Maduro persegue opositora na justiça, enquanto a Venezuela se desfaz
Maduro madurando
Maduro persegue opositora na justiça, enquanto a Venezuela se desfaz
Maduro madurando
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
O metrô deve ser do estado pq a idéia devia ser originalmente de conectar mais cidades além de SP (como aliás vai acontecer num futuro próximo com Taboão da Serra e Guarulhos)
Entao, eu concordo com vc em linhas gerais. Eu so acho que essa integracao toda que eh necessaria eh mto complicada de fazer, principalmente pq o metro eh do estado (alias, pq diabos isso eh do estado e nao da prefeitura?).
Eu entendo esse conceito de forcas as pessoas a parar de usar o carro, mas ai tem que ter outra opcao, ne? Eu sei que esse eh o plano, mas o timing disso eh importante pra caralho, pq se vc fuder os carros antes do resto estar funcionando de maneira ok a coisa desanda.
Sobre Toquio e Londres, eles ja tem um metro absurdamente maior que SP e tem densidade populacional menor. SP tem 7.7k/km2, Londres tem 5.3 (45% a menos) e Toquio tem (30% a menos).
Outra coisa eh que essa parte de que a bicicleta ocupa menos espaco eh um mito. Obvio que ela ocupa menos espaco numa analise simplista, mas ela transporta menos pessoas/tempo, que eh o que importa no final das contas. Enfim, eu acho do caralho a ideia de usar bicicleta, mas vejo isso como a cereja do bolo numa cidade ja bem resolvida com o transporte publico de massa e nao como uma das principais solucoes. IMO ele ta botando mta ficha nisso ai, contando que vai conseguir integrar tudo e que a ideia vai vingar.
Mas de forma geral gostei bastante das coisas que ele disse e da postura dele (ouvi outras entrevistas tb). So to com medo que ele se perca no processo, mesmo como boas intencoes.
O negócio do metrô é que ele tem que ter uma diretoria eficiente pra conectar Estado e Prefeitura, tem muita coisa que poderia ser feito com mais rapidez se os dois trabalhassem juntos. O Haddad e o Alckmin no que precisaram trabalhar juntos já mandaram bem, não sei pq em coisas do metrô isso tem sido devagar (por exemplo a linha rosa, que seria a linha na Faria Lima toda que pode ser feita em parte com dinheiro dos CEPACs, que são os títulos que a prefeitura emite pra quem construir prédio acima do limite de altura permitido na região, aquela região é cheia disso, tá parado isso quando era pra já estar andando ìsso)
Então existe essa questão de integração, que anda devagar e outra que tende a ser mais rápida que é simplesmente a organização técnica, que em tese não tem pq ter problema ônibus ser da prefeitura e metrô do estado. É só os técnicos sentarem juntos, definirem as linhas que fazem sentido, que que precisa pra integrar (terminais, bicicletários e gg). Não seria muito diferente se fossem duas empresas diferentes do mesmo poder, como é Metrô e CPTM por exemplo.
E seus dados estão errados, Tokyo tem uma densidade populacional bem maior que SP, é o dobro praticamente.
E porra Kalil, wtf você tá falando que bicicleta ocupa mais espaço, você só pode estar de brincadeira tentando usar relação pessoas/tempo pra justificar isso.
Em SP a média é de 1.2 pessoas por carro em cada viagem. A bicicleta ocupa MUITO menos espaço na rua e MUITO menos espaço pra guardar. Só comparar a quantidade de garagens, vallets e fazer a conta.
Ainda sobre tempo, hoje em SP pra uma série de percursos de pequena e médias distâncias a bicicleta já é pau a pau em tempo.
Tá viajando pesado ai.
E ninguém propõe bicicleta como um transporte de massa. Transporte de massa é ônibus, metrô, trem. E lembra que antes de investir nas ciclovias ele foi fazer faixas de ônibus primeiro, melhorou velocidade média demais dos ônibus, então não é botar mta ficha em ciclofaixa, é só seguir um plano de mobilidade urbana que ele começou tem 2 anos já.
De qualquer forma, a vida de quem tem carro em SP sempre foi mto fácil comparada a quem precisava de outras alternativas de transporte. Vai ver qualquer cidade grande do mundo e vê se é assim. Eu já vi pessoalmente NY, Londres, Tokyo, Paris e Pequim, e vc vê claramente que pra usar carro você vai passar perrengue (estacionamento caro, trânsito, etc) é o preço que você paga coletivamente pra ter um meio de transporte -ev pra cidade.
E mesmo existindo perrengues pra quem usa transporte público (hora do rush é sick no metrô em QUALQUER lugar do mundo) a conta pelo menos fica equilibrada.
Aqui o que ele tá fazendo é corrigir um desequilibrio histórico sendo que tirando a Marta que fez uns corredores de ônibus um tempo atrás ninguém nunca fez nada pelo transporte público, então é justissimo imo facilitar a vida de quem usa ônibus, bicicleta e fuder quem usa carro.
Se tudo der certo o cara do carro vai passar perrengue, vai se conscientizar que ele é parte do problema, vai virar demanda pra transporte público, vai coletivamente cobrar novas linhas, melhor condição e a coisa anda.
Vamos ver se nos próximos anos saem corredores bons de ônibus, se o Metrô deixa de demorar tanto pra novas estações, de qualquer forma esses primeiros 2 anos ja foram bons.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Eu peguei os dados da Wikipedia, ate achei estranho, mas é o que tá lá. Talvez seja da região metropolitana.
De resto é isso aí mesmo, se integrar e melhorar mto, vai ficar bom.
Sobre bicicleta vs carro, tem várias maneiras de analisar. O que eu falei é que, de maneira geral, transporta menos gente/tempo, só isso.
Já tá muito mais foda de usar o carro em SP hoje em dia do que era uns tempos atrás. Os últimos anos que trabalhei aí eu ia de metro/ônibus. Eu já falei que concordo que tem que dificultar o uso do carro, mas aí precisa dar outras opções, que ainda não estão funcionando bem. O problema é bem complexo, não tô dizendo que a solução tá aí fácil se ser implementada.
Com relação às ciclofaixas, eu ainda sou bastante cético. Tomara que eu esteja errado. Mas eu realmente não consigo enxergar isso fazendo uma diferença significativa quando vc analisa o cenário todo.
E depois que eu vi que o Haddad foi presidente do XI. Ta explicado o fanboyzismo.![]()
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Porque mulher se aposenta antes que o homem se a expectativa de vida delas é maior?
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
curioso msm, ate pq homem tem mais forca mas mulher mais resistencia, e ao longo do tempo o normal eh valer mais a resistencia do que forca,
mas elas tem o charme ne, eh so dar um sorrisinho maroto, uma piscadinha e deixa nos td babando por elas, entao elas podem tudo kk
va vc dar um sorrisinho ou uma piscadinha pra elas pra ver o que acontece... lol
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.