Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 1425

Lista de Usuários Marcados

Página 1425 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 4259251325137514151423142414251426142714351475152519252425 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 14.241 a 14.250 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #14241
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Não Tchê, quanto mais pessoas comprando mesmo que seja pra venda no curto prazo, aumenta a demanda e não a oferta. Você só aumenta a oferta construindo mais.
    Sim, mas quem compra na planta está "financiando" ou construindo mais imóveis
    Ai estão aumentando a demanda e diminuindo a oferta de terreno.
    Mas se vc quer construir habitações a oferta de terreno tem mesmo é que cair ué.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #14242
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009
    O que você está dizendo é que a demanda "pode" aumentar a oferta, mas isso além de não ser regra vai inflacionar os preços. Eu nem sou contra isso, só estou corrigindo sua afirmação que os investidores aumentam a oferta. Os investidores aumentam a demanda e se depois a demanda vai aumentar a oferta e o quanto isso será bom ou ruim é outra historia. No caso do Brasil nos ultimos anos a demanda foi bem maior que a oferta gerando a valorização dos imoveis, então sua afirmação não procede necessariamente.
    Picinin and DiegoSestito like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #14243
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Não Tchê, quanto mais pessoas comprando mesmo que seja pra venda no curto prazo, aumenta a demanda e não a oferta. Você só aumenta a oferta construindo mais.
    Sim, mas quem compra na planta está "financiando" ou construindo mais imóveis
    Ai estão aumentando a demanda e diminuindo a oferta de terreno.
    Mas se vc quer construir habitações a oferta de terreno tem mesmo é que cair ué.
    Depende. Terreno é um "bem" finito, vai chegar uma hora que se você tiver 2 é porque alguém tem 0, não da pra gerar terreno como se gera riqueza.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #14244
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    O que você está dizendo é que a demanda "pode" aumentar a oferta, mas isso além de não ser regra vai inflacionar os preços. Eu nem sou contra isso, só estou corrigindo sua afirmação que os investidores aumentam a oferta. Os investidores aumentam a demanda e se depois a demanda vai aumentar a oferta e o quanto isso será bom ou ruim é outra historia. No caso do Brasil nos ultimos anos a demanda foi bem maior que a oferta gerando a valorização dos imoveis, então sua afirmação não procede necessariamente.
    Nao acho que inflacionar seja o termo mais adequado.

    O que ocorreu no Brasil foi um boom na demanda por conta do deficit gigante de habilitação e das facilidades de financiamento.

    Aí as construtoras saíram fazendo prédio pra todo lado pra atender essa demanda. Mesmo assim os preços subiram muito e agora estabilizaram pq a economia esfriou.

    Então acho que, nesse caso, da pra afirmar que a demanda gerou boa parte da oferta.

    Mas isso foge um pouco do debate inicial que é o aumento do iptu.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #14245
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    me ajudem a entender.

    Um imovel alugado não teria IPTU mais barato?
    Pra reduzir o IPTU o proprietário não iria querer alugar o mais rapido possivel e dessa forma acabaria abaixando o preço do aluguel?

    Alugar não é simplesmente colocar um preço e gg, alguem tem q estar disposto a pagar esse valor.
    Se os custos aumenta pra quem deixa o imovel vazio e ele não conseguir alugar ele vai ter que reduzir o valor até chegar num preço que consiga alguem.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #14246
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por gekinganger Ver Post
    me ajudem a entender.

    Um imovel alugado não teria IPTU mais barato?
    Pra reduzir o IPTU o proprietário não iria querer alugar o mais rapido possivel e dessa forma acabaria abaixando o preço do aluguel?

    Alugar não é simplesmente colocar um preço e gg, alguem tem q estar disposto a pagar esse valor.
    Se os custos aumenta pra quem deixa o imovel vazio e ele não conseguir alugar ele vai ter que reduzir o valor até chegar num preço que consiga alguem.
    Sim, essa é a idéia de forma simples. O que eu questionei é se realmente é isso que vai acontecer.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #14247
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
    Data de Ingresso
    29/04/10
    Posts
    4.444
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post

    Uma alíquota maior para quem não atende com a função social da propriedade parece-me o mais justo e a legislação atual resguarda isso. Espero que a arrecadação maior reverta em políticas públicas nesta área de moradia/habitação porque a coisa está feia e parece que Deus não vai mais criar terrenos aqui.
    O problema maior nem eh discutir o direito a propriedade privada. Eu posso ate concordar com a intencao da medida. O que eu to questionando eh se ela vai ter o efeito desejado ou nao.

    Em MTOS casos, quando o governo tenta melhorar uma coisa na marra, ele acaba piorando a situacao pq o mercado de ajusta de uma forma diferente / mais complexa do que foi previsto.
    Vou pensar um pouco nas suas respostas, mas vou primeiro responder em negrito:

    Não é uma afirmação um pouco superficial? Eu poderia dizer algo parecido em outro sentido: "Em mts casos, quando o governo tenta melhorar uma coisa na marra, ele acaba melhorando ainda mais a situação do que havia previsto, porque o mercado se ajusta de uma forma diferente/mais complexa do que foi previsto".

    Não da pra prever a reação do mercado com precisão, nisso eu concordo com você. Mas eu acho um pouco leviano afirmar que na maioria das vezes o erro vai pra baixo.
    A questão é que não é prudente se submeter a essa variancia. E é por isso que é tão difícil inventar a roda em termos de políticas públicas (lembra das tentativas catastróficas de controlar a inflação anteriores ao plano real?)

    O mais prudente é estudar as soluções para o problema que funcionaram em realidades semelhantes e adaptar. O bolsa família, por exemplo, foi inspirado em um programa semelhante do México que vinha apresentando resultados positivos bem estudados.

    E pra tentar implementar algo totalmente novo do zero? O ideal é ter um projeto piloto testado num microambiente controlado (um município pequeno, algumas cidades selecionadas etc.). Coletar dados, corrigir, melhorar e depois pensar numa expansão gradativa.

    O que não quer dizer que o Haddad esteja clicando botões.. Às vezes a medida implementada foi estudado e já deu certo em outros lugares. Mas o ekalil tá certo falando de uma maneira genérica... Soluções criativas, nunca pensadas antes são lindas na teoria, mas podem ser inoquas ou ruins na prática.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #14248
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    O que você está dizendo é que a demanda "pode" aumentar a oferta, mas isso além de não ser regra vai inflacionar os preços. Eu nem sou contra isso, só estou corrigindo sua afirmação que os investidores aumentam a oferta. Os investidores aumentam a demanda e se depois a demanda vai aumentar a oferta e o quanto isso será bom ou ruim é outra historia. No caso do Brasil nos ultimos anos a demanda foi bem maior que a oferta gerando a valorização dos imoveis, então sua afirmação não procede necessariamente.
    Foi pra mim? Eu falei aquilo especificamente para quem compra na planta, que eu acho que é o mesmo que construir. Por isso eu disse que aumenta a oferta de imóveis.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #14249
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por Ljc Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post

    Uma alíquota maior para quem não atende com a função social da propriedade parece-me o mais justo e a legislação atual resguarda isso. Espero que a arrecadação maior reverta em políticas públicas nesta área de moradia/habitação porque a coisa está feia e parece que Deus não vai mais criar terrenos aqui.
    O problema maior nem eh discutir o direito a propriedade privada. Eu posso ate concordar com a intencao da medida. O que eu to questionando eh se ela vai ter o efeito desejado ou nao.

    Em MTOS casos, quando o governo tenta melhorar uma coisa na marra, ele acaba piorando a situacao pq o mercado de ajusta de uma forma diferente / mais complexa do que foi previsto.
    Vou pensar um pouco nas suas respostas, mas vou primeiro responder em negrito:

    Não é uma afirmação um pouco superficial? Eu poderia dizer algo parecido em outro sentido: "Em mts casos, quando o governo tenta melhorar uma coisa na marra, ele acaba melhorando ainda mais a situação do que havia previsto, porque o mercado se ajusta de uma forma diferente/mais complexa do que foi previsto".

    Não da pra prever a reação do mercado com precisão, nisso eu concordo com você. Mas eu acho um pouco leviano afirmar que na maioria das vezes o erro vai pra baixo.
    A questão é que não é prudente se submeter a essa variancia. E é por isso que é tão difícil inventar a roda em termos de políticas públicas (lembra das tentativas catastróficas de controlar a inflação anteriores ao plano real?)

    O mais prudente é estudar as soluções para o problema que funcionaram em realidades semelhantes e adaptar. O bolsa família, por exemplo, foi inspirado em um programa semelhante do México que vinha apresentando resultados positivos bem estudados.

    E pra tentar implementar algo totalmente novo do zero? O ideal é ter um projeto piloto testado num microambiente controlado (um município pequeno, algumas cidades selecionadas etc.). Coletar dados, corrigir, melhorar e depois pensar numa expansão gradativa.

    O que não quer dizer que o Haddad esteja clicando botões.. Às vezes a medida implementada foi estudado e já deu certo em outros lugares. Mas o ekalil tá certo falando de uma maneira genérica... Soluções criativas, nunca pensadas antes são lindas na teoria, mas podem ser inoquas ou ruins na prática.
    Cai na mesmíssima coisa que eu respondi para o ekalil. Pode dar merda? Obvio que pode. Mas pode ser melhor do que o planejado também. Partindo do ponto aleatório, que não existem evidencias nem pra A e nem pra B, a chance de sair melhor ou pior do que o esperado é a mesma.

    De resto eu concordo plenamente contigo, o melhor a se fazer era pegar um projeto ja testado e de preferencia um testado em um cenário parecido com São Paulo. Alias, esse é um dos piores erros da politica e da economia que temos hoje em dia. Nós deveríamos estar buscando constantemente formas de evoluir, o que nesse caso seria criar hipóteses e testar em ambientes pequenos e controlados até chegarmos a aplicar o modelo em uma metrópole (analogamente com o que acontece com pesquisas médicas, primeiro se faz em camundongos e percorre um bom caminho até chegar nos seres humanos).
    Também acho um erro testar um modelo que pode ser impactante, logo de cara em uma cidade como São Paulo. Por isso que eu disse, se não foi feito um estudo sobre os efeitos é um baita erro de administração.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #14250
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
    Data de Ingresso
    29/04/10
    Posts
    4.444
    Mas, como eu disse na primeria frase, não vale a variância. Se um flip pode ter consequencias desastrosas, que podem perdurar por anos, piorar a vida de muita gente, vc vai gamblear porque o ev é zero?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados