
Postado originalmente por
Picinin

Postado originalmente por
Bolengo

Postado originalmente por
chumboryson
Cara que palavra modinha escrota essa isentão. Isentão e fascistas, eu viro isentão quando ouço mesmo, sempre que eu ouço essas palavras imagino um nerd ou aqueles malucos de humanas chatos pra caralho nas manifestações hahaha, sem ofensas tbm. ;(
nao me ofendeu, so to falando a vdd. isentao eh o termo designado aqueles q tentam escapar da responsabilidade de serem donos de uma opiniao que pode desagradar a outros. ao se defender qlqr lado vai se desagradar alguem. entao eh facil escapar da responsabilidade de ter que correr atras de informacoes e da formacao de ideias, sob o pretexto de ficar em cima do muro e nao precisar comprar briga.
"eu vou la e pego de cada lado oq eu gosto mais, nao preciso seguir a risca tudo que eles dizem so pq eu concordo com uma ideia".
nao precisa mesmo em questoes nao relacionadas a economia. questoes de moral relacionadas a etnia, de orientacao sexual ou religiosa e outras. mas na questao economica nao tem como comprar so algumas ideias de cada lado e ficar em cima do muro. tem que se escolher entre liberdade maior de mercado e um estado menor, ou mais trabalhos sociais e um estado maior. do contrario eh isentao, so isso q eu falei. oq tem de melhor de cada lado bate diretamente de frente com as ideias do outro.
e por falar nisso, a esquerda
eh totalmente focada em vender a ideia de que a direita eh contra os negros, os ateus e outras religioes que compoem a minoria, os homossexuais... quando na vdd a direita atual eh extremamente direcionada pro quesito economia. em questoes individuais so quer mais liberdade pra cada um. existe o lado manipulador tb da direita q usa a religiao crista mais conservadora pra jogar um lado contra o outro, mas pode ter ctza q a maioria de nos ignora uns marco felicianos da vida. nada contra a religiao dele, mas o estado deve ser laico.
Eu não poderia discordar mais da parte negritada. E até me surpreende ver essa ideia num fórum de poker.
Se em poker, que é uma área de conhecimento muito mais simples que a economia, todo mundo sabe que não existe receita de bolo, me parece absurdo achar que isso vá existir em economia. Esse é um dos motivos pelos quais eu tenho uma puta preguiça dessas discussões Marx x Mises. Uma mesma política econômica pode ser altamente recomendável em um cenário e completamente desaconselhável em outro. Querer resumir economia em intervenção maior ou menor do Estado, ou achar que exista uma linha econômica boa
a priori, são reducionismos que eu acho bizarros.
Na verdade, eu penso exatamente o contrário. Em questões morais, não se discute como as coisas são, mas como elas devem ser. Nesses casos, e razoável ter uma posição baseada em princípios genéricos e abstratos. Já em economia, se busca entender algo que já é (geração e distribuição de riquezas). Nesse caso, analisar uma política econômica baseando-se em princípios amplos e genéricos é um erro, IMO. Você vai analisar no caso concreto as consequências de determinada política e ver se naquele cenário elas são mais adequadas. Portanto, não só é razoável, como e desejável que sua análise seja mais casuística do que em questões morais, AINEC.