Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 1422

Lista de Usuários Marcados

Página 1422 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 4229221322137214121420142114221423142414321472152219222422 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 14.211 a 14.220 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #14211
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Quais benefícios e desvantagens vcs acham que esse iptu progressivo vai trazer?
    Não vejo nenhuma desvantagem.
    Alguns pontos que meio amigo que odeia o Haddad levantou:

    1- Se um investidor tem a opção de investir em São Paulo ou em alguma outra cidade, com o novo penalti do Haddad, onde vocês acham que o investidor vai colocar seu dinheiro?

    2- alguém acha que o investidor vai simplesmente lamentar, soltar um 'poxa, que pena!' e assimilar o custo marginal do IPTU? Claro que não; vai repassar para os outros (e próximos) inquilinos: claro que os alugueis vão subir. Aliás, isso é óbvio: NÃO existe caso na história em que se AUMENTA o imposto sobre um bem e o preço desse bem DIMINUI.

    3- a venda de imóveis ocupados (com inquilino) já tende a ser mais líquida e/ou mais cara. Com o IPTUdoHaddad, vocês acham que o preço dos imóveis vazios vai cair porque o investidor vai estar "pressionado" pelo IPTU marginal? Claro que não: o prêmio pelo imóvel ocupado vai subir!

    4- Isso sem contar o incentivo a mutretas... Basta ter 2 CNPJs, um pro investidor e um pro inquilino pra 'alugar' o imóvel até aparecer alguém no preço desejado.

    Eu acho que a analise dele faz bastante sentido. Se puder, da uma comentada ai.
    Eu não sei exatamente como é a proposta do Haddad, mas não botei muita fé nos argumentos:

    1- Acho que o objetivo é esse mesmo, né? Reduzir o número de investidores especuladores.

    Entao, o problema ai eh que nao existem so investidores especuladores, ne? Diminui investimentos de forma geral, o que nao eh bom, pq reduz a oferta.

    2- Eu acho que o investidor vai pensar duas vezes antes de sair comprando imóvel pra especular. Eu acho que aí vale distinguir os dois tipos de investidor, o que compra pelas rendas do aluguel e o que compra esperando valorização imobiliária. O primeiro vai ser desestimulado a investir nesse ramo, o segundo pode até repassar esse custos pros inquilinos.Mas, diminuindo o número de imóveis fechados, a oferta de imóveis para aluguel aumenta.

    Entao, de novo vc ta so pensando no cara que quer investir especulando e nao no cara que quer simplesmente construir um imovel pra alugar/vender. Eu acho que a principal frase eh a ultima. Aumentando impostos, o esperado eh que o preco do imovel suba, e nao caia.

    3- Se eu entendi bem o que ele quis dizer, o ponto faz sentido, mas continua achando isso pouco relevante pro que a medida se propõe. O objetivo não é acabar com o aluguel de imóveis, é acabar com o investidor que compra e deixa o imóvel desocupado, fazendo com que menos gente more nas áreas centrais.

    A relevancia eh que o resultado nao vai ser o planejado. Em vez de cair o preco dos imoveis desocupados, vai subir o preco dos imoveis ocupados. E ai nao ajuda em nada.

    4- Esse é bem nonsense, né? Vamos acabar com todos os tributos, já que sempre que um tributo é instituído, aparece um malandrão pra sonegar.

    Mais ou menos, pq nesse caso aparentemente eh mto facil dar esse migue. E no caso acho que a palavra nao seria sonegar, mas sim usar de alguma pratica ilegal pra colocar seu imovel em outra categoria (talez tecnicamente seja sonegar mesmo, sei la)

    Enfim, de forma geral acho que tem boas chances do tiro sair pela culatra. Eh esperar pra ver.
    Ace One likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #14212
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Por qual motivo "feio" alguém deixaria uma construção desocupada?
    Especulação imobiliária. O imóvel deve cumprir sua função social.

    IMO o IPTU progressivo de SP (neste caso do imóvel sem uso, vazio) não ofende a Constituição.
    Po, essa eh uma parada que eu nao entendo. Se eu quiser comprar um apartamento em cada capital do Brasil e usa-los apenas quando estiver na cidade eu nao posso?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #14213
    Expert Avatar de Nacht
    Data de Ingresso
    09/02/10
    Posts
    3.571
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Por qual motivo "feio" alguém deixaria uma construção desocupada?
    Especulação imobiliária. O imóvel deve cumprir sua função social.

    IMO o IPTU progressivo de SP (neste caso do imóvel sem uso, vazio) não ofende a Constituição.
    Po, essa eh uma parada que eu nao entendo. Se eu quiser comprar um apartamento em cada capital do Brasil e usa-los apenas quando estiver na cidade eu nao posso?
    Pode, só pagar os tributos devidos.
    santiago, Picinin and DiegoSestito like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #14214
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Por qual motivo "feio" alguém deixaria uma construção desocupada?
    Especulação imobiliária. O imóvel deve cumprir sua função social.

    IMO o IPTU progressivo de SP (neste caso do imóvel sem uso, vazio) não ofende a Constituição.
    Po, essa eh uma parada que eu nao entendo. Se eu quiser comprar um apartamento em cada capital do Brasil e usa-los apenas quando estiver na cidade eu nao posso?
    Pode, só pagar os tributos devidos.
    eh, vc se enquadra na categoria de burgues fdp, ai tem q pagar caro msm hehe
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #14215
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Por qual motivo "feio" alguém deixaria uma construção desocupada?
    Especulação imobiliária. O imóvel deve cumprir sua função social.

    IMO o IPTU progressivo de SP (neste caso do imóvel sem uso, vazio) não ofende a Constituição.
    Deve ter uma quantidade muito pequena de especuladores puros. Não tem pq um especulador deixar a construção parada se ele pode ganhar com o aluguel e com a especulação ao mesmo tempo.

    Com terrenos vazios eu até concordo que tenha uma quantidade maior já que vc não aluga um terreno vazio facilmente.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #14216
    Expert Avatar de Nacht
    Data de Ingresso
    09/02/10
    Posts
    3.571
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Por qual motivo "feio" alguém deixaria uma construção desocupada?
    Especulação imobiliária. O imóvel deve cumprir sua função social.

    IMO o IPTU progressivo de SP (neste caso do imóvel sem uso, vazio) não ofende a Constituição.
    Deve ter uma quantidade muito pequena de especuladores puros. Não tem pq um especulador deixar a construção parada se ele pode ganhar com o aluguel e com a especulação ao mesmo tempo.

    Com terrenos vazios eu até concordo que tenha uma quantidade maior já que vc não aluga um terreno vazio facilmente.
    Mas o que é considerado vazio/sem uso? Isso sem dúvidas tem que ficar bem definido. O imóvel pode estar em um litígio judicial, inúmeras outras situações são possíveis para que ele esteja sem uso. Isso exige um bom tratamento da legislação. Definir bem o que é o SEM USO.

    Sim. Sem dúvidas as construtoras especulam mais com grandes terrenos vazios. Mas é comum também ver casas, ao menos aqui na minha cidade.

    O certo é que o direito de propriedade de imóveis não é mais como há 50 anos atrás.

    Uma alíquota maior para quem não atende com a função social da propriedade parece-me o mais justo e a legislação atual resguarda isso. Espero que a arrecadação maior reverta em políticas públicas nesta área de moradia/habitação porque a coisa está feia e parece que Deus não vai mais criar terrenos aqui.
    santiago, Cão, Picinin and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #14217
    Expert Avatar de Nacht
    Data de Ingresso
    09/02/10
    Posts
    3.571
    Nacht andou algumas casas para o lado esquerdo abaixo do eixo X em direção a valorosa esquerda!

    Acho que foi o @PebaVermelho que disse que eu queria mudar de lado algum tempo atrás.
    santiago, Joshua and DiegoSestito like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #14218
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post

    Uma alíquota maior para quem não atende com a função social da propriedade parece-me o mais justo e a legislação atual resguarda isso. Espero que a arrecadação maior reverta em políticas públicas nesta área de moradia/habitação porque a coisa está feia e parece que Deus não vai mais criar terrenos aqui.
    O problema maior nem eh discutir o direito a propriedade privada. Eu posso ate concordar com a intencao da medida. O que eu to questionando eh se ela vai ter o efeito desejado ou nao.

    Em MTOS casos, quando o governo tenta melhorar uma coisa na marra, ele acaba piorando a situacao pq o mercado de ajusta de uma forma diferente / mais complexa do que foi previsto.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #14219
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post

    Uma alíquota maior para quem não atende com a função social da propriedade parece-me o mais justo e a legislação atual resguarda isso. Espero que a arrecadação maior reverta em políticas públicas nesta área de moradia/habitação porque a coisa está feia e parece que Deus não vai mais criar terrenos aqui.
    O problema maior nem eh discutir o direito a propriedade privada. Eu posso ate concordar com a intencao da medida. O que eu to questionando eh se ela vai ter o efeito desejado ou nao.

    Em MTOS casos, quando o governo tenta melhorar uma coisa na marra, ele acaba piorando a situacao pq o mercado de ajusta de uma forma diferente / mais complexa do que foi previsto.
    Concordo

    Procurei no google um pouco, parece que um dos objetivos é ter mais gente no centro onde tem boa infraestrutura.

    G1 - Prefeitura notificará imóveis ociosos sobre cobrança de IPTU progressivo - notícias em São Paulo

    Poderia colocar IPTU mais barato pra construções verticais, quanto mais pra cima for mas barato o IPTU
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #14220
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post

    Uma alíquota maior para quem não atende com a função social da propriedade parece-me o mais justo e a legislação atual resguarda isso. Espero que a arrecadação maior reverta em políticas públicas nesta área de moradia/habitação porque a coisa está feia e parece que Deus não vai mais criar terrenos aqui.
    O problema maior nem eh discutir o direito a propriedade privada. Eu posso ate concordar com a intencao da medida. O que eu to questionando eh se ela vai ter o efeito desejado ou nao.

    Em MTOS casos, quando o governo tenta melhorar uma coisa na marra, ele acaba piorando a situacao pq o mercado de ajusta de uma forma diferente / mais complexa do que foi previsto.
    Vou pensar um pouco nas suas respostas, mas vou primeiro responder em negrito:

    Não é uma afirmação um pouco superficial? Eu poderia dizer algo parecido em outro sentido: "Em mts casos, quando o governo tenta melhorar uma coisa na marra, ele acaba melhorando ainda mais a situação do que havia previsto, porque o mercado se ajusta de uma forma diferente/mais complexa do que foi previsto".

    Não da pra prever a reação do mercado com precisão, nisso eu concordo com você. Mas eu acho um pouco leviano afirmar que na maioria das vezes o erro vai pra baixo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados