Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 2013

Lista de Usuários Marcados

Página 2013 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 101315131913196320032011201220132014201520232063211325133013 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 20.121 a 20.130 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #20121
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    life tilt. Devo ter perdido umas 2h da minha vida, discutindo com um cara que confunde capitalismo com liberalismo.
    Acho que alguns liberais extremamente radicais afirmam que capitalismo e liberalismo são sinônimos, não?
    Então, na realidade o termo "capitalismo" não é de autoria dos liberais, é um termo marxista/idealista. Locke e Smith por exemplo, chamavam o sistema deles de Liberalismo. Capitalismo é uma forma pejorativa de chamar o sistema que tem os meios de produção parcial ou totalmente privados. Ou seja, pelo termo original, se existe meio de produção privado... é capitalismo.
    Eu sei disso, mas com o tempo o termo foi ganhando outros significados. Eu deixei claro por várias vezes a que eu quero dizer com capitalismo.

    Aliás, tem aversão que o termo original se refere apenas a produzir com o capital, não importando ser privado ou estatal.

    Definições servem apenas pra abreviar algo, não são o mais importante. O importante é ter claro o que cada um fala. Eu sei que rola essa confusão de definições e por isso eu insisto tanto em dizer que o que vcs estão falando como sendo o modelo capitalista não é o que eu defendo.

    Eu acho essa definição de vcs ultrapassada e errada igual usar esquerda e direita, por isso eu não uso.
    Fonteles likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #20122
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Agora além de querer saber a versão da história do Phelps, eu quero saber o que o Tche acha que é o capitalismo. Só a vaguarda nesse maisev.
    capitalismo = propriedade privada com livre mercado
    e a mão invisível dando uns pedala robinho na galera de vez em quando.
    hahaha eu ri disso!
    lagostinha likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #20123
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Agora além de querer saber a versão da história do Phelps, eu quero saber o que o Tche acha que é o capitalismo. Só a vaguarda nesse maisev.
    capitalismo = propriedade privada com livre mercado
    e a mão invisível dando uns pedala robinho na galera de vez em quando.
    alguns até vão pro quarto chorar depois
    Riverwinner and PebaVermelho like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #20124
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    @Tche_88, o que vc acha do perigo que alguns estudiosos alertam sobre o fato do liberalismo provocar concentração de renda? Note que o liberalismo do século XIX provocou, de fato, concentração de renda. A própria história do século XX é a história da reação à concentração de renda - por isso que veio o comunismo, fascismo, social-democracia, trabalhismo, keynesianismo, etc. Somente na década de 70, com friedman, que o liberalismo voltou a ter prestígio (lá na época da crise do petróleo), mas depois dessa crise de 2008 voltou a ser questionado.

    Assim contextualizado, qual é sua opinião sobre essas críticas?
    santiago likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #20125
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    @Tche_88, o que vc acha do perigo que alguns estudiosos alertam sobre o fato do liberalismo provocar concentração de renda? Note que o liberalismo do século XIX provocou, de fato, concentração de renda. A própria história do século XX é a história da reação à concentração de renda - por isso que veio o comunismo, fascismo, social-democracia, trabalhismo, keynesianismo, etc. Somente na década de 70, com friedman, que o liberalismo voltou a ter prestígio (lá na época da crise do petróleo), mas depois dessa crise de 2008 voltou a ser questionado.

    Assim contextualizado, qual é sua opinião sobre essas críticas?
    Eu acho que isso é consenso, ninguém deve negar isso. Mas eu não vejo problema ser desigual se todo mundo cresce.

    Economia não é soma zero, então não tem problema ter gente muito rica.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #20126
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Aliás, sem troll, eu entendi o seu entendimento sobre a pureza do capitalismo. Eu não concordo com ela, pq, na minha visão, keynesianismos e neoliberalismos são apenas repaginações do mesmo modelo. Mas tudo bem. A sua visão é um pouco radical para mim, mas faz todo o sentido.
    ekalil likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #20127
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Alias, eu até tenho a minha opinião sobre isso (Fome na cidade simbolo do capitalismo em pleno 2015). Mas quando eu posto e não falo nada, é simplesmente porque eu quero ver a opinião de quem posta mais por aqui. Picinin, Ekalil, Irineu, Peba e etc.. Eu não achei nada demais a opinião do ekalil nesse assunto, eu discordo dele e acho o argumento de que existe gente pior em outros lugares bem fraco.. Afinal são os EUA, o estandarte da vitória capitalista no século XX, pelo menos a fome era pra ter sido superada né.. Mas se ele acha o contrário, beleza, segue o jogo.
    Minha opiniao sobre a noticia:

    NYC eh uma cidade caotica. Apesar de ela meio que ser talvez o maior simbolo do capitalismo, ta bem longe de ser um lugar com excelente qualidade de vida de maneira geral. Dado isso, eh relativamente esperado % de pessoas que vivem por aqui e nao conseguirem ter um padrao digno.

    20% eh realmente um numero que assusta. Eu acho que no meio disso tem gente que realmente ta no limite de passar fome e outros que simplesmente usam esse beneficio pra poder ter uma vida melhor, gastando a grana em outras coisas.

    Eu nao sou liberal a ponto de achar ruim esse tipo de ajuda do governo.

    Os EUA, apesar de ser "o estandarte da vitória capitalista no século XX", eh um pais gigante e com muitos problemas. Quando eu postei aquela comparativo de renda foi so pra lembrar que o pobre elegivel a comida gratis por aqui eh considerado rico na maior parte do mundo. Eu sinceramente nao acho isso um argumento ruim. Como eu mesmo falei, nao eh uma desculpa ou o argumento definitivo, mas eh algo que nao podemos perder de vista.

    Apesar de eu ser um defensor do capitalismo e pender pro liberalismo, eu nunca falei que o sistema eh perfeito e soluciona todos os nossos problemas. Eu apenas acho que foi a melhor solucao que encontramos ate aqui.
    Andre Castro likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #20128
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    @Tche_88, o que vc acha do perigo que alguns estudiosos alertam sobre o fato do liberalismo provocar concentração de renda? Note que o liberalismo do século XIX provocou, de fato, concentração de renda. A própria história do século XX é a história da reação à concentração de renda - por isso que veio o comunismo, fascismo, social-democracia, trabalhismo, keynesianismo, etc. Somente na década de 70, com friedman, que o liberalismo voltou a ter prestígio (lá na época da crise do petróleo), mas depois dessa crise de 2008 voltou a ser questionado.

    Assim contextualizado, qual é sua opinião sobre essas críticas?
    Eu acho que isso é consenso, ninguém deve negar isso. Mas eu não vejo problema ser desigual se todo mundo cresce.

    Economia não é soma zero, então não tem problema ter gente muito rica.
    Sim!!! A economia não é um jogo de soma zero!

    Bom, eu entendo que no longo prazo a economia liberal tende a crescer MUITO. E também não acho que a concentração de renda seja um empecilho grave se realmente todo mundo cresce. Mas, para os bem pobres, o longo prazo talvez não é algo muito longo para eles? Por exemplo, pegue o Brasil. Na década de 80 e 90 a gente tava muito pobre. Se colocássemos ali uma economia liberal a gente iria crescer, com o tempo, bastante. Só que os pobres daquela época iriam demorar muito para se darem bem né?

    É nesse ponto que eu quero chegar. Eu curto o liberalismo como um programa de longo prazo. Mas, no presente contamos com muita miséria e etc. Vc acha que medidas afirmativa do governo no curto prazo são descartáveis? O que vc propõe no lugar delas?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #20129
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Eu curto o liberalismo. Mas algumas medidas pontuais do governo são necessárias para ajudar quem tem fome nesse instante. Mas, eles não concordam com isso e eu gostaria de entender o pq.

    O próprio ekalil que é um liberal menos radical, concorda que essas medidas são boas. acho até que ele acha que são necessárias, mesmo.
    santiago likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #20130
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    So pra dar uma aquecida no debate teorico, tive um professor que falava que nenhuma economia passou de "sub-deselvolvida" pra desenvolvida sob um regime democratico nos ultimos 100/200 anos. Acho que eh isso, nao tenho certeza agora do tempo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados