o lance é que essa reforma aí quer fazer um liceu bem nas coxas.. ainda não parei pra ler com calma todos os pontos, mas os de maior destaque (imo) (e bom/ruim) é que língua estrangeira é obrigatória, mas não específica - na nova mp seria inglês; aumento da ch geral com a inserção de novas disciplinas; ninguém vai ter mais aulas de matemática ou português, mas terá menos (ou nada) de filosofia, sociologia e artes; qualquer pessoa julgada com "notório saber" poderá dar aulas que não são da base nacional com formação específica, o notório saber será interpretado pela secretária estadual de educação de cada estado (vale lembrar que o secretário é um cargo comissionado); os vestibulares só poderão ter questões da base nacional
pra quem não sabe o que é liceu, vou tentar explicar: é o "ensino médio" na itália e alguns países europeus, mas dura de 3 a 5 anos, sendo que os 3 primeiros anos são só pra terminar o ensino médio, dps disso vc não pode ir pra faculdade.. pra ir pra faculdade vc precisa fazer liceu clássico, científico, linguístico e em alguns países tem uma variação pra ciências humanas também.. esse liceu é a parte restante do seu "ensino médio" e te habilita para faculdade
quando digo que a mp quer fazer um liceu nas coxas é por isso, se lecionará menos sobre algumas disciplinas, mesmo com a ch geral subindo.. e as que forem escolhidas para aumentar, ainda será menos que no modelo de liceu tradicional, não vai influenciar diretamente no seu vestibular e etc.. soma-se o fato de vc poder ter como professor alguém com "notório saber", segundo a boa vontade do secretário indicado pelo governador
claro que estamos ignorando a qualidade geral das escolas públicas, da formação de professores, do ensino básico e afins.. imo, mesmo se o modelo da reforma fosse o que eu julgo ser o melhor, ainda sim eu seria contra pq no atual contexto da educação brasileira não tem sentido colocar um telhado melhor na casa se as paredes ainda são de papelão, aliás, sem aprovação automática é bem provável que o número de repetentes cresça exponencialmente e os altos índices de abandono voltem pq o supletivo vai ficar inalterado.. tem é que melhorar de baixo pra cima, ajeitar o ensino fundamental e o médio atual, quando ambos tiverem em boas condições aí vc começa a querer inventar liceu