adequado, clima melhor, mercado de trabalho mais flexivel (em termos de horarios, espaco para se trocar/tomar banho, etc). Nao adianta tentar seguir a tendencia dessas cidades pulando todas as outras etapas que eles ja concluiram.
Você mesmo citou as dificuldades de fazer um transporte público melhor, que tem muita coisa na mão do governo estadual (PSDB desde 1995, mais de 20 anos) mas ignora isso quando vai criticar. O Haddad fez o que dava pra fazer, é óbvio que não vai resolver tudo em 4 anos, mas tem que começar de algum lugar neh?
Eu nao ignoro nao. Pra comeco de conversa eu acho que a verba e responsabilidade deveria estar nas maos da prefeitura. De qualquer forma, eh uma vergonha o tempo que o governo estadual perdeu nao investindo no metro. Recentemente os investimentos aconteceram e a malha cresceu, mas com isso vieram outros problemas. Como agora tem mais integracao com trens e as linhas vao ate lugares mais perifericos, o uso aumentou mto e o metro ta operando no limite da capacidade e de numero de trens. Nao vejo uma solucao mto simples pra isso. Eh mta gente indo na mesma direcao nos mesmos horarios. Isso eh mais um complicador quando falamos das bicicletas de novo, ja que uma pessoa levando uma bicicleta no metro toma mto mais espaco.
O investimento tem que continuar acontecendo, cada vez mais linhas, mais estacoes, mais integracoes pra diluir o movimento em cada uma delas.
A critica ao Haddad eh que ele fez coisas certas de maneira errada ou exagerada. As unicas pessoas que realmente se beneficiaram com as ciclofaixas sao os ricos que moram em bairros nobres e perto do trabalho. Se vc mora a 25 km do seu trabalho e constroem uma ciclofaixa na sua rua vai adiantar alguma coisa? Se vc tem um comercio e, do dia pra noite, sem aviso, colocam uma ciclofaixa na frente do seu predio e nao se pode mais estacionar, vc vai ficar feliz?
Criticas similares valem para as faixas de onibus. Por tudo que li parece que sao mto uteis nas principais vias, mas desnecessarias em mtas outras.
Outra coisa bastante criticada foi a reducao de velocidade nas marginais. Nesse caso eu ja acho ignorancia da populacao, ja que os numeros mostram que o transito melhorou e o numero de acidentes caiu. Mas ate o Irineu que eh fanboy dele disse que irrita andar a 50 quando ta tudo livre. Uma ideia relativamente simples seria limitar a velocidade em horarios de pico e aumentar em horarios de pouco movimento. Desde que fosse bem sinalizado, nao vejo problemas.
Enfim, intencoes e ideias boas, mas que seja pela execucao ruim ou pela falta de dialogo/educacao da populacao foram bem impopulares e acabaram com as chances dele.