Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 2511

Lista de Usuários Marcados

Página 2511 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 151120112411246125012509251025112512251325212561261130113511 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25.101 a 25.110 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #25101
    Expert Avatar de Nacht
    Data de Ingresso
    09/02/10
    Posts
    3.571
    A decisão do STF segue jurisprudência antiga do próprio STF. Se rasgou então já estava rasgada faz muito tempo, remendaram e rasgaram de novo...

    O voto do Teori (relator) cita julgado de 1991.

    Não acho que rasgaram.

    Ao mesmo tempo que a CF diz "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória" ela também diz que "ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente".

    A verdade é que pode ser preso sem ser considerado culpado.

    Pensar diferente teria que passar a considerar a prisão preventiva e a em flagrante como inconstitucional.
    kmksick, Picinin, ricvoss and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #25102
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post
    A decisão do STF segue jurisprudência antiga do próprio STF. Se rasgou então já estava rasgada faz muito tempo, remendaram e rasgaram de novo...

    O voto do Teori (relator) cita julgado de 1991.

    Não acho que rasgaram.

    Ao mesmo tempo que a CF diz "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória" ela também diz que "ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente".

    A verdade é que pode ser preso sem ser considerado culpado.

    Pensar diferente teria que passar a considerar a prisão preventiva e a em flagrante como inconstitucional.
    Ser considerado culpado duas vezes não é requisito pra prisão cautelar, que tem como fundamento a segurança processual.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #25103
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Aqui não abre o site da conjur. Alguém pode colar o comentário do Lenio Streck sobre essa decisão aqui?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #25104
    World Class Avatar de Caipira
    Data de Ingresso
    22/11/11
    Posts
    7.549
    Citação Postado originalmente por brunoarbo Ver Post
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    Citação Postado originalmente por Caipira Ver Post
    qual a sua opinião?!
    Praticamente o resumo da minha vida e do que se vê na ciência hoje em dia.
    Idem por aqui @sopro

    Concordo que existem pós-graduandos desempregados no mundo inteiro, mas não acho que o número seja maior que no Brasil. Desconheço estudos que tragam esses números, falo por minha experiência. Quando morei na Itália eu desconhecia tantos pós-graduandos desempregados. No EUA, pelo menos na odontologia, falta mão de obra acadêmica. As faculdades de odontologia por lá estão recheadas de professores brasileiros e latino-americanos. Lá acontece esse cenário porque a odontologia dá muito dinheiro, mais que medicina. Então, o dentista americano não quer saber de ganhar, em média, 10kusd/mês. Ele prefere ir para a clínica tirar seus 30kusd mensais.

    Voltando a falar do Brasil, quais são essas várias coisas boas do percurso acadêmico que o engenheiro não consegue que vc quis dizer?

    Imo o problema no Brasil é essa política de quantidade em detrimento a qualidade. Houve um "boom" de cursos de pós-graduação sem uma criteriosa avaliação. Sem exagero, falo por experiência própria e pelo conhecimento de que muitos professores passam pelo mesmo spot, mas há uma grande quantidade de pessoas que recebem o título de mestre/doutor sem condição alguma.

    Semana passada um aluno de mestrado me mandou um e-mail pedindo ajuda para usar o "track change" do Word, pois ele não fazia ideia o que era essa ferramenta e como eu usei no projeto dele eu tinha "travado o arquivo". Ele me pediu para "encinar" ele a mexer nesse "programa". Sim, "encinar". Não, não foi erro, pois ele escreveu "encinar" três vezes no e-mail. Essa é apenas uma história recente para ilustrar a situação. Óbvio que o problema não é só esse, ele tem dúvidas básicas de odontologia, uma preguiça e dificuldade tremenda de ler/escrever em inglês, etc, mas vai ganhar o título de mestre.

    A faculdade precisa do dinheiro da mensalidade dele (sequer deveriam ter aprovado esse aluno no processo seletivo), não vão reprová-lo na defesa de mestrado para que o curso não fique queimado na CAPES, o aluno já é professor (sim, é professor em outro estado apenas com graduação + especialização) e está fazendo o mestrado apenas para ter um aumento no salário e poder virar coordenador do curso.

    Tenho muitas histórias como essa para contar. Felizmente, esse tipo de situação não é regra, mas também não poucos casos. São muitos. E acho isso muito preocupante. E o problema é que, no geral, vc acaba tendo que escolher dois caminhos: ser justo, reprovar quem tem que ser reprovado, bater de frente com a faculdade e o coordenador, ficar "queimado" no meio acadêmico de ser o chato, correndo o risco de ficar sem emprego depois de mais de 12 anos de estudo ou "dançar conforme a música".
    sopro likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #25105
    World Class Avatar de brunoarbo
    Data de Ingresso
    23/02/09
    Posts
    5.866
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    pois, mas não apenas no Brasil... tem muito doutor desempregado na Europa, e chuto que proporcionalmente, o número é maior que no Brasil

    eu acho que não é tão extremo como o texto pinta, existe vida fora da academia para quem é mestre/doutor e ele "esquece" de enumerar várias coisas boas do percurso acadêmico que o tal engenheiro amigo do Carinha não pode alcançar
    Depende da área na qual tu é mestre ou doutor. Eu acho o texto bem fiel a realidade daqui (na verdade tem coisa que é até pior).
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #25106
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Aqui não abre o site da conjur. Alguém pode colar o comentário do Lenio Streck sobre essa decisão aqui?
    Kleber likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #25107
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
    Data de Ingresso
    29/04/10
    Posts
    4.444
    Longe de mim insinuar que qualquer um de vocês se encaixa nesse perfil... Mas, IMO, o principal problema dessa questão dos mestres e doutores é que hoje MUITA gente sem pendor acadêmico nenhum está fazendo mestrado e doutorado achando que os títulos são garantia bom empregabilidade no futuro.

    Dai eles alimentam um mercado de produção científica inútil e servidão voluntária para seus orientadores e depois são descartados por não terem tanta aptidão acadêmica. E no mercado de trabalho os títulos deles possuem uma valorização muito aquém do esforço para conquistá-los. Soma isso à relativa falta de experiência no mercado de trabalho "real" e a coisa fica feia pro cidadão.

    Resta, então, estudar pra concurso público e garantir uma nota boa na prova de títulos.
    Picinin, Airton_Neto and Caipira like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #25108
    Expert Avatar de kmksick
    Data de Ingresso
    15/09/07
    Localização
    Campinas
    Posts
    3.304
    Como se existisse produção cientifica no brasil né

    É igual esse monte de gente com ensino "superior"
    lagostinha, Cão, Picinin and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #25109
    World Class Avatar de brunoarbo
    Data de Ingresso
    23/02/09
    Posts
    5.866
    Citação Postado originalmente por Ljc Ver Post
    Longe de mim insinuar que qualquer um de vocês se encaixa nesse perfil... Mas, IMO, o principal problema dessa questão dos mestres e doutores é que hoje MUITA gente sem pendor acadêmico nenhum está fazendo mestrado e doutorado achando que os títulos são garantia bom empregabilidade no futuro.

    Dai eles alimentam um mercado de produção científica inútil e servidão voluntária para seus orientadores e depois são descartados por não terem tanta aptidão acadêmica. E no mercado de trabalho os títulos deles possuem uma valorização muito aquém do esforço para conquistá-los. Soma isso à relativa falta de experiência no mercado de trabalho "real" e a coisa fica feia pro cidadão.

    Resta, então, estudar pra concurso público e garantir uma nota boa na prova de títulos.
    Tem muita gente sem aptidão acadêmica e condição intelectual fazendo mestrado e doutorado pq é fácil, não necessariamente pela questão de isso garantir emprego no futuro. Tu sai da faculdade e tem PPG atacando na porta te oferecendo uma bolsa pra fazer mestrado, uma galera entra sem nem saber o que está fazendo. O texto dá um pouco essa ideia na verdade, embora o quadro seja bem mais gritante na realidade do que no texto. É exatamente como o @Caipira falou, tem aluno que não sabe nem escrever e tá dando até aula por aí, na base de QI ou sei lá eu como. Tem até professores em federais por aí que são limitados e que por uma razão ou outra acabaram caindo lá, mas que é gente que não tem condição nenhuma de estar num cargo desses, e ainda ocupam lugar de outras pessoas muito melhores que tão aí no limbo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #25110
    World Class Avatar de Caipira
    Data de Ingresso
    22/11/11
    Posts
    7.549
    Citação Postado originalmente por Ljc Ver Post
    Longe de mim insinuar que qualquer um de vocês se encaixa nesse perfil... Mas, IMO, o principal problema dessa questão dos mestres e doutores é que hoje MUITA gente sem pendor acadêmico nenhum está fazendo mestrado e doutorado achando que os títulos são garantia bom empregabilidade no futuro.
    This. O problema é que justamente nós, professores, deveríamos cortar esses alunos que não tem aptidão acadêmica no processo seletivo ou impedir que um aluno incapacitado obtenha o título de mestre/doutor. Mas, conseguir fazer isso são outros quinhentos. Expliquei isso no meu outro post: a faculdade precisa de dinheiro e precisa aprovar o aluno na defesa de dissertação/tese para que o curso mantenha/melhore sua avaliação na CAPES.

    Vc reprova, mas lá vai o coordenador e aprova. Vai fazer o que? E por mais incapacitados que sejam, muitos conseguem empregos, aumentando a demanda de professores no mercado e diminuindo o salário oferecido. Quem é bom sempre acha seu espaço, mas mediante esse cenário precisa aceitar muita coisa errada para se manter e lutar muito para ter um salário compatível com sua qualificação acadêmica.
    brunoarbo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados