Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 2055

Lista de Usuários Marcados

Página 2055 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 105515551955200520452053205420552056205720652105215525553055 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 20.541 a 20.550 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #20541
    Expert Avatar de Andre Castro
    Data de Ingresso
    15/06/09
    Posts
    4.627
    Ainda não entendi qual o problema com a redução da maioridade penal. A medida pune os crimes hediondos, assassinato, sequestro e tal. Não se fala em punir quem mata aula, mas sim quem mata outra pessoa, aponta um revólver, mete dois tiros e vai embora. Acho absurdo tratar isso como um simples caso de "infração" juvenil. Porra, o cara matou outra pessoa, estuprou uma mulher, isso é sério demais. Achar que esses caras são muito novos e não tem ideia do que tão fazendo é ilusão.
    kmksick, Tche_88, Floyd and 14 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #20542
    Expert Avatar de RKint
    Data de Ingresso
    16/09/11
    Posts
    2.972
    Images
    66
    Citação Postado originalmente por Andre Castro Ver Post
    Ainda não entendi qual o problema com a redução da maioridade penal. A medida pune os crimes hediondos, assassinato, sequestro e tal. Não se fala em punir quem mata aula, mas sim quem mata outra pessoa, aponta um revólver, mete dois tiros e vai embora. Acho absurdo tratar isso como um simples caso de "infração" juvenil. Porra, o cara matou outra pessoa, estuprou uma mulher, isso é sério demais. Achar que esses caras são muito novos e não tem ideia do que tão fazendo é ilusão.
    Eu vim postar isso. To acompanhando superficialmente e não parei pra refletir a fundo. À primeira vista eu sou simpático a resolução, crimes hediondos, homícidio doloso. Sei que não é a solução mas me parece melhor que nada.

    Imagino que isso já tenha sido debatido várias vezes aqui, mas o pessoal que é radicalmente contra poderia expor suas ideias novamente?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #20543
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    @Andre Castro e @RKint, qual é a função da cadeia pra vocês? Vingança, isolar sujeitos perigosos da sociedade ou recuperar?

    Eu acho que todo mundo concorda que a cadeia do jeito que ela é, não recupera ninguém, pelo contrário.. O mais comum é o bandido sair pior do que entrou, concordam?
    Isolar sujeitos perigosos? Pode até ser, o problema é que como eu disse, o cara entra perigoso e SAI mais perigoso ainda. Pra ser efetivo mesmo, você tem que matar o cara ou deixar ele preso pra sempre.
    Se for vingança, ok faz sentido. Mas como diria um dos mexicanos mais sábios da história "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.".

    Eu acho que o sistema carcerário ja é fudido o bastante para você querer adicionar um grupo inteiramente novo na equação. Imo não vai reduzir o crime, nem 0.1%, vai colocar mais gente em um sistema carcerário super lotado e sub-humano. Até concordo que por vingança é logicamente aceitável.. Mas eu não quero viver em uma sociedade em que o estado toma decisões baseadas na emoção e não no pragmatismo.
    santiago, JoseIrineu, kako and 8 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #20544
    World Class Avatar de brunoarbo
    Data de Ingresso
    23/02/09
    Posts
    5.866
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    @Andre Castro e @RKint, qual é a função da cadeia pra vocês? Vingança, isolar sujeitos perigosos da sociedade ou recuperar?

    Eu acho que todo mundo concorda que a cadeia do jeito que ela é, não recupera ninguém, pelo contrário.. O mais comum é o bandido sair pior do que entrou, concordam?
    Isolar sujeitos perigosos? Pode até ser, o problema é que como eu disse, o cara entra perigoso e SAI mais perigoso ainda. Pra ser efetivo mesmo, você tem que matar o cara ou deixar ele preso pra sempre.
    Se for vingança, ok faz sentido. Mas como diria um dos mexicanos mais sábios da história "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.".

    Eu acho que o sistema carcerário ja é fudido o bastante para você querer adicionar um grupo inteiramente novo na equação. Imo não vai reduzir o crime, nem 0.1%, vai colocar mais gente em um sistema carcerário super lotado e sub-humano. Até concordo que por vingança é logicamente aceitável.. Mas eu não quero viver em uma sociedade em que o estado toma decisões baseadas na emoção e não no pragmatismo.
    Post com o Chavo no meio n tem como n ser gabarito.
    DiegoSestito and maicofer like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #20545
    Chip Leader Avatar de r_buzatto
    Data de Ingresso
    22/01/08
    Posts
    2.071
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    @Andre Castro e @RKint, qual é a função da cadeia pra vocês? Vingança, isolar sujeitos perigosos da sociedade ou recuperar?

    Eu acho que todo mundo concorda que a cadeia do jeito que ela é, não recupera ninguém, pelo contrário.. O mais comum é o bandido sair pior do que entrou, concordam?
    Isolar sujeitos perigosos? Pode até ser, o problema é que como eu disse, o cara entra perigoso e SAI mais perigoso ainda. Pra ser efetivo mesmo, você tem que matar o cara ou deixar ele preso pra sempre.
    Se for vingança, ok faz sentido. Mas como diria um dos mexicanos mais sábios da história "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.".

    Eu acho que o sistema carcerário ja é fudido o bastante para você querer adicionar um grupo inteiramente novo na equação. Imo não vai reduzir o crime, nem 0.1%, vai colocar mais gente em um sistema carcerário super lotado e sub-humano. Até concordo que por vingança é logicamente aceitável.. Mas eu não quero viver em uma sociedade em que o estado toma decisões baseadas na emoção e não no pragmatismo.
    imo há um humanismo enviesado e certos argumentos se tornam "validos" se fazem parte da minha posição. tipo, "não vai reduzir o crime"; mas aposto que vc e todos "contrarios a vingança" são favoráveis a certas medidas punitivas mais rigorosas para crimes como ódio, à mulher, etc, ou qualquer bandeira que vc hasteie, mesmo que essas medidas não representem uma solução, ressocialização maior ou uma redução significativa desses crimes.

    sistema penal serve tanto para punir como ressocializar o criminoso, e o equilibrio de punição/ressocialização vai depender da gravidade do crime. e imo, a questão é se há uma punição adequada para certos tipos de crimes por menores, apesar que parte dos clamores pela redução é por um sentimento de vingança como vc diz. o impacto real disso é irrisório e não traz solução para a violência, caso seja aprovado no senado e tudo mais.
    Cão, Floyd, Andre Castro and 3 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #20546
    Professional Avatar de poker171536
    Data de Ingresso
    13/06/12
    Posts
    411
    Punir é tão importante quanto ressocializar. A discussão poderia girar em torno de uma medida que contemplasse essas duas áreas. Mas, pra variar, a discussão polariza entre punição x ressocialização e cada um defende o seu lado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #20547
    Expert Avatar de Andre Castro
    Data de Ingresso
    15/06/09
    Posts
    4.627
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    @Andre Castro e @RKint, qual é a função da cadeia pra vocês? Vingança, isolar sujeitos perigosos da sociedade ou recuperar?

    Eu acho que todo mundo concorda que a cadeia do jeito que ela é, não recupera ninguém, pelo contrário.. O mais comum é o bandido sair pior do que entrou, concordam?
    Isolar sujeitos perigosos? Pode até ser, o problema é que como eu disse, o cara entra perigoso e SAI mais perigoso ainda. Pra ser efetivo mesmo, você tem que matar o cara ou deixar ele preso pra sempre.
    Se for vingança, ok faz sentido. Mas como diria um dos mexicanos mais sábios da história "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.".

    Eu acho que o sistema carcerário ja é fudido o bastante para você querer adicionar um grupo inteiramente novo na equação. Imo não vai reduzir o crime, nem 0.1%, vai colocar mais gente em um sistema carcerário super lotado e sub-humano. Até concordo que por vingança é logicamente aceitável.. Mas eu não quero viver em uma sociedade em que o estado toma decisões baseadas na emoção e não no pragmatismo.
    Mas eu não defendo decisões baseadas na emoção e não no pragmatismo, pelo contrário, eu quero é decisões baseadas no pragmatismo mesmo.

    Eu queria saber qual o problema com a redução ué, vi tanta gente se posicionando radicalmente contra e queria entender porque, pois aquele papo de que jovem que assassina ou estupra não sabe o que tá fazendo e é vítima social não me engana.

    Qual a função da cadeia nas democracias modernas? Sei lá, não sou estudioso da área. Se eu fosse chutar, chutando mesmo, sem ter lido nada pra entender a função histórica das cadeias, diria que a função delas, tanto aqui como na Noruega ou na Alemanha, é punir os criminosos e coagir as pessoas a respeitar os direitos de outrem, assim como isolar sujeitos perigosos da sociedade. A ressocialização é uma característica louvável, mas a função de existir não é essa, mas sim punir o sujeito e impor as leis do Estado, isso é óbvio imo, senão ninguém seria obrigado a ficar preso, ficava lá ressocializando pro seu próprio benefício apenas se quisesse. Ser obrigado a ficar preso em um ambiente é claramente uma punição e não um benefício, em qualquer lugar do mundo.
    dankretli likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #20548
    Expert Avatar de Andre Castro
    Data de Ingresso
    15/06/09
    Posts
    4.627
    Agora se me perguntar se eu acho legal que as cadeias tenham estruturas precárias, se acho que os presos tem mais é que se fuder mesmo porque são bandidos, eu digo que não, acho que deviam ter condições boas e que os direitos dos presidiários tem que ser mais respeitados. Os direitos de todos tem que ser respeitados.
    Mas mesmo em condições mais próximas do ideal, com celas limpas, estrutura pra cumprir sua pena com dignidade etc, eu acho essa parada de ressocializar extremamente overrated. Tem muita gente presa que cometeu um erro casual, algum crime com histórico específico por trás, e poderia levar uma vida bacana em liberdade, mas muitos tem um desvio de caráter pesado mesmo ué, nada que se faça vai mudar a índole do sujeito. Pensa num cara que estupra uma mulher que nunca viu, ou que mata um desconhecido, por motivo fútil, sério que alguém acha que um cara desse vai virar um cara bacana e gente boa de uma hora pra outra? Esse é meu ponto nessa discussão, a gente não tá falando de crimes bobos, roubo, vandalismo, agressão, nada disso, é assassinato e estupro, essas coisas não podem ser banalizadas e tidas como crimes casuais.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #20549
    Table Captain Avatar de Khalil RG
    Data de Ingresso
    14/10/14
    Posts
    858
    Citação Postado originalmente por Andre Castro Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    @Andre Castro e @RKint, qual é a função da cadeia pra vocês? Vingança, isolar sujeitos perigosos da sociedade ou recuperar?

    Eu acho que todo mundo concorda que a cadeia do jeito que ela é, não recupera ninguém, pelo contrário.. O mais comum é o bandido sair pior do que entrou, concordam?
    Isolar sujeitos perigosos? Pode até ser, o problema é que como eu disse, o cara entra perigoso e SAI mais perigoso ainda. Pra ser efetivo mesmo, você tem que matar o cara ou deixar ele preso pra sempre.
    Se for vingança, ok faz sentido. Mas como diria um dos mexicanos mais sábios da história "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.".

    Eu acho que o sistema carcerário ja é fudido o bastante para você querer adicionar um grupo inteiramente novo na equação. Imo não vai reduzir o crime, nem 0.1%, vai colocar mais gente em um sistema carcerário super lotado e sub-humano. Até concordo que por vingança é logicamente aceitável.. Mas eu não quero viver em uma sociedade em que o estado toma decisões baseadas na emoção e não no pragmatismo.
    Mas eu não defendo decisões baseadas na emoção e não no pragmatismo, pelo contrário, eu quero é decisões baseadas no pragmatismo mesmo.

    Eu queria saber qual o problema com a redução ué, vi tanta gente se posicionando radicalmente contra e queria entender porque, pois aquele papo de que jovem que assassina ou estupra não sabe o que tá fazendo e é vítima social não me engana.

    Qual a função da cadeia nas democracias modernas? Sei lá, não sou estudioso da área. Se eu fosse chutar, chutando mesmo, sem ter lido nada pra entender a função histórica das cadeias, diria que a função delas, tanto aqui como na Noruega ou na Alemanha, é punir os criminosos e coagir as pessoas a respeitar os direitos de outrem, assim como isolar sujeitos perigosos da sociedade. A ressocialização é uma característica louvável, mas a função de existir não é essa, mas sim punir o sujeito e impor as leis do Estado, isso é óbvio imo, senão ninguém seria obrigado a ficar preso, ficava lá ressocializando pro seu próprio benefício apenas se quisesse. Ser obrigado a ficar preso em um ambiente é claramente uma punição e não um benefício, em qualquer lugar do mundo.
    Gostaria de citar um post do facebook, que ajudara bastante na formação de opinião sobre o assunto

    João Mathias comentando sobre um estudo feito na Nova Zelândia sobre análise de comportamento humano:

    Uma das propostas levantadas nessas eleições é de diminuir a idade penal de 18 para 16 anos, apresentada por Aécio. Essa idéia foi apresentada claramente e com confiança em seu horário na TV. É uma proposta extremamente obscura e anti-humana. Completamente ignora que a violência no ser humano não é causada por seus genes, por sua cor, pelos pais q teve e sim é um processo que vai crescendo e sendo despertada em certas pessoas, dependendo de como for a interação entre ela o meio que esta vive.

    "Na Nova Zelândia foi feito um estudo, no qual milhares de indivíduos foram analisados, desde o nascimento até os 20 anos de idade. O que eles descobriram é que era possível identificar uma mutação genética - um gene anormal - que tinha relação com a predisposição de se tornar violento, mas somente se o indivíduo também tivesse sofrido abusos severos(privação, violência, perda de familiares, todos os tipos de abusos) na sua infância. Em outras palavras, uma criança com aqueles genes anormais não estavam mais propensas a ser violentas e na realidade, elas tinham um nível de violência ainda menor do q com pessoas com genes normais, contando que não fosse abusadas qdo crianças. " Dr. James Gilligan
    Apoiar esta idéia é tirar a responsabilidade do sistema sobre o crescimento de pessoas com atitudes anti-sociais e responder com a forma mais radical de todas: tirar esta de circulação, à moda americana (os EUA correspondem a 5% da população mundial e possuem 25% dos presos do mundo) ou a moda da medicina ocidental, cortando fora o câncer e ignorando o que vem causando cânceres em vc. Apoiar esta é considerar que a violência ocorre de maneira genêtica, que indíviduos que são violentos são por causas naturais de sua personalidade, e não importando onde nascessem, seriam violentos. É uma tentativa de solução rápida, barata, brutal, desumana e que não constrói bases para uma sociedade melhor.
    "Um motivo pelo qual a explicação biológica para violência é perigoso, não apenas equivocado, mas realmente prejudicial é que se você acredita nisso, pode facilmente dizer: 'Bem, não podemos fazer nada para mudar a predisposição que as pessoas tem de se tornar violentas. Tudo que podemos fazer é puni-lás, prendê-las ou executá-las, mas não precisamos nos preocupar em mudar o ambiente ou as condições sociais preexistentes que levam as pessoas a se tornar violentas, pq isso é irrelevante!" Dr James Gilligan.
    Um pai de família é preso. Você acha q seus filhos e outros da sua família vao tomar este fato e usá-lo para alterar o modo de sua própria vida? Vc acha que estes filhos agora vão tentar ir pacificamente para sua escola, estudar, achar um emprego, tentar uma faculdade, procurar outras saídas?
    "Mais um grande exemplo de como os genes não são algo definitivo. Há uma técnica curiosa em que vc retira genes de um camundongo e seus descendentes vem sem estes genes. Você extingou os genes. Então existe esse gene que é relacionado a aprendizagem e à memória e com essa fabulosa demonstração vc extingue o gente e produz um rato que não aprende tão bem. Oh! Uma fundação genética para inteligência! O que recebeu mto menos atenção nesse memorável estudo, que recebeu atenção a torto e direito pela mídia, é que se vc pegar estes camundongos deficientes geneticamente e criá-los num ambiente muito mais rico e estimulante do que um rato normal de laboratório e eles superam completamente essa deficiência" Dr. Robert Sapolsky.
    Se nossas cadeias fossem um lugar, onde existisse possibilidade em de fato restaurar o ser humano,(neste caso, uma criança), mudar o caminho de sua vida, torná-los não-violentos, compatíveis e preparados para assumir cargos de trabalho dignos e que ofereceriam condições para uma vida digna, então sim, cadeia poderia ser uma saída. Agora, jogar adolescentes, vítimas de um sistema corrupto e desigual, junto com outras pessoas corrompidas, não, não é caminho. Se o ambiente é fator totalmente decisivo na personalidade de alguém, não é esse ambiente que vai trazer benefícios para o cidadão e para a sociedade.
    NÃO à diminuição da maioridade penal!


    Edit: to sem tempo pra ler esse post http://negrobelchior.cartacapital.co...e-a-violencia/ mas parece ser muito bem explicado sobre a maioridade penal.
    Última edição por Khalil RG; 02-07-2015 às 13:29.
    santiago likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #20550
    World Class
    Data de Ingresso
    08/04/08
    Posts
    12.784
    Sobre a redução, acabei de ler um texto da Publica muito bom, recomendo a todos a ler

    Maioridade penal: jogados aos leões

    Concordo muito com isso:

    O desembargador José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo e declaradamente contra a redução da maioridade penal, conclui: “Uma sociedade egoísta quer se livrar do incômodo e tem como solução trancar todos: os adultos num sistema prisional carcomido, corrompido, contaminado de vícios insanáveis e que não funciona em todo o planeta. Já somos o terceiro país que mais aprisiona. Queremos agora ser o primeiro que mais encarcera menores. Vamos de 18 para 16, depois de 16 para 14, de 14 para 12 e, finalmente, com algum exagero, teremos berçários-reformatórios. Não é essa a solução. É preciso juízo e fortalecer a responsabilidade cidadã. Resgatar o princípio da subsidiariedade. Não surfar na onda recorrente de criar mais tipos penais, aumentar os castigos, instituir pena de morte. O caminho é outro”.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados