Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 247

Lista de Usuários Marcados

Página 247 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 1471972372452462472482492572973477471247 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 2.461 a 2.470 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #2461
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Eu certamente não tenho a capacidade de escrever um texto desses, que tem pelo menos umas 5 passagens que poderiam facilmente se desdobrar em longas análises ou estudos, mas agradeço por não ter uma limitação tão severa que me impeça de reconhecer o brilho e perspicácia que o caracterizam.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2462
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Eu certamente não tenho a capacidade de escrever um texto desses, que tem pelo menos umas 5 passagens que poderiam facilmente se desdobrar em longas análises ou estudos, mas agradeço por não ter uma limitação tão severa que me impeça de reconhecer o brilho e perspicácia que o caracterizam.
    Nao se subestime peba. Vc consegue sim.
    brunoarbo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #2463
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16

    Re: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Bla bla bla sem fim...
    Não li o texto, mas se fosse uma crítica ao fernandinho nesses termos...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #2464
    Expert Avatar de Fion
    Data de Ingresso
    19/05/11
    Posts
    2.922
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #2465
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Bla bla bla sem fim...
    Não li o texto, mas se fosse uma crítica ao fernandinho nesses termos...
    Entao leia ue.

    Vou fazer resumo:

    O país melhorou pra caralho (hidden brag), mas o jovem quer mais e tem direito a protestar. Os políticos, incluindo o PT (mea culpa pra ficar bacana, principalmente pq nao é mais ele quem tá lá) tem que dar um jeito de atender a essas novas demandas.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #2466
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    E quando o fhc faz a mesma ladainha é um gênio analítico, a faz favor né?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #2467
    World Class Avatar de brunoarbo
    Data de Ingresso
    23/02/09
    Posts
    5.866
    Ué, pq tá transformando em PT x PSDB de novo?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #2468
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    porque petista só sabe fazer isso ultimamente ueh.
    brunoarbo and Dellbono like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #2469
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Eu certamente não tenho a capacidade de escrever um texto desses, que tem pelo menos umas 5 passagens que poderiam facilmente se desdobrar em longas análises ou estudos, mas agradeço por não ter uma limitação tão severa que me impeça de reconhecer o brilho e perspicácia que o caracterizam.
    Nao se subestime peba. Vc consegue sim.
    Nem de perto. Definitivamente não.

    Eu posso até me orgulhar de ter escrito aqui nesse tópico, logo no início dessa crise toda, algumas coisas que o Lula abordou aí, como é o caso desse parágrafo que ele escreveu, notadamente a parte em negrito:

    A História mostra que, quando os partidos políticos são silenciados e as soluções são impostas pela força, os resultados são desastrosos: guerras, ditaduras e a perseguição das minorias. Sem partidos políticos não pode haver nenhuma democracia verdadeira. Mas as pessoas não desejam simplesmente votar a cada quatro anos. Elas querem interação diária com os governos locais e nacionais, e participar da definição de políticas públicas, oferecer opiniões sobre as decisões que as afetam no dia a dia.


    Acontece que a sensibilidade política do cara é ilimitada, aí ele vai e completa a ideia dessa forma:

    Em resumo, elas querem ser ouvidas. Isso é um enorme desafio para os líderes políticos. Isso requer melhores formas de participação, através dos meios de comunicação social, no local de trabalho e nas universidades, para reforçar a interação com trabalhadores e líderes comunitários, mas, também, com os chamados setores desorganizados, cujos desejos e necessidades não devem ser menos respeitados porque não tem organização.


    Essa frase (e o texto inteiro, eu diria) só mostram o quanto o Lula, apesar de veterano, continua sendo um dos políticos mais modernos que temos no Brasil. Quando se analisa a história do Lula e do PT vê-se que ambos cresceram a partir da mobilização de setores organizados (especialmente os sindicatos e os movimentos sociais), é daí que vem a força do PT. Propor uma ampliação da participação política para incluir setores desorganizados é uma ruptura desse paradigma que eu nem sei se seria boa pro PT a curto prazo, mas se adaptar a essa realidade talvez seja a única forma de o partido não ser superado pela evolução dos acontecimentos. A
    política que as pessoas querem ver deve ser tão difusa quanto é essa comunicação moderna nas redes sociais:

    Diz-se, e com razão, que a sociedade entrou na era digital e a política permaneceu analógica. Se as instituições democráticas utilizassem as novas tecnologias de comunicação como instrumento de diálogo e não, apenas, para propaganda, elas passariam a respirar ar mais fresco. E com isso estariam mais em sintonia com toda a sociedade.


    A Folha publicou que nas últimas semanas o Lula convocou algumas reuniões com assessores para lhe explicarem melhor a dinâmica dessas redes sociais da internet. Ele tem se mostrado muito interessado nesse tema.

    A outra sacada é entender como a juventude, agora mais do que nunca, não poderá mais ser tratada com paternalismo:

    Mesmo o Partido dos Trabalhadores, que eu ajudei a fundar, e que tem contribuído para modernizar e democratizar a política no Brasil, precisa aprofundar a renovação. Precisa recuperar suas ligações diárias com os movimentos sociais e oferecer novas soluções para novos problemas, e fazer as duas coisas sem tratar os jovens paternalisticamente.


    Um fato recente ilustra bem a diferença de mentalidade entre a nova e a velha política. O Movimento Passe Livre participou dos protestos no Dia Nacional das Lutas. Durante os protestos houve um certo tumulto porque os jovens reclamaram dos carros-de-som que os líderes dos sindicatos usavam para discursar. Um dos líderes do MPL deu uma declaração que repercutiu bastante na imprensa dizendo basicamente que o povo não precisa de alguém que fale em um microfone o que ele deve fazer ou contra o que protestar. Essa crítica encerra um simbolismo muito grande porque antepõe duas visões distintas da política: uma vertical, alicerçada na liderança, e outra horizontal, que prescinde dela. A formação política dos adultos depende da orientação de um líder, enquanto que a formação política da juventude é baseada no protagonismo.

    Os sindicatos são estruturas burocráticas habituadas ao paternalismo, o que se acentua na vigência de governos de caráter popular, como são os dos 10 últimos anos, mas apesar de sua inegável importância eles realmente não refletem essa nova política que o MPL simboliza tão bem.

    O Lula também elenca conquistas sociais do lulismo e as apresenta como fator de propulsão dos protestos. À primeira vista pode parecer uma análise oportunista, mas é verdadeira. Ele diz, por exemplo, que em 10 anos o país viu o número de universitários DUPLICAR. Esse é um dado enorme. Não dá pra dizer que um país é o mesmo depois que assiste sua população universitária dobrar. A compreensão de cidadania que existe nas universidades não é comparável a que existe fora delas. Esses jovens tem uma voz importante e eles querem ser ouvidos.

    Além disso, as pessoas melhoraram de vida, mas os serviços públicos continuaram ruins. Parece óbvio que essas pessoas, agora mais fortalecidas socialmente, terão mais força para se fazerem ouvir.

    O Lula não "inventou a roda" nesse texto, mas o diagnóstico que ele faz do quadro em um texto tão curto, bem como a sensibilidade impressa em cada parágrafo, é simplesmente notável. Como eu disse antes, eu tenho a felicidade de saber reconhecer esse brilho, porque seria uma imbecilidade da minha parte acreditar que eu tenho nível para abordar tudo isso em tão poucas linhas e com tanta leveza e lucidez.
    Última edição por PebaVermelho; 16-07-2013 às 22:56.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #2470
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    De novo o ekalil foi bem critico.
    Veja só era um texto escrito pelo Lula. Só assim que ele sai do muro.
    ekalil likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados